OS PECADOS DOS SERES HUMANOS NO ESPÍRITO, NA ALMA E NO CORPO, CONFORME A BÍBLIA SAGRADA

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0



OS PECADOS DOS SERES HUMANOS NO ESPÍRITO, NA ALMA E NO CORPO, CONFORME A BÍBLIA SAGRADA



INTRODUÇÃO: Conforme o termo grego “hamartia” que significa “ERRO” ou “FALHA”, esse termo também é usado na teologia para definir “pecado”.


Assim sendo, tanto no Hebraico como no Gregro o seu significado primário é “errar o alvo” e no Latim “falha” ou “delito”.


Portanto, a Bíblia Sagrada define o pecado no espírito, na alma e no corpo do ser humano, ainda nos apresentando a constituição do ser humano em duas perspectivas principais:


1º) - A DICOTOMIA que divide o corpo em duas partes = corpo, alma/espírito;


2º) - A TRICOTOMIA que divide o ser humano em três partes distintas, espírito, alma e corpo (1 Tessalonicenses 5.23; Hebreus 4.12).


E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo ( 1 Tessalonicenses 5.23).


Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas (corpo), e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4.12).


Assim sendo, a palavra de Deus penetra através do corpo humano, abrindo até as partes mais íntimas da alma (sentimentos, paixões, desejos, apetites) e mente (pensamentos e intenções do ser interior).


Diante do exposto, temos na constituição do ser humano:


1º) - O espírito, que do Latim vem do termo spiritus, significando sopro, respiração, ou fôlego de vida;


2º) - O espírito, que do Grego vem do termo Pneuma, significando sopro, ar ou vento;


3º) - O espírito, que no Hebraico  vem do termo Ruach  significando sopro, vento e espírito, apenas com uma diferença de gênero, masculino e feminino, pois assim está escrito:


E disse Deus: Façamos o homem (adão, Gênesis 5.2) à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra (Gênesis 1.26).


E criou - do  verbo “bara -criar”, Trazer à existência a partir daquilo que não é aparente, ou não se vê,  como o ar, o vento e também o nosso espírito, que através do mesmo mantemos contato com Deus, apenas sentindo a sua presença (Romanos 8. 14-16; Hebreus 11.3).


 Assim sendo, Deus deu ao homem (Adão) à sua imagem; à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou
(Gênesis 1.26,27).


Portanto, vocês conseguiram perceber no versículo 27 que o verbo criar, “bara no hebraico, trazer à existência aquilo que não se vê” se refere ao espírito do macho e da fêmea, apenas com a diferença de gênero, sendo que todos foram criados conforme a imagem de Deus, mas ambos receberam o nome de Adão por parte do criador (Gênesis 5.2), sendo que o nome Eva dado a mulher, foi o Homem quem colocou por ela ser a mãe de todos os viventes?- (Gênesis 3.20).


Assim sendo, a palavra espírito no Hebraico “RUACH” “VENTO”,SOPRO”, “AR” pode também se referir a Deus (João 4.24) ao Espírito Santo (Isaías 48.16; 61.1), como também o espírito do ser humano e  dos anjos (Hebreus 1.14) mas também se refere a anjos caídos, como espíritos do erro (1 João 4.1-6).


RESUMO DA PALAVRA ESPÍRITO E ALMA.


Portanto, como já foi visto, a palavra espírito no hebraico quer dizer “Ruach”, onde esse termo ocorre 232 vezes.


Assim sendo, nas 146 vezes que é mencionado, é traduzido por 16 diferentes maneiras.


Desse jeito a palavra grega para espírito é “Pneuma” que ocorre 385 vezes, a qual corresponde ao “Ruach” acima, trazendo o significado de ambas palavras força invisível.


O ESPÍRITO E  ALMA DO HOMEM.


Assim sendo, espírito é a faculdade invisível, como intelecto, volição, livre arbítrio, mente, consciência, razão, discernimento, e outras faculdades invisíveis, como sabedoria, conhecimento que faz dele um agente moral livre, e um ser racional.


Dessa maneira, tanto a alma como o espírito do homem são elementos imortais que habitam no invólucro, ou tabernáculo do corpo humano, denominado de homem interior (Romanos 7.22) se referindo ao nosso entendimento, mente, razão, consciência, vontade , incluindo a alma que é a sede dos nossos desejos, de nossas emoções, dos nossos  sentimentos, da nossa vontade.


Assim sendo, o espírito e a alma do ser humano, ou do homem  interior, estão tão intimamente ligados que se torna difícil distingui-los em detalhes, mas entendemos que o espírito nos leva a manter contato com Deus, e Deus a manter contato conosco (Romanos 8.14-16).


Dessa maneira, nossa alma é a nossa intermediária entre o corpo e o espírito; entre o espírito e o corpo, havendo uma diferença de funções entre o espírito e alma conforme 1 Tessalonicenses 5.23; Hebreus 4.12.


Levando isso em conta, embora haja uma diferença entre espírito e alma, de modo geral podemos dizer que o espírito do ser humano sabe, tem conhecimento conforme (1 Coríntios 2.11) e a sua alma sente, conforme  (Jó 14.22) onde alma e espírito formam o interior do ser humano, os quais saem do corpo quando ocorre a morte física ( Eclesiastes 12.7; Tiago 2.26).


Assim sendo, o Senhor Jesus Cristo nos ensinou o seguinte:


E, não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma (a alma do ser humano não morre); temei, antes, aquele (Deus) que pode fazer perecer (não destruir, nem extinguir) más atormentar (Mateus 8.29; Apocalipse 20.10) no inferno (Grego geena, lugar de punição eterna, onde os pecadores com corpos ressuscitados, mas também com sua alma serão lançados no inferno e atormentados para sempre, Lucas 12.5), e assim a alma e o corpo do pecador ressuscitado vão se encontrar em estado de ignomínia (1 Coríntios 15.43-45), extrema vergonha, desonra pública ( Daniel 12.2;Isaías 64;24 - leia)


E sairão e  verão os corpos mortos dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se  apagará; serão um horror para toda carne (Isaías 66.24).


Assim sendo, Isaías 66.24 está se referindo a todos os seres humanos, em todas as épocas, que morreram no pecado, sem se arrependerem, e sem terem aceitado a Jesus Cristo como seu único salvador.


Dessa maneira, estes serão lançados no inferno eterno (Lucas 12.5), onde seu verme (corpo ressuscitado em ignomínia) não morrerá, e o fogo não se apagará (v.24 - Leia ainda Marcos 9.43-49 que foi confirmado por Jesus Cristo).


Desse jeito, aqui ficou bem claro que o corpo do ser humano pecador que não se arrependeu, mas morreu em pecado praticando o erro, agora ressuscitado em estado de ignomínia terá a forma de um bicho, um verme dentro de um fogo que jamais se apagará.


Dado isso, os mesmos serão um horror para toda carne dos que vão viver na terra.


Levando isso em conta, o objetivo desses perdidos eternamente serem observados diante dos santos anjos de Deus e do cordeiro, onde os salvos em Jesus Cristo serão como os anjos, conforme Apocalipse 14.9-11, é ver o destino eterno dos pecadores no inferno, e levar os vivos (homens salvos e anjos) a abominar o pecado com as suas consequências, e viver em santidade diante de Deus.


Portanto, por mais horrendo que seja ver essa cena, talvez o motivo seja o melhor método usado por Deus para fazer as gerações eternas da nova terra, na eternidade futura, (anjos e homens salvos glorificados) a andarem em  obediência aos mandamentos de Deus, enquanto estão vivendo eternamente na nova terra, no futuro eterno, já que a segunda morte de anjos caídos e de ímpios não se arrependeram e não se converteram de seus pecados (pois Deus não tem prazer na morte do ímpio, Isaías 55.6-8; Ezequiel 18-21-28, leia para você, que vive na impiedade saber o que deve fazer para ser salvo e ficar livre de se tornar um bicho, um verme, e ser lançado no fogo eterno que não se trata da segunda morte, não de extinção eterna, mas sim de tormento eterno).


Assim sendo, voltando ao nosso assunto, quando o espírito se a refere a uma composição interior do ser humano, está falando também do fôlego da vida que Deus nos deu, ou falando da força invisível e ativa, que se move dentro de cada ser humano, quando finalmente a própria divindade de Deus também vai se manifestar no espírito daqueles que creem nele e o buscam, para se cumprir 2 Crônicas c15.2c, onde diz: “Se o buscardes, o achareis; porém, se deixardes, vos deixará” mas também acontece que quando a pessoa abandona Deus em sua vida, este ser  humano vai se encontrar morto (espiritualmente falando), em ofensas e pecado (Efésios 2.1). 


Portanto, quando em Gênesis 2.7,  Deus formou o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida, o homem passou a ser feito alma vivente, dito isso, devemos considerar alguns termos nesse versículo como:


1º) - Formou no Hebraico Yatsar , moldar ou apertar em uma forma, dando nova forma a matéria já existente como os oleiros fazem com o barro, assim o corpo do homem foi formado do pó da terra (Eclesiastes 12,7).


Dessa maneira, a alma e o espírito do ser humano, fazendo parte da sua composição interior, se refere ao homem interior, ou ao nosso ser espiritual, os quais foram criados e não formados por Deus conforme Gênesis 1.;26,27; 5.1,2.


Assim sendo, a Bíblia Sagrada fala da criação do Macho e da Fêmea como seres espirituais (espírito e alma) (Gênesis 1.26,27);


da formação do homem do pó da terra (seu corpo) (Gênesis 2,7);


da formação da mulher, ou do seu corpo através da costela de Adão (Gênesis 2.21,22);


e finalmente da geração dos descendentes de Adão e Eva, não mais segundo a imagem e a semelhança de Deus (já que os mesmos haviam pecado), mas conforme a imagem e à semelhança do homem (Adão e Eva), na condição de seus genitores (Gênesis 5.3).


Desse jeito, o verbo criar, do hebraico bara, significa trazer à existência daquilo que não se vê, e isso é citado em Gênesis 5.1,2, sendo citado apenas uma vez no singular, referindo-se apenas ao homem, novamente, uma vez é citado no singular, referindo agora ao Macho e a Fêmea, para finalmente Deus chamar ambos de Adão, Macho e Fêmea (v.2) no dia em que foram criados, se referindo finalmente aos dois.


2º) - Soprou no hebraico que frequentemente se encontra associada a “Ruach” “vento” “sopro” “ar”  significa soprou o espírito em seus narizes o fôlego da vida, fisicamente falando colocou o espírito dentro do homem (Zacarias 12.1), e o homem foi feito alma vivente (Gênesis 2.7).


Portanto em Gênesis 2.7, temos a formação do corpo do homem, quando Deus sopra em seus narizes, introduz em seu corpo físico o espírito de vida, para se cumprir Zacarias 12.1, que diz:


Peso da palavra do Senhor sobre Israel.


Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e forma o espírito do homem dentro dele.


Mas eles (Moisés e Arão) se prostraram sobre seus rostos, e disseram: Ó Deus dos espíritos de toda carne…
(Números 16.22a).


Assim sendo, talvez você me pergunte: Mas não está escrito em Gênesis 1.26.27 que Deus criou o espírito do Macho e da Fêmea conforme a sua imagem e semelhança? Sim, se refere a criação do Macho e da Fêmea em seu aspecto espiritual (alma e espírito) e não acerca da formação do homem e da mulher em seu aspecto físico.


Isto posto, o corpo do homem e da mulher, nesse contexto  que foi usado, refere-se à sua formação física exterior, e não se refere ao atributo que receberam da parte do criador, de dominar toda a criação na condição de Macho e de Fêmea, como seres espirituais que foram criados com alma e espírito, ainda como já foi dito, com a capacidade de dominar, e não serem dominados, como hoje acontece através de vícios, etc..  (Gênesis 1.28-30).


Portanto, para ficar bem esclarecido, a existência do ser humano passou por três processos:


A) Criação (do hebraico Bara, trazer a existência a partir do nada, do invisível) da alma e espírito na condição de Macho e Fêmea, se referindo ao seu ser interior (Gênesis 1.26;27);


B) Formação (no hebraico yatsar, dá nova forma a matéria já existente) do corpo do homem do pó da terra (Gênesis 2.7), e corpo da mulher da costela de Adão (Gênesis 2.21,22).


C) - Geração -  gerar, suscitar descendência, ou descendentes a partir de Adão e Eva (Gênesis 5.3).



3º) - IMAGEM, (DO HEBRAICO TZELEM, SOMBRA-TZEL) DE DEUS, SIGNIFICANDO FIGURA, ESTÁTUA OU RÉPLICA.


Portanto, de acordo com a Bíblia, um ser humano não é nada mais do que a “IMAGEM, TZEL OU A SOMBRA DE DEUS” criado para refletir a glória de Deus em tudo que venha a fazer (1 Coríntios 10.31) e ainda possuir os demais atributos, e belezas da perfeição do seu criador.


Assim sendo, temos um bom exemplo na Bíblia Sagrada sobre a pessoa de BEZALEEL, que no hebraico significa “SOMBRA DE DEUS”, o qual foi escolhido pelo criador, que o encheu do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício, para criar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor (Êxodo 31.1-5).


Assim sendo, Bezaleel criou o tabernáculo e tudo o que havia dentro dele para a nação de Israel manter contato com Deus, por meio deste tabernáculo, sendo ele, um modelo do ser humano, como o pátio (corpo), o santuário (alma), o santo dos santos (espírito), quando através do mesmo, o homem  mantém contato com Deus, e Deus mantém contato com o ser humano (João 4.23,24; Romanos 8.14-16), que, como já foi dito, hoje simboliza o nosso corpo, sendo apresentado em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o nosso culto racional (Romanos 12.1).


4º) - SEMELHANÇA, NO HABRAICO DEMUWTH, QUE DERIVA DO VERBO SER SEMELHANTE.


Assim sendo, acerca desse assunto falaremos mais adiante.


3.1. Gênesis 26,27, Façamos o homem à nossa imagem {...} e criou Deus o homem à sua imagem… E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou (deu vida, ou deu origem) um filho à sua semelhança, conforme  a sua imagem…. (Gênesis 5.3);  E Eu (Deus) eis que estabeleço o meu concerto convosco (Noé e sua família), e com vossa semente (descendentes) depois de vós (Gênesis 9.6); Não farás para ti, imagem de escultura{...} (Êxodo 20.4a); Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem poreis figura de pedra na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus (Levítico 26.1); Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida (Salmos 106.19); O artífice grava  a imagem, e o ourives e a cobre de ouro e cadeia de prata funde para ela. 


O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se corrompe; artífice sábio busca para gravar uma imagem que não se pode mover (Isaías 40.19,20); Para não ficar muito extensa a mensagem leia Isaías 44.9-20, quando nos versículos 17-20 diz:


Então, do resto (da madeira) faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e lhe dirige a sua  oração, e diz: Porquanto tu és o meu deus.


Nada sabem, nem entendem; porque tapou seus olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam.


E nenhum deles (adoradores de imagens) toma isso a peito, e já não tem conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei, e cozi pão sobre as suas brasas; e assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu ao que saiu de uma árvore?


Apascenta-se de cinzas; o seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita?


Congregai-vos e vinde; chegai-vos juntos, vós que escapastes das nações; nada sabe, os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira e rogam a um deus que não pode salvar (Isaías 45.20).


Por isso, te anunciei desde então e te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas, ou a minha imagem, de escultura, ou a minha imagem de Todo varão fundição as mandou (Isaías 48.5).  


Todo homem se embruteceu e não têm ciência; envergonha-se todo fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem mentira é, e não há espírito nela (Jeremias 10.14).


Embrutecem-se todos os homens e não têm ciência; envergonhou-se todo ourives de imagem de escultura, porque a sua imagem de fundição é mentira,  e não há espírito em nenhuma delas (Jeremias 51.17).


Porque as suas coisas invisíveis (coisas de Deus), desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis (Romanos 1.20).


O varão (homem) pois, não deve cobrir a sua cabeça, porque é a imagem (tselem, sobra, semelhança) e glória de Deus, mas  a mulher é a glória do varão (Coríntios 11.7).


Com ele (a boca) bendizemos a Deus e Pai, e com ela (a boca) amaldiçoamos os homens feitos à semelhança de Deus
(Tiago 3.9).




Portanto, a palavra semelhança, no Grego Homoiosis, significa criar vida, imagem, que somente aparece em Gênesis 1.26; Daniel 10,16, significando a aparência do corpo exterior, ou imagem do corpo. E eis que como semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios…(Daniel 10.16a).


Assim sendo, a palavra aqui traduzida por semelhança, é a mesma em Gênesis 5.3 com o filho de Adão.



Diante do exposto, acabamos de aprender pela palavra infalível de Deus, que a semelhança de uma imagem humana é uma abominação, uma mentira, e ainda se encontra escrito em Deuteronômio 3.15-16 o seguinte:


Guarda, pois, com diligência a vossa alma, pois semelhança nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus em horebe falou convosco, do meio do fogo;


para que não vos corrompais e vos façais alguma escultura, semelhança de imagem, figura de Macho ou de Fêmea.


Assim que, daqui por diante (após a ressurreição de Jesus Cristo), a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que tenhamos conhecido Cristo segundo a carne (aparência física), contudo, agora, já não o conhecemos desse modo (2 Coríntios 5.16).


Em vista de tudo que acabamos de ouvir e aprender pela palavra de Deus, devemos diligentemente guardar a nossa alma de alguma semelhança de imagem, figura de Macho ou Fêmea, pois semelhança nenhuma vistes no dia em que o Senhor falou convosco, e na verdade, os verdadeiros adoradores, adoram a Deus em espírito e em verdade, e não vendo imagens como fazem os falsos adoradores idólatras (João 4.23,24).


Consequentemente a apostasia está tão avançada, que além da maioria das igrejas evangélicas ensinarem um evangelho sem cruz, sem renúncia do mundo e sem santificação, agora em muitas igrejas temos imagens, fotografias de cruz, velas acesas, figuras de um Jesus imaginário com a coroa de espinhos na cabeça, figuras de famílias e até em muitas igrejas imagens do papai noel, árvores de natal, e muitas outras coisas do proveniente do paganismo sem nenhum fundamento bíblico.


Portanto, agora que está se aproximando o natal, todo esse paganismo vai invadindo a igreja de Cristo em muitos lugares com muita cantoria vazia, sem falar de cultos com imagens até de bichos falando, e palhaços fazendo palhaçada para atrair as crianças, sem falar nas danças de coreografia com ritmo de hinos pop.


Assim sendo, o termo "hinos pop" (ou em inglês, pop anthems) refere-se a canções de música popular, que alcançam um apelo massivo e universal, tornando-se emblemáticas e memoráveis para um grande número de pessoas, denominado de Shows carnais Gospel.

 

Desse jeito, essas músicas carnais transcendem o sucesso comercial, emocional, carnal e momentâneo e se transformam em faixas que o público canta junto, assobiam e gritam emocionados, geralmente em uníssono, nos shows de Festas Gospels, os quais começaram no Espírito, mas terminaram na carne (Gálatas 3.3), ou em eventos, com seu refrão repetitivo e cativante, com melodia forte, de emoção, para massagear o ego de cristãos mundanos derrotados, com a capacidade de evocar uma emoção coletiva, ou um sentimento de união carnal, levando a multidão emocionalmente histérica à emoções intensas, expressadas de formas exageradas e incontrolável, balançando e chacoalhando o cadáver (o corpo), mas não quebrantando a alma, o espírito, em arrependimento de seus pecados, e pelo fato de não haver pregação da palavra de Cristo, também não existe atuação do Espírito Santo para convencer o pecador, mas apenas barulhos e gritaria que em Jó 35.13 AA está escrito:


gritos vazios, Deus não ouvirá, nem atentará para eles o Todo Poderoso.

Assim sendo, ainda em Efésios 4.31, somos instruídos por Deus a deixar muitas coisas, inclusive a gritaria.

Portanto as músicas populares travestidas de hinos com mensagens de auto ajuda, para levantar o ego de cristãos carnais e derrotados, têm substituído os hinos sacros, verdadeiros hinos de adoração e louvor à Deus, ainda pelas apresentações teatrais com aparência de culturas evangélicas, os quais tem aumentado cada dia mais nas igrejas mundanas, para atrair e distrair o povo, sem gerar arrependimento de seus pecados, apenas para inchar as igrejas, como recentemente ouvi um líder cristão mencionando à Jesus Cristo (que é o Senhor dos Senhores, e rei dos reis) de “cara”, e o mais incrível é que não teve ninguém para lhe dar um conselho para não voltar a chamar Jesus de “Cara”, mas pelo contrário, até mesmo é aplaudido como um líder moderno, atualizado, liberal, mundano, por não ser um líder “arcaico”, “ultrapassado”, “radical”,  “desatualizado”, e “ignorante”.


Portanto, com a diminuição, cada vez mais, de campanhas de oração, jejum, estudo aprofundado da palavra de Deus, e com o aumento do modernismo e do mundanismo dentro das igrejas de Cristo, os líderes estão alimentando a noiva de Cristo apenas com os rudimentos da palavra da doutrina de Cristo, e não avançando  para o que é perfeito no conhecimento e na santificação de Jesus Cristo, mas apenas emocionando o povo de Deus com muito barulho, promovendo muito choro, muita emoção,  mas sem o aprofundamento no conhecimento de Deus (Hebreus 6.1,2; Oséias 4.6; 6.3).


4º ) - SEMELHANÇA, DO HEBRAICO DEMUWTH, SEMELHANÇA, MODELO, FORMA.


Assim sendo, parecer com Deus ou ser semelhante a Ele, significa descrever o ser humano com características semelhantes à do criador, mas não ser uma réplica física do criador, pois Deus é espírito (João 4.23,24).


Desse jeito, essa semelhança do homem com Deus é descrita nos seguintes versículos:


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança, ou a de Deus… (Gênesis 5,1a)


A quem, pois, fareis semelhante a Deus ou com que o comparareis? (Isaías 40.18).


Assim sendo, com imagens de esculturas ou com qualquer outro tipo de arte, nenhum ser humano  pode fazer comparação de Deus, pois o criador é espírito, e os verdadeiros adoradores somente podem adorá-lo e prestar culto a Ele através de seu espírito, uma vez que outras formas usadas de culto e adoração são reprovadas, e os mesmos são vistos como falsos adoradores.



5º) - O PECADO DO ESPÍRITO HUMANO, DA ALMA E DO CORPO.



Conforme 2 Coríntios 7.1, o Apóstolo Paulo nos ensina a nos purificarmos de toda imundícia da carne, e do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus.


Portanto, conforme Hebreus 4.12c, está escrito que a palavra de Deus é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração, nos levando a entender claramente que a palavra “coração” aqui, não se refere ao órgão físico do corpo humano, mas ao espírito, pensamentos e intenções do homem interior.


Assim sendo, em Colossenses 3.5-10, vamos encontrar uma relação dos pecados da alma, que se manifestam em nossa natureza carnal e pecaminosa, ou na natureza pecaminosa do ser humano, mas também os pecados do espírito humano como:


Mortificai, (com jejum e oração), pois, os vossos membros (carnais pecaminosos) que estão sobre a terra (corpo humano):


 A prostituição (obra da carne, e desejos pecaminoso da alma, como adultério, pornografia, homossesualismo, lebianismo, bestialidade, pedolfilia, incesto, necrofilia, etc..),  a impureza (imundicia do espírito, da carne e da alma), o apetite desordenado (obra pecaminosa da carne, e da alma), a vil concupiscência (imundicia da alma e da carne) a avareza (pecado do espírito), que é idolatria (pecado do espírito, adorar e cultuar ídolos); pelas quais vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (pecado na mente ou  no espírito).


Nas quais também, em outro tempo (vivendo no pecado, Efésios 2.1) andastes (na natureza carnal pecaminosa, e no sentimento pecaminoso da alma) quando vivieis nelas.


Mas, agora, (vivendo e andando no espírito e não cumprindo as concupiscências da carne) despojai-vos (palavra verbal do imperativo, larguem, livrem-se, desapeguem-se, abandonem as coisas do mundo e a sua natureza humana terrena pecaminosa em favor de uma vida santa, espiritual e divina) também de tudo; da ira (pecado da alma ou sentimento irado), da cólera (da alma e do espírito colérico), da malícia (da alma, do sentimento malicioso), das palavras torpes da vossa boca (do espírito, como mente suja, pensamentos impuros),


Não mintais uns aos outros (pecado do espírito ou da mente mentirosa) pois que já vos despistes (integralmente, espírito, alma e corpo) do velho homem com os seus feitos (pensamentos, desejos, e comportamento pecaminosos).


Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?


Não erreis: Nem os devassos (malacos moralmente depravados, libertinos, sem pudor, indecentes, imorais, indecorosos, licenciosos, corrompidos no corpo, na alma, em seus 

sentimentos e no espírito, ou na mente) nem idólatras (pecado do espírito significando pessoas que adoram  e cultuam ídolos, sejam estátuas ou imagens), nem os adúlteros (aquele ou aquela que comete infidelidade conjugal, mantendo relação sexual com quem não é o seu cônjuge, e também o adultéro

 espiritual, aquele que deixa de adorar a Deus, para adorar os ídolos, e também aquele que ama o mundo e o que há no mundo, constituindo-se inimigo de Deus, Tiago.4.4) nem os efeminados (homens com trejeitos femininos com comportamento e voz de mulher. mole, dengoso,voluptuoso), nem os sodomitas (do grego, arsenokoites, uma pessoa que procede sexualmente agindo contra a sua própria natureza, sendo um sodomita prticando sexo anal, homossesuais, lésbicas, pervertidos sexualmente, Romanos 1.27; 1 Timóteo 1.10) nem os ladrões (aqueles  que roubam o próximo), nem os avarentos (amantes e excessivamente apegados ao dinheiro, obcecados por acumular riquezas, bens materiais, mesquinhos, mão de vaca, pão duro, sovinas, os quais não gostam de gastar) nem os bêbados (embriagados, intoxicados de bebida alcoolica), nem os maldizentes (aquele que fala mal de tudo e de todos, difama, calunia, mexeriqueiro, criador de contendas, espalhador de boatos maliciosos, fofoqueiro), nem os roubadores (aqueles que roubam de Deus dízimos e ofertas, Malaquias 3.8-10; Hebreus 7.8) herdarão o Reino de Deus (1 Corintios 6.9,10).


Portanto, aqui neste texto encontramos pecados do espírito humano, do corpo, e também da alma do ser humano.


Ainda, conforme Marcos 7.20 -23 vamos encontrar escrito:


E dizia: O que sai do homem (seus pensamentos, seu espírito), isso é que contamina o homem.


Porque do interior do coração (mente, espírito, pensamentos) saem os maus pensamentos, os adultérios (ver, com os olhos, imoralidades para abrasar os desejos pecaminosos do seu  corpo, como mulheres nas nas praias, filme ponográficos, revistas, mulheres sedutoras nas academias de musculação, e nos demais ambientes pervertidos) pensa (na mente,espírito) e prática (através do corpo e do desejo pecaminoso da alma), as prostituições (o mesmo processo é utilizado através do corpo), os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a loucura.


Todos estes males procedem de dentro (do ser interior do ser humano) e contaminam o homem.


Isso Posto, poderia ainda escrever outras passagens da Bíblia, como Romanos 1.18 -32, quando no versículo 29 nos ensina que não existem pessoas vazias, uma vez que todas estão cheias das coisas de Deus ou dos sentimentos e dos desejos pecaminosos, conforme cada pessoa introduz para dentro de si mesmo através do olhar e do ouvir.


Assim sendo, poderia ainda citar Gálatas 5.19-21, como ainda tantos outros capítulos e versículos da Bíblia, mas para não ficar muito exaustiva a mensagem citei apenas estes, já as demais passagens aqui elencadas você pode ler em sua Bíblia.


Portanto, uma coisa é certa:


Nossa existência começa em nosso interior e não em nosso físico, como dizia o filósofo Francês René Descartes: “PENSO, LOGO EXISTO”.


Dado isso, estou querendo dizer que apenas somos (interiormente falando), uma vez que nos expressamos através do nosso corpo, com a nossa fala  e também com  os nossos atos.


Assim sendo, todos nós seres humanos, somos um receptor de tudo o que colocamos para dentro de nós mesmos, através dos nossos olhos e ouvidos, para depois de armazenado em nossa alma e em nosso espírito, passamos a agir através das nossas palavras e também das nossas ações, como um transmissor, colocando para fora de nós mesmos tudo que ficou armazenado  dentro do nosso espírito e dentro da nossa alma.


Diante do exposto, acabamos fazendo o bem ou o mal a nós mesmos, externando através do nosso corpo, o que realmente já existe dentro de nós, e assim, somos primeiro, pelo nosso espírito e alma, e o que externamos e o resultado de tudo o que acessamos para dentro de nós mesmos.


Dessa maneira, creio que você pode aprender que o nosso espírito, nossa alma, e o nosso corpo, através de seus cinco sentidos, contribuem juntos para sermos o que realmente somos, ou passamos a ser, ou deixamos de ser, através do nosso livre arbítrio e do exercício da nossa vontade própria.


CONCLUSÃO: Assim  sendo, oro e desejo com toda a sinceridade da minha alma diante do meu Deus, que essa mensagem que Deus me deu e me ordenou a te escrever, com total fundamento em sua palavra, não venha deixar você triste ou revoltado, pois seja qual for o seu sentimento diante da mesma, você vai estar se expressando somente para Deus e também para a sua palavra, e não para comigo, pois não te escrevi nada, além do que a Bíblia Sagrada diz.


Diante do exposto, oro para você rever seus conceitos, fazer o que precisa ser feito de forma certa e deixar de fazer de forma errada, pois todos nós, somente vamos colher em nossa vida aquilo que estamos semeando, e você sabe o que estás semeando, pois Deus não se deixa escarnecer (Gálatas 6.7,8).


Pastor João Augusto Viana Neto.







Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)