A COLHEITA DO PERVERSO E DO ÍMPIO

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

A COLHEITA DO PERVERSO E DO ÍMPIO


INÍCIO: Portanto, não existe colheita sem primeiro existir lavoura.


Assim sendo, a Bíblia Sagrada compara a igreja de Jesus Cristo na terra como a lavoura e como o edifício de Deus (1 Coríntios 3.9).


Assim sendo, precisamos saber o que a igreja de Deus, os cristãos estão produzindo com a semente de Deus (suas palavras) através de suas pregações e suas ações, e ainda como edifício de Deus, o que a igreja (os cristãos) estão abrigando dentro dela, pois o Apóstolo Paulo fazendo uma analogia à igreja disse:


Assim que já não sois estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus (a igreja);


edificados sobre o fundamento (ensinamentos) dos Apóstolos, e (ensinamentos) dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;


como também todo edifício (a igreja de Deus), bem ajustado (naquilo que neste edifício a igreja abriga), cresce para templo santo do Senhor,


no qual também vós (a igreja, cada cristão) sois edificados para morada de Deus no Espírito (Efésios 2.19-22).


Portanto, a primeira coisa que a igreja, na condição de edifício, abriga dentro dela é o próprio Deus com os seus atributos, ou os seus tesouros, pois em 2 Coríntios 4.7 está escrito:


Temos, porém, esse tesouro (de Deus) em vasos de barro (se referindo a nós, seres humanos), para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.


Dessa forma a palavra vaso no Grego é ostrakinos fazendo aqui e em 2 Timóteo 2.10 uma analogia do ser humano, onde muitas vezes no Oriente, os tesouros eram guardados em vasos de barro para protegê-los da umidade do tempo e assim os tesouros ficavam preservados.


Assim sendo, confira Jeremias 32.14, onde Deus instruiu o profeta a depositar a escritura da compra de uma terra dentro de um vaso de barro, para que a mesma ficasse conservada por muitos dias. 


Diante do exposto, o nosso bondoso Deus também resolveu conservar os seus tesouros em nossa vida, “vaso de barro”.


Conforme, o Salmos 25.14 assim está escrito:


O segredo do Senhor é para os que os temem (vaso de barro); e ele lhes fará saber o seu concerto.


Portanto, fica aqui uma pergunta muito séria para todos nós:


Qual é o tipo de tesouro e também o que estamos guardando dentro de nós? Somos edifícios guardadores de bons ou maus tesouros?


1º) - A LAVOURA DO ÍMPIO


Conforme provérbios 21.4b, “a lavoura (a obra) dos ímpios é pecado…  nos levando a entender que o ímpio, através das suas palavras e através das suas ações somente produz através de sua vida de pecados coisas abomináveis, funcionando como uma lavoura que produz toda sorte de pecados, o ímpio acaba sendo arrastado para o mal, pois é o que  a sua alma deseja, quando a sua própria rapina vem a destrui-lo, porquanto o seu caminho é inteiramente tortuoso e ele se recusa a praticar a justiça e na congregação dos mortos repousará (vs.7,8,12,16)..


2º) - OS FILHOS DE BELIAL


Desta maneira, segundo 2 Coríntios 6.15a, não pode haver harmonia (concórdia) entre Jesus Cristo e Belial, pois na época do Apóstolo Paulo esse termo era aplicado aos ímpios e a Satanás.


Assim sendo, ainda conforme 1 Samuel 2.12, os filhos do sumo sacerdote Eli, os quais também eram sacerdotes, não conheciam ao Senhor por serem filhos de Belial (ímpios), que conforme 2 Coríntios 6.5 eles escolheram servir ao Diabo.


Desse modo, também hoje existem muitos denominados cristãos somente de aparência, os quais estão dentro das igrejas mas são verdadeiros Joios, os quais Jesus Cristo os denominou como filhos do maligno, devido seus comportamentos ímpios, perversos, inúteis, pois  se comportam como filhos da perversidade, filhos da iniquidade ou filhos da inutilidade (Mateus 13.24-30,36-43).


Portanto, Deus espera encontrar no ser humano coisas úteis que edifica a si mesmo, a seu próximo e finalmente glorifique ao próprio Deus (Coríntios 10.31), principalmente naqueles que professam o seu nome dizendo servir a Ele, vejamos:


1º) - Andar após Ele em obediência aos seus mandamentos, ( Gênesis 17.1; Êxodo 18.20; Deuteronômio 8.6; 10.12; 13.4;).


2º) -  Temê-lo, honrá-lo, algo que os filhos de Eli e hoje muitos falsos cristãos não fazem, (1 Samuel 2.30; Deuteronômio 4.10;10.11.12) .


3º) -  Guardar os seus mandamentos (Deuteronômio 12.28).


4º) - Obedecer à sua voz (Deuteronômio  1.27; 13.4; 27.10).


5º) - servi-lo (Deuteronômio 6.13; 10.12-20; 11.13).


6º) - Achegar-se a Ele (Deuteronômio 10.20;1.22; 30.20).


À vista disso, conforme Provérbios 6.12, o homem de Belial é um homem maligno, um homem inútil, aquele que para nada presta, anda em perversidade de boca.


Assim sendo, os perversos de boca são aqueles que usam a sua boca para semear maldades, mentiras e discórdias que conforme Provérbios 6.19b, Deus abomina aquele que vive semeando discórdias, contendas entre os seus irmãos tanto de sangue, quanto seus irmãos em Cristo. 


Assim sendo, você identifica o homem de Belial através de suas próprias palavras, o qual induz o seu semelhante a andar em um mal caminho, a dizer coisas perversas; a desviar do caminho da retidão; e andar juntamente com ele nos caminhos das trevas, da maldade, ainda conduz o seu próximo a se alegrar com a maldade, com as obras de perversidades dos maus, cujos caminhos são tortuosos e são caminhos desviados de Deus, dos seus mandamentos, da verdade, sendo ainda caminhos de mentira e de perversidades (Provérbios 2.12-15).


3º) - O RETRATO DO CARÁTER DOS FILHOS DE BELIAL


Conforme entendemos pela Bíblia Sagrada, os filhos de Belial são os falsos cristãos, apenas de aparência, os quais fazem suas obras apenas para serem vistos e glorificados pelos homens, mas não procedem em conformidade com o que pregam, pois falam e não praticam e ainda amam os primeiros lugares para serem vistos e admirados por todos, mas se assemelham aos sepulcros caiados que por fora parecem, realmente formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia, sendo como uma árvore que somente tem folhas, mas não tem nenhum fruto; são falsos cristãos, não tendo nada de essência, pois exteriormente parecem ser justos à Deus e aos homens, mas interiormente estão cheios de hipocrisia e iniquidade, enchendo a medida de maldades dos seus pais iníquos, os quais são verdadeiras serpentes, raça de víboras, verdadeiros filhos do inferno (Mateus 23.1-33).


Assim sendo, o Apóstolo Paulo pintou o caráter desses falsos pastores e cristãos (quando na verdade são verdadeiras serpentes, filhos do diabo), os quais possuem as seguintes características dizendo:


Sabe, porém, isto: Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;


1º) - porque haverá homens amantes de si mesmos (aparenta ser aquilo que não é, sendo um pessoa que somente pensa em si mesma);


2º) - Avarentos (popularmente falando, uma pessoa avarenta recebe o adjetivo de “pão duro”, “mão de vaca”, “mesquinho”. “muquirana”) o qual é “sórdido, materialista, apegado excessivamente ao dinheiro, e aos bens materiais, não possuindo nenhuma generosidade para com o próximo, pois o seu ideal de vida é somente acumular para si mesmo bens materiais.


Portanto, a Bíblia Sagrada equipara essa pessoa à um idólatra e amante do dinheiro, o qual não tem salvação nem herança, tanto no reino de Cristo, quanto no reino de Deus (Efésios 5.5).


3º) - Presunçosos (aquele que se julga superior aos outros em suas habilidades, agindo de forma arrogante), quando as Escrituras Sagradas nos ordena considerar uns aos outros superiores a nós mesmos, pois em alguma área da vida, nosso próximo será sempre superior a nós mesmos (Filipenses 2.3).


Sendo assim, a falta de humildade na vida de uma pessoa demonstra o verdadeiro retrato de seu caráter: se é semelhante à uma ovelha ou à uma serpente.


4º) -  Soberbos (refere-se a uma pessoa que constantemente busca reconhecimento, aplausos, e admiração para si mesma). 


Assim sendo, uma pessoa soberba é aquela que cultua a si mesma, pois constantemente vive buscando admiração e reconhecimento para si mesma, incapaz de reconhecer seus próprios erros, não aceitando opinião de ninguém. 


Sendo assim, essa característica implantada dentro do ser humano ímpio, teve a sua origem no Querubim Ungido, que se transformou em Satanás, quando o seu coração se exaltou por causa da sua formosura, e por admirar a própria beleza vindo a corromper a sua própria sabedoria, por causa do seu resplendor, da sua glória (Ezequiel 28.17a).


Desse modo, em Provérbios 16.18 está escrito: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”, sendo isso o que aconteceu com o Querubim Ungido, com a terça parte dos anjos de Deus (Apocalipse 12.4) e continua acontecendo com milhares de seres humanos no decorrer dos séculos.


Parafraseando Filipenses 2.3-4, o melhor é ter-se por nada, e considerar uns aos outros superiores a nós mesmos.


5º) - Blasfemos (Portanto, uma pessoa blasfema é aquela que demonstra desprezo por Deus, e tudo que está relacionado a ele, com palavras e atitudes).


Assim sendo, conforme Apocalipse 13.5,6:  “Será dada no tempo determinado por Deus, uma boca ao anticristo para ele proferir grandes coisas e blasfêmias contra Deus e poder para continuar com essas blasfêmias por 42 meses. 


E assim, o anticristo vai abrir a sua boca em blasfêmia contra Deus, para blasfemar do seu nome, do tabernáculo de Deus, e de todos os que habitam no céu”.


Portanto, desde que Jesus Cristo veio ao mundo, no decorrer dos séculos, o espírito de blasfêmia do anticristo tem agido em várias nações da terra, principalmente em 1917 com a ascensão do comunismo no mundo, através das suas ideologias, de seus ensinos de ódio contra Deus, Karl Marx comparou o cristianismo como “O ÓPIO DOS POVOS”, “UMA DROGA” “O SUSPIRO DA CRIATURA OPRIMIDA”, “MAS PARA ALCANÇAR UMA FELICIDADE REAL A MESMA PRECISA SER ABOLIDA”.


Conforme os escritos de Ficção de Karl Marx - “Escorpião e Félix e Oulanem” escrito para o seu Pai, mostra o que Karl Marx ainda jovem já acreditava, depois de desviar do cristiasnismo e conscientemente se tornar satanista.


Assim sendo, em 1837, no aniversário de 60 anos de seu pai, escreveu esse  livro, o qual é encharcado de ironias e referências bíblicas, onde em Oulanem, sendo o anagrama da forma hebraica do nome Emanuel nome bíblico de Cristo - Deus conosco, nesse poema-tragédia Marx escreve que “nenhum  deus está conosco, e que tudo aquilo que existe merece ser destruído e sua ideia era que o mundo precisava ser completamente revolucionado”. 


Sendo assim, posteriormente ele escreveu: “a abolição da religião (se referindo ao cristianismo) como ilusória felicidade do homem, é um pressuposto da sua felicidade real”.

Assim sendo, as terríveis blasfêmias contra Deus, contra Jesus Cristo, contra o cristianismo, contra os cristãos e até contra os habitantes dos céus têm aumentado assustadoramente em todo mundo, nos revelando o fim da dispensação da graça, e a chegada do governo mundial do anticristo.


 Portanto, à partir da revolução comunista de 1917, aumentou o ateísmo nos países que foram dominados pelo comunismo.


O comunismo é totalmente materialista, não crendo em divindades, o qual propõe uma visão totalmente materialista da realidade, negando tudo o que esteja relacionado à Deus, sendo ainda nada mais do que a manifestação e o avanço do espírito do anticristo no mundo (2 Tessalonicense 2.4).


Assim sendo, a ideologia comunista que é contra Deus, prepara o mundo para o governo de Satanás através do anticristo.


6º) - Desobedientes a pais e mães (retrato do caráter dos filhos nos últimos dias, são os que recusam a viver sem disciplina dos pais, sem regras, rebeldes, fazendo o que querem, pois vivemos na era da rebelião contra tudo que é ético).


7º) - Ingratos (são aquelas pessoas que acreditam ter direito e merecimento a tudo; acham-se importantes, são arrogantes, disfarçam não precisar de ninguém mas querem que as pessoas lhes dêem o melhor, não aceitando qualquer coisa, acreditando que os outros tem constante obrigação para com elas, mesmo que não tenham, e não demonstram nenhuma gratidão do bem ou do favor que receberam - São ingratos.


8º) - Profanos (os profanos não tem nenhuma religião por serem anti religiosos, e não tem nenhum temor de blasfemar de outras religiões, e até do próprio Deus).


9º) - Sem afeto natural (amam e cuidam mais dos animais do que do ser humano, são frios, não conseguem expressar afeto pelo seu semelhante, não conseguem confiar nos outros e estabelecer intimidades, sem empatia pelo próximo, não se importam com a dor e o sofrimento de ninguém, não tem compaixão, pois tem grande dificuldade em estabelecer uma relação social).


10º) - Irreconciliáveis (são as pessoas que não se acertam com ninguém, inclusive com aquelas que às contrariou, e também não perdoa a ninguém; com elas não existe reconciliação, conserto, acerto e ainda não concordam ou chegam à um acordo com ninguém, são implacáveis).


11ª) - Caluniadores (Portanto, uma pessoa caluniadora, é aquela que acusa falsamente outra pessoa de um crime, mesmo sabendo que ela não tem praticado).


Conforme a Bíblia, o caluniador possui um coração maligno que se esconde por trás de palavras falsas.


12º) - Incontinentes (Assim sendo, uma pessoa incontinente é uma pessoa descontrolada na comida; é também uma pessoa lasciva, libertina, libidinosa, sensual, não tendo controle de nada em sua vida, pois não tem nenhum comedimento, nenhuma moderação até com as próprias palavras, no seu comportamento, nos seus atos, nos seus gestos).


13º) - cruéis (portanto a crueldade, é um padrão de comportamento mal, levando a pessoa  sentir prazer em ver o outro sofrer, se alegrar em saber que alguém morreu e ainda desejar seu destino ao inferno, em sentir feliz por saber que seu inimigo perdeu tudo que tinha, inclusive a própria família e caiu na miséria, o cruel se alegra com a desgraça alheia).


Assim sendo, o que mais me assusta é saber que existem pastores e cristãos crueis, que se alegram com a desgraça alheia, como já foi dito, e até se gabam em dizer: “Eu já sabia que ia acontecer isso com ele, pois ele não vale nada”, quando na verdade Jesus Cristo nos ensina orar uns pelos outros, inclusive pelos nossos inimigos, e não se alegrar pela sua derrota (Mateus 5.44).


Portanto, cabe a cada um de nós examinar a si mesmos para descobrirmos se somos um cristão cheio de amor ou um falso cristão, cheio de crueldade; 


14º) - Sem amor  para com os bons (são pessoas insensíveis, pois nem mesmo a bondade de uma pessoa irá sensibilizá-la a amar).

 

Assim sendo, a gente somente pode dar aquilo que possui, e quando não temos amor próprio, nos tornamos incapazes de amar a outro.


15º) - Traidores (uma de suas características é ser mentiroso e fingido, demonstrando em palavras aquilo que nunca foi em suas ações, pois vivem traindo a confiança dos outros, quando na verdade vivem traindo a si mesmos).


16º) - Obstinados (uma pessoa obstinada no bom sentido, é uma pessoa determinada, persistente em seus objetivos, não desanimando facilmente de seus ideais). 


Portanto, no sentido negativo, é uma pessoa teimosa, inflexível; uma pessoa que não aceita novas ideias, conselhos, uma nova direção para sua vida. No sentido religioso são aquelas que dizem: Nasci nessa e vou morrer nessa.


17º) - Orgulhosos (uma pessoa orgulhosa caracteriza-se por falta de humildade, sentindo-se superior aos outros, não reconhecendo os próprios erros, não pedindo desculpas ou ajuda a ninguém, e insistindo que as coisas feitas à sua maneira estão corretas, é uma pessoa que não se dobra para ninguém, defende sempre suas ideias, mesmo muitas vezes não acreditando nas mesmas, mas porque essas ideias são suas).


18º) - Mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus (Essas pessoas são Hedonistas, revelando que são Narcisistas

 e ególatras visto que o deus deles é o seu próprio ventre, Romanos 16.18; Filipenses 3.9. São pessoas que vivem apenas em função de prazeres de sua natureza humana, carnal e pecaminosa).


Assim  sendo, o Apóstolo Paulo conclui esse retrato do caráter do ímpio (dos filhos de Belial) dizendo que eles têm uma aparência de piedade, mas negam o seu efeito, a sua essência; destes afasta-te (2 Timóteo 3.1-5).


Portanto, Deus ordenou ao Sumo Sacerdote Arão a pôr uma placa de ouro na mitra em sua testa onde estava escrito: “Santidade ao Senhor”, para ele se apresentar ao povo de Israel e ser aceito por Deus (Êxodo 28.36-38).


Dado isso, aqui neste texto que o Apóstolo Paulo escreveu, são apresentadas 18 características do retrato do caráter dos falsos cristãos.


Assim sendo, 18 dividido por 3 = 6 e unindo os três 6 = 666.


Portanto, o retrato do cristão verdadeiro é santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14).


Em contrapartida, o retrato do caráter do ímpio, dos filhos de belial, do falso pastor, do falso cristão, do falso profeta, é 666.


CONCLUSÃO: Conforme Deus criou o ser humano com livre arbítrio e com vontade própria, todos nós temos a liberdade para deixar Deus alegre conosco ou entristecido, e também temos a capacidade de deixar Deus nos abominar com as nossas próprias palavras e com nossos próprios atos.


Assim sendo, a respeito dessa horrenda situação maligna que pode chegar o ser humano, assim está escrito:


Essas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:



1º) - Olhos altivos (orgulhosos, arrogantes, superiores);


2º) - .Língua mentirosa (pois o lábio de verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento, Provérbios 12.19);


3º) - Mãos que derramam sangue inocente (Mãos que praticam o aborto de vidas inocentes);


4º) - E coração que maquina pensamento viciosos (pessoas que tramam, planejam conscientemente prejudicar seu próximo, por vingança ou para se favorecer de alguma coisa,
Miqueias 2.1);


5º) - E pés que se apressam a correr para o mal (são pessoas que tem o ímpeto, a inclinação, o desejo de somente pecar e praticar o mal, totalmente desprovidos da presença de Deus em sua vida);


6º) -  testemunhas falsas que proferem mentiras.


Assim sendo, essas seis coisas deixam Deus aborrecido e a sétima a sua alma abomina;


7º) - E o que semeia contendas entre irmãos (Provérbios 6.16-19).


Em vista disso, para não ficar muito extenso o nosso texto, gostaria muito que você lesse em sua Bíblia Salmos 50.16-22 sobre 12 (doze) pecados que os ímpios, os filhos de belial, os falso pastores, e falsos cristãos cometem.


Portanto no versículo 22, assim está escrito:


Ouvi, pois, isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que vos não faça em  pedaços, sem haver quem os livre.


Pastor João Augusto Viana Neto.


























Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)