OS TESOUROS QUE DEVEMOS ADQUIRIR E GUARDAR
INÍCIO: Segundo a Bíblia, Jesus Cristo disse:
“...Guarda o que tens…”, (Apocalipse 3.11)”.
Portanto, essa exortação, nos leva a entender que podemos perder o que temos recebido.
Assim sendo, não podemos pensar em adquirir e guardar apenas tesouros materiais, que nas palavras de Jesus: a traça e a ferrugem tudo consomem e os ladrões minam e roubam, mas ajuntai tesouros no céu…(Mateus 6.19,20a).
1º) - O MAIOR TESOURO QUE TODO SER HUMANO POSSUI E QUE DEVE SER GUARDADO ACIMA DE QUALQUER OUTRA COISA.
À vista disso, a Bíblia Sagrada diz o seguinte:
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Provérbios 4.23).
Portanto essa recomendação não é apenas para guardarmos as artérias que levam o sangue em todas as partes do nosso corpo, mas também devemos guardar as ações boas e rejeitar as más que procedem do nosso coração, ou do interior de cada ser humano, pois Jesus Cristo nos disse o seguinte:
Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele, isso é o que contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Marcos 7.15,21-23).
Em vista disso, nosso coração pode guardar um bom ou um mau tesouro, o qual nos faz bem, ou prejudica a nós mesmos.
Sendo assim, quando alguém guarda o seu coração do mal, fica fácil ele obedecer os mandamentos de Deus, conforme Provérbios 4.24-27 que diz:
Desvia de ti a tortuosidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios.
Os teus olhos olhem direito; e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
Não declines nem para direita, nem para esquerda; retira o teu pé do mal.
Assim sendo, acerca de nossos olhos olharem direito, Jó escreveu o seguinte:
Fiz uma aliança com meus olhos de não olhar com cobiça para nenhuma jovem (Jó 31;1)
Dessa maneira, esses tesouros do nosso caráter, devem ser adquiridos e também repartidos e preservados, pois somente podemos dar o que temos, como certo irmão sonhou que estava transportando muitos remédios para os doentes espirituais, simbolizando a palavra de Deus que ele está divulgando, não cobrando nada, mas pelo contrário, pagando de seu próprio bolso para divulgar a palavra de Deus, visando apenas curar e salvar os pecadores que estão com suas almas doentes pelo pecado, cumprindo o que Jesus Cristo ordenou:
Curei os enfermos, limpai, os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai (Mateus 10.8).
2º) - A PUREZA DOS NOSSOS LÁBIOS, O TESOURO QUE DEVEMOS ADQUIRIR E GUARDAR.
Conforme a palavra de Deus nos ensina, uma boca falsa ou perversa, representa um tesouro mal que o ser humano carrega dentro de si mesmo.
1º) - Portanto, ao se tratar de uma pessoa, que carrega dentro de si somente coisas más, a Bíblia alerta:
Para te livrar do mau caminho e do homem que diz coisas perversas (Provérbios 1.12).
O homem de belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca (Provérbios 6.12).
2º) - A tortuosidade da boca, e a perversidade dos lábios, simboliza um boca falsa, também uma boca podre, devido ao tesouro sujo que a pessoa carrega dentro de si (v.24).
Assim sendo, enquanto escrevo essa mensagem, lembrei com muito temor e pedi misericórdia a Deus, de alguém que conheci, sendo um ministro da palavra de Deus, o qual contava muita piada suja e fazia muita chocarrice.
Dessa maneira, eu observava seu comportamento, com as palavras que saiam de sua boca e ficava escandalizado.
Diante do exposto, um belo dia, sonhei com ele saindo de uma patente de fezes, com a sua boca toda podre.
Desse jeito, tenho orado muito por ele, e que Deus tenha misericórdia de todos nós.
Portanto, o salmos 34.13 nos diz:
Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente.
Do fruto da boca cada um comerá o bem, mas a alma dos prevaricadores comerá a violência.
O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação (Provérbios 13.2,3).
A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno (Tiago 3.6).
Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano (1 Pedro 3.10).
3º) - Perversidade dos lábios (.24), esse é o tesouro que muitos guardam e carregam dentro de si mesmos, o que acaba os revelando através das suas conversas.
Assim sendo, esses aspectos malignos cobrem totalmente as faculdades da mente humana, transbordando pelo uso pecaminoso da sua boca através de sua fala.
Portanto, acerca desse tesouro maligno guardado por muitos, Jesus Cristo disse:
Ou dizes que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizei que a árvore é má, e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
Raça de víboras, como podeis vós dizer coisas boas, sendo maus?
Ou do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau, do mau tesouro tira coisas más.
Mas eu vos digo que de toda palavra frívola, ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do juízo.
Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado (Mateus 12.33-37).
Assim sendo, acabamos de aprender pela palavra do Senhor Jesus Cristo, que existem tesouros ruins e também tesouros bons que o ser humano guarda dentro do seu coração.
Portanto, o maior tesouro que um ser humano possui nessa vida é aquilo que ele carrega dentro de si mesmo.
Deste modo, com muito temor irei realizar resumidamente um testemunho verdadeiro que aconteceu comigo.
Certo dia, ajudei muito uma pessoa que nunca levava nada a sério, e tudo quanto eu lhe falava, era recebido com piada, inclusive com a palavra de Deus, tanto que até nas explicações que lhe dava sobre o inferno, ao invés de temer, zombava..
Dessa maneira, vivendo sua vida de impiedade, um dia foi atingido por um câncer no estômago.
Em vista disso, eu não trabalhava mais naquele campo eclesiástico, mas ele me ligou para ir visitá-lo, porém não pude ir, e ele veio a falecer.
Tendo isso em vista, seis meses depois tive um sonho em que cheguei na porta do inferno, e ele se encontrava lá com a cabeça toda azul de podridão, e me disse:
Estou aqui por sua causa, pois te liguei e você não veio me visitar, e sei que daqui não sairei mais, no que respondi:
Te evangelizei muito mas você nunca deu crédito, em seguida, fiquei olhando para a cabeça dele e perguntei na minha mente; mas ele não morreu de câncer no estômago? por que sua cabeça está azul de podridão? Na mesma hora, recebi a resposta em minha mente:
Às conversas sujas apodreceram a sua cabeça. Após isso, subi à um monte alto para sair do inferno e supliquei: “Jesus, não deixe ele vir atrás de mim”, então acordei desse sonho.
3º) - NOSSOS OLHOS, UM TESOURO BOM OU MAU.
Conforme, Mateus 6.22,23, à respeito dos nossos olhos, Jesus Cristo assim disse:
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso.
Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas.
Assim sendo, para os Judeus, uma pessoa que tinha um olho mau, invejoso, cobiçador, cheio de adultério, denota uma pessoa má.
Sendo assim, o salmista Davi disse:
Não porei coisa má diante de meus olhos (Salmos 101.3a).
Desse jeito, nossos olhos sempre serão atraídos por aquilo que já existe dentro de nós (em nosso coração), sejam coisas más, ou coisas boas.
Tendo isso em vista, se alguém gosta de ficar assistindo à filmes de terror, de violência, de morte, de derramamento de sangue, de briga, de tragèdias, de pornografia, entre tantas outras maldades, e ainda tem o costume de frequentar ambientes pecaminosos, só prova que essa pessoa está apenas colocando em prática o que já existe dentro dela, como por exemplo: são muitos, e não poucos cristãos que, ao invés de lerem a Bíblia e fazerem uma oração de gratidão à Deus por mais um dia de vida após acordarem pela manhã, vão de encontro ao celular, assistir à todas as tragédias e negatividades ocorridas sobre dia e à noite anterior, e isso é dado ao fato de todo esse desejo já existir dentro dela, sendo esse o seu tesouro.
Em vista disso, repito: esse é o tesouro que a pessoa já carrega dentro de si, sem ter ciência de que isso já faz parte do seu interior, ou seja:
O prazer de ver tudo aquilo que não presta, tudo aquilo que é ruim, dentre muitas outras coisas, pelo fato de seu coração já se encontrar cheio desse tesouro.
4º) - TESOUROS BONS OU TESOROS MAUS QUE CARREGAMOS DENTRO DE NÓS MESMOS.
Assim sendo, aprendi estudando a Bíblia sagrada, que todo ser humano sempre está cheio e até transbordando de alguma coisa, às quais são os tesouros adquiridos durante sua vida, como por exemplo, os tesouros da maldade, relatados pela palavra de Deus, que diz:
Estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe, néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem miséricordia
(Romanos 1.29-31).
Portanto, o mundo está repleto de pessoas milionárias, às quais guardam dentro de si mesmas um grande tesouro de maldades, e não contentes com isso, repartem os mesmos tesouros através de suas palavras e ações, arruinando cada vez mais seus semelhantes.
Assim sendo, lembrei-me de um certo pastor, que ao pregar à respeito de Jesus expulsando os bichos de dentro do templo, concluiu sua mensagem perguntando: Que bicho existe dentro de você? (João 2.13-17), pois Deus nos criou para sermos o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6.19) mas o pecado, o vício, a maldade, enche o ser humano de bichos.
Em contrapartida, existem pessoas que carregam um tesouro muito glorioso dentro se si mesmas, como o tesouro da fé, do amor, da bondade, do perdão, da união, da misericórdia, da paz, da alegria; o tesouro da salvação, da vida eterna; como o amor à Deus, a família, ao próximo etc…
Conforme diz a Bíblia Sagrada, o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado (Romanos 8.5b).
Assim sendo, esse coração carrega dentro de si mesmo as riquezas de Deus.
Consequentemente, essa é uma pessoa cheia de ricos e bons tesouros, às quais vivem enriquecendo o mundo através de suas palavras e ações.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Quais são os tesouros que você carrega dentro de si: tesouros bons, que ao compartilhá-los estão deixando o mundo melhor e mais rico de coisas boas, através das suas palavras e ações? ou tesouros que estão deixando o mundo pior?
Assim sendo, como já disse nessa mensagem, somente podemos dar aquilo que temos.
Desse jeito, somente existe um meio para conhecermos o tipo de tesouro que estamos guardando e também distribuindo, ou seja:
conhecendo a nós mesmos, através de um olhar introspectivo para dentro de nós mesmos, no exercício de um exame próprio.
tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas (boas); porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (1 Timóteo 4.16 ).
Pastor João Augusto Viana Neto.


Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.