O VAZIO DAS ÁGUAS
PRELIMINAR: Portanto, depois de Deus criar os céus (no plural) e a terra (no singular), colocou um espaço, um vazio entre as águas para separar as águas da terra e as águas dos céus, e Deus chamou esse vazio (esse espaço) de “céus” (Gênesis 1.6-9).
Dessa maneira, o céu, também chamado de expansão, espaço ou vazio, se encontra entre as águas que estão acima e as águas que estão abaixo na terra.
Assim sendo, Deus apenas chamou a terra de parte seca (vs.11) a qual foi retirada, ou fez ressurgir das águas (2 Pedro 3.5), e as águas que se encontram debaixo da expansão chamou de mares, (Gênesis 1.10).
Conforme a Bíblia Sagrada, no dilúvio que veio sobre a terra, se romperam todas as fontes do grande abismo da terra, e as janelas dos céus se abriram (Gênesis 7.11b).
1º) - O GRANDE ABISMO
Consequentemente, o grande abismo coberto de águas não se refere a terra (porção seca, Gênesis 1,9,10) a qual Deus fez ressurgir das águas, mares (Gênesis 1.2).
Sendo assim, somente no terceiro dia do ressurgimento da terra e das águas, a terra começou a produzir árvores, inclusive plantas frutíferas (Gênesis 1.11-13).
Em vista disso, fazendo uma exegese correta: a Bíblia não menciona vegetais e animais que a terra produzia antes de ficar mergulhada no abismo (mares), já que era sem forma e vazia, então coberta pelas trevas na face do abismo (mares), que no hebraido o termo “ERA” (Gênesis 1.2) significa “YAYAH”, foi traduzido como se tornou, ou passou a ser depois que a terra em seu estado original entrou em caos, onde está escrito:
Tu (Deus) a cobriste como o abismo (mares) (Gênesis 1.2), como uma veste; as águas estavam sobre os montes.
Assim sendo, a Bíblia diz que a terra, antes de ficar sem forma e vazia e ser mergulhada no abismo (mares), era um paraíso, não semelhante ao de Adão e Eva (de árvores e de animais de toda espécie, um reino animal e vegetal inclusive de árvores frutíferas), mas um paraíso de pedras preciosas, onde o Querubim Ungido andava no meio das pedras afogueadas, pois seres espirituais não se alimentam como seres os humanos (Ezequiel 28.13-14).
Portanto, uma coisa deve ficar clara para todos nós: Quando Deus fez a terra ressurgir das águas, não faz nenhuma menção da existência de seres marinhos, mas posteriormente faz relato da sua existência da sua recriação do Éden de Adão e Eva em Gênesis 1.20.21).
Dessa maneira, a Bíblia não menciona a extinção de seres marinhos no dilúvio, nem após o dilúvio, nos levando a crer que seu total desaparecimento acontecerá na criação de novos céus e nova terra, onde o mar vai deixar de existir (Apocalipse 21.1).
Dessa maneira, a única coisa que a Bíblia ensina é que o abismo (abaixo das profundezas dos mares) se tornou em prisões de demônios, um lugar tão terrível que nem os que se encontram soltos querem ir para lá, por ser uma prisão de demônios, onde só existe escuridão e fogo (Lucas 8.31;2 Pedro.2.4).
Do mesmo modo, segundo pedro 2.4, como acima foi dito, Deus não perdoou os anjos que pecaram, mas, os lançou no inferno (Tártaros em Latim, um escuro abismo, um lugar de punição, uma prisão para anjos caídos), localizado debaixo da terra, abaixo do fundo dos mares, um lugar de confinamento para anjos caídos até o juízo (v.1;Apocalipse 20.1-15; Judas 6); um lugar de escuridão (Judas 5,7); um lugar onde foi visitado por Jesus Cristo antes da sua ressurreição (1 Pedro 3.19); um lugar de fogo eterno (Judas 7); um lugar de vingança, um lugar de cadeias, no grego “SEIRA”, corda, correntes, pois a palavra no grego, em Judas 6 é “DESMOS”, traduzido por cadeias, prisão, onde SATANÁS SERÁ PRESO ANTES DO MILÊNIO, quando ele será expulso da terra - (Apocalipse 20.1-3) onde está escrito:
E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão (sendo essa a segunda vez que esse anjo abre a prisão do abismo, Apocalipse 9.1-3).
Ele (esse anjo) prendeu o dragão (Satanás, Apocalipse 12.7), a antiga serpente, que é o Diabo, e Satanás, e o amarrou por mil anos.
E Lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabe (pois Jesus Cristo não pode reinar na terra junto com o diabo, e por isso a igreja será retirada da terra antes do reinado do anticristo, o representante de Satanás que os ímpios pecadores escolheram servir, rejeitando primeiro a Jesus Cristo, seu evangelho e ao seu povo, principalmente através do comunismo e do Islamismo, e tantas outras falsas religiões).
E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. (Apocalipse 20.1-3).
Portanto, Satanás será solto da sua prisão do abismo após o milênio, para enganar as nações que se encontram nos quatro cantos da terra, porque recusaram servir a Jesus Cristo durante o seu reino de mil anos na terra, vejamos:
E,a cabendo-se os mil anos (do governo de Jesus Cristo na terra), Satanás será solto da sua prisão (no abismo).
E sairá a enganar as nações (apesar de terem reinado na terra com Jesus Cristo) que estão sobre os quatro cantos da terra (nações espalhadas pelo mundo inteiro), Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha (contra Cristo).
E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos, e a cidade amada (a cidade do grande rei Jesus Cristo, Jerusalém); mas desceu fogo do céu e os devorou.
E o diabo, que os enganava (as nações vinda dos quatro cantos da terra e enganadas por Satanás, se uniram a ele para batalhar contra Jerusalém); foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre (Apocalipse 20.7-10).
Assim sendo, em seguida virá o juízo final, onde nem Satanás, nem a besta, nem o falso profeta irão comparecer pois já se encontram em sua morada eterna (o lago de fogo e enxofre onde serão atormentados por toda a eternidade).
Haja visto que uma classe terrível de anjos caídos, os quais não podem ficar soltos, serão soltos no perigo da grande tribulação quando uma estrela (Querubim) que caiu do céu na terra (o próprio Satanás, Lucas 10.18) vai receber a chave do poço do abismo, e abrir essa visão de anjos caídos, de forma que ao essa prisão for aberta, vai subir uma fumaça do poço como a fumaça de uma grande fornalha, a ponto dessa fumaça escurecer o sol e o próprio ar, e do meio dessa fumaça virão demônios em forma de gafanhotos, os quais irão receber o poder que têm os escorpiões da terra, somente para atormentar os seres humanos que não tem o sinal de Deus durante cinco meses, mas os demônios não podem matá-los, e aqueles dias na terra serão tão terríveis, já que os seres humanos vivendo debaixo desse tormento desses demônios, não vão querer mais viver, mas o seu desejo será a morte, assim mesmo não conseguirão morrer pois a própria morte fugirá deles (Apocalipse 9.1-6).
Assim sendo, pela primeira vez na história da humanidade a própria morte vai fugir do ser humano.
CONCLUSÃO: Conforme o Salmos 19.1-6, encontramos a palavra “céus” e também a palavra “firmamento” onde anuncia as obras de suas mãos como o sol, a lua, as estrelas, os raios, as nuvens, os trovões, a chuva, o sereno, as tempestades, os quatro ventos no firmamento, os quais estão no espaço entre as águas que estão em cima do firmamento e entre as águas que estão na terra abaixo do firmamento (Gênesis 1.6-8).
Assim sendo, de acordo o vs.3, as obras que Deus colocou no firmamento possui as suas vozes que são expressões sem fala e sem linguagem, como a chuvas, os trovões e os ventos em toda a extensão da terra, e as suas palavras (sem fala e sem linguagem), até o fim do mundo (v.4).
Desse jeito no vazio (no espaço das águas), pôs uma tenda para o sol, que é igual a um noivo que sai do seu “tálamo hebraico = chuppah” tenda matrimonial a qual era erguida sobre quatro estacas, a qual era sustentada por quatro Judeus sobre a cabeça do noivo simbolizando os quatro cantos da terra (Apocalipse 7.1a), simbolizando o caminho por onde o sol, como um heroi, percorre nesse vazio ou nesse espaço que Deus colocou sobre as águas, tendo a sua saída desde a extremidade do céus ou expansão, ou firmamento (Gênesis 1.8), e o seu curso até a outra extremidade da expansão ou do firmamento, ou dos céus; e nada se furta o seu calor.
Portanto esse espaço, esse vazio que Deus criou sobre as águas de cima e as águas de baixo é chamado de tenda no Salmos 19 (vs,4c), e o sol é comparado à um um noivo que sai do seu tálamo (habraico chuppah-dessa tenda matrimonial) e faz seu curso seguido pelos quatro ventos da terra (Apocalipse 7.1a) pela chuva, pelas estrelas, pela lua, pelos trovões e pelas demais obras de Deus criou, as quais moram (habitam) nesse espaço.
Dessa maneira, conforme Gênesis 1.14-19, a lua, o sol, as estrelas foram postos nesse espaço das águas de cima e de baixo, chamado céus e expansão com a função de alumiar a terra, com a função de governar o dia e a noite, e ainda fazer separação entre a luz e as trevas.
Assim sendo, o salmos 24.2 diz que Deus fundou a terra sobre os mares e a firmou sobre os rios, assim os mares que saem do abismo tem a sua superfície sobre a terra, ou a porção seca que Deus fez surgir das águas (Gênesis 1.9,10; 2 Pedro.3.5), da mesma forma os rios, os quais firmam a terra, também saem do fundo da terra, mares e rios, os quais são o fundamento e firmamento da terra.
Dessa maneira como o vazio, o espaço é um lugar entre as águas onde habitam as obras de Deus, as mesmas habitam com segurança, dessa mesma forma Deus abriu na terra um espaço entre as águas para seu povo passar com segurança, como no meio do mar vermelho quando seu povo sair do Egito; no meio do rio Jordão, para o seu povo atravessar para a terra prometida; novamente abriu o rio Jordão para Elias ser arrebatado para o céu, e abriu novamente para Eliseu atravessar e dar continuidade ao ministério do Profeta Elias.
Assim sendo, fazendo uma analogia, esse mundo é semelhante a um mar revoltoso de escuridão, pecado e maldade, mas o povo de Deus atravessa esse mar com segurança, porque Deus ainda continua abrindo um caminho, um espaço no meio do mar desta vida para o seu povo não se afogar nas ondas do pecado, e assim atravessar vitorioso e chegar no céu.
Portanto creio que assim como o pecador, ao morrer sem Jesus Cristo, é conduzido pelos demônios para o inferno, da mesma forma creio também que o salvo em Jesus Cristo ao morrer é conduzido pelo anjo de Deus para o céu (Lucas 16.19-31).
Finalmente, a Bíblia Sagrada ainda vai nos dizer que quando passarmos pelas águas, ele estará conosco; e, quando passarmos pelos rios, eles não nos submergirão…(Isaías 43.2a).
Pastor João Augusto Viana Neto.


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