A UNIÃO ETERNA DOS SERES HUMANOS

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0


A UNIÃO ETERNA DOS SERES HUMANOS



INÍCIO: Conforme nos ensina a Bíblia Sagrada, ao criar o ser humano, Deus pôs nele o senso de eternidade em sua natureza, que manifesta o anseio por algo maior, mais duradouro em sua pessoa (Eclesiastes 3.11).


Portanto, como já disse em outras mensagens, o único ser vivo que o criador criou na terra, conforme a sua imagem e semelhança, foi o ser humano (Gênesis 1.26.27).


Nesse aspecto, o ser humano foi criado com apenas uma existência mas passou a ter dupla existência:


1º) - Com uma existência terrena sem fim, pois o ser humano não foi criado para morrer;


2º) - Passou a morrer por causa do pecado (Gênesis 3.22) ;


3º) - Depois da morte física, passa a viver eternamente em sua segunda existência como resultado de sua própria escolha feita em vida, onde ele vai  passar a eternidade, dando assim o início de seu destino eterno, ou de sua segunda existência na eternidade.


Dessa maneira, como Deus já sabia que ao criar as hierarquias de anjos no céu haveriam alguns de pecar mas nem todos; assim também aconteceria com os seres humanos na terra.


Portanto, referindo-se aos anjos, apenas a terceira parte dos anjos de Deus foram seduzidos por Satanás e pecaram (Apocalipse 12.4).


Dessa maneira, por  Deus ser onisciente, já criou anjos e homens com o livre arbítrio dando aos mesmos o atributo de fazer suas próprias escolhas pois foram criados como seres inteligentes. 


Portanto, se a terceira parte dos anjos pecaram, já, o pecado de Adão passou a todos homens, e por isso que todos pecaram (Romanos 5.12).


Dessa maneira, a humanidade que descende de Adão herdaram o pecado e passaram a necessitar de redenção, ou do resgate das mãos de Satanás; ou o resgate do pecado e da morte, pela  salvação provida na cruz do calvário por Jesus Cristo, o salvador do ser humano pecador, do pecado, da morte e da condenação eterna.


Assim sendo, os anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, Deus os reservou na escuridão em prisões eternas até o juízo daquele grande dia (Judas 6)  pois os anjos não podem ser perdoados, redimidos, resgatados, e salvos da condenação eterna, ainda que os mesmos quiseram ser perdoados por Deus, mas não foram perdoados.


A esse respeito, encontra-se escrito:


Porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo (2 Pedro 2.4).


Dado isso, existe perdão e redenção para os seres humanos que pecaram, mas não existe perdão e redenção para os anjos que pecaram.


Assim sendo, os anjos que não pecaram mas permanecem em sua própria habitação sendo o céu em seu estado original, e em sua morada eterna, continuam exercendo suas funções para as quais foram criados.


Da  mesma maneira, os pecadores que foram perdoados, salvos e redimidos por Jesus Cristo do pecado e da condenação eterna, após o fim da sua primeira existência terrena com a morte física, irão ressuscitar em um corpo incorruptível, e entrar em sua segunda existência, a qual será eterna, e na eternidade.


Posto isso, o Apóstolo Paulo nos fala sobre esse corpo incorruptível dizendo:


E há corpos celestes, e corpos terrestres, mas uma é a glória (peso, honra, dignidade, podendo também ser definida com esplendor, beleza) dos celestes (anjos), e outra a dos terrestres (seres humanos).


Assim também a ressurreição (não a mentira da reencarnação) dos mortos (fisicamente falando-Grifo).


Semeia-se o corpo em corrupção (deterioração ou decomposição), ressuscitará (não reencarnará) em incorrupção (qualidade, ou estado de não se corromper, de não se decompor).


Semeia-se em ignomínia (sem nome, ou perda do bom nome, perda da reputação, ou à desonra pública) ressuscitará (não reencarnará) em glória.


Semeia-se em fraqueza, ressuscitará (não reencarnará) com vigor.


Semeia-se corpo animal (carnal), ressuscitará (não reencarnará) corpo espiritual (semelhante aos anjos - Mateus 22.30) pois o corpo, após a ressurreição será imortal.


Eis aqui vos digo um  mistério: Na verdade, nem todos dormiremos (fisicamente falando no pó da terra), mas todos seremos transformados  (os que morreram com Cristo, e também os vivos),


num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão (não reencarnarão) incorruptíveis,(aquilo que não pode ser corrompido, estragado, deteriorado ou alterado) e nós (os que estiverem vivos) serão transformados.


Porque convém que isto que é corruptível (nosso corpo humano) se revista da incorruptibilidade (ou ser coberto de algo que é eterno, não se corrompe, não apodrece, e não se estraga, como Adão e Eva foram criados, cobertos de glória, de eternidade, mas depois que pecaram ficaram nus dessa glória - Romanos 3.21, e morreram), e que isto que é mortal (nosso corpo de carne) se revista da imortalidade. 


E, quando isso que é corruptível (nosso corpo de carne) se revestir da incorruptibilidade, (nosso corpo após a ressurreição, e não reencarnação dos mortos), então, cumprir-se-á a palavra que está escrita:


Tragada foi a morte na vitória (1 Coríntios 15.40,42-44, 51-54).


Dado isso, na eternidade não vai mais existir morte nem inferno, pois no juízo final, a morte e o inferno será lançada no lago de fogo e enxofre por toda a eternidade, o que será a segunda morte, não extinção eterna na separação eterna de Deus (Apocalipse 20.14).



1º) - A UNIÃO TEMPORÁRIA E A UNIÃO ETERNA DOS SERES

 HUMANOS.


Conforme já falei nessa mensagem, todo ser humano passou a possuir dupla existência após o pecado; existência terrena, mas também existência celestial após a morte física.


Portanto, nós seres humanos possuímos apenas duas maneiras de pensar, ou seja: 


Sobre tudo que existe na terra, ou sobre tudo que existe no céu.


Assim sendo, tudo aqui na terra passa a existir a partir daquilo que você pensou, e em seguida colocou em prática (em palavras e ações).


Dessa maneira, a forma de você falar corretamente ou colocar corretamente em prática o que você pensou, é você pensar primeiro antes de falar, como não realizar algo de forma errada para não cair no erro de falar, e também fazer precipitadamente  coisas erradas.


Sendo assim, todos nós primeiro precisamos pensar bastante antes de falar, e também antes de agir.


Em consequência de tudo que pensamos, falamos e fazemos, finalmente seus resultados voltam para nós mesmos, pois tudo nessa vida funciona como  um vai e vem; semeamos  e colhemos.


Considerando isso, usamos a nossa mente para pensar e conhecer as coisas da terra, mas também usamos a nossa mente para pensar e conhecer as coisas do céu.


Diante do exposto, existem incontáveis manuais para você conhecer e aprender as coisas da terra, as quais são passageiras, mas,


Levando isso em conta, existe apenas dois meios de você adquirir conhecimento das coisas do céu, as  quais são eternas:


Considerando isso, somente através do estudo da Bíblia Sagrada, a única revelação de Deus para a humanidade, e através de uma vida de oração, também o único meio de ter contato com Deus, você consegue conhecer tanto a Deus, como o céu, pois quando você ora, você mantém contato com Deus; e quando você estuda a Bíblia Sagrada Deus te ensina a respeito dele mesmo, e também das demais coisas no céu.


CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, a nossa vida aqui nessa terra, além de ser passageira, todos nós vivemos apenas os momentos da nossa vida, sejam bons ou maus, conforme falamos e agimos segundo o nosso livre arbítrio e vontade própria.


Assim sendo, nossa vida aqui na terra se encerra no túmulo com tudo que adquirimos e sabemos, onde terá início à nossa união ou  separação eterna, pois conforme nos ensina a Bíblia sagrada, nossa união eterna com as nossas famílias e demais semelhantes, ocorrerá na eternidade se servimos a Jesus Cristo aqui na terra.


Sendo assim, aqueles que não se arrependeram de seus pecados, não se converteram, e nem serviram a Jesus Cristo aqui na terra estarão eternamente separados dos que foram salvos por Jesus Cristo.


Dessa maneira, quando entrarmos na eternidade, as únicas coisas que vamos levar desta vida aqui na terra, é a nós mesmos que segundo a Bíblia Sagrada, aqueles que fizeram a vontade do Senhor Jesus Cristo aqui na terra, vão permanecer para sempre com Ele, (1 João 2.17) e as obras que fizeram aqui na terra, em prol da obra de Jesus Cristo, as quais irão acompanhar as pessoas, após a morte, inclusive um copo de água fria que você deu para algum discípulo de Jesus Cristo (Mateus 10.42; Apocalipse 14.13).


Portanto, a recomendação que temos da parte de Deus através da sua palavra é esta:


E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.


Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (Gálatas 6,9,10).



Pastor João Augusto Viana Neto.






    





Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)