OS DESEJOS E PRAZERES MAIS IMPORTANTES DOS SERES HUMANOS

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

OS DESEJOS E PRAZERES MAIS IMPORTANTES DOS SERES HUMANOS



INÍCIO: Considerando isso, todo ser humano que nasce neste mundo, já passa a existir pelo menos com alguns desejos como: 


O desejo de comer, de chorar, de sorrir, de fazer necessidades fisiológicas e de viver com todas as características próprias, que são as manifestações da existência humana.


Assim sendo, todo ser humano já vem a esse mundo com desejos bons.


Portanto, o desejo do ser humano tem a sua origem na própria vontade, a qual passa a produzir dentro dele mesmo o prazer; como resultado daquilo que seus olhos viram, e dessa forma, depois de nascer, o mesmo é consumado através da realização dessa  vontade na medida de seu crescimento físico, e também de seu crescimento no entendimento, que vai manifestando suas vontades como resultado daquilo que ele está absorvendo através do ouvir, do olhar, e do tocar.


1º) - AS CONSEQUÊNCIAS DO DESEJO DE EVA.


Como podemos entender na Bíblia Sagrada, lendo em forma de paráfrase sem modificar o seu sentido original, uma pessoa justa pode fazer muito bem, mas em contrapartida apenas um pecador pode causar uma grande destruição com o seus ardis ou através das suas formas de pecar (Eclesiastes 7.29).


Assim sendo, a Bíblia Sagrada menciona alguns casos clássicos como o de Eva, que conforme Gênesis 3.1-8, seu diálogo com Satanás incorporado na serpente despertou nela o desejo de ter os olhos de seu entendimento abertos (2 Coríntios 4.3,4), e o desejo de ser como Deus, sabendo o bem  e o mal (Gênesis 3.5).


Sendo assim, foi através das consequências dos seus desejos proibidos que os olhos de seu entendimento foram abertos e viram (Eva e Adão) aquilo que não deveriam ver (ou seja, que eles estavam nus e quiseram se vestir com aventais de folhas de figueiras que fizera para si mesmos), e quando ouviram a voz de Deus que passeava no jardim na virada do dia, quiseram se esconder da sua presença entre as árvores do Jardim, pois tiveram medo por estarem  nús (vs.7,8).


Portanto, a primeira descoberta que os seres humanos fizeram na terra depois de conversar (Eva) com o Diabo, foi passar a ter desejo de comer o que Deus lhes havia proibido, mesmo assim comeram, e pecaram; logo descobriram (Adão e Eva) que estavam nus.


Desse jeito, a nudez humana passou a ser a porta aberta dos mais terríveis pecados e abominações que a humanidade passou a praticar, promovido principalmente pelo sexo feminino, e tudo teve início com a realização de um desejo proibido, pois antes de pecar, homem e mulher viviam em estado de inocência, pois estavam nús mas não se envergonhavam, pelo fato de não conhecerem o bem e o mal (Gênesis 2.13).

.


Depois de comer a fruta proibida por Deus, mas sendo oferecida pelo diabo, abriram os olhos do seu entendimento, pois Adão também comeu da mão de Eva, que havia comido por sugestão de Satanás, incorporado na serpente, vindo ambos a pecar contra Deus (Adão e Eva) e como já foi dito, descobriram que estavam  nus.


Assim sendo,  imediatamente quiseram se vestir cosendo folhas de figueira e fazendo aventais para si; mas finalmente quando ouviram a voz de Deus que passeava no jardim pela viração do dia, se esconderam (Adão e Eva) da sua presença entre as árvores do jardim, pois sentiram medo do criador apanhá-los nus (vs.9,19).


Em consequência de uma curiosidade, ao ouvir a sugestão de Satanás que ela (Eva), ao comer da fruta, seria como Deus sabendo o bem e o mal, teve seus olhos do entendimento abertos, e assim, através de Eva aconteceu a maior tragédia da humanidade que passou a afetar a todos em todos os séculos, a  morte e o pecado (Romanos 5.12).


Dessa maneira, foi por isso que todos pecaram, e destituídos ficaram da glória de Deus; se referindo à glória original quando foram criados (Gênesis 1.26-28; Salmos 8.4-9; Apocalipse 21-22):


(vs.6) E, vendo (os olhos as portas de entrada de todo o mal para o coração dos seres humanos) a mulher que aquela árvore era boa para se comer (desejo expresso pela boca, pelo paladar), e agradável ao olhos (desejo pecaminosos dos olhos, em ver o que não se deveria ver, como por exemplo, depois de pecar, viram a própria mudez, a qual produz dentro das pessoas,  o desejo de prostituir, de adulterar, bem como outros tipos de nudez que produz outros desejos pecaminosos, e abomináveis), e árvore desejável para dar entendimento (ver o que não convém, vai produzir entendimento pecaminoso na mente humana, e desejos malignos na alma, daquilo que não se deve  ver, e também desejar; por fim, a pessoa passa a ter as vontades que não se deve ter, como as vontades que nascem dentro de uma mente e de uma alma pecaminosa, que se manifesta nos olhos, nascendo dentro da pesoa os vícios, ainda nos ouvidos por aquilo que se ouve, e para finalmente se manifestar através das palavras, e das ações através do corpo, ou dos cinco sentidos do corpo), tomou do seu fruto e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.(vs.6).


Portanto, a mulher que já havia ficado com seu entendimento cego por Satanás, comendo com a sua própria mão o fruto que Deus havia proibido, deu para o marido Adão, e ele também comeu sem questionar nada desobedecendo a Deus e fazendo a vontade de sua mulher. Foi aí que Satanás descobriu o poder sedutor e destrutivo da mulher, que nas palavras do Sábio Salomão que teve mil mulheres, as quais o afastaram de Deus, escreveu o seguinte:


E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte; a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela (Eclesiastes 7.26).


Portanto, a melhor coisa que Deus criou para o homem na terra, a qual teme, ama, e obedece ao criador, é a esposa fiel, mas se alguém realmente ama a Deus, foge das demais, pois a mulher que não é a sua esposa, é pior do que a morte.


Desse jeito, a tragédia da humanidade foi consumada tendo início em um olhar, em um desejo proibido, e em uma ação contra a ordem de Deus pela mulher, que ainda nos dias atuais, continua sendo o maior instrumento que Satanás usa para destruir as famílias e os casamentos, a qual será usada no fim por Satanás como simbolo de prostituição e abominações da terra (Apocalipse 17.1-4).


Pergunto: Onde teve início as tragédias da sua vida, com uma mulher estranha? com amor ao dinheiro (a raiz de todos os males)? (1 Timóteo 6.10) ou com outras coisas efêmeras dessa vida?


1º) - O MAIOR DESEJO QUE VOCÊ NÃO DEVE ABRIR MÃO, NEM DE DIA NEM DE NOITE.


Conforme uma sentença popular, “aquilo que os olhos não veem o coração não deseja”.


Portanto, uma das portas de entrada que produz os desejos do nosso coração são os nossos olhos, que finalmente nos dão prazeres, como por exemplo, você contemplar a criação de Deus, ou quando você fixa seus olhos naquilo que produz dentro de você um prazer diabólico e pecaminoso.


Assim sendo, os Salmos 1.1-2 nos aponta a origem dos prazeres mais destrutivos que um ser humano pode ter nessa vida dizendo:


Bem-aventurado (muito feliz) o ser humano que não anda segundo o conselho dos ímpios (homem ou mulher, que denominamos de más companhia, os quais nos conduzem ao mal - Provérbios 1.10). nem se detém no caminho dos pecadores (para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências, desejos pecaminosos dos homens pecadores, mas segundo a vontade de Deus, em santificação - 1 Pedro 4.2).


Porque é bastante que, no tempo passado da vida no pecado, fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências (prazeres pecaminosos da natureza carnal), glutonarias (vivendo somente para comer e não comendo para viver, vindo a morrer de infarto, destruindo o templo do Espírito Santo com alimento - 1 Coríntios 6.19,20), bebedices, e abomináveis idolatrias (cultuando, fazendo orações, adorando e se prostrando em uma imagem sem vida feita pelas mãos de um homem pecador);


e acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós, (chamando vocês de fanáticos, ultrapassados, loucos, idiotas, e tantos outros adjetivos que os ímpios colocam nos cristãos - vs.3,4).


nem se assenta na roda dos escarnecedores (para falar de mulher, ponografias, piadas, das mulheres seminuas na praia, da vida alheia e de tantas outras besteiras sem valor, enchendo o estômago de bebidas alcoólicas e a mente de coisas imundas).


Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite (Salmos 1.1,2).


Portanto, para uma pessoa se tornar cheia da presença de Deus em sua vida, e cheia dos atributos do Espírito Santo, como: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, e Domínio Próprio, o segredo é colocar diariamente a palavra de Deus para dentro de si mesmo (Gálatas 5.22).


Em contrapartida, para qualquer pessoa ser transformada em um verdadeiro caixote de sujeira e lixo ambulante, é só ela colocar para dentro de si mesma tudo aquilo que é abominável, que se ouve e se vê diariamente. 



Portanto, quando Moisés morreu e Deus levantou Josué para conduzir o povo de Israel para dentro da terra prometida, deu-lhe os seguintes conselhos que servem para todos nós, que também estamos andando com Deus na terra:


Esforça-te e tem bom ânimo {...} tão somente esforça-te e tem muito bom ânimo para teres o cuidado{...} não te desvies nem para a direita, nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.


Não se aparte da tua boca o livro desta lei (a palavra de Deus); antes medita nele (na Bíblia Sagrada) dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito (de Gênesis a Apocalipse); porque fará prosperar o teu caminho (como você mesmo, já tem experimentado) e, prudentemente te conduzirás.


Não te mandei Eu (Deus)? Esforça-te e tem bom ânimo;não pasmes (diante das lutas, e dos dias maus), nem te espantes (com as dificuldades) , porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares (Josué 1.6-9).



3º) - OS RESULTADOS POSITIVOS QUANDO OS SERES HUMANOS DEPOSITAM SEUS PRAZERES NAS COISAS DE DEUS.


Portanto, a vida dos seres humanos na terra é constituída de prazeres bons ou maus.


Assim sendo,  tanto os prazeres bons quanto os maus são apenas resultados das nossas boas ou das nossas más escolhas e ações pecaminosas.


Diante do exposto, iremos agora conhecer na continuação dos Salmos 1 os grandes benefícios da vida de uma pessoa que anda com Deus na terra, pratica os seus mandamentos, e faz com alegria a sua vontade, conhecendo através da sua palavra aquilo que o seu criador o mandou fazer:


Pois será como a árvore plantada junto a ribeiro de água (e não semelhante a um árvore seca que não produz nada), a qual dá o seu fruto na estação própria (indicando uma vida frutífera em todos os sentidos), pois, Jesus Cristo nos revela o segredo  de  termos uma vida frutífera em todos os sentidos dizendo:


 Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o lavrador.


Toda vara em mim que não dar fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.


Vós, já estais limpos pela palavra que vós tenho falado.


Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também, se não estiverdes em mim.


Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim,  eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer (João 15.1-5).


Portanto, uma vara, ou um galho de uma árvore somente pode estar vivo e ainda produzir frutos se estiver ligado à árvore, pois caso contrário, será lançado fora e secará, e depois será queimado no fogo.


Assim sendo, nessa parábola da videira, Jesus Cristo ensina que o ser humano somente pode dar fruto em sua vida para Deus, através das suas palavras e ações, se estiver ligado nEle, pois sem Ele nada o ser humano pode fazer em sua vida que venha agradar a Deus.


Dessa maneira, a parábola da figueira trás para todos nós uma grande lição de uma vida de pecados e desobediência a Deus, mas também uma vida de fidelidade e obediência ao criador, condição que nos capacita a fazer tudo aquilo que lhe agrada, pois estando ligado a Jesus Cristo, a videira verdadeira, assim produzimos espiritualmente, e moralmente frutos que realmente são agradáveis e ainda glorificam a Deus através da nossa vida, pois uma das grandes preocupações que devemos ter com nós mesmos é esta:


Será que Deus está se agradando das minhas palavras e das minhas ações?


Portanto, transformadora, em 1 Coríntios 10.31-33 diz assim:


Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer coisa, façam para a glória de Deus.


Não ofendam nem os Judeus, nem os gentios, nem a igreja de Deus,


assim, como também eu procuro agradar a todos em tudo que faço.


Não faço apenas o que é melhor para mim; faço o que melhor para os outros, a fim de que muitos sejam salvos.



Dado isso, devemos sempre viver corrigindo a nós mesmos para que a paciência de Deus (que tem um limite) não seja retirada de nós a oportunidade da salvação, como acontece com aquele que não produz fruto de retidão, pois é impossível alguém produzir por si mesmo fruto que agrada a Deus, sem primeiro estar ligado a Jesus Cristo, a videira verdadeira.


Levando isso em conta, depois do povo de Israel cometer tantos pecados, os quais esgotaram a paciência de Deus, a nação de Israel foi levada para o cativeiro da Babilônia para serem corrigidos por Deus através daquele povo, como acontece hoje nas nações pecaminosas, inclusive o Brasil, Deus usa as autoridades como seu chicote para corrigir os povos como expressão de seu amor.


Em consequência disso, o profeta Jeremias recebeu de Deus uma visão, onde ele via dois cestos de figos postos diante do templo do Senhor em Jerusalém.


Conforme o profeta viu em sua visão, uma cesta estava cheia de figos frescos e maduros, e a outra cesta cheia de figos ruins e tão estragados que não serviam para nada.


Assim sendo, Deus explicou para o profeta Jeremias que os figos bons representavam os exilados que ele havia enviado para Babilônia, mas haveria de cuidar deles, e os trazer de volta para sua terra, por serem remanescentes fiel, e os figos ruins representava aqueles figos inúteis, os quais seriam tratados por Deus como figos ruins, que não serviam para nada, a não ser para serem destruídos, pois haviam se rebelado contra Deus (Jeremias 24.1-9).


Desse jeito, cabe a cada um de nós analisar a nós mesmos, pois todos nós somos como uma lavoura que produz aquilo que plantamos dentro de nós mesmos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, com o crescimento, tanto do nosso corpo, quanto do nosso ser interior, chegamos em um momento da nossa vida em que conseguimos discernir entre o bem  e o mal; entre o certo e o errado, pois nos tornamos adultos.


Assim sendo, como Deus nos criou com livre-arbítrio nos conferindo a capacidade de fazer nossas próprias escolhas, a formação do nosso caráter vai estar relacionada às escolhas que fazemos, as quais vamos plantando dentro de nós mesmos, construindo a nossa própria lavoura, que vai alimentar a nós mesmos e também aqueles que nos cercam e convivem conosco.


Sendo assim, analisando a si mesmo, à qual conclusão chegará: Sou um boa, ou uma má lavoura?

Aquilo que produz falará por si mesmo.


Pastor João Augusto Viana Neto.

Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)