O MAIOR DEPÓSITO DE TESOUROS QUE EXISTE

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

O MAIOR DEPÓSITO DE TESOUROS QUE EXISTE



INTRODUÇÃO: Portanto, em todos os lugares da terra onde pessoas moram, também existem depósitos de tesouros, bons ou maus, pois os seres humanos são inclinados a guardar muitas coisas, mas também a jogar muitas coisas fora.


Assim sendo, o que não é importante é alguém guardar o que não se deve guardar, e lançar fora o que não deve ser descartado.


Diante do exposto, existem várias formas de tesouros, mas apenas uma forma de lixo, e assim, todos nós precisamos entender o que são os verdadeiros tesouros, e os verdadeiros lixos, pois valiosos tesouros são descartados como lixo, e verdadeiros lixos são preservados como se fossem verdadeiros tesouros, quando na verdade não são.


Isto posto, o maior tesouro que o criador deu para o ser humano é a vida.


Portanto, o modo em que conduzimos a nossa vida, determina se estamos valorizando ou a destruíndo.


Assim sendo, ou valorizamos como um tesouro que devemos cuidar e guardar, ou descartamos como um lixo que deve ser  lançado fora.


Desse jeito, existem muitas formas de descartar a nossa própria vida como lixo, seja através de prostituições, toda forma de vícios e  pecados, como embriaguez, usos de drogas etc.. e por incrível que pareça, com comida, pois está escrito que os seres humanos que praticam glutonaria não herdarão o reino de Deus, pois estão destruindo o corpo, o qual é o templo do Espírito Santo, que pertence a Deus, e não a nós  mesmos, levando também a nossa autodestruição como pessoa, pois estamos destruindo o que é dEle (1 Coríntios 3.16,17; Gálatas 5.21).


Pergunta: Você cuida ou destroi o seu corpo, que é o templo do Espírito Santo, comendo como um glutão e engordando como um porco, ou comendo apenas para viver, ao invés de viver para comer? Na verdade você está destruindo a si mesmo, e o templo do Espírito Santo.


1º) -  O VERDADEIRO E A DURAÇÃO DOS TESOUROS.


Conforme nos ensina a Bíblia Sagrada, aprendemos a respeito de dois tipos de seres humanos que existem na terra.


Assim sendo, aprendemos sobre os verdadeiros sábios e lamentavelmente sobre os verdadeiros  loucos, e finalmente ainda aprendemos a respeito do verdadeiro sentido da vida, pela Bíblia Sagrada dizendo:


E, disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.


E propôs-lhes uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância.


E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.


E disse: farei isto; Derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;


e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.


Mas Deus lhe disse: esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado, para quem será?


Assim é aquele que para si junta tesouros, e não é rico para com Deus (Lucas 12.15-21).


Portanto, aqui nesse texto dito por Jesus Cristo, aprendemos algumas lições de como viver aqui na terra com sabedoria, ou com loucura nos dizendo como:


1º) - A verdadeira riqueza não é aquela que juntamos exteriormente, mas aquela que juntamos dentro do nosso coração nos tornando verdadeiramente ricos não para nós mesmos, mas ricos para Deus, Leia por bondade 1 Timóteo 6; 6-10 e não seja mais um deles.


2º)   -   Nenhum ser humano tem domínio sobre o dia de amanhã, o qual somente pertence a Deus, e somente Ele sabe o que vai nos acontecer, portanto cuide muito bem da sua alma e da sua salvação!


3º)   -    O verdadeiro louco não é o que se encontra internado dentro de um sanatório, manicômio ou hospital, mas todo aquele que não cuida da sua alma, e ainda não se prepara para a eternidade, este sim é o verdadeiro louco, nesse aspecto, o mundo está repleto, transbordando de loucos, mas de muita escassez de verdadeiras pessoas sábias, as quais vivem diariamente se preparando para a eternidade, ou a vida após a morte, acerca de quem irá realmente pertencer na eternidade: a Deus ou a Satanás, por fim, da mesma forma que escolheu a qual Senhor servir aqui na terra, também será o seu senhor na eternidade!



4º)    -     A verdadeira vida e riqueza de um ser humano não consiste em ter muitos bens materiais acumulados durante sua jornada, já que no final, tudo será destruído pela traça e pela ferrugem que tudo consomem, e ainda pelos os ladrões que minam e roubam, Leia Mateus 6.19.21 que diz:


Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.


Mas ajuntai tesouros nos céus (almas salvas), onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.


Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.


Assim sendo, muitos pastores, cantores, e demais ministros do evangelho de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, que foram salvos e comissionados para ministrar e enriquecer o mundo com o tesouro das boas novas de Salvação, foram enganados pelo deus deste século, sendo Satanás (2 Coríntios 4.4),  e estão acumulando para si mesmos tesouros na terra, e muitos através de dízimos e ofertas roubados do cofre da igreja, ou de salários exorbitantes, como se a igreja de Jesus Cristo fosse sua empresa e da sua família, os quais não possuem nenhum tesouro no céu, e caso não se arrependam de verdade a tempo, não terão nem salvação.


Diante dessa dura verdade, os bens espirituais e eternos que vamos adquirindo, como os dons espirituais, o fruto do Espírito Santo, e principalmente almas salvas para o celeiro de Deus, são tesouros que estamos guardando em nosso coração, mas também no céu, pois nisso consiste o verdadeiro tesouro do verdadeiro cristão, e não do falso cristão, apenas religioso conforme nos ensina a Bíblia Sagrada dizendo:


O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más (Mateus 12.35).


O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca (Lucas 6;45).


Assim sendo, fica aqui a pergunta: O seu verdadeiro tesouro consiste em juntar almas salvas no céu para a eternidade, ou juntar riquezas materiais na terra para serem destruídas? Suas atitudes na obra de Deus são a melhor resposta para esta pergunta, pois ao negligenciar o trabalho no reino de Deus não priorizando ganhar almas, mas priorizando juntar tesouros na terra, você deu a prova de não trabalhar para Jesus Cristo, e sim para as traças, a ferrugem, e o que sobrar para os ladrões roubar..


Levando isso em conta, acabamos de aprender através dos ensinamentos do Senhor e salvador Jesus Cristo, que o maior depósito de tesouros, sendo bons ou sendo maus que existem na terra, é o coração do próprio ser humano, o qual administra e distribui os seus tesouros, através de suas palavras e ações.


Diante do exposto, cabe a cada um de nós nos questionarmos: Meu coração é um depósito de qual tipo de tesouro?


Assim sendo, Jesus Cristo nos responde essa pergunta dizendo:


Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano,a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.


Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Marcos 7.20-23).


Portanto, aqui acabamos de conhecer um coração cheio de maus tesouros, os quais seu dono está guardando e distribuindo através de palavras e ações, sem falar em seus pensamentos e sentimentos, nos ensinando que essa vida é como um depósito cheio em todas as suas repartições de tudo o que não presta.


Em consequência disso, ainda não termina por aqui, pois o depósito ainda não está cheio, e conforme o ensino da Bíblia Sagrada ainda tem mais tesouros, os quais são:


Estando cheios (ainda não está transbordando, mas o depósito já está cheio) de toda iniquidade, prostituição, mlícia, avareza, maladade; cheios e inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores (e não evanglizadores), detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inentores de males, desobedientes ao pai e mãe; néscios, infieis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem  misericórdia (Romanos 1.29-31).


Assim sendo, por incrível que pareça, ainda os maus tesouros não encheram esse grande depósito, pois ainda temos os que virão em várias formas como:


Porque haverá homens amantes de si mesmos (carretas, vagões de trens e navios carregados dessas peças entre outras para encherem esses depósitos de maus tesouros, dentre outros) avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos profanos, sem afeto natural (amam e cuidam mais de um animal irracional do que uma criança desamparada), irreconciliáveis (não tem acerto com ninguém, nem com os pais), caluniadores, incontinentes, crueis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,


tendo a aparência (vivemos em uma era dos cristãos somente de aparência, mas sem fruto) e piedade, mas negando a eficácia delas. Destes afasta-te ( 2 Timóteo 3.2-5).


Dessa maneira, quando estava escrevendo essa mensagem, entendi que a maior carga de maus tesouros ficou guardada, escondida nos muitos depósitos por muitos anos, para serem reveladas nos últimos dias da dispensação da graça (conforme v.1), pois através da revelação desses maus tesouros, guardados nos dos corações malignos da humanidade, já estão quase transbordando, e a única solução virá através do derramamento dos juízos de Deus sobre a humanidade, conforme estão elencados no livro de Apocalipse.


Palavras Finais: Portanto, o coração do ser humano é o maior depósito de tesouros, sejam eles maus ou bons.


Assim sendo, cabe a cada um de nós guardarmos acima de todas as coisas o nosso coração, pois dele procedem as saídas da vida, mas também as saídas da morte, da destruição, conforme o que guardamos dentro dele (Provérbios 4.23-27).


Dessa maneira, quando a Bíblia Sagrada diz em 2 Coríntios 4.7: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro (nós mesmos), para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós, na verdade, o nosso coração pode ser usado com um grande depósito dos tesouros da nossa própria sabedoria; dos tesouros malignos da sabedoria de Satanás, ou dos tesouros maravilhosos da sabedoria de Deus a qual é primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.


Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam  a paz (Tiago 3.17.18). 


Assim sendo, além de Jesus Cristo comparar o nosso coração como um depósito de tesouros bons ou maus, ainda nos comparou a uma árvore que dá frutos maus ou frutos bons, conforme nossa própria natureza.


Portanto, nossa vida produzirá  apenas o que existe dentro do nosso coração em abundância, pense nisso, e guarde o seu coração acima de qualquer outra coisa nessa vida, pois esse é o seu tesouro particular.



Pastor João Augusto Viana Neto.


Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)