AS LIÇÕES DA RESSURREIÇÃO DE LÁZARO QUE DEVEMOS APRENDER
As borboletas enfeitam as flores com a sua beleza, e as abelhas extraem o seu néctar, produzindo um delicioso mel para os seres humanos.
O verdadeiro cristão extrai o divino mel da palavra de Deus e adoça o mundo pecador com a sua mensagem (Compilação, acréscimo e adaptação: Pastor João Viana).
INTRODUÇÃO: Portanto, quando Jesus Cristo voltou para Betânia, não se importou com o povo da Judeia, que queriam apedrejá-lo, pois foi lá para ressuscitar o seu amigo Lázaro.
A grande lição que aqui aprendemos é esta:
Faça a obra de Deus sem buscar reconhecimento e elogios das pessoas, e também sem olhar para a recepção que elas vão te dar, mas apenas saibas o que irás fazer nos lugares para onde você vai.
Assim sendo, todos nós que somos cristãos temos a mente de Cristo, pensamos e sentimos como ele pensou e sentiu, e ainda fazemos tudo o que lhe agrada, de outro lado, não devemos ser como aqueles que não tem a mente do salvador e nada fazem para agradar a Cristo.
Dessa maneira, quando Jesus revelou para os discípulos que Lázaro estava morto, um de seus discípulos chamado Tomé disse para os outros que também foram convidados: Vamos até lá para morrer com ele (João 11.16).
Desse jeito, com a atitude de Tomé, aprendemos uma grande lição, como:
O que realmente você espera acontecer em sua vida, ao ser convidado para ir ao encontro de Jesus e andar com Ele?
Assim sendo, conforme Romanos 1.19,20, Deus não deixou o ser humano sem testemunho da sua existência, mas através das coisas que Ele criou, deu testemunho de si, e ainda conforme 2.15 estabeleceu um tribunal na consciência de todo o ser humano para acusá-lo ou defendê-lo.
Assim sendo, quem nunca conheceu uma Bíblia Sagrada, nem a Jesus Cristo, tem um tribunal estabelecido por Deus em sua consciência para defendê-lo, mas também condená-lo, e dessa forma, andar aqui na terra com Jesus Cristo somente vai nos acontecer coisas boas, pois coisas ruins acontecem conosco como resultado da nossa própria consciência, e conforme se encontra escrito em Isaías 59.5 quem choca ovos de basilisco em sua própria mente, e ainda tecem teias de aranha, são pessoas que não andam com Jesus Cristo; e o resultado do que essas pessoas vão produzir em sua mente é morte, pois esses ovos somente podem gerar uma víbora que irá sair dessa mente apenas para matar!
Dado isso, que Deus tenha misericórdia de todos nós!
Voltando a comentar sobre a ressurreição de Lázaro, o nosso Deus, é o Deus do impossível, e por essa razão Jesus Cristo foi ao seu encontro para ressuscitá-lo depois de se encontrar quatro dias na sepultura.
Assim sendo, Deus não ressuscita apenas corpos humanos, mas também mentes, sentimentos, sonhos e esperança na vida do ser humano.
Levando isso em conta, muitos Judeus foram consolar Marta e Maria acerca de Lázaro.
Portanto, isso é uma coisa muito boa que o ser humano faz, mas mesmo assim, não pode fazer mais nada além de transmitir consolações a quem está abatido pela morte de um ente querido ou por qualquer outro motivo, mas Jesus Cristo realiza tudo de forma perfeita e maravilhosa para todos os que nele confiam, como está escrito:
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade (Filipenses 2.13).
Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Efésios 3.20).
Portanto, esse é o genuíno resultado de andar com Jesus Cristo pela fé, dia a dia aqui na terra.
Considerando isso, Marta disse para Jesus que se Ele estivesse ali, seu irmão não teria morrido, enquanto Maria ficou sentada em casa.
Isto posto, estas duas irmãs eram bem diferentes uma da outra:
Uma era agitada, e preocupada; outra era calma e confiante, semelhante a muitas igrejas e a muitos cristãos.
Pergunto: Em sua caminhada com Jesus Cristo, com quem mais você é parecido, com Marta ou com Maria?
Assim sendo, nossa relação correta com o Senhor, e salvador Jesus Cristo deve ser esta:
Crer, confiar e esperar nele; ou não crer, não confiar, muito menos esperar nele, pois a nossa vida cristã é constituída de sim-sim; ou não-não, pois o que passa disso, é de procedência maligna (Mateus 5.37).
Dessa maneira, é verdade o que Ele já disse, que sem Ele não podemos fazer nada (João 15.5), e ainda existem muitas coisas que somente ele pode fazer.
Assim sendo, devemos aprender a esperar nele com paciência, como diz o Salmista:
Esperei com paciência no Senhor…(Salmos 40.1a).
Portanto, não devemos julgar ou avaliar um irmão(a) somente por causa de uma de suas falhas, mas sim devemos avaliá-lo por causa das suas qualidades, pois Marta disse: Mas também agora sei, que tudo quanto pedirdes a Deus, Deus o concederá.
Dessa maneira, todos nós devemos ter uma confiança inabalável, tanto nas promessas descritas em sua palavra, e também em tudo que o Senhor Jesus Cristo possa fazer, como o monte de Sião que não se abala, mas permanece firme para sempre (Salmos 125.1), como Marta, que na verdade era agitada, inquieta, mas confiante sendo esta uma das suas maiores qualidades.
Desse jeito, aprendemos aqui, que todos nós temos muitos defeitos e muitas fraquezas, mas também temos muitas qualidades.
Assim sendo, conta-se que existiam duas irmãs em Cristo muito amigas, mas diferentes, pois uma somente sabia criticar, mas a outra somente elogiar.
Diante do exposto, um belo dia, as duas iam descendo uma ladeira, enquanto vinha subindo um bêbado maltrapilho e sujo.
Então, aquela que somente sabia criticar perguntou para a amiga:
Agora, não vai dizer que nesse bêbado existe alguma coisa boa?
A amiga observou ele um pouco e respondeu: Mas ele assobia muito bem!
Portanto, a Bíblia Sagrada nos adverte em Eclesiastes 5.2 dizendo:
Não abras a boca precipitadamente, nem se apresse no seu coração para proferir alguma palavra diante de Deus.
Dessa maneira, primeiro analise, procure e ache uma qualidade, e depois pronuncie, pois todos nós temos algo de bom.
Voltando ao assunto, te pergunto:
Você realmente confia, crê, e ainda tem conhecimento do que Jesus Cristo pode fazer por você?
Então confie nele e faça isso:
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará, (Salmos 37.5).
Levando isso em conta, quando Jesus Cristo disse para Marta que seu irmão havia de ressuscitar, Marta lhe respondeu que sabia que ele havia de ressuscitar na ressurreição do último Dia, no que Jesus Cristo respondeu ser Ele (e continua sendo) a ressurreição e a vida; pois quem cresse nele, ainda que estivesse morto viveria; e todo aquele que vive, e crêsse nele nunca morreria; em seguida fez para Marta a seguinte pergunta que também faz para mim, e para você:
Crês tú isso?
Diante do exposto, nos versículos 19-23 aprendemos algumas lições como:
Alguém pode estar vivo fisicamente, mas espiritualmente morto em pecados e delitos (Efésios 2.1).
Nesse aspecto em relação a Lázaro, ele se encontrava fisicamente (e não espiritualmente) morto, mas quem crê fisicamente (falando em Jesus Cristo), ainda que fisicamente venha a morrer, fisicamente voltará a viver, desde que ainda não tenha concluído a obra que Deus o designou aqui na terra, como aconteceu comigo, que depois de sofrer cinco (5) AVC’s, eu tinha consciência que havia fisicamente morrido, mas Jesus Cristo me trouxe de volta para que eu pudesse terminar de realizar a tarefa que Ele me confiou, a qual é evangelizar através da sua palavra escrita.
Assim sendo, outra lição que aprendemos com esse acontecimento da morte de Lázaro, é que Marta cria na ressurreição do último dia, mas Jesus Cristo estava se referindo à ressurreição física de seu amigo Lázaro, algo que ela nunca havia visto.
Dessa maneira, quando Jesus Cristo lhe perguntou:
Crês tu nisso? Ela simplesmente lhe respondeu:
Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
Afirmo: A grande lição que aqui aprendemos, é que Marta cria corretamente em Jesus Cristo, e não como muitos que apenas acreditavam ser Ele apenas um profeta que havia de vir, entre outras coisas.
À vista disso, te pergunto:
Quem realmente Jesus Cristo significa para você, qual a sua relação com Ele, e finalmente como você o trata?
1º) - MARTA E MARIA.
Por consequência do seu diálogo com Jesus Cristo, Marta partiu em segredo e chamou Maria, sua irmã, dizendo:
O Mestre está aqui, e chama-te.
Portanto, podemos entender que Maria nem sabia que Jesus Cristo se encontrava ali.
Assim sendo, a grande lição que aqui podemos aprender são algumas como:
Se Jesus Cristo não nos convidar para ir ao seu encontro, jamais o ser humano irá ao encontro dele, nem vai saber quem Ele é, e ainda o que devemos fazer.
Desse jeito, aprendemos ainda que a sua presença é tão maravilhosa, que muitos neste caso, vão à igreja não para encontrar com Ele, mas apenas por um costume, uma tradição religiosa, para um encontro de amigos, etc… Mas não para buscar e sentir a presença dele, isso sem falar de muitos que vão à igreja, com outras intenções como acontecia com os Fariseus.
Pergunto:
Com qual intenção você frequenta a igreja?
Em vista disso, uma pai falava muito mal de um pastor para seus filhos.
Em um belo dia, o pastor foi visitá-los em casa, e seu filho menor assentou-se no colo do pastor e ficou mexendo em seu rosto, no que seu pai perguntou:
Meu filho, o que estás fazendo no rosto do pastor?
No que respondeu: Estou procurando sua outra cara, pois o pai disse que o pastor tem duas caras.
Assim sendo, muito cuidado com o que você fala perto de crianças inocentes, pois elas são muito sinceras, por não ter nenhuma maldade, e no mais, a palavra de Deus somente nos dá o direito de queixar, reclamar, ou falar mal apenas de uma coisa, a qual diz:
De que se queixa (reclama, fala mal), pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados (Lamentações 3.39).
Portanto, se tem algo que todos nós devemos exercitar diariamente para aprender, começando por mim mesmo, é aprender a falar mal, queixar, e murmurar de nós mesmos sendo pecadores.
Dado isso, você já teve a experiência de falar mal de si mesmo?
Assim sendo, voltando a falar sobre a atitude de Maria, quando Marta, sua irmã, a convidou para ir ao encontro de Jesus, levantou-se logo e foi ao encontro de Jesus.
Considerando a prontidão e rapidez da sua atitude, sabemos que para tudo nessa vida precisamos ter muita paciência, menos a de levantar de uma situação de pecados e misérias, e correr ao encontro de Jesus, antes que seja tarde demais.
Assim sendo, essa atitude deve ser a mais rápida que devemos ter.
Desse jeito, a pressa para encontrar Jesus foi tão grande que ainda Jesus não tinha chegado à aldeia, lugar onde Maria havia de o encontrar.
Portanto, Maria não ficou ali parada dizendo:
“Jesus Cristo eu estou aqui, vinde a mim”, mas foi ao seu encontro, pois o ‘vinde a mim’ é um convite dele à mim, e não um convite meu à Ele.
Considerando tudo isso, Maria ao tomar conhecimento da morte de Lázaro, seu irmão, ficou em casa sendo consolada pelos Judeus, mas quando Jesus chegou e a convidou para ir ao seu encontro, ela apressadamente levantou, saiu e foi ao encontro de Jesus, o que levou os Judeus a seguirem, pensando que ela estava indo ao sepulcro chorar pela morte de seu irmão Lázaro.
Consequentemente, os Judeus não sabiam que ela havia se levantando apressadamente para ir ao encontro da vida (Jesus Cristo), e não ao encontro da morte de Lázaro.
Dessa maneira te pergunto: Você é apressado para correr atrás de que?
Responda para você mesmo, pois todos nós estamos muito apressados em correr atrás de muitas coisas dessa vida, menos da principal, ou seja:
Atrás de Jesus Cristo e dos seus ensinamentos que nos conduz à salvação eterna de nossa alma, essa sim, devemos apressadamente correr, antes que seja tarde demais por toda a eternidade, a qual não terá mais fim.
Em vista disso, quando Maria chegou ao encontro de Jesus, a primeira coisa que ela fez foi lançar-se aos seus pés e adorá-lo.
Pergunto:
Quando você chega na igreja (templo) qual é a primeira coisa que você faz em relação ao Senhor Jesus Cristo?
Assim sendo, você, ao chegar na igreja, se lança aos pés do Senhor e salvador Jesus Cristo e vai adorá-lo, ou você chega e vai diretamente encontrar com seus amigos, ou fazer tantas outras coisas?
Assim sendo, existem irmãos que vão à casa de Deus até mesmo para fazer negócios, como aconteceu em determinada igreja, que o pastor pregava e dois irmãos lá nos fundos do templo negociavam, e o pastor pregava cada vez mais alto para os dois se calarem.
Sendo assim, quando os dois estavam alterando suas vozes e quase brigando, o pastor parou de pregar e um deles quase gritando disse:
Mas me diga quanto é o porco!
Desse jeito, estavam dentro da casa de Deus negociando porco.
Diante do exposto, a casa de Deus, que foi estabelecida para ser um lugar de oração, louvor e adoração a Deus, tem sido frequentada por você com qual propóstio: Conversar com os amigos, e até falar mal dos irmãos ou até da vida do pastor?
Ou quem sabe, transformar a casa de Deus em um teatro, ou em um show de apresentação de danças? Quem sabe em um parque de diversão para as crianças brincarem e pularem, ou quem sabe a um cinema para ver filmes, em uma reunião de irmãs para tomar café fazer pinturas, crochês e bordados?
Talvez você, ao ler essa mensagem, vai me dizer:
Pastor João Viana, você é radical, extremista e ultrapassado demais, chegando a ser até ignorante, ninguém te suporta.
Apenas uma coisa vou te perguntar: Com qual intenção e objetivo você vê e frequenta a casa de Deus? Não precisa nem responder pois Deus já sabe de tudo!
Assim sendo, aprendi que a casa de Deus será chamada ‘casa de oração para todos os povos’ (Isaías 56.7), confirmada por Jesus Cristo (Mateus 21.13 e Marcos 11.17), que em suas palavras a transformaram de casa de oração à covil de ladrões, casa de negócios, em uma verdadeira simonia!
Consequentemente, depois de adorá-lo Maria foi falar com Jesus acerca de seu irmão Lázaro. Aprendemos que essa é a atitude correta que devemos ter, quando decidimos ir à casa de Deus, ou que seja:
Primeiro vamos adorar a Jesus Cristo por aquilo que Ele é, por tudo o que Ele fez e continua fazendo por nós; iremos ainda para pedir perdão de todos os nossos pecados, agradecer a Ele pela nossa salvação, e por fim contar todos os nossos problemas a Ele.
Desse jeito, durante todo o culto devemos com muito temor tributar somente a Deus glórias, aleluias e adoração, pois quando uma igreja somente fica batendo palmas para quem cantou um hino, deu um testemunho, ou pregou a palavra de Deus, significa ficar louvando, e exaltando o ser humano.
Diante do exposto, a verdadeira adoração à Deus é em espírito e em verdade (João 4.24), como por exemplo louvor, gratidão, e adoração, pois conforme Números 24.10, quem batia palmas, foi Balaque, como sinal de raiva por não conseguir amaldiçoar o povo de Israel.
Em contrapartida, a Bíblia Sagrada nos Salmos 47.1 diz assim:
Aplaudi com as mãos todos os povos, cantai a Deus com voz de triunfo - (AC).
Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de Júbilo - (AA).
Portanto, a Bíblia Sagrada nos ensina a celebrar (cultuar) a Deus com voz (e não com palmas) de triunfo; ou com vozes de palmas.
Assim sendo, vejamos o que a Bíblia Sagrada nos ensina sobre bater palmas, e ainda com qual o objetivo as palmas devem ser direcionadas:
Então a ira (motivou a Balaque, ou a ira de Balaque) se acendeu contra Balaão (ficou irado contra Balaão), e bateu ele as suas palmas; e Balaque disse a Balaão: Para amaldiçoar os meus inimigos te tenho chamado; porém agora já três vezes os abençoastes inteiramente (Números 24.10).
Porque ao seu pecado acrescenta a transgressão; entre nós bate as palmas e multiplica contra Deus as suas razões (Jó 34.37).
Todos os que passam pelo caminho batem palmas (por causa da ruína de Jerusalém), assobiam e meneiam a cabeça (fazem torcidas, e não culto de adoração a Deus) sobre a filha de Jerusalém, dizendo:
É esta a cidade que denominavam perfeita em formosura, gozo de todas as terras? - (zombaria).
(Lamentações 2.15).
Não há cura para a tua ferida (nação da Assíria); a tua chaga é dolorosa; todos os que ouvirem a tua fama baterão as palmas sobre ti (sobre a desgraça da Assíria, e igrejas enganadas pelo diabo batendo palmas para que? sei através da bíblia que não é para Deus, nem para sua glória, e então para quem será?) porque sobre quem não passou continuamente a sua malícia? (Naum 3.19), (igreja cheia de malícia, ou cheia do Espírito Santo continuamente? Igreja cheia de oração continuamente, temor de Deus, arrependimento, e quebrantamento de seus pecados? Ou Igreja cheia de emoções, e aplausos aos seres humanos?)
Assim sendo, Satanás é tão astucioso que a Bíblia ensina o cristão a abrir bem a sua boca para Deus, e Ele encher do Espírito Santo (Salmos 81.10), mas Satanás com sutileza usa os cristãos para ficarem na igreja de boca fechada, e não dar glórias e aleluias a Deus, mas ficar apenas batendo palmas para exaltar e glorificar homens pecadores e mortais quando pregam, dão um bom testemunho, ou cantam um hino, que muitos já substituíram o nome ‘hino de louvor a Deus’, pela expressão:
Uma música, uma balada gospel, ou um show, para no fim receberem muitos assobios, gritos, muitos aplausos, mas nenhuma glória para Deus, muitas aleluias, sem falar em línguas estranhas, profecias, e lágrimas de arrependimento, pois tudo isso foi substituído por aplausos, assobios e gritos, dando toda honra e toda glória aos ídolos, os astros da igreja de Jesus Cristo, comprada e lavada pelo seu sangue, e não o Pai, o Filho, e o Espírito Santo, os verdadeiros donos e senhores da sua igreja igreja.
Desse jeito, o Apóstolo João concluiu a sua carta dizendo
Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém (1 João 5.21).
Voltando a falar do assunto, em vista de tudo que Jesus estava presenciando, ao ver Maria chorar, e também os Judeus que vinham com ela, moveu-se muito em seu espírito e perturbou-se de tal maneira que em seguida fez a seguinte pergunta: Onde o puseste? Todos os que estavam ali presente lhes responderam: Senhor: Vem e vê. Assim, a atitude de compaixão pela morte de Lázaro dos que estavam ali presente, comoveu tanto a Jesus, que Ele também chorou, e assim os Judeus viram como Jesus amava Lázaro.
Portanto, se nós conseguíssemos avaliar o grande amor que Jesus Cristo tem por nós, jamais faríamos ele chorar de tristeza quando fazemos coisas erradas, as quais verdadeiramente o entristece, mas se agirmos em tudo de tal maneira com amor, reverência e temor, com as nossas atitudes provaremos que somos seus verdadeiros amigos.
Sendo assim, alguns dos Judeus disseram que Jesus podia fazer com que Lázaro não morresse, pois ele havia aberto os olhos de um cego.
Dado isso, feliz é aquele(a) que já entendeu, e também creu em tudo o que Jesus pode fazer.
E você, também já tem a dimensão acerca de tudo o que Jesus pode fazer em sua vida?
Então, tão somente creia nele, pois foi Ele mesmo quem disse:
Tudo, é possível ao que crê (Marcos 9.23).
2º) - ATITUDES DAS QUAIS MOVEM À JESUS CRISTO À NOSSO RESPEITO.
Portanto, Jesus Cristo se move e se comove (interiormente falando) através das nossas atitudes para nos abençoar, mas também as nossas atitudes podem o mover e o deixar irado, como está escrito:
Cova profunda, é a boca das mulheres estranhas; aquele contra quem o Senhor se irá cairá nela, (Provérbios 22.14).
Portanto, é o próprio Deus que permite o homem cair em adultério através de uma mulher sedutora, sendo que a única maneira de escapar dessa mulher, é andar no temor do Senhor todos os dias, a fim de termos um final bom, pois não será malograda a nossa esperança (Provérbios 23.17,18).
Assim sendo, as características da mulher estranha, ou aquela que não é a sua esposa são estas:
1º) - Ela lisonjeia com suas palavras;
2º) - Seus lábios destilam mel (é uma mulher labiosa, manhosa, astuciosa, que usa os seus lábios com um jeito astuto de persuadir);
3º) - O seu paladar, é mais macio do que o azeite, (usa seus lábios para seduzir, enganar e destruir famílias);
4º) - Mas o seu fim , é amargoso como o absinto;
5º) - Agudo como espada de dois fios;
6º) - Os seus pés descem à morte;
7º) - os seus passos firmam-se no inferno (Provérbios 5.3-5)
Aquele que for bom diante de Deus, fugirá dela, pois a mulher lisonjeira, e estranha, somente vai firmar os seus passos no inferno com aqueles que estão com ela (Provérbios 6.24; 7.25; Eclesiastes 7.26).
Assim sendo, nossas atitudes têm deixado Jesus Cristo irado, como os negociantes da casa de seu Pai, ou deixado Ele alegre conosco?
Diante do exposto, vejamos um exemplo a esse respeito:
E estava próxima a Páscoa dos Judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo (como Jesus Cristo te achou, e como Ele te vê agora?) os que vendiam (está cheio de comerciantes na obra de Deus) bois e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados (a igreja de Jesus Cristo está cheia de negociantes cuidando dos bichos que existem dentro deles, os quais se encontram assentados, despreocupados, pois apenas visam lucros com os bichos e o dinheiro que arrecadam, pois hoje são templos de Deus, ou deveriam ser).
E, tendo feito (Jesus Cristo) um azorrague de cordeis (o Jesus do chicote entrando em ação), lançou todos fora do tempo (solução eficaz para essa bicharada, e esses cambistas do evangelho santo do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, disfarçados de templos e servos de Deus, como a mulher de Jeriboão), bem como os bois e ovelhas; e espalhou (perderam tudo) o dinheiro dos cambiadores e derrubou as mesas (da ganância, exploração e lucro dentro da casa de Deus, que deveria ser casa de oração para todos os povos, mas a transformaram em covil de ladrões).
E disse (depois de destruir todo aquele comércio dentro da casa de Deus, transformado em uma Babilônia comercial, Apocalipse 18.21-23) aos que vendiam pombos:
Tirai daqui estes e não façais da casa de meu Pai casa de vendas (João 2.13-16).
Diante do exposto, quero te fazer uma pergunta muito séria:
De acordo com Hebreus 3.6, hoje, nós os cristãos, somos a casa, o templo onde Jesus Cristo habita na terra!
Então pergunto:
Somos uma casa de oração, como ele disse que a casa de Deus seria chamada casa de oração? ou uma casa que abriga tantas outras coisas, até muitas coisas que não lhe agrada?
Responda para você mesmo.
Outra pergunta que te faço:
Somos uma casa cheia dos frutos do Espírito Santo? como:
Caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Ou uma casa cheia de ódio, murmuração, ira, revolta, contendas, desonestidade, adultério, maldade, etc..? (Gálatas 5.22).
Assim sendo, ao invés de ficarmos analisando a vida dos outros, devemos analisar a nós mesmos, para não cairmos no erro de querer salvar somente os outros, e não a nós mesmos, pois a astúcia de Satanás é deixar o cristão com a boca travada dentro da casa de Deus, sem dar um amém, um aleluia, um glória a Deus, mas destravar depois do culto para falar mal dos irmãos, do pastor (que é o anjo da igreja), murmurar bastante, fazer muita chocarrice, contando muitas piadas, até piadas torpes, como em determinada igreja, ao terminar o culto de domingo, todos os jovens se reuniam no pátio para ouvir um irmão muito engraçado, ele os atraía com as muitas piadas que contava, pois se tornou especialista em piadas de tanto assistir programas de chocarrices, porém, quando ele e aquele grupo de jovens alegres na carne estavam dentro da casa de Deus, ficavam com a boca fechada, não dando nem um glória à Deus, nem mesmo dizendo um amém.
Portanto, sempre devemos analisar a nós mesmos para sabermos como estamos nos comportando com a nossa família, com a nossa igreja, com o nosso Pastor, com os nossos irmãos, e por fim com a sociedade onde estamos vivendo, os quais estão nos observando vinte quatro horas por sermos uma carta conhecida e lida por todos os homens, e principalmente com Jesus Cristo que também nos observa vinte e quatro horas (2 Coríntios 3.,2,3) como diz a Bíblia Sagrada, começando com a nossa família, que diz:
Andarei em minha casa com um coração sincero.
Não porei coisas más diante de meus olhos (como filmes violentos, pornografia, ocultismo, e nada que me induz ao pecado, ao mal);
aborreço as ações daqueles que se desviam (para a mentira, as drogas, os vícios de um modo geral, a infidelidade sexual, as falcatruas, a desonestidade de um modo geral); nada se me pegará (a não ser aquilo que é bom).
Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mal (na verdade quero distância daqueles que praticam a perversidade, e tudo aquilo que é mal não quero ter conhecimento).
Aqueles que difamam (fala mal) o seu próximo às escondidas, eu os destruirei (pois não quero ser destruído com eles, pois não tenho essa deformidade na formação de meu caráter); aquele que tem o olhar altivo (orgulhoso, soberbo) e coração soberbo, não o suportarei.
Os meus olhos procurarão os fieis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
Portanto, quero ser fiel para sempre, ter Deus em minha vida, pois quero sempre servir a ele da melhor maneira possível, e para isso acontecer sempre preciso andar em um caminho de retidão em todos os seus sentidos.
O que usa de engano não estará firme dentro da minha casa (o que existe de cristãos sem firmeza com as coisas de Deus, os quais só vivem de enganos, mas sendo eles mesmos enganados);
O que profere mentiras (o que existe de pessoas, e falsos cristãos, e ainda falsos ministros do evangelho mentirosos),
mas estes nunca vão estar firmes aos olhos de Deus.
Pela manhã (começando o dia), destruirei todos os ímpios da terra, (nada para eles dá certo), para desarraigar da cidade do Senhor (a sua igreja na terra), todos os que praticam a iniquidade (Salmos 101.2-8).
Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons (Provérbios 15.3).
E não há criatura alguma encoberta diante dele, antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar (Hebreus 4.13).
Portanto, Jesus Cristo, ao ouvir o que Ele poderia fazer, mais uma vez moveu-se em si mesmo, foi ao sepulcro; era uma caverna, tinha uma pedra posta sobre ela.
Dessa maneira, aprendemos aqui que para Jesus ressuscitar a Lázaro havia muitos obstáculos a serem vencidos como:
Uma caverna fechada com uma pedra, e ainda com um morto dentro.
Assim sendo, talvez a sua vida simbolize essa caverna fechada, com a pedra da dúvida, e da incredulidade, pois dentro de você tudo morreu, inclusive a sua esperança, mas Jesus Cristo está vivo e poderoso para te ressuscitar!
Diante disso, Jesus disse para tirar a pedra, porém Marta, irmã do defunto, disse para Jesus que ele já cheirava mal pois já havia morrido há quatro dias, mas para Jesus isso não é nada.
Portanto, um coisa é certa, se alguém está vivendo em delitos e pecado, saiba que espiritualmente você além de se encontrar morto, ainda se encontra podre e cheirando mal, espiritualmente falando, mais do que Lázaro, mas Jesus Cristo é poderoso para te ressuscitar, como me ressuscitou da podridão, e da lama do pecado (Salmos 40.1-3).
Assim sendo, Jesus Cristo apenas respondeu para Marta que se ela cresse, veria a glória de Deus.
À vista disso, você precisa fazer apenas uma coisa para ver a glória de Deus em sua vida: crê!
Dessa maneira, quando tiraram a pedra, em seguida viram o milagre acontecer:
Em consequência disso, Lázaro saiu vivo e são para fora do sepulcro, levando muitos a acreditarem em Jesus Cristo.
Diante do exposto, uma coisa é certa:
Jesus Cristo continua fazendo grandes milagres, para que você venha a crer, ser salvo, e finalmente ir morar no céu com Ele (João 11.1-46).
Palavras Finais: Assim, como já foi dito, tudo é possível ao que crer.
Pergunto: Você crê que Jesus Cristo pode fazer tudo o que é impossível, tudo o que o homem não pode fazer em sua vida?
Então somente creia, e a partir de hoje a sua vida vai ser repleta de milagres impossíveis, para o nome do Senhor Jesus Cristo ser conhecido, e o santo nome de Deus o nosso criador ser glorificado em sua vida!
Assim sendo, leia por gentileza 1 Coríntios 10.31 pois após você ler esse versículo, nunca mais você irá fazer alguma coisa em sua vida para você mesmo aparecer, ou para promover a sua própria glória.
Pastor João Augusto Viana Neto.


Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.