O FIM DOS SERES HUMANOS AQUI NA TERRA E TAMBÉM NA ETERNIDADE

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

O FIM  DOS SERES HUMANOS AQUI NA TERRA E TAMBÉM NA ETERNIDADE



COMEÇO: Conforme aprendemos pela Bíblia Sagrada, assim está escrito a respeito da morte (fisicamente falando) dos seres humanos e dos animais:


Disse eu no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o intento, e para toda obra (sejam obras boas, ou más-Grifo).


Disse eu no meu coração: É por causa dos filhos dos homens, para que Deus possa prová-los, e que eles possam ver que em si  mesmos são como os animais (fisicamente falando),


Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede: Como morre um, assim  morre o outro, todos têm o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.


Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão (Eclesiastes 3.17-29).


Portanto, nesse texto, Salomão analisou o fim da vida física de homens e animais, os quais irão retornar ao pó, mas no final da vida ele entendeu que existe uma diferença entre os animais e os seres humanos, os quais além de um corpo físico, possuem ainda um espírito (o que os animais não tem) dizendo:


E o pó (corpo físico, de seres humanos e animais) volte à terra, como era, e o espírito (apenas dos seres humanos) volte à Deus, que o deu (Eclesiastes 12.7).

Assim sendo, no aspecto dos seres humanos terem além do corpo físico, como os animais também tem, eles ainda têm dentro deles um espírito, que os animais não tem.


Considerando isso, em toda a criação terrena de Deus, apenas os seres humanos foram criados com espírito, alma e corpo (1 Tessalonicenses 5.23)


1º) - FINAL  E FINAIS


Diante do exposto, apenas os animais, pássaros, répteis, peixes, e todos os demais seres vivos (que não possuem espírito e alma) foram criados por Deus para apenas existirem aqui na terra; enquanto os seres humanos foram criados para existirem aqui na terra e continuarem existindo na eternidade.


Portanto, a vida  terrena é como um vento que passa e não volta mais (Salmos 78.39), pois fisicamente falando somos pó (Salmos.103 14).


Assim sendo, nossa vida aqui na terra está limitada a um corpo de carne, que a Bíblia Sagrada faz a seguinte comparação:


Toda carne é erva, e toda a sua beleza, como as flores do campo.


Seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor.


Na verdade, o povo é erva.


Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente (Isaías 40.9b-8).


Levando isso em conta, conforme a Bíblia Sagrada, apenas duas coisas que existem aqui na terra vão permanecer para sempre no céu, conforme está escrito:

Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu (Salmos 119.89).


Passará o céu, e a terra, mas as minhas palavras não passarão (Marcos 13.31).


O céu, e a terra passarão, mas as minhas as minhas palavras não hão de passar (Mateus 24.35).


Em vista disso, o verbo passar no grego é Parerchomai indicando a mudança de uma condição para outra, ou de um estado para outro, o que jamais irá acontecer com a palavra de Deus.


Assim sendo, em relação ao ser humano, sempre vai existir uma mudança (enquanto ele está vivo na carne) através do arrependimento de seus pecados, quando acontece em sua vida uma metanoia que no grego significa uma mudança de mente, de caráter, de direção em sua vida, operando dentro dele uma mudança moral e espiritual através do novo nascimento, quando as coisas velhas pecaminosas em sua vida deixam de existir, para dar lugar às coisas novas, ou a viver em novidade de vida, tanto moral quanto espiritual (2 Coríntios 5.17)


Portanto, uma outra coisa que existe aqui na terra, a qual vai permanecer para sempre ou continuar existindo após a morte física, é o que a Bíblia Sagrada diz:


E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre (1 João 2.17).


Considerando o que acabamos de aprender pela santa palavra de Deus, existem apenas duas coisas aqui da terra que vão permanecer para sempre, ou seja:


1º) - A Santa palavra de Deus;

 2º) - Aquele(a) que faz a vontade de Deus.


Dessa maneira, por incrível que pareça, são poucos os que querem conhecer a santa palavra de Deus, e muito menos ainda os que querem fazer a sua vontade.


2º) - OS FINAIS DOS SERES HUMANOS NA ETERNIDADE.


Portanto, conforme todos nós sabemos, o final da nossa vida aqui na terra ocorre com a nossa morte física, e o mais interessante é que nenhum ser vivo sabe acerca do tempo em que vai viver aqui na terra, pois a morte ocorre a qualquer momento da nossa vida.


Assim sendo, quero a partir de agora, compartilhar com você uma das coisas que considero uma das mais importantes em nossa vida, ou seja: Onde iremos passar a eternidade?


Levando isso em conta, duas coisas são muito comuns aos seres humanos: Quando alguém morre, a maioria das pessoas dão um adeus, que não significa apenas uma separação física, mas uma incerteza do que virá a seguir com aquela pessoa que morreu.


Considerando isso, se a pessoa tem esperança de salvação e vida eterna com Jesus Cristo, o correto é a pessoa dizer ‘até breve’, pois iremos novamente nos encontrar.


Outra coisa comum na maioria das pessoas é esta: Você sabe para onde vai após a morte? A maioria das pessoas responde: Deus é quem sabe.


Considerando isso, se existe uma coisa que o criador deixou exclusivamente para cada ser humano individualmente resolver, é exatamente a respeito de onde ele irá passar a eternidade, após a sua vida na terra.


Assim sendo, isso é tão verdade que ao criar o ser humano, os criou com  livre arbítrio, que o capacita a fazer suas próprias escolhas. 


Portanto, cabe a cada ser humano (individualmente falando) refletir onde vai passar a eternidade, pois está escrito na Bíblia Sagrada que cada um de nós (e não Deus) dará conta de si mesmo a Deus, e não diz que Deus dará conta de cada um de nós (Romanos  14.12), e no mais, tudo o que Deus podia fazer para nos salvar do pecado, nos perdoar, e nos dar a vida eterna, ele já fez enviando seu Filho Jesus Cristo para morrer pregado em uma cruz, apenas para nos salvar.


Levando isso em conta, o ser humano não tem a possibilidade de fazer nada pela sua salvação, mas Deus já fez tudo por nós através de Jesus Cristo.


Considerando tudo o que Deus fez para nos salvar do pecado e nos dar vida eterna, o que estamos fazendo com a pessoa de Jesus Cristo; amando-o ou rejeitando?


Dado isso, Ele mesmo nos falou a respeito da prova do nosso verdadeiro amor a Ele dizendo:


Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.


Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.


Tenho-vos dito isto, estando convosco (João 14.23-25).


Levando isso em conta, existe um verdadeiro ditado que diz:


“Não ter tempo para Deus, é viver perdendo tempo nesse mundo”, pois se você não tira um minuto da sua vida para falar com Deus em oração, e não dá a Ele mais um minuto da sua vida para Ele falar com você através da sua palavra, como você pode dizer que realmente ama a Jesus Cristo?


Portanto, Ele mesmo acabou de te dizer através da sua palavra que você não ama a Ele, e assim nem Ele nem o Pai podem fazer morada.


Dado isso, com a ausência de Jesus Cristo e Deus Pai em sua vida, você pode ter salvação, se não existe outro para te salvar?


Sendo assim, a maior preocupação que devemos ter em nossa vida é com a salvação eterna da nossa alma, pois podemos morrer a qualquer  momento, e onde iremos passar a eternidade, se antes não formos salvos por Jesus Cristo, nos arrependendo de todos os nossos pecados e aceitando a Ele como nosso salvador? pois não se trata de uma religião, de uma filosofia, de uma ideologia, ou da nossa maneira de viver, mas de uma pessoa que morreu na cruz para nos dar a salvação.


Finalmente, as palavras do Apóstolo Pedro irá nos trazer uma grande reflexão sobre cada um de nós mesmos dizendo:


Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?


E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio, e o pecador?


Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus, encomendem-lhe a sua alma, como ao fiel Criador fazendo o bem (1 Pedro 4.17-19).


Em consequência de tudo que aprendemos pela palavra de Deus, cabe a cada um de nós fazermos a nossa própria escolha a respeito de onde vamos passar a eternidade: com Deus, ou sem Deus.


Pastor João Augusto Viana Neto.















Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)