COMPORTAMENTOS QUE NÃO VALEM A PENA SEREM IMITADOS
INÍCIO: Conforme 1 Crônicas 2,15,16, Davi foi o sétimo filho de Jessé e suas irmãs foram Zeruia e Abigail, sendo que os filhos de Zeruia foram três ao total, ou seja: Abisai, Joabe e Asael (2 Samuel 2.18).
Portanto, Abigail teve como filho Amasa, o qual foi primo de Joabe, Abisai e Asael.
Assim sendo, Joabe como sobrinho de Davi, foi comandante de seu exército, sendo um dos valentes de Davi.
Conforme Eclesiastes 9.11-18 algumas coisas que o rei Salomão observou debaixo do sol foram estas:
1 - A carreira não é dos ligeiros (v.11);
2 - A batalha e a peleja não é dos valentes;
3 - Nem tampouco dos sábios o pão;
4 - Nem ainda dos prudentes a riqueza;
5 - Nem dos inteligentes o favor;
6 - Mas o tempo e a sorte pertencem a todos;
7 O homem não conhece o seu tempo;
8 - O ser humano, é como os peixes que se pescam com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço;
9 - Assim se enlaçam os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles;
10 - Também Salomão viu debaixo do Sol sabedoria que para ele foi grande ensinamento;
11 - Havia uma pequena cidade que havia poucos homens;
12- E veio contra ela um grande rei,e a cercou, e levantou contra ela grandes tranqueiras;
13 - E vivia naquela cidade um sábio pobre;
14 - Ele livrou aquela cidade com a sua sabedoria;
15 - Mas ninguém se lembrava daquele pobre homem;
16 - Salomão chegou à conclusão que melhor é a sabedoria do que a força;
17 - Chegou ainda a conclusão que ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada e as suas palavras não foram ouvidas, entendeu que as palavras dos sábios devem em silêncio serem ouvidas, mais do que o clamor daqueles que dominam sobre os tolos, pois melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destroi muitos bens.
Portanto, até aqui aprendemos muitas coisas as quais devem ser observadas na vida, para vivermos com sabedoria, pois essas coisas são melhores do que a nossa força para resolver os problemas da nossa vida.
Sendo assim, viver com sabedoria exercitando a nossa mente é mais importante do que viver exercitando a nossa força física.
Assim sendo, pretendo comentar acerca do que mais chamou a atenção de Salomão, que a batalha e a peleja não é dos valentes.
1º) - OS FEITOS DO COMANDANTE DE DAVI, SOBRE OS QUAIS NÃO DEVEMOS IMITAR.
Isto posto, Joabe executou a ordem do rei Davi para matar Urias no campo de batalha, pois o rei pretendia tomar a esposa do soldado de seu exército (Bate Seba) para ele, o que Joabe nunca devia aceitar, mas começou a sua caminhada com o rei Davi, seu tio, de uma forma errada, obedecendo uma ordem errada do rei, sem nem mesmo questionar (2 Samuel 11.14,17).
Conforme 2 Samuel 18. 14,15, ele matou Absalão que havia usurpado o reino de seu pai, o rei Davi, desobedecendo a ordem do próprio rei que havia dito para não fazer nenhum mal ao seu filho, pois certamente pensava em resolver o problema de seu filho de outra maneira.
Assim sendo, o verdadeiro sábio e prudente primeiro pensa para depois resolver o problema, enquanto o precipitado toma atitudes sem pensar, ainda de forma errada desobedecendo a ordem do rei.
Portanto, Joabe em sua valentia e em sua ambição se tornou comandante do exército de Davi depois que derrotou os Jebuseus, que resultou na posse da cidade de Jerusalém, pois foi por meio dessa vitória que Jerusalém se tornou na cidade de Davi (1 Crônicas 11.4-9).
Assim sendo, Joabe lutou muitas batalhas e realizou muitas conquistas para o rei Davi, mas a sua falta de controle e domínio pessoal foi se tornando um grande problema para ele mesmo.
Diante do exposto, nossas grandes conquistas e ainda as nossas grandes vitórias nunca revelam nossas verdadeiras intenções, nem o nosso verdadeiro caráter.
Dado isso, a grande verdade é que você nunca deve realizar grandes conquistas sem primeiro conquistar ou controlar a si mesmo, como aconteceu ao haver uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, Abner o general de Saul se esforçava na casa de Saul, mas posteriormente decidiu transferir todo o reino de Israel para Davi (2 Samuel 3.17),
Em consequência disso, Joabe, ao que Abner tinha feito uma aliança com Davi, e transferir o reino de Saul para o rei Davi, caladamente deve ter pensado que o comandante Abner podia tomar o seu lugar no exército de Israel, mandou trazê-lo de volta, o tomou à parte e o feriu, vindo a morrer.
Dessa maneira Joabe, segundo as palavras do rei Davi, juntamente com seu irmão Abisai, mataram Abner, por ter morto Asael, seu irmão, na batalha de Gibeão, e com esse feito hediondo Joabe e seu irmão vingaram a morte de Asael, seu irmão, além das outras intenções de Joabe (VS.30).
Assim sendo, todos nós devemos ter muito cuidado com nossas palavras e com as nossas atitudes pois elas revelam o nosso verdadeiro caráter e também a verdadeira intenção do nosso coração.
Portanto Abner voltou para Hebrom a pedido de Joabe, o mesmo que, por causa do sangue de Asael seu irmão, Abner havia se obrigado a matá-lo na guerra pois Asael estava perseguindo ele, apesar de Abner pedir para ele parar de persegui-lo pois não queria feri-lo, Joabe posteriormente tomando-o à parte o levou a entrada da porta para lhe falar em segredo e o matou vingando o sangue de Asael seu irmão, por ser também um homem vingativo (2 Samuel 2.18-23; 3.26.27).
Considerando isso, a Bíblia nos ensina em levítico 19.18 a nunca se vingar, nem guardar ira, mas amar o próximo como a si mesmo, e ainda nunca pagar com o mal que alguém que o mal nos fez, mas esperar que Deus vai nos dar a vitória (Provérbios 20.22) pois é Deus que vem com a vingança (Isaías 35.3,4).
Assim sendo, quando Davi estava sendo perseguido pelo rei Saul somente por inveja querendo matá-lo, certo dia Deus colocou Saul nas mãos de Davi dentro de uma caverna e alguns disseram para matá-lo, porém Davi o poupou porque disse consigo mesmo: Não estenderei a minha mão contra o meu Senhor, pois é o ungido do Senhor, mas disse para o rei: Julgue o Senhor entre mim e ti e vingue-me o Senhor de ti; porém a minha mão não será contra ti (2 Samuel 24.10,11).
Determinado obreiro sofreu muito em um campo de trabalho fazendo mais de 400 quilômetros de bicicleta por mês atendendo os cultos no interior.
levando isso em conta, foi muito perseguido certamente por inveja do seu trabalho.
Assim sendo, ao mudar para outro campo de trabalho, aquele líder enviou-lhe uma carta pedindo perdão, pois havia difamado ele na convenção.
Sendo assim, quando aquele obreiro recebeu aquela carta e leu, logo em seguida a queimou para nunca ser tentado a tocar no ungido de Deus, pois ele podia enviar a carta para a convenção e esclarecer os fatos verdadeiros, e na verdade naquela cidade morava a mãe daquele líder e esse obreiro ainda levava com a sua esposa todo mês a santa ceia, para aquela mãe que se encontrava no leito de enfermidade, e ainda foi cuidar de uma congregação ajudando seu filho, sua nora e seu neto, pagando todo mal através do bem que seu líder lhe havia feito por inveja.
Em consequência disso, todos nós devemos ter muito cuidado como devemos agir com o nosso próximo pois Deus disse em sua palavra que a Ele pertence a vingança e também a recompensa, no tempo que resvalar o nosso pé; porque o dia da ruína de uma pessoa está próximo, e as coisas que lhe hão de suceder se apressam a chegar (Deuteronômio 32.35).
Conforme as palavras do próprio rei Davi, Joabe matou Abner sem nenhum motivo, e no final do enterro de Abner disse que estava muito fraco, e que esses homens filhos de Zeruia, sua irmã, eram mais duros, mais do que ele, mas o Senhor haveria de pagar aos malfeitores, conforme a sua maldade (2 Samuel 3.19)
De acordo com o vs.29 quando Davi soube da maldade que o comandante Joabe havia feito disse:
Inocentes somos eu e o meu reino para com o Senhor, para sempre, do sangue de Abner, filho de Ner.
Caia sobre a cabeça de Joabe e sobre toda a casa de seu pai, e nunca falte dos descendentes de Joabe quem tenha fluxo, nem quem seja leproso, nem quem se atenha ao bordão, nem quem caia à espada, nem quem necessite de pão.
Assim sendo, em conformidade a tudo que até aqui aprendemos, tudo que semearmos nessa vida, iremos também colher no tempo certo.
2º) - ATITUDES HUMANAS QUE NUNCA DEVEMOS IMITAR.
Em concordância ao que já foi visto até aqui, com as atitudes de Joabe, aprendemos que ele era tão afoito, ousado, corajoso, destemido que com a sua ousadia chegou ao ponto de não obedecer, nem respeitar o próprio rei Davi que além de ser seu rei, era seu tio.
Assim sendo, mesmo sendo comandante do exército do rei, veio a alcançar muitas vitórias mas também veio a se exaltar, não se sujeitando a mais ninguém, nem ao próprio rei.
Portanto, tenhamos muito cuidado com a exaltação a ponto de desobedecer e querer corrigir ao próprio rei com ameaças como por exemplo desobedeceu a ordem do rei Davi de poupar a vida de Absalão golpeando o filho do rei Davi com três dardos, ainda que um homem havia dito a ele que conforme a ordem do rei, era para guardar de tocar na vida de seu filho Absalão, mas Joabe respondeu para o homem dizendo:
Não demorarei mais contigo, tomou três dardos e traspassou o coração de Absalão que se encontrava pendurado pelo cabelo em uma árvore (2 Samuel 18.9-17).
Assim sendo, quando o rei Davi soube que seu filho Absalão havia sido morto, começou copiosamente a chorar e lastimar por Absalão e Joabe ao saber foi repreender o rei Davi e ainda o ordenou a levantar e confortar o povo, jurando pelo Senhor que se o rei não fizesse o que ele havia ordenado não ficaria um só homem com o rei aquela noite, e ainda maior lhe seria o mal do que todo o mal que teria vindo sobre o rei desde a sua mocidade até agora, e mediante aquela ameaça o rei se levantou e foi fazer o que Joabe o ordenava fazer, atitude que Deus nunca aprovaria: um servo dando ordem em seu Senhor (2 Samuel 19.1-8).
Sendo assim, vimos o quanto Joabe ficou exaltado, chegando ao ponto de desobedecer, matando o filho do rei Absalão, dando ordens e ameaçando o próprio rei.
Em concordância com todas as suas atitudes, podemos ver que o comandante Joabe do exército de Davi, apesar de ser uma pessoa violenta, vingativa sem misericórdia, ainda era desequilibrada, desobediente e exaltada, transformando em um grande problema para o rei Davi pois além do assassinato de Abner ainda matou o seu próprio primo Amasa e sua traição foi semelhante a de Judas Iscariotes acompanhada de um beijo, chamando seu primo de irmão para um canto, e com a mão direita pegou a barba de Amasa para beijá-lo, porem Amasa não reparou no punhal que estava na mão de Joabe de modo que este o feriu na barriga, suas entranhas se derramaram no chão e ele morreu com um só golpe.
Então Joabe e seu irmão Abisai perseguiram Sebá que estava armando um levante contra o rei Davi (2 Samuel 20.4-11).
Em vista disso, Joabe apesar de seus grandes feitos servindo a Davi fielmente por quatro décadas, se uniu ao filho do rei Adonias quando o rei se encontrava no leito de morte para proclamá-lo como rei no lugar de Salomão sem ter sequer uma ordem do rei, onde podemos ver que nessa altura Joabe já se encontrava com o seu caráter e com as suas emoções totalmente arruinadas em relação ao rei Davi.
Em vista disso, uma coisa é certa: Com o nosso caráter e com a nossa mente arruinada, devido nossas atitudes erradas nunca iremos servir ao rei Jesus Cristo, pois Ele é santo e por isso a Bíblia nos ordena dizendo:
Tenham cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto te salvarás, tanto a ti como os que te ouvem (1 Timóteo 4.16)
Assim sendo, com essa ação e outras decisões precipitadas finalmente levou o rei Davi ao limite da tolerância com Joabe, e antes de morrer deu ordens ao seu filho o rei Salomão que garantisse a morte de Joabe seu primo, a qual por ordem do rei Salomão Benaia o executou, enquanto Joabe se encontrava agarrado às pontas do altar na esperança de obter clemência, mas nunca se arrependeu de seus feitos malignos nem pediu misericórdia e perdão para Deus de seus pecados, pensando que apenas pegando nas pontas do altar era suficiente para alcançar a misericórdia de Deus (1 Reis 2.5-6.28-34) e os conselhos do rei Davi foram o seguinte:
E também tu sabes o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez aos dois chefes do exército de Israel, a Abner filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, os quais matou, e em paz derramou o sangue de guerra, e pôs o sangue de guerra no seu cinto que tinha nos lombos e nos seus sapatos que trazia nos pés.
E veio a fama até Joabe (porque Joabe se tinha desviado seguindo a Adonias, ainda que não tivesse desviado seguindo a Absalão), e Joabe fugiu para o tabernáculo do Senhor e tocou nas pontas do altar.
E disseram ao rei Salomão que Joabe tinha fugido para o tabernáculo do Senhor; e eis que estaria junto ao altar; então, enviou Salomão Benaia, filho de Joiada, dizendo: Vai, dá sobre ele.
E veio Benaia ao tabernáculo do Senhor e lhe disse:
Assim diz o rei: Sai dai. E disse a ele: Não, porém aqui morrerei. E Benai tornou com a resposta ao rei, dizendo: Assim falou Joabe e assim me respondeu.
E disse-lhe o rei: Faze como ele disse, e dá sobre ele,e sepulta-o, para que tires de mim e da casa de meu pai o sangue que Joabe sem causa derramou.
Assim o Senhor fará recair o sangue dele sobre a sua cabeça, porque deu sobre dois homens mais justos e melhores do que ele e os matou à espada, sem que Davi meu pai viesse a saber: A Abner, filho de Ner, chefe do exército em Israel e Amasa, filho de Jeter, chefe do exército em Judá.
Assim, recairá o sangue destes sobre a cabeça de Joabe e à sua semente, e à sua casa, e ao seu trono dará o Senhor paz para todo o sempre.
E subiu Benaia, filho de Joiada, e deu sobre ele, e o matou; e foi sepultado em sua casa, no deserto.
Portanto, esses procedimentos de Joabe, ainda tiveram o motivo de não perder o seu cargo de comandante do exército de Israel e muito menos ser substituído por outro no caso de Amasa.
CONCLUSÃO: Assim sendo, somente Deus conhece a verdadeira intenção do coração do homem, os quais vão se revelando na medida que vão assumindo poder de liderança.
Ainda hoje, não são poucos os pastores que preferem ver a igreja de Jesus Cristo ficar totalmente destruída devido suas atitudes erradas, do que descer do seu pedestal de liderança, pois em sua cabeça passou a crer que será vitalício e eterno em seu cargo.
Outros, à semelhança de Joabe, se colocam acima do rei querendo assumir a liderança do reino.
Dessa maneira, também não são poucos os que ficam tão inchados e exaltados em seu orgulho chegando ao ponto de dar ordens no pastor exigindo que eles o obedeçam.
Conforme Charles Haddon Spurgeon “Joabe fugiu para a tenda sagrada do Senhor e se agarrou às pontas do altar {...} e claro que ele não teria o direito de entrar no santo lugar, e segurar as pontas do altar, mas sendo levado ao desespero, não sabia o que fazer {...} Joabe não sabia para onde fugir, exceto para as pontas do altar do qual ele raramente havia se aproximado antes”.
Portanto, com essa atitude de Joabe, aprendemos que o altar hoje representa a nossa própria vida a qual devemos continuamente apresentar a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional (Romanos 12.1), o que Joabe, e hoje muitos cristãos nunca se importaram em fazer, e na hora do aperto, hoje correm para igreja achando que vão se escapar das consequências funestas de seus atos malignos.
Assim sendo, muitos à semelhança de Joabe, durante sua vida, nunca se importam em servir a Deus, amando-o sobre todas as coisas, na verdade nunca procuram temer a Deus e guardar os seus mandamentos mas pelo contrário, Joabe sempre foi um homem rude, vingativo, sem misericórdia, se importando apenas com a guerra mas nunca com Deus, com o tabernáculo, com os sacerdotes ou com o altar, mas quando se encontrava em aperto fugiu para buscar socorro naquilo que sempre havia evitado, procurando fazer daquilo que sempre negligenciou ser o seu refúgio.
Atualmente, também não são poucos que passam a sua vida se preocupando com tantas coisas deste mundo, mas não tiram nenhum momento para servir e conhecer a Deus melhor e finalmente vem a descobrir que tudo quanto ajuntou, não vai mais lhe servir para nada, pois o único lugar nesse mundo que não se pode levar o que se adquiriu aqui é para o caixão.
Dessa maneira, segurar nas pontas de um altar que hoje pode simbolizar uma religião, uma ideologia, um partido, ou uma filosofia, de nada vai adiantar para te dar salvação eterna no dia da morte, pois o único que pode te livrar da condenação eterna, perdoando todos os seus pecados é Jesus Cristo a quem diariamente você deve buscar e se apegar.
Assim sendo, como Joabe não encontrou nenhum benefício, nem livramento para sua vida colocando suas mãos nas pontas do altar da casa de Deus, da mesma forma somente o fato de você, na hora do aperto correr para a igreja pedindo oração, isso não será suficiente para você alcançar o seu livramento e a sua salvação eterna, pois se você não reconhecer e também não se arrepender de seus pecados, aceitando a Jesus Cristo o Filho de Deus, como seu único salvador, você não será salvo. Saiba que Deus também preparou um altar de perdão e salvação para todos nós através da pessoa de seu Filho a fim de que todos os que se agarrarem a Ele, nunca vão perecer pelos seus pecados no inferno eterno, mas encontrarão neste altar abrigo seguro e salvação eterna.
Pastor João Augusto Viana Neto.


Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.