AS REALIDADES OU VERDADES ABSOLUTAS DA VIDA

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0


 AS REALIDADES OU VERDADES ABSOLUTAS DA VIDA


COMEÇO: Conforme sua definição, realidades, ou verdades absolutas é tudo aquilo que não pode ser alterado ou modificado independente de circunstâncias ou de opiniões.


Portanto, no sentido Bíblico a realidade fundamental, ou verdades absolutas da nossa própria existência são aquelas que transcendem a percepção de cada um como podemos citar o dia da nossa morte, ou momentos tristes ou felizes vividos.


1º) - O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA HUMANA.


Portanto, quando paramos para pensar no verdadeiro sentido da nossa vida neste mundo, nada do que diz respeito a nossa existência se encerra dentro de um cemitério, pois conforme a Bíblia Sagrada, ao criar o ser humano (Eclesiastes 3,11), Deus colocou a eternidade dentro dele ou em seu coração (mente),  referindo a um, sendo de permanência de cada ser humano possuir um desejo que vai além da nossa existência humana terrena, ainda que o ser humano não consegue entender por completo os propósitos de Deus para sua vida aqui na terra, pois a vida do ser humano não está limitada apenas nesta existência terrena, mas prossegue por toda a eternidade após a morte física.


Assim sendo, viver na terra com sabedoria é viver com os pés no chão mas com a mente na eternidade, pois cada ser humano na terra possui dupla existência ou seja: física e temporal; outra espiritual e eterna.


Dessa maneira, com a nossa mente vislumbramos a existência de tudo que pode ser visto através dos nossos olhos físicos, mas também através da nossa mente, vislumbramos tudo que não pode ser visto pelos nossos olhos físicos, mas que podem ser entendidos pela fé, os quais são os nossos olhos espirituais.


Portanto andamos neste mundo através dos nossos olhos físicos vendo o que Deus criou, mas também somente podemos andar com Deus através dos nossos olhos da fé, que não pode ver as coisas invisíveis que Deus criou pelos olhos da vista fisica (2 Coríntios 5.7).


Dado isso, um grande exemplo é o profeta Eliseu, que quando estava em Dotã, o rei da Síria enviou um exército de soldados a cavalo para prendê-lo, os quais, ao serem vistos pelo servo do profeta Eliseu, ficou muito assustado em ver a cidade cercada pelo exército do rei da Síria e disse Eliseu: Ai, meu senhor, o que faremos agora? O profeta lhe respondeu: Não tenha medo, pois do nosso lado há muito mais do que do lado deles! Então  orou ao Senhor e pediu: Abre os olhos dele, para que veja. Assim o Senhor abriu os olhos daquele servo, e ele viu as colinas ao redor do profeta Eliseu cheias de cavalos e carruagem de fogo (2 Reis 6.8-17).


Assim sendo, aqui vimos um episódio que somente podia ser visto com os olhos espirituais.


Sendo assim, o escritor de Hebreus definiu o que significa andar com Deus na terra e ver as coisas espirituais de Deus da seguinte maneira:


A fé nos mostra a realidade daquilo que nós esperamos; ela nos dá a convicção  de coisas que não vemos.


Pela fé, entendemos que todo o universo foi formado pela palavra de Deus; assim, o que se vê originou-se daquilo que não se vê (Hebreus 11.1,3 -Nova Versão Tranformadora).


Em concordância com o que foi dito, entendemos claramente que as coisas visíveis que Deus criou se veem com os olhos físicos, humanos, e as coisas invisíveis que Deus criou se entendem pelos olhos da fé através da nossa mente, que apenas entende mas não vê.


Dessa  maneira, até muitas coisas que estão escritas na Bíblia Sagrada são apenas para crer e não para entender.


Assim sendo, a vida de cada ser humano na terra, o qual possui dupla existência ou seja: Física e espiritual, deve ser pautada em ver e entender aquilo que é visível, mas também crer e entender aquilo que é invisível, e isso acontece pela fé.


Sendo assim, devemos atentar mais para o que não se pode ver, pois aquilo que é visto é apenas temporal, e aquilo que não é visto é eterno.


Isto posto, a Nova Versão Transformadora traduziu assim esses versículos dizendo:


Por isso, nunca desistimos. Ainda que nosso exterior esteja  morrendo (se referindo ao corpo físico), nosso interior (se referindo a nosso ser interior o qual é constituído de espírito e alma - 1 Tessalonicenses 5,23) está sendo renovado a cada dia (nos fazendo entender que enquanto nosso corpo físico está se deteriorando a cada dia, nosso ser interior está renovando também a cada dia, nos mostrando que em nossa dupla existência o físico vai morrendo por causa do pecado - Romanos 5.12, mas o nosso homem interior vai renovando cada dia por causa da graça de Deus).


Pois estas pequenas e momentâneas aflições (que existem tanto em nosso corpo físico, no espírito e na alma) que agora enfrentamos, produzem para nós uma glória que pesa mais que todas as angústias e durará para sempre.


Portanto não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver.


Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre (2 Coríntios 4.16-18).


Desse jeito, aprendemos até aqui que as realidades ou as verdades absolutas da existência humana não são as coisas que existem para nós momentaneamente e passageiras, mas as coisas eternas e permanentes, pois fisicamente existimos dentro de um mundo físico, temporal e passageiro, com início e fim, mas também iremos continuar existindo depois da morte física para sempre dentro de um mundo espiritual e eterno pois a nossa existência, a qual terá fim, é apenas a física, e se tratando da mesma, ela vai continuar para sempre na eternidade após a nossa morte física, e cabe a cada um de nós escolher onde iremos passar a eternidade, pois Deus ao nos criar, nos concedeu o livre arbítrio e também a vontade própria, nos capacitando a fazer nossa escolha onde iremos passar a eternidade.


Considerando isso, cada um de nós como já foi visto, deve atentar mais para a vida eterna, que tem início após a nossa morte física do que atentar pela vida física que termina com a morte.


Assim sendo, ao analisar a maneira de viver da maioria dos seres humanos, existe um grande cuidado e uma preocupação com a vida física e para muitos nenhum cuidado ou preocupação com a vida eterna.


Isso fica evidente sobre a nossa maneira de nos preparar antes para tudo o que iremos fazer e não preparar para morrer e entrar na eternidade, ou na existência eterna.


CONCLUSÃO: Portanto, nossa vida aqui na terra é composta de muitas realidades e verdades absolutas, as quais não podem ser modificadas.


Dessa maneira todos nós devemos viver neste mundo com sabedoria, pois algumas coisas que não podemos modificar é não colher o que semeamos; ainda não envelhecer e morrer; viver sem deixar de pensar e decidir; viver sem  deixar de lembrar, e fazer o tempo que passou voltar a ser; significa ainda a não deixar de existir eternamente; ou permanecer eternamente na presença de Deus, se fizermos a sua vontade aqui na terra (1 João 2.17); também significa saber que a palavra de Deus permanece para sempre no céu e não pode ser modificada (salmos 119.89), ainda saber que Deus não pode mentir (Tito 1.2)  e Jesus Cristo sendo a verdade absoluta nunca pode mudar (João 14.6; Hebreus 13.8) e finalmente as obras que pessoas salvas fizeram para Jesus Cristo aqui na terra irão acompanhar ele por toda a eternidade (Apocalipse 14.13) dentre tantas outras coisas etc.


Pastor João Augusto Viana Neto.


Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)