AS PESSOAS QUE FORAM JUSTIFICADAS E AS QUE NÃO FORAM JUSTIFICADAS
INTRODUÇÃO: Assim sendo, o ato de justificação refere-se ao ato de tornar alguém justo, aceitável, correto, e em seu contexto bíblico, significa que Deus declarou alguém justo e sem culpa, através do sacrifício de Jesus Cristo realizado na cruz do calvário, o qual se tornou responsável por todos os nossos pecados, levando sobre si toda a nossa culpa, e através do seu sacrifício na cruz ele sofreu, foi punido e castigado por todos os pecados da humanidade, pagando a dívida espiritual que cada pessoa tinha com Deus, e se tornou no cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1.29) e ainda se tornou na propiciação dos nossos pecados, mas não somente pelos nossos, mas pelos pecados do mundo inteiro (1 João 2.2), realizando através do seu sacrifício a nossa reconciliação com Deus.
1º) - ONDE DEUS SE FEZ PRESENTE PARA RECONCILIAR CONSIGO MESMO O MUNDO DE PECADORES?
Considerando isso, a Bíblia Sagrada diz que a humanidade vivia separada de Deus apenas por dois motivos:
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça (Isaías 59.1,2).
Portanto, as iniquidades e os pecados da humanidade separam os seres humanos de Deus, encolhem suas mãos para não salvá-los, fecham seus ouvidos para não ouvi-los, e encobre o rosto de Deus para não vê-los.
Levando isso em conta, Deus amou a humanidade de tal maneira que providenciou um meio para se reconciliar com os seres humanos e estes com ele dizendo:
E ele (Jesus Cristo) morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.
Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus ( 2 Coríntios 5.15,18-21).
Sendo assim, Deus através de Jesus Cristo, fez de cada cristão um embaixador dele na terra, nos deu a palavra da reconciliação com ele, e ainda nos fez justiça dele nesse mundo de pacados.
2º) - OS SERES HUMANOS QUE AINDA NÃO FORAM JUSTIFICADOS DIANTE DE DEUS.
Conforme se encontra escrito em Romanos 4.25, Jesus Cristo morreu crucificado em uma cruz por causa dos nossos pecados e ressuscitou para a nossa Justificação.
Assim sendo, ainda em Romanos 5.10 está escrito, que nós sendo ainda inimigos de Deus por causa de nossos pecados, fomos reconciliados com ele, através da morte de seu filho Jesus Cristo, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação (Romanos 5.10-11).
Considerando isso, acabamos de aprender que Jesus Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados, e ainda ressuscitou de entre os mortos para a nossa justificação, e assim fomos reconciliados com Deus, e agora já estando reconciliados com Deus através do Senhor Jesus Cristo, seremos salvos pela sua vida, ou pela vida do Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo.
Portanto, a palavra reconciliação, NO GREGO katallage refere-se a remoção da inimizade, e à mudança para o relacionamento de amizade.
Dado isso, quando surge a palavra reconciliados (v.10) NO GREGO Katallasso significa em uma mudança de inimizade para amigo, pois ambos foram reconciliados.
Em vista disso, Deus ter considerado o ser humano justo e ainda ter aceitado ele como amigo, isto se tornou possível exclusivamente pela sua graça salvadora que nos justifica perante Ele gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus (Romanos 3.24).
Em consequência disso, o apóstolo Paulo escreveu para Tito dizendo:
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências (desejos pecaminosos da nossa natureza carnal pecaminosa) mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,
aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo (Tito 3.11-13).
Desse jeito, a palavra redenção, NO GREGO Apolutrosis, redimir significa pagamento de um preço que Jesus Cristo pagou na cruz do calvário, a nossa libertação do pecado, nos resgatando da maldição da lei (Gálatas 3.13) e ainda da condenação eterna do inferno e ainda de todo o castigo do pecado nos salvando, e agora sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5.1), pois assim como por uma só ofensa (a de Adão) veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça (de Jesus Cristo) veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem (Adão) muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um (Jesus Cristo), muitos serão feitos justos (Romanos 5.18,19).
3º) - A SOLUÇÃO UNIVERSAL DE DEUS PARA O PECADO DA HUMANIDADE.
Portanto, uma outra palavra que a Bíblia Sagrada usa para justificação DO GREGO é Dikaioma, em Romanos 5.16 onde diz que o juízo de Deus veio sobre a humanidade pecadora por causa da ofensa de um só homem (Adão) para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Assim sendo, a justificação veio como a solução da parte de Deus para o pecado universal da humanidade, pois todos pecaram e destituídos ficaram da glória de Deus, mas também todos os que creram no sacrifício de Jesus Cristo realizado na cruz, foram justificados gratuitamente através da graça de Deus, pela redenção que há em Cristo Jesus, e assim, concluímos pois, que o homem é justificado diante de Deus, pela fé sem as obras da lei, (Romanos 3.23,224,28).
Dessa maneira, Jesus Cristo foi entregue para morrer na cruz pelos nossos pecados, e ressuscitou para nossa justificação (Romanos 4.25) pois Deus havia feito uma aliança com Abraão, que veio a se cumprir na justificação (Romanos 4.1-5) antes da lei, e depois veio também a se cumprir em Davi que vivia debaixo da lei (4. 5-8).
4º) - A OBRA DA JUSTIFICAÇÃO A FAVOR DOS CRISTÃOS.
Portanto, a única exigência que a Bíblia Sagrada faz para qualquer pessoa ser justificada diante de Deus no presente e ser declarada justa é unicamente necessário ter a sua fé em Jesus Cristo (Romanos 3.26).
CONCLUSÃO: Conforme Romanos 5.1 fomos justificados diante de Deus, através da nossa fé, agora temos paz com Deus, através de nosso Senhor Jesus Cristo e também através dele, temos acesso a essa graça de Deus (v.2), e temos ainda alegria em nossas tribulações (vs.3-5) porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo glorioso Espírito Santo que nos foi dado, (vs.5-8).
Assim sendo, a maior obra que Deus realizou em nossa vida, foi perdoar todos os nossos pecados através do sacrifício de seu Filho na cruz, e ainda nos declarar justos diante dele.
Pastor João Augusto Viana Neto.


Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.