O DIA QUE NÃO VEIO E O AMANHÃ QUE NÃO VIRÁ.
INTRODUÇÃO: Portanto, entendemos como dia, o tempo que transcorre na terra entre o nascer e o ocaso do sol, e ainda entendemos por noite, entre o ocaso até o nascer do sol novamente.
Assim sendo, nossa vida aqui na terra transcorre entre o nascer e o ocaso do sol, sendo um dia após o outro, tendo um sentido contínuo de ir e voltar, no mesmo começo.
Dessa maneira, em seu sentido circular, nossa vida segue em círculo contínuo em relação ao tempo com começo, meio e fim do dia, voltando sempre ao começo, meio e fim de um novo dia com seus resultados diários conforme nossa decisão e vontade de agir, pois somente nós mesmos somos os únicos responsáveis por nossas ações, sejam boas ou más.
Nesse aspecto, podemos agir certo beneficiando a nós mesmos ou agir errado prejudicando a nós mesmos, pois a vida é cheia de curvas, de altos e baixos, de idas e voltas, e os seus resultados estão condicionados à nossa maneira de agir.
Dado isso, nossa vida aqui na terra torna-se circular ou de renovação, progressão, ou regressão, marcando o vai e vem da nossa vida em seu dia-a-dia.
Portanto, a nossa vida se constitui de momentos bons ou maus, pois o que aconteceu a nós um minuto atrás já faz parte do passado e o que vai acontecer conosco um minuto à frente, já faz parte do nosso futuro, dividindo a vida na terra em passado, presente permanente e o futuro que cada ser humano vai construindo no presente da sua vida através da sua vontade própria, e do seu livre arbítrio que o capacita a fazer sua próprias escolhas as quais são consumadas através das suas decisões e realizações, nos levando finalmente a compreender que o passado, o presente, e também o futuro da nossa vida, vai refletir apenas o que nós mesmos construímos.
Portanto, a grande pergunta que devemos fazer para nós mesmos é esta: Me orgulho do meu passado, ou me envergonho?
Assim sendo, o sábio Salomão definiu muito bem a criação em um sentido circular dizendo:
Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar de onde nasceu.
O vento vai para o sul e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento e volta fazendo os seus circuitos.
Todos os ribeiros vão para o mar, e contudo o mar não se enche; para o lugar para onde os ribeiros vão, para ali tornam eles a ir (Eclesiastes 1.3-7).
Diante do exposto, o mais importante é viver a vida de forma linear, ou lutando sempre para alcançar o alvo que nós mesmos propomos, pois viver sem definir alvos para nossa vida significa ficar circulando sempre no mesmo lugar como o povo de Israel ficou 40 anos circulando no deserto, (Números 14.29-33; Deuteronômio 29.5), pois o dia que ainda não veio, e o amanhã que também não virá, pode ser o resultado de ficarmos parados no tempo, vivendo sem alvo e objetivo, pois o tempo está sempre correndo para a frente, enquanto nós ficamos parados no passado do tempo, vivendo somente de lembranças.
Assim sendo, a Bíblia Sagrada nos compara como lavoura de Deus (1 Coríntios 3.9) pois assim como uma lavoura produz apenas o que você plantou sobre ela, da mesma forma somente produzimos aquilo que plantamos dentro de nós mesmos.
1º) - A VIDA NO DIA A DIA, É UMA AÇÃO CONTÍNUA.
Consequentemente, Deus nos criou com os pés para andar sempre para a frente.
Sendo assim, nós seres humanos antes de andarmos com os pés, primeiro andamos com a mente, pois é a nossa mente que conduz o nosso corpo e não o contrário, tendo o poder de conduzir a nossa vida para o passado nos fazendo viver de lembranças, no presente, como também planejando para o futuro, pois viver como já disse, sem planejamento, é viver sem estabelecer alvos.
Assim sendo, quando argumentamos acerca do dia que não virá para cada um de nós, isto somente acontece através da morte, como também o amanhã que não virá, nem mais um dia da nossa existência na terra, que acontece com a morte ao pôr um fim em nossa existência terrena.
Portanto, viver na terra com sabedoria, significa viver os momentos fazendo o que é preciso fazer e não fazer o que não precisa ser feito, pois o fazer, e o não fazer implica em resultados para nós mesmos, pois algumas pessoas vivem na terra somente em função de ter, e ajuntar; outras vivem em função de ser.
Levando isso em conta, a vida relacionada somente em ter pode ser dividida em três partes: Ter bens materiais (atitudes externas); ter sabedoria (atitudes internas); ter comunhão com Deus (atitudes internas e também verticais).
Em contrapartida a vida do ser humano pautada em ser é uma vida virtuosa quando você luta e insiste em ser bondoso, amoroso, manso, humilde, temente a Deus, cristão genuíno amando a Deus sobre todas as coisas, sendo um excelente esposo, pai, honesto, trabalhador etc.. as quais são virtudes horizontais, mas também existem as atitudes verticais, sendo as atividades horizontais as realizadas para frente, e as verticais de baixo para cima com Deus, e as de cima para baixo, de Deus para conosco.
Portanto, seja no sentido horizontal ou vertical, nossa vida funciona como um receptor mas também como um transmissor, e o controle em receber e transmitir está apenas conosco, pois Deus nos criou com livre arbítrio para receber, e ainda com vontade própria para transmitir.
Dado isso, você já ouviu falar de pessoas que não sabem nada sobre o mar? Isto acontece porque nunca receberam nenhuma informação sobre o mar, como bem tantas outras coisas.
Assim sendo, você já ouviu falar a respeito de pessoas que levam seus segredos para o túmulo? Isso acontece porque elas não transmitiram muitas coisas que ficaram sabendo.
Em vista disso, nossas atitudes horizontais podem nos trazer paz ou culpa na nossa própria consciência, como por um erro cometido em nossa vida social (deixando de cumprir nossas obrigações); em nossa vida moral (traindo a esposa, ou praticando outras formas de traições), e finalmente em nossa vida espiritual (traindo a Jesus Cristo como fez Judas Iscariotes).
Portanto, nossas obrigações sociais, morais, e espirituais começam em nossa mente, como dizia o filósofo Francês René Descartes “Penso logo existo” acrescento: Existo para o bem ou para o mal? Pois a nossa existência é vista através das nossas palavras e das nossas ações, tanto no mundo físico mas também no mundo espiritual, pois a Bíblia Sagrada diz que estamos rodeados de uma grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1) pois através do corpo existimos, agimos, falamos e somos vistos e conhecidos no mundo físico, bem como através da mente somos vistos, e conhecidos até no que pensamos no mundo espiritual, (Salmos 94.11; 139.1,4; 1 Coríntios 3.20) sem que haja uma palavra em minha língua, eis que, ó Senhor tudo conheces (Salmos 139.4).
Levando isso em conta, existe hoje no mundo, como sempre existiu, milhões de pessoas praticando as piores e inimagináveis abominações, se escondendo do seu semelhante, principalmente das autoridades constituídas para se escaparem, mas a Bíblia Sagrada diz que “os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15.3).
Assim sendo, temos o exemplo de Adão e Eva que não puderam se esconder de Deus (Gênesis 3.8-10); Acã e seu pecado, (Josué 7); o rei belsazar, (Daniel 5).
Em contrapartida, Deus também contempla os bons, como Abraão, (Gênesis 22); José, (Gênesis 39); Jesus Cristo (Atos 10.38).
Dessa forma entendemos que a nossa existência começa em nossa própria mente, nos conduzindo para o bem ou para o mal através das palavras que pronunciamos e também das obras que realizamos.
CONCLUSÃO: Portanto, aprendemos com essa mensagem que a nossa vida aqui na terra constitui de momentos ruins ou bons pois somos nós mesmos que fazemos os nossos momentos, e dessa maneira, o passado já não existe mais, a não ser em nossos pensamentos e em nossos sentimentos, e quanto ao futuro, esse ainda não existe, e somente vai existir se nós chegarmos lá, e se não formos impedidos pela morte.
Assim sendo, não é sábio viver preocupado com o dia de amanhã, pois Jesus Cristo disse que basta a cada dia o seu mal, pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo (Mateus 6.34).
Pastor João Augusto Viana Neto.


Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.