O MAIS IMPORTANTE DESSA VIDA

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

 O MAIS IMPORTANTE DESSA VIDA


COMEÇO: Sabemos que existem muitas coisas importantes nessa vida, as quais nos levam a ser curiosos em tomarmos conhecimento das mesmas.


Portanto, muitas coisas que acontecem ao nosso redor, para o nosso próprio bem, é melhor  a gente não tomar conhecimento daquilo que está acontecendo, por causa do efeito que vai fazer dentro de nós.


Por exemplo: Tudo o que vemos, ou tudo o que ouvimos nessa vida, vai surtir dentro de nós mesmos um efeito positivo ou negativo; irá nos trazer paz, ou perturbação; nos deixar alegres, e feliz, ou oprimido e deprimido; irá nos motivar a lutar, ou nos desanimar; irá nos motivar a prosseguir, ou a nos acomodar; a viver com ou sem esperança.


Assim sendo, o mais importante nessa vida, é a gente conhecer a nós mesmos, procurando sempre saber o que se passa e existe dentro de nós, em nosso dia a dia.


Dessa maneira, quando fui fazer a faculdade de direito, um professor de linguagem  jurídica nos contou a seguinte história:


Não busque atalhos na vida, não seja curioso de coisas alheias, e não seja precipitado.


Segundo esse professor, um casal muito pobre foi morar no interior.


Passando alguns dias o esposo disse: Vou sair para trabalhar distante daqui, ajuntar um dinheiro para termos uma vida melhor.


Dado isso, ele ficou vinte anos trabalhando em uma fazenda, e pediu para o fazendeiro guardar seu dinheiro, pois ele queria dar uma vida melhor para a esposa.


Sendo assim, no  dia em que ele foi embora, o fazendeiro lhe fez duas propostas: Queres o dinheiro ou três conselhos, no que ele optou em receber os três conselhos.


Dessa maneira o fazendeiro lhe deu dois pães, um para comer na estrada, outro para comer com a sua esposa quando chegasse em casa, e em seguida lhe deu três conselhos:  Nunca tome atalhos, não seja curioso de coisas alheias, nunca seja precipitado.


Assim sendo, lá na frente encontrou um viajante que lhe disse, entre por esse atalho que você vai chegar mais rápido. Dessa forma, quando ele começou a caminhar pelo atalho lembrou do conselho e voltou para o caminho, pois a vida é feita de caminho e não de atalhos.


Posteriormente ficou sabendo que todos os que entraram por aquele atalho perderam a vida, pois havia muitos assaltantes.


Continuando o seu caminho lá na frente chegou em um pequeno povoado e foi dormir em uma pousada. 


Pela madrugada ouviu muitos gritos, e quando foi sair para ver o que estava acontecendo, lembrou do segundo conselho, e voltou a dormir, e no outro dia ficou sabendo que aqueles gritos eram de pessoas que estavam sendo mortas, pois alguém fez o mal contra a esposa de um homem valente e furioso, que saiu matando a todos os que saiam nas portas.


Assim sendo, diz um certo ditado que a curiosidade mata. 


Assim, ele chegou ao anoitecer em sua casa, e quando olhou de fora viu a sua esposa acariciando o cabelo de um rapaz. 


Furioso pensou em matá-los e desaparecer, mas lembrou do terceiro conselho, não sejas precipitado, e foi dormir debaixo de uma árvore com a decisão de conversar com a sua esposa no outro dia, e ir embora.


Assim sendo, no outro dia encontrou com a esposa varrendo o quintal que correu e lhe abraçou com alegria, mas ele não correspondeu, no que ela perguntou o que estava acontecendo, e ela lhe respondeu que aquele rapaz era seu filho, pois quando ele saiu para trabalhar ele a deixou grávida, e ao abrir o pão para alimentar com sua esposa e seu filho, dentro estavam todos os seus anos de trabalho.


Portanto, com essa história acabamos de aprender três grandes lições importantes, as quais devem ser observadas por nós, pois essa história nos ensina que nós mesmos somos culpados por muitos problemas que acontecem em nossa vida, devido nossas próprias atitudes inconvenientes.


Dessa maneira uma determinada mulher  colocou toda a herança de seus pais somente em seu nome, deixando sua pobre irmã totalmente desamparada, tendo ainda um filho viciado em drogas, e vivendo separada do marido.


Assim sendo em poucos dias, sua irmã veio a morrer mas ainda teve a oportunidade de pedir  perdão para a sua irmã no leito de enfermidade, que foi visitá-la da qual ela havia tirado tudo


1º) -  PARA ONDE DEVEMOS OLHAR?


Assim sendo, todos nós somos tentados a olhar para o que se passa ao nosso redor, mas nunca paramos para olhar no que se passa, e existe dentro de nós mesmos.


Diante do exposto, o mais importante nessa vida, não é saber o que existe e se passa ao nosso redor, mas saber o que existe, e se passa dentro de nós!


Em vista disso, a Bíblia Sagrada nos ensina que devemos olhar firmemente para Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12,2), ainda nos ensina que nossos olhos devem olhar direito para nosso interior, e olhar diretamente para a frente, para que o nosso caminho seja bem ordenado, não declinando nem para a direita, nem para a esquerda, e finalmente retirando nosso pé do mal, Provérbios 4.25-27.


Portanto, para trilharmos um caminho direito, reto, devemos em primeiro lugar ter um olhar direito, pois Jesus Cristo a esse respeito nos ensinou o seguinte:


Eu porém vos digo que aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5.28.


Assim sendo, tudo o que você ouve ou vê, vai fazer um efeito bom ou mal dentro de você, pois conforme Jesus Cristo nos ensinou existe uma lista de coisas más que saem dentro nós mesmo como:


E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,


porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando pura todas as comidas?


E dizia: O que sai de dentro, isso contamina o homem.


Porque do interior do coração do homem saem  os maus pensamentos (os quais foram gerados dentro do  coração por aquilo que você viu, e ouviu - Grifo), os adúlteros (que você ficou vendo e cobiçando as mulheres formosas que andam quase nuas nas praias, e ainda comete um segundo adultério, quando você vai fazer relação sexual com a sua esposa, fica passando em sua mente, passando um filme daquelas mulheres que você ficou cobiçando na praia -Grifo), as prostituições (Prostituindo com os seus pensamentos, devido tanta pornografia que você vive assistindo as quais te leva a viver uma vida de masturbação - Grifo), os homicídios (onde a Bíblia diz que aquele que aborrece a seu irmão é um homicida, 1 João 3.15.a - Grifo), os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura,


Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem, Marcos 7,16-23.


Assim sendo, toda forma de pecados e maldades que o ser humano comete na vida, nasce dentro dele, e se exterioriza em palavras e atos!


Em consequência disso, você conseguiu entender que o mal entra para dentro do homem, através daquilo que ele ouve e vê, e depois vai se manifestar em pensamentos, em palavras e em ações?


Assim sendo, nunca se esqueça que somos um receptor, mas também um transmissor de coisas boas ou de coisas más, as quais transmitimos para nós mesmos e para Deus em pensamentos, e para o nosso próximo em palavras, e ações.


Diante disso, existe uma grande diferença em eu olhar para mim mesmo, e corrigir meus maus pensamentos, direcionados a Deus, e a mim mesmo, bem como minhas palavras direcionadas a Deus, e a mim mesmo sem nenhum proveito, e minhas palavras, e finalmente minhas atitudes maléficas direcionadas ao meu próximo.


Em vista disso, Jesus ao olhar para mim, vai ver quem realmente sou, pois quando olho para mim mesmo devo ver somente  impossibilidades, mas nunca maldades que eu mesmo cultivo dentro de mim, plantando uma lavoura de maldades, pois quando Jesus olhar para mim ele vai dizer: Ao homem isso é impossível, (ser puro e bom), mas para Deus, tudo é possível, Mateus 19.26.


Dessa maneira, todos nós necessitamos ser socorridos em alguma  área da nossa vida.


Contudo, nos montes dessa vida de problemas e dificuldades, não está o nosso socorro, nem de nenhum ser humano, mas sim no Senhor que fez os céus, e a terra, o qual se encontra acima dos montes, Salmos 121.1 


2º) - AS FORMAS DO HOMEM OLHAR, E A MANEIRA DE DEUS NOS OLHAR.


Nesse sentido, olhando para cima, fala da nossa esperança e redenção E Jesus  que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir, Atos 1.11b.


Portanto, para cima devemos olhar, se temos esperança.


Assim sendo, precisamos servir a Jesus Cristo firmes nessa esperança.


Conforme Isaías 5.20b se alguém viver olhando apenas para a baixo, para a terra, verá apenas trevas e ânsias, isso sem falar no fim da vida que termina dentro de uma sepultura.


Contudo, ainda que pode parecer um contrassenso uma das coisas que a Bíblia nos ensina, é que o melhor dessa vida, é ir em uma casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete, porque ali se vê o fim de todos os homens; e os vivos o aplicam ao seu coração, Eclesiastes 7.2.


Nos preparamos para tudo nessa vida, menos para morrer, pois no dia em que nascemos nesse mundo, caminhamos em direção à nossa morte, ou ao fim da nossa existência na terra.


Em decorrência disso, te faço uma pergunta: O que você tem aplicado em seu coração, e para quem você tem se preparado?


Diante do exposto, muitos, e não poucos, têm colocado o seu coração no dinheiro, na aquisição de bens materiais, nos prazeres desta vida, e em tantas outras coisas, menos na salvação da sua alma.


Sendo assim, Jesus Cristo nos deixou o seguinte alerta dizendo:


Pois que aproveita o homem ganhar todo o  mundo e perder a sua alma?


Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma?



Marcos 8,36,37.


Assim sendo, o mais importante dessa vida é para onde devemos olhar, pois iremos descobrir que apenas existem somente dois lugares que devemos olhar, primeiro para Jesus Cristo, para sermos salvos, e em segundo lugar para nós mesmos, a fim de sabermos para onde estamos indo, como resultado das nossas próprias atitudes.


Dado isso, em Isaías 45.22 está escrito: Olhai para mim e sede salvos; Olhai por vós mesmos para não acontecer que os vossos corações se não carreguem de glutonaria (coração cheio das coisas do mundo), embriaguez (coração embriagado com os prazeres deste mundo), e dos cuidados das coisas deste mundo (vivendo somente em função das coisas aqui da terra, não tirando nem um segundo da sua vida para pensar, e buscar as coisas de Deus, que traduzindo, não ter tempo para Deus, é viver perdendo tempo-Grifo), e venha sobre vós de improviso aquele dia, (da sua morte, ou do arrebatamento da igreja da terra-Grifo) - Lucas 22,34.


Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho (o perdão dos nossos pecados, a salvação, e a vida eterna, pois nossa tendência é cuidar de tudo nessa vida, que nos favorece, menos cuidar da nossa salvação eterna, da nossa própria alma, pois ainda somos muito tendentes a cuidar da vida alheia, quando na verdade devemos cuidar da nossa própria vida-Grifo), antes recebamos  o inteiro galardão (a recompensa eterna de Deus, que nos está preparada-Grifo).


CONCLUSÃO: Assim sendo, em 2 Coríntios 13.5 está escrito que devemos examinar (refletir, consultar, esquadrinhar) a nós mesmos para saber se permanecemos na fé. ainda nos exorta a provar a nós mesmos (como por exemplo, para saber se estamos indo bem, ou mal com Deus; se estamos fazendo algo que Deus não se agrada, pedindo para Deus, para nos sondar, e ver se existe em nós algum caminho mal, e nos guiar pelo caminho eterno, Salmos 139.23,24), para sabermos se estamos aprovados, ou reprovados perante Deus, 2 Coríntios 13. 5.


Assim sendo, todos nós estamos muito preocupados em saber o que as pessoas pensam de nós, quando o mais importante, é saber o que Deus pensa de nós.


Uma certa vez, Satanás chegou na presença de Deus, e este lhe perguntou: Observastes tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal, Jó 1.8

 

Agora, te convido a analisar comigo: Se Deus resolvesse dar testemunho a nosso respeito, para Satanás, o que ele falaria para Satanás a nosso respeito?


Portanto devemos em primeiro lugar, saber o  que Deus pensa a nosso respeito nossa esposa, e nossos filhos.


Como nossa esposa nos vê? Como nossos filhos nos veem?


Sempre irei contar esse testemunho: Quando meu filho Hebertt estava no primário ele trouxe para mim uma impressão digital de seu pezinho, e em cima uma frase escrita “pai, veja onde andas pois estou seguindo os seus passos” o que tenho guardado com muito carinho .


Na verdade Deus está seguindo nossos passos, nossa esposa, nossos filhos, nossos parentes em geral, nosso próximo, os anjos de Deus, os quais foram enviados para servir os que vão herdar a salvação (Hebreus.12.14), também Satanás, e seu demônios.


Assim sendo, que Deus tenha misericórdia de nós!



Pastor, João Augusto Viana Neto.




Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions