O CRISTÃO PARECIDO COM PAULO, APÓSTOLO DE JESUS CRISTO

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

 O CRISTÃO PARECIDO COM PAULO, APÓSTOLO DE JESUS CRISTO


INTRODUÇÃO: Conforme Atos 9.11-16, Jesus mandou Ananias ir na casa de Judas e procurar por um homem chamado Saulo que estava orando.


Porém, Ananias argumentou com Jesus Cristo dizendo que Saulo era conhecido por muitos como aquele que somente fazia mal e perseguia os cristãos em Jerusalém, e agora ele estava ali, porque havia recebido autorização dos principais dos sacerdotes para prender todos os que invocavam o nome do Senhor Jesus Cristo.


Assim sendo, O Senhor Jesus Cristo disse para Ananias, vai, porque este para mim, é um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, dos  reis, e dos filhos de Israel, e eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.


1º) - OS  SOFRIMENTOS DO APÓSTOLO PAULO, POR PREGAR O EVANGELHO DO SENHOR JESUS CRISTO.


Portanto, ao meditar sobre esse assunto lembrei do que o Apóstolo Pedro disse sobre esse assunto:


Amados não estranheis, a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse.


Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua gloria vos regozijeis, e alegreis.


Se, pelo nome de Cristo sois vituperados, bem aventurados sois, pois sobre vós repousa o Espírito da gloria de Deus.


Que nenhum de vós padeça como  homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios.


Mas se padecerdes como cristão , não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nessa parte.


Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus, encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem, 1 Pedro 4.14-16,19.


Assim sendo, ninguém faz a obra de Deus aqui na terra recebendo aplausos e troféus, mas andando e chorando, Salmos 126.5,6.


Além do mais, Jesus Cristo disse o seguinte:


Bem-aventurados, (muito felizes) os que  sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;


Bem-aventurados(muito felizes) sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo disserem todo o mal contra vós por minha causa.


Exultai e alegrai-vos porque é grande o vosso galardão nos céus; porque perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5.10-12.


Em vista disso, Jesus Cristo não escolheu Paulo para fazer turismo, ajuntar tesouros na terra, granjear muitas riquezas pregando o seu evangelho, mas o escolheu para ele sofrer pelo seu nome.


Por isso, Jesus Cristo deixou-nos a seguinte recomendação:


não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.

Mas ajuntai tesouros no (almas que  foram salvas para Cristo), onde nem a traça, nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.


Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração, Mateus 6.19-21.


Portanto duas coisas acontecem: Alguém sai para fazer a obra de Deus não possuindo em bens materiais nada. Em pouco tempo ele fica rico, poderoso na terra. Ou ele recebeu uma grande herança; ou passou a receber um exorbitante salário; ou está desviando dízimos e ofertas da obra de Deus, e ainda falsificando notas fiscais como fazem muitos, e lançam no caixa da igreja. Em outras palavras, esse é um mordomo infiel que administra os bens de Deus, e está enriquecendo de forma desonesta.


Assim sendo para os tais segue a seguinte sentença de Deus:


Ai dos que ajuntam casa a casa (desonestamente), reúnem herdade, e herdade (fraudulentamente, comenda a gordura, e a carne das ovelhas, apascentando a si mesmos, Ezequiel 34.2,3), até que não haja mais lugar (como ló que escolheu para si toda a campina do jordão até Sodoma, mas terminou dentro de uma caverna com as suas duas filhas, que ele mesmo engravidou, Gênesis 13.10,11; 19.30-38), e fiquem como únicos moradores no meio da terra. Isaías 5.8.


Ai daquele que ajunta em sua casa bens mal adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar da mão do mal! Habacuque 2.9.


Portanto, o dia da prestação de contas da nossa mordomia para o dono da obra, está se aproximando.

 


Assim sendo, como nos ensinou o Apóstolo Pedro, ninguém deve sofrer por motivos errados, mas quem sofre como cristão é honroso.


Diante do exposto, eu gostaria de te convidar a ler 2 Coríntios 11.16-33, para você ter uma ideia de quanto o Apóstolo Paulo sofreu por amor a Jesus Cristo, pregando o evangelho.


Assim sendo, Paulo dedicou mais de 14 anos em viagens missionárias, fundando igrejas, e escreveu 14 cartas do novo testamento, conforme 1 Coríntios 15.30, vivia passando perigos a todos os momentos da sua vida.


2º) - PAULO E SUAS ATITUDES NO SOFRIMENTO.


Em vista disso, Paulo era uma pessoa muito agradecida, mas também muito equilibrado nas situações que passava, mas também tinha aprendido a contentar com o que tinha, como estar abatido, e também ter abundância, pois em todas essas situações estava instruído, tanto a ter fartura como a ter fome; tanto a ter abundância como padecer necessidade, exclamando finalmente: Posso todas as coisas naquele que me fortalece! Filipenses 4.13 ,mas não deixou de agradecer aos Filipenses por terem tomado parte em suas aflições, v.14.


Em decorrência disso, a Bíblia Sagrada, em Salmos 118.7a nos ensina que o Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam! E assim também precisamos entender, que quando alguém estende a sua mão para nos ajudar em algumas das nossas necessidades, é o Senhor que está usando ele para repartir os seus bens para conosco.


CONCLUSÃO: Assim sendo, nós os cristãos que servimos e confiamos em Deus não podemos, e nem devemos ficar inquietos por coisas alguma; antes, as nossas petições devem ser em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração, súplicas, e ações de graça, Filipenses 4,6.


Como resultado nesse sentido, Paulo não servia o rebanho de Deus procurando dádivas, mas o fruto do Espírito Santo, que viesse abundar na vida dos cristãos, procurava apenas o bem estar do povo de Deus, sofrendo a favor do rebanho, e não se beneficiando do rebanho, viajando pra cima e pra baixo, fazendo turismo, adquirindo propriedades, vivendo luxuosamente, e regaladamente, como um dia perguntei para um pastor como alguém estava construindo grande mansão e adquirindo patrimônios com seu salário? Ele me respondeu dizendo: Ele age como fulano também age, viaja o mundo inteiro, vive passeando em Israel, no Egito, na Europa, e conhecendo o mundo inteiro, e tira notas fiscais de todos seus gastos, e lança no caixa,  o que me reservo o direito de não dizer qual caixa.


Assim sendo, existe um hino que em um dos refrãos diz assim:


Tudo os olhos de Deus vê, tudo os olhos de Deus vê;

Ele vê o que tu faz, seja bem ou seja mal  tudo os olhos de Deus vê!


Assim sendo, o  desejo final do Apóstolo Paulo em relação aos cristãos de Filipos, era que Deus, segundo a sua riqueza em glória, viesse a suprir todas as necessidade em glória do povo de Deus, em Cristo Jesus, Filipenses 4.19.


Isto posto, cabe aqui uma reflexão final: Você que foi chamado e escolhido para cuidar do rebanho de Cristo, você tem procurado o bem estar do povo de Deus ,ou  tem procurado o seu bem estar,  se servindo do  rebanho, ao invés de servi-lo?


Responda para você mesmo, pois Jesus Cristo, o dono da igreja, está vendo todas as coisas, e o dia de prestação de conta está chegando.


Pastor João Augusto Viana Neto.



Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions