OS VERDADEIROS E OS FALSOS IRMÃOS E AMIGOS DE JESUS CRISTO.
ENCABEÇAMENTO: Portanto, o termo irmão provém do latim “GEMANUS” = “IRMÃOS” os quais, sendo “CONSAGUINEOS” ou filhos do mesmo pai e da mesma mãe, são também denominados de irmãos carnais, que no Grego o termo irmão significa “ADELPHOS”.
Conforme o “NT”, Tiago, José, Judas, Simão, e suas irmãs, são mencionados como irmãos carnais de Jesus Cristo, apenas por parte de seu pai José, pois Jesus foi gerado por obra e graça do Espírito Santo, no ventre da virgem Maria, e somente depois que ele nasceu, Maria gerou filhos e filhas com José. É o que nos assegura a palavra de Deus em Mateus 1.18-25, onde diz que José não a conheceu, até que deu à luz a seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de Jesus, v.25.
Portanto, dessa forma, eles eram irmãos carnais de Jesus Cristo, sendo apenas por parte de José, pois Jesus Cristo era o filho unigênito de Deus (João 1.14), mas primogênito de Maria, gerado pelo Espírito Santo, e não com José (Mateus 1.25).
Assim sendo, Jesus Cristo, além dos irmãos carnais que teve, apenas por parte de sua mãe Maria (já que José não foi o seu pai), ao nascer da mesma, José a conheceu, sexualmente falando, como seu marido, depois que Jesus Cristo nasceu, e ele teve irmãos e irmãs carnais apenas por parte de Maria.
Diante do exposto, conforme Marcos 6.3.4, assim está escrito:
Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão (apenas por parte de sua mãe Maria) de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua casa.
Assim sendo, Jesus, além de seus irmãos canais também tinha irmãos espirituais, e ele mesmo explicou quem eles eram dizendo:
E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos (carnais apenas por parte de mãe) pretendendo falar-lhe.
E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e seus irmãos,que querem falar-te.
Porém ele (Jesus) respondendo, disse ao que lhe falara:Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?
E, estendendo a mão para os seus discípulos (os seus seguidores) disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;
porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe. Mateus 12.46-50.
Levando isso em conta, acabamos de aprender que aqui na terra temos uma família humana e biológica, constituída pelo nosso pai e pela nossa mãe; mas também aqui na terra, temos uma família espiritual, sendo Deus, o nosso Pai celestial, a quem fazemos a sua vontade, e a Jesus Cristo, nosso irmão maior.
Assim sendo, como você diz ser meu irmão? se na verdade não é (biologicamente falando), pois não somos do mesmo pai e nem da mesma mãe, nem espiritualmente falando, porque você não serve, nem crê em Jesus Cristo, e muito menos faz a vontade do Pai celestial, pois se ainda não creu em Jesus Cristo, e ainda não nasceu de novo, permanece sendo apenas uma criatura de Deus .
1º) - PAÍS ESPIRITUAIS, E IRMÃOS ESPIRITUAIS.
Portanto, como já disse em outra mensagem, nós seres humanos, possuímos dupla existência, ou seja: Existimos no mundo físico, e quando morremos passamos a existir no mundo espiritual.
Assim sendo, o mundo físico é regido pelo fator tempo com começo e fim; em contrapartida, o mundo espiritual é regido pelo fator eternidade, com começo, mas sem fim.
Considerando isso, nesses dois mundos também temos um pai, mas também irmãos, e assim, existem duas famílias na terra, uma família física, proveniente do mesmo pai e da mesma mãe; e outra família espiritual, servindo a Jesus Cristo, que agora são os que nasceram de novo, e foram transformados em filhos de Deus, como também existe uma família espiritual no céu, sendo os cristãos que foram salvos por Jesus Cristo na terra, que nasceram de novo, e foram feitos filhos de Deus, pois não mais vai existir famílias físicas no céu, já que os salvos em Cristo Jesus, serão como o anjos de Deus, que não se casam, nem se dão em casamento.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura, não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras, nem o poder de Deus?
Porque, quando ressuscitarem (não reencarnarem como ensinam os espíritas) dos mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos nos céus, Marcos 12.24,25.
Os mórmons ensinam que se alguém casou fora do templo, o casamento é apenas para essa vida, mas se casou no templo, o casamento é eterno. Jesus Cristo nunca ensinou sobre isso, portanto o evangelho pregado pelos mórmons é falso.
Portanto, no inferno eterno, também lá vão estar presente com o diabo, os que se tornaram em filhos de Satanás, aqui na terra, e assim também na eternidade, vão permanecer para sempre com o diabo, João 8.44; 1; João 3.4-10; Apocalipse 20. 11-15.
Assim sendo, a Bíblia, em 1 João 3. 8-10, apenas denomina os seres humanos que vivem na prática do pecado aqui na terra, como sendo do diabo, e também sendo seus filhos.
Sendo assim, não se usa na Bíblia o termo: Família do diabo, pois o único que constitui família é o nosso Deus.
Portanto, voltando a falar sobre ser apenas uma criatura, os que se tornaram em filho de Deus, ou filho do diabo, o dicionário define criatura como “um ser vivente que necessita do ato de criação”.
Assim sendo, um filho carnal é um “descendente biológico carregando consigo o DNA dos seus pais, ou seja, os traços genéticos, físicos, e até comportamentais de seus pais biológicos”.
Sendo assim, Deus criou Adão e Eva segundo a sua imagem e semelhança, com a capacidade de reproduzir e gerar filhos, com as mesmas características que receberam de Deus.
Portanto, ao pecarem contra Deus, perderam essas características, e deixaram de ser perfeitos (Eclesiastes 7.29), mas também Adão perdeu a filiação como filho de Deus (Lucas 3.38).
Assim sendo, ninguém vem a esse mundo na condição de filho de Deus, ou filho do diabo, mas na condição de criatura de Deus, gerado pelos seus pais biológicos, porém, podem se tornar filhos de Deus, mediante o novo nascimento, ou em filhos do diabo, vivendo no pecado (João 1.12,13; 3.5-7;1 João 3. 8-10).
Dito isso, te convido a ler todos esses versículos citados anteriormente, que vão te provar o que estou te ensinando, através da Bíblia Sagrada.
Portanto, no sentido de criação, todos os seres humanos que vieram a este mundo, foram criados por Deus, mas gerados pelos seus pais.
Assim sendo, Deus não é o Pai de todos os seres humanos, após Adão ter pecado, mas criaturas de Deus, os quais são reproduzidos, gerados pelos seus pais biológicos, os quais tiveram seu primeiro pai biológico em Adão (Atos 17.26), sendo portanto, os seres humanos naturais, ou carnais, seus descendentes.
Dessa maneira, Deus apenas criou o homem (macho) Adão (Gênesis 5.1-3), e quem colocou o nome de Eva na fêmea foi o próprio Adão, por ser a mãe de todos os viventes (Gênesis 3.20), pois Deus deu ao homem, e às demais criaturas o poder em si mesmos de reproduzirem.
Diante do exposto, agora para o ser humano se tornar em um filho de Deus, e ter a autoridade de chamá-lo Pai; ou em um filho do diabo o qual também passa ser seu pai (João 8.44; Gálatas 3.25,26), como já disse, ele ou ela devem aceitar a Jesus Cristo, como seu salvador, nascer de novo no Espírito Santo, e ser adotado na família de Deus (João 3.3-7; Romanos 8. 14-16).
Assim sendo, os pecadores (para ficar bem esclarecido), não são filhos, mas criaturas de Deus.
Dessa maneira, a doutrina da irmandade universal dos homens, e da paternidade universal de Deus, é alheia aos ensinamentos da Bíblia Sagrada, sendo portanto, apenas mais uma ideologia criada pelos homens, sem ter nenhuma base bíblica.
Portanto os seres humanos, se tornam em filhos de Deus, ou em filhos do diabo, por vontade e decisão própria, pois Deus nos criou com livre arbítrio, nos capacitando a fazer nossas próprias decisões (João 8.44; Efésios 2.1-3; 1 João 3. 8-10).
Sendo assim, esses princípios bíblicos não se confirmam em cada filiação, e paternidades espirituais mas na própria criação de Deus.
Portanto, vou repetir: Desse jeito, qualquer ser humano o qual é apenas criatura de Deus, por causa do pecado, para se tornar novamente em um filho de Deus, precisa nascer de novo, como já foi dito, e assim passa a ser uma nova criatura ou em uma nova criação de Deus, criado em Cristo Jesus, para as boas obras, passando a ser um noivo homem, segundo Deus, o qual é criado em verdade, justiça, e santidade 2( a Coríntios 5.17,18; Efésios 2.10; 4.24).
Em consequência disso, o pecador que vive pecando, e fazendo a vontade do diabo, se tornou em seu filho (João 8.44; 1 João 3.8-10).
Levando isso em conta, conforme Efésios 2.1-3, o pecador vive morto espiritualmente em ofensas e pecados, andando segundo o curso pecaminoso desse mundo, comandado por Satanás, que é o deus deste século, 2 Coríntios 4.4, e ainda sendo o príncipe das potestades do ar, do espírito, que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza, filhos da ira, como os outros também.
Diante do exposto, conforme Gênesis 1.31, depois de Deus ter criado todas as coisas, incluindo o ser humano, Deus disse: E eis que era muito bom.
Assim sendo, Deus não precisou modificar nada de seu projeto original da criação, mas atribuiu de forma correta a culpa do pecado à serpente, a Adão e Eva, Gênesis 3.7,11,13-19.
Levando isso em conta, conforme Eclesiastes 7.29, se tratando do ser humano buscar muitas invenções, isso está relacionado a buscar todo tipo de maldades.
Dessa maneira, os filhos gerados por Adão e Eva, depois deles haverem pecado, já não possuíam o DNA da imagem e semelhança de Deus, mas dos seus próprios pais, conforme se encontra escrito em Gênesis 5.1-3 o seguinte:
Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem à semelhança de Deus o fez.
Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.
Portanto, ao pecarem contra Deus, e serem expulsos do jardim do Éden, para não estenderem as suas mãos e comerem do fruto da árvore na vida, e assim viverem eternamente no pecado sem poderem ser redimidos, Deus em sua grande misericórdia estendeu a sua mão para os seres humanos que ele havia criado como está escrito:
Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós sabendo o bem e o mal (Gênesis 3.5) ; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente (no pecado como já disse, sem poder ser mais redimidos, como aconteceu com o Querubim Ungido e os anjos de Deus quando pecaram, não puderam ser redimidos, ainda que os anjos se arrependeram, e buscaram o perdão de Deus, mas Deus não os perdoou, 2 Pedro 2.4).
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado, Gênesis 3.22-23.
Portanto, ao pecarem contra Deus, e serem lançados para fora do jardim do Éden, perderam o seu corpo de glória e a perfeição de Deus, sendo agora seres pecadores, e passaram a gerar filhos conforme a natureza pecaminosa que receberam de Satanás, a qual foi confirmada no Salmos 51.5, que diz:
Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe.
Porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus, Romanos 3.23.
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes, Gálatas 3.22.
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,
ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus, Romanos 3. 24,25.
Pelo que, por um homem (Adão) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram, Romanos 5.12.
Diante do exposto, no mundo natural existem:
1 - As criaturas de Deus, que foram geradas pelos seus pais em iniquidade, e em pecado, Salmos 51.5; Marcos 16.15; Romanos 5,12;
2 - Aqueles que foram feitos filhos de Deus, pois devido o pecado ninguém nesse mundo nasce na condição de “filho de Deus”, mas na condição de criaturas de Deus, por ter sido gerado pelos seus pais biológicos, que são decorrentes de seus pais consanguíneos, ou aqueles que geraram a criança, já estando em estado de pecado.
Assim sendo, conforme nos ensina a Bíblia Sagrada, todo ser humano pode vir a se tornar em um filho de Deus, passando pelos seguintes processos: crendo em Jesus Cristo como seu Senhor e salvador, se arrependendo de seus pecados, nascendo de novo da água e do Espírito (João 3.3-7), que significa passar por uma profunda transformação, que abrange dimensões externas, quanto internas; externamente, envolvendo o ato do batismo em águas, através de uma declaração pública de fé, envolvendo o arrependimento dos pecados, e internamente envolve a obra do Espírito Santo dentro do nosso ser, operando a “lavagem do renascimento e a renovação espiritual, realizada pelo Espírito Santo, dentro de nós, Tito 3.5”, quando, a partir desse momento, passamos a ser um nova criatura, ou em uma nova criação de Deus, em um filho de Deus, herdeiro de Deus, e co herdeiro com Cristo, onde o velho homem com seus feitos pecaminosos morre, e nasce um novo homem em santidade, (leia por gentileza, para não ficar muito exaustivo o texto. Romanos 8.13-17; 2 Coríntios 5.17; ainda sobre o velho e o novo homem, Efésios 4.17-32; Colossenses 3.5-17, onde você irá encontrar nesses versículos, grandes e maravilhosas lições para a sua vida espiritual com Cristo).
Portanto, ser nascido de novo, da água e do Espírito “significa passar por um renascimento espiritual, e passar a ter uma existência, uma transformação, que vai além da existência física”, pois foi o que Jesus Cristo explicou para Nicodemos dizendo:
Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água (do batismo) e do Espírito Santo, não pode entrar no Reino de Deus.
O que é nascido da carne (de seus pais biológicos que o geraram) é carne, e o que é nascido do Espírito Santo, é espírito.
Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
Portanto ainda, o Senhor Jesus Cristo nos deixou outro ensinamento glorioso a respeito de nos tornarmos em um filho de Deus, dizendo:
Veio para o que era seu (os judeus), e os seus não o receberam.
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: Aos que creem no seu nome,
Os quais não nasceram (fisicamente falando) do sangue, nem da vontade da carne (gerados por um pai,e uma mãe), nem da vontade do varão (de um homem), mas de Deus, João 1.11-13.
Assim sendo, não querendo cometer um pleonasmo, ou uma redundância, o novo nascimento na vida de qualquer ser humano se refere a obra do Espírito Santo, purificando a nossa vida de todo pecado, conforme já foi relatado em Tito 3.5 onde fala sobre a lavagem da regeneração, e da renovação do Espírito Santo em nossa vida, nos tornando em uma nova criatura, ou em uma nova criação de Deus, conforme 2 Coríntios 5.17,18.
Portanto, para ficar bem esclarecido, ser feito em uma nova criatura, é ser feito em uma nova criação de Deus, Efésios 2.10; 4.24, o qual foi transformado segundo a imagem de Deus, pois quando Adão e Eva pecaram no jardim do Éden, como já foi dito, não puderam mais gerar um filho, conforme a imagem e semelhança de Deus, mas conforme a sua própria imagem e semelhança (Gênesis 5.1-3).
Assim sendo, uma das tarefas do glorioso Espírito Santo, é nos transformar em filhos de Deus, 1 João 3.1-3; Gálatas 4.6.
Sendo assim, em Gálatas 3.26 está escrito, que todos são filhos de Deus, através da sua fé em Jesus Cristo. Ainda em Romanos 8.14 está escrito, que todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus, pois antes de conhecer a Jesus Cristo, éramos guiados pelos desejos e prazeres pecaminosos dos nossos pensamentos, e da nossa natureza carnal pecaminosa, e assim, ainda conforme Romanos 8.8 os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Portanto, com todo o respeito diante de Deus, preciso te falar uma grande verdade: Cuidado, muito cuidado com esses falsos pregadores que não ensinam a palavra de Deus corretamente para o povo, e vivem dizendo para aqueles que ainda não nasceram de novo, conforme as palavras do Senhor Jesus Cristo, e ainda não arrependeu de seus pecados, nem o aceitou como Senhor e Salvador, quando o Senhor Jesus Cristo nos ensinou que os tais não podem nem ver o Reino de Deus, e nem entrar nele.
Dessa maneira, como esses falsos pregadores do evangelho de Jesus Cristo, vivem chamando os espíritas, os católicos, os ateus que nem creem em Deus, e tantos outros seguidores de falsas ideologias e de tantas outras falsas religiões de irmãos?
Nesse aspecto, eu entendo que esses falsos pregadores não estão ensinando os pecadores, a palavra de Deus de forma correta, mas estão enganados, ao ensinar uma coisa que a bíblia não nos ensina.
Assim sendo, Jesus Cristo deixou bem claro, quem realmente são seus irmãos, e já fazem parte da família celestial ainda estando aqui na terra dizendo, como já foi dito nesta mensagem:
E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos (carnais apenas por parte de mãe) pretendendo falar-lhe.
E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e seus irmãos,que querem falar-te.
Porém ele (Jesus) respondendo, disse ao que lhe falara:Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?
E, estendendo a mão para os seus discípulos (os seus seguidores) disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;
porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe. Mateus 12.46-50.
Sendo assim, para ficar mais esclarecido, podemos escrever ainda o que diz Marcos 3.31-35; Lucas 8.19-21 os quais dizem:
Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe e estando de fora, mandaram-no chamar.
E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe; Eis que tua mãe, e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.
E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos?
E olhando em redor para os que estavam sentados juntos dele disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
Porque qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe, Marcos 3.31-35.
E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão.
E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te.
Mas respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a executam. Lucas 8.19-21.
Portanto, fiz questão de escrever esses três relatos, desses três Evangelistas, para você ver que Jesus em nenhum deles, fez menção de seu Pai, porque seu Pai era Deus.
Assim sendo, em relação a ser amigos de Jesus Cristo, ele mesmo disse:
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando, João 15.14.
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos, João 14.15.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada, João 14.23.
Portanto, a pergunta que todos devemos fazer para nós mesmos é esta: Realmente amo Jesus Cristo? Estou realmente guardando os seus mandamentos? Estou guardando as suas palavras?
CONCLUSÃO: Assim sendo, espero sinceramente, que essa mensagem tenha te esclarecido pelos ensinamentos da bíblia sagrada, quem são os descendentes de Adão segundo a carne, ou as criaturas de Deus, gerados pelos seus pais biológicos, em iniquidade, e pecado Salmos 51.5, ainda quem pode se tornar em um filho de Deus, ou em um filho de Satanás, segundo a bíblia Sagrada.
Portanto, não escrevi essa mensagem para te assustar, mas apenas para te esclarecer não com as minhas ideias próprias ou de outras pessoas, acerca desta grande realidade sobre a nossa existência, mas apenas poder te posicionar na real condição que você se encontra, como criatura, ou filho de Deus, ou filho de Satanás.
Dessa maneira, meu desejo sincero, e minhas constantes orações, é que você que vai ler essa mensagem, seja esclarecido pelas verdades da palavra de Deus, juntamente com a sua digna família, pois esses ensinamentos provém do próprio Deus, pois dessa maneira eu tive como sempre tenho o cuidado de escrever todos os versículos bíblicos, acerca dos assuntos os quais menciono, pois pesa sobre os meus ombros uma responsabilidade com um valor eterno, e darei contas para Deus se assim ensinar para você alguma coisa errada, e se eu te ensinar errado a palavra de Deus, e vir a fazer você eternamente se perder, conforme a bíblia sagrada, eu é quem vou dar conta das sua alma perante Deus, Hebreus 13.17; e se você ainda tiver dúvidas sobre a minha responsabilidade perante Deus, te convido a ler por gentileza, Ezequiel 3.16-21; 18.20-24, e ainda Isaías 8. 19-22 onde está escrito que nem eu mesmo vou ver a luz.
Assim sendo, que Deus tenha grande misericórdia de todos nós, e ainda nos ensine a guardar as palavras de Jesus Cristo, e nos dê a eterna salvação!
Pastor João Augusto Viana Neto.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.