OS HORROROSOS E OS GLORIOSOS À LUZ DA BÍBLIA
CRIAÇÃO: Assim sendo, tudo o que é horrível, tenebroso, monstruoso, hediondo, pavoroso, são alguns dos sinônimos de horrorosos, e em contrapartida um dos sinônimos de gloriosos, são os honrosos, os virtuosos, os iluminados, os radiantes, os deslumbrados etc..
Portanto, a vida é feita de escolhas, e temos apenas dois caminhos a seguir, o da virtude ou o da astúcia (engano), como por exemplo, a serpente era o animal mais astuto do campo, conforme Gênesis 3, pois tinha a habilidade de falar, e expressar razão.
Assim sendo, a astúcia entrou na história da humanidade, atingindo os seres humanos, através da serpente, usada por Satanás, sendo ele mesmo o autor da astúcia.
Desse jeito, astúcia, é a habilidade de enganar, artimanha e ardil do diabo (2 Coríntios 2.11), malícia, sagacidade, como por exemplo: Fulano é sagaz, astuto, gosta de enganar, passar a perna nos outros, ludibriar para alcançar vantagens em tudo, sendo que a solução é fugir dessa pessoa, ou pregar o evangelho para ele ou ela ser liberto da astúcia, e de toda forma de maldade.
Dessa forma, ele ou ela, estão sendo usados com astúcia por Satanás, para enganar próximo, como o diabo usou a serpente para enganar Eva.
Diante do exposto, no Hebraico Bíblico a palavra para astúcia é “AROM”, significando ser esperto, astuto, sagaz, mas também está relacionada com a ideia de nudez ou desproteção, como a aconteceu com Adão e Eva, os quais ficaram nus espiritualmente falando da glória, e proteção de Deus, quando pecaram.
Conforme eu creio, Deus não criou a serpente com o mal da sagacidade, do ardil, da astúcia e do engano, mas a serpente se tornou sagaz, astuta, enganosa quando o diabo entrou nela, e diante da forma que falava com Eva, a mesma nem percebeu que agora falava com o próprio diabo, usando a boca da serpente, até que ele conseguiu enganar Eva, e fazê-la pecar contra Deus.
Lembro-me quando preguei o evangelho pelo telefone durante um ano para uma pessoa que não conhecia a Bíblia, e tudo o que eu falava, ele me contrariava. Um dia fiquei pensando: Como ele conhece tanto a Bíblia, se ainda não é um cristão, e nunca estudou a Bíblia?
Desse jeito, em um belo dia, depois de discutir com ele as escrituras por umas 4 horas no telefone, clamei a Jesus dizendo: Senhor, não aguento mais explicar a Bíblia para ele, pois ele contraria tudo, no que Jesus imediatamente me respondeu: Você não tem falado com essa pessoa, e sim com o diabo. Em seguida expulsei o diabo na autoridade de Deus, pelo telefone, ele foi liberto, de forma que a pessoa não sabia com quem estava falando, foi quando me identifiquei para ele.
Assim sendo, conforme iremos aprender pela Bíblia, quem introduziu a astúcia no mundo, ensinando a serpente a ser astuta, e posteriormente ensinou e ainda ensina os seres humanos a serem astutos, maldosos, enganosos, continua sendo o próprio diabo, autor de toda obra do mal.
1º) - O MAL DA SERPENTE NA VIDA DO SER HUMANO
Conforme 2 Coríntios 4.2, nós, cristãos, somos ensinados a rejeitar as coisas, que por vergonha se ocultam, não andando em astúcia, imitando o diabo que usou a serpente, nem falsificando a palavra de Deus; e assim somos recomendados a termos uma consciência pura na presença de Deus, pela manifestação da verdade, que é o próprio Jesus Cristo, mas também dos seres humanos. João 14.6.
Portanto, tudo que somos, primeiramente somos na presença de Deus, que tudo vê, para depois revelarmos através das nossas palavras e das nossas atitudes aos seres humanos.
Assim sendo, em Jó 5.13, está escrito que Deus apanha os sábios na sua própria astúcia; e os conselhos dos perversos se precipita, pois uma pessoa perversa não pode dar bons conselhos a ninguém, pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois Ele apanha os sábios (astutos) na sua própria astúcia (1 Coríntios 3.19), por isso, finalmente vamos entender que os cristãos falam a sabedoria de Deus, entre aqueles que foram aperfeiçoados por Cristo, não a sabedoria deste mundo que se aniquilam, mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistérios, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória (1 Coríntios 2.6,7), porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes (1 Coríntios 1.20).
Portanto, agora como cristãos, podemos dizer juntamente com o Apóstolo Paulo, as seguintes palavras: Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação (1 Coríntios 1.19.21), pois somos confirmados diante de Deus, pelo evangelho pregado pelo Apóstolo Paulo, e pela pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que agora, na dispensação da graça, se manifestou e se notificou pela Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé (Romanos 16.25,26), o qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou, (Efésios 3.5,9), o mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações e que, agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós esperança da glória, (Colossenses 1.26,27), a quem anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo, v.28, que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação; não segundo as nossa obras, mas segundo o seu próprio propósito, e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos (2 Timóteo 1,9).
Dessa maneira, nesses textos bíblicos acima citados, fomos salvos segundo o propósito, e graça de Deus que nos foi dada por meio de Jesus Cristo, antes dos tempos dos séculos, não pelas nossas obras de Justiça, e agora, estamos cumprindo o propósito para o qual Deus nos chamou, não segundo a sabedoria deste mundo, que é loucura para Deus, mas segundo a revelação do evangelho de Cristo, o qual é sabedoria e mistério de Deus, 1 Coríntios 1.30; Colossenses 1,27, pois não existe na terra, tarefa mais sublime, mais nobre que um ser humano possa realizar, não para o seu semelhante mas para Deus, em anunciar o evangelho de Jesus Cristo, sabedoria e mistério de Deus.
Portanto, todos nós devemos ter muito cuidado com a nossa própria vida, para que não venhamos nos embaraçar com as atividades dessa vida, de tal maneira que não tenhamos mais tempo para Deus, colocando as coisas de Deus em segundo lugar, ou quando der, o qual nunca dá, e assim, ficamos embaraçados, perdendo o nosso tempo, pois não ter tempo para Deus, é viver perdendo tempo, como temos visto acontecer com milhões de pessoas em todo mundo, que acabam perdendo a vida, tudo que adquiriu, e se não tem Jesus Cristo como seu Senhor, e salvador, também perde para sempre sua salvação eterna, quando no inferno vai dizer: Quão tolo fui eu, achei que ganhei o mundo inteiro, quando na verdade não tenho nada, e também perdi a minha salvação.
Assim sendo, Deus coloca os abatidos que confiam, e servem a ele em um lugar alto, e também aqueles que estão de luto por alguém da sua família que morreu, também se exaltam na sua salvação, pois honrou, e serviu a Deus em vida, mas em relação aos astutos que somente imaginavam, e praticavam o mal, são aniquilados, suas mãos não levam nada a efeito, pois nada do que fazem prospera, e finalmente o próprio Deus apanha o astuto na sua própria astúcia, que pensava que era sábio, mas na verdade era um perverso, que além de agir somente com astúcia contra seu próximo, ainda dava maus conselhos, o qual finalmente veio a se precipitar no mal (Jó 5.12.13).
Dessa maneira, nós que servimos a Deus fielmente, devemos ter muito cuidado com as pessoas que nos cercam, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em toda roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia enganam fraudulosamente, não apenas nos ensinamentos bíblicos relacionados a nossa salvação, mas em todas as áreas da nossa vida (Efésios 4.14), pois não podemos mais agir como crianças em nosso entendimento, em todas as áreas da nossa vida, principalmente no que diz respeito a nossa salvação, mas devemos ser crianças inocentes na malícia, e adultos no entendimento (1 Coríntios 14.20), pois as doutrinas várias e estranhas, ou falsos ensinamentos a respeito de qualquer assunto nessa vida, principalmente a respeito da nossa salvação, estão em evidência ao nosso redor, porém o que realmente é bom, é o nosso coração se fortificar com oração, com a palavra, e com a graça de Deus, e não apenas com as melhores comidas que alimentam somente o nosso corpo, deixando ele cada vez mais forte, que de nada aproveita aos que a eles se entregaram (Hebreus 13.9).
Portanto, vivemos na era do culto ao corpo, que surgiu na antiga Grécia, com a proliferação de academias, exercícios, cirurgias plásticas, etc.. quando grande parte da população mundial apenas se preocupam em cuidar cada vez mais do corpo, o que não é errado, mas não cuidam da própria alma, da sua salvação.
Por exemplo, as pessoas malignas que agem com astúcia contra os seus semelhantes, estão presentes em toda área da vida. As que causam mais destruição moral contra casais, contra famílias, de um modo geral nesse mundo, é a mulher astuta, que se enfeita para seduzir, pois tem um astuto coração (Provérbios 7.10).
Portanto, o rei Salomão, o que mais teve mulher no mundo, um total de mil mulheres, conforme a Bíblia Sagrada, nos deixou o seguinte conselho:
E, eu achei uma coisa mais amarga do que a morte: A mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser seu prisioneiro. (Eclesiastes 7.26).
Assim sendo, a melhor coisa que Deus criou para o homem foi a esposa, desde quando ela seja uma boa esposa, uma mulher virtuosa, que de acordo com a Bíblia Sagrada, vale mais do que os rubins preciosos que existem, (Provérbios 31.10), a qual é comparada como a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente, é como a podridão nos seus ossos, (Provérbios 12.4), pois o que acha uma mulher, acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor, (Provérbios 18.22), pois do Senhor vem a mulher prudente (Provérbios 19.14).
Levando isso em conta, a mulher que não é a sua esposa, a Bíblia assim diz o que ela é:
Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite;
mas seu fim é amargoso como o absinto; agudo como a espada de dois fios.
Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam no inferno,
Provérbios 5. 3-5.
Portanto, Salomão, o rei que mais teve mulheres na vida, afirmou que aquele que for bom diante de Deus fugirá dela.
Assim sendo, a astúcia conduz o ser humano a usar todo tipo de disfarce e também de mentira somente para enganar, como os Gibeonitas para enganar Josué, e os anciãos de Israel, que agiram da seguinte maneira;
E os moradores de Gibeão, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai,
usaram também de astúcia, foram, e se fingiram embaixadores, e tomaram sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho velhos, e rotos, e remendados;
e nos pés sapatos velhos e remendados e vestes velhas sobre si;e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento, Josué 9. 3-5.
Desse jeito, quando a pessoa é astuta, ela engana até o próprio pai, como Jacó se fez passar por seu irmão Esaú, para o seu Pai que estava cego (Genesis 27.16.25).
Diante do exposto, o único que não conseguiram enganar com a sua astúcia foi a pessoa de Jesus Cristo (Lucas 20.23).
2º) - OS GLORIOSOS CONFORME A BÍBLIA SAGRADA.
Assim sendo, uma pessoa gloriosa, é um ser insigne, abalizado, bem-afamado, bem-conceituado, bem visto, bem-considerado.
Dessa maneira, existem caminhos que o ser humano trilha, o qual conduz para a vida, e o homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel prejudica sua própria carne, pois o homem ímpio recebe um salário enganoso, mas para aquele que semeia a justiça, para ele a sua recompensa, o seu galardão será certo, pois a justiça encaminha o ser humano para a vida, assim como aquele que segue o mal faz isso para sua própria morte, pois existem pessoas que são consideradas abomináveis para Deus, como existem pessoas que são perfeitas em seu caminho, as quais são o deleite, ou o prazer de Deus (Provérbios 12.17.20).
Portanto, a Bíblia Sagrada, como o manual de instrução para o ser humano viver corretamente, e ser bem sucedido em tudo o que vier a fazer na vida, nos conta a história de dois sacerdotes que não desfrutavam de uma boa fama perante o povo de Deus, pela maneira que eles procediam, e ainda desonravam ao Senhor, que havia prometido abençoá-los em tudo, porém depois, veio a se arrepender, pois disse que aqueles que o honram também serão honrados mas aqueles que o desprezam serão envilecidos (1 Samuel 2. 22-24,30).
Assim sendo, a Bíblia Sagrada, ainda fala de um rei tão mal afamado entre o povo, devido a suas impiedades, que ao assumir o reino com trinta e dois anos de idade, da mão de seu pai Josafá, que foi um bom rei, e de tão mau que ele era, ao subir no reino de seu pai, e havendo se fortificado, matou todos os seus irmãos à espada, como também alguns dos príncipes de Israel, e assim reinou apenas oito anos, e fazia o que era mal aos olhos do Senhor, e não satisfeito com seus pecados, que praticava contra Deus, ainda corrompia a nação de Judá e os moradores de Jerusalém, e assim Deus ficou tão irado com ele, que o feriu com grande flagelo, com tudo o que ele possuía, e ainda o feriu com uma grande enfermidade em suas entranhas, que por causa dessa enfermidade, dia após dia, suas entranhas saiam para fora, pois a sua enfermidade era incurável, e no final de dois anos, de tão terrível sofrimento, veio a morrer com essa má enfermidade, e o seu povo não lhes queimou incenso, aroma, como queimara a seus pais, e foi-se sem deixar de si saudades, nem o sepultaram nos sepulcros dos reis (2 Crônicas 21. 1- 20).
Dessa maneira os sacerdotes, filhos do sumo sacerdote Eli, e esse rei Jeorão, não honrou a Deus, fazendo tudo que o desagradava, corrompeu o povo de Deus, não sendo em nada uma pessoa gloriosa, um ser insigne, abalizado, bem-afamado, bem-conceituado, bem visto, bem-considerado, perante Deus, e perante o povo, chegando ao ponto de Deus querer matar os sacerdotes (1 Samuel 2.25), e quanto ao rei Jeorão que não deixou saudades, Deus o feriu com uma enfermidade tão maligna e incurável, que depois de dois anos de tão terrível sofrimento, morreu colocando as entranhas para fora.
PALAVRAS FINAIS: Sabemos que vivemos em um mundo composto de pessoas tão nobres que parecem ser um anjo, mas também de pessoas tão tenebrosas que parecem ser um demônio.
Assim sendo, devemos olhar para nós mesmos, ainda perguntarmos para nós mesmos o seguinte: Sou parecido com uma pessoa gloriosa, ou com uma pessoa tenebrosa?
Pastor João Augusto Viana Neto.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.