OS CRISTÃOS PARECIDOS COM BARTOLOMEU, O APÓSTOLO DE JESUS CRISTO.
INTRODUÇÃO: Conforme atesta o Grego antigo, Bartolomeu o Apóstolo de Jesus Cristo também conhecido como Natanael, sendo que seu nome provém do aramaico, e desse jeito é possível que o Apóstolo Bartolomeu, (Natanael) tenha possuído um pronome grego, visto que a Grécia tinha uma grande influência na Judeia, e em todo o território nessa época.
Assim sendo, seu nome significa “Deus vê” pois ele vinha de Caná, onde deve ter testemunhado o milagre de Jesus realizado em Caná da Galileia, transformando água em vinho em um casamento (João 2.1-11).
Diante do exposto, aprendemos que os maiores milagres que Jesus realizou em nossa vida, foi nos libertar dos vícios, e do pecado de um modo geral, e nos dando a salvação.
Portanto, como narra a Bíblia Sagrada, o Apóstolo Bartolomeu (Natanael) foi comunicado pelo Apóstolo Filipe, que havia encontrado o Messias (João 1.46a) no que ele respondeu: Porventura pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe, vem e vê.
Assim, Jesus viu Natanael e vindo ter com ele, disse: Eis aqui um verdadeiro Israelita, em quem não há dolo, fingimento.
Dessa maneira, feliz é aquele que serve a Jesus Cristo sem dolo, sem fingimento.
Assim sendo, quando Bartolomeu (Natanael) foi ter com Jesus, lhe fez a seguinte pergunta: De onde me conheces tu? E Jesus respondeu: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi debaixo da figueira, vv.47.48.
Aqui aprendemos uma grande lição: Não adianta fazermos nada de errado nessa vida, pois Jesus tudo vê, e ao pensar nisso lembrei do que o rei Salomão disse no final da sua vida:
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever (não obrigação, pois Deus não obriga ninguém a fazer nada, e foi por isso que nos deu a vontade própria, o livre arbítrio) de todo homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12.13,14.
Portanto, alguns sinônimos de hipócritas são: fingidos, falsos, fictícios, os que vivem de ficção, não de realidade, assim sendo são hipócritas (atores no grego, amantes de novelas, e teatros, e filmes de ficção), dissimulados, artificiais.
Desse jeito, uma pessoa cheia de dolos é uma pessoa fraudulenta, trapaceira, logradora, ludibriadora, fazedora de trampolins, e nesse aspecto, já ouvi pessoas que ficaram conhecidas como: Fulano é um verdadeiro trampolim, inclusive pessoas que se dizem cristãs, outros são conhecidos como manhosos, trapaceiros, fazedores de esquemas, fazedores de tramoias, pessoas cheias de truques, cheia de fraudes, cheia de tretas, cheia de logros, cheias de armadilhas, de artimanhas, cheias de embustes e esparrela. Fuja ou pregue o evangelho do Senhor Jesus Cristo, para elas sejam libertas de todas essas obras malignas, pois essas pessoas são as dolosas, fingidas, e hipócritas da sociedade.
Diante do exposto, nós seres humanos, ficamos muito agoniados, querendo saber o que as pessoas acham e dizem acerca de nós, mas não preocupamos sobre o que Jesus diz, e do que ele acha sobre nós, pois sobre Natanael (Bartolomeu) ele disse que ele era um verdadeiro Israelita em quem não havia dolo, fingimento, hipocrisia.
Será que Jesus Cristo nos vê como um verdadeiro cristão ou como um falso cristão, cheio de dolos, fingimentos e hipocrisia?
1º) - HIPOCRISIA, ENGANO, DISTORÇÃO DA VERDADE, FALSO CRISTIANISMO, VERDADEIRAS ARMADILHAS DO DIABO.
Portanto, a prática de simular uma virtude, uma falsa santidade, um falso cristianismo, que na realidade não possuímos, é uma verdadeira hipocrisia, pois conforme já foi visto, um dolo na vida de uma pessoa também está relacionada a hipocrisia, ao fingimento, pois a palavra hipocrisia deriva do vocábulo grego, “HIPÓKRISIA” “ATOR” que é segundo aquele que finge ou engana, já aqui, no caso de ser um falso cristão, que consegue ludibriar muita gente.
Assim sendo, aparentar ser o que não somos, para enganar, é papel de um verdadeiro ator, hipócrita; outras vezes, camuflar uma vida de mentiras parecida com verdade, apenas para levar vantagem em tudo, e alcançarmos o que queremos, essas são muitas das maneiras de uma pessoa que está sendo inspirada, e ainda instruída pelo diabo, age para enganar.
Essa forma astuta de enganar o próximo, e também de distorcer a verdade, é tão destruidora, que a Bíblia Sagrada nos alerta sobre este perigo dizendo:
2º) - O GRANDE APRENDIZADO DA BÍBLIA PARA LIVRAR O SER HUMANO DA HIPOCRISIA.
Portanto, uma das características de uma pessoa que é hipócrita é querer olhar os defeitos dos outros, sem primeiro olhar para os seus, Mateus 7.1-5, e assim sendo, todos nós passamos por momento de angústias em nossa vida, mas devemos agir com sabedoria nestes momentos obscuros, procurando apenas confiar em Deus, pois confiar no desleal em tempo de angústia é como ter um dente quebrado, e os pés descalço (Provérbios 15.19) pois os seres humanos são curiosos por natureza, principalmente para tomarem conhecimento dos fracassos, e desgraças alheias, como aconteceu quando uma grande multidão, no caso milhares de pessoas, se aglomeraram a ponto de atropelar umas às outras, e Jesus começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos, principalmente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Mas nada há de ser descoberto, nem oculto, que não haja de ser sabido (Lucas 12.1-2), pois os fariseus, exteriormente, pareciam ser pessoas justas aos olhos dos homens, mas interiormente estavam cheios de hipocrisia e iniquidade (Mateus 23.28), assim sendo, o Espírito Santo, usando o Apóstolo Paulo, já havia expressamente avisado que, nos últimos tempos da dispensação da graça, alguns haveriam de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrina de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentira, tendo cauterizada a sua própria consciência (1 Timóteo 4.1,2).
Portanto, um dos sinais do fim da dispensação da graça, que antecede o arrebatamento da igreja, é o aumento em todo mundo de pessoas hipócritas e mentirosas.
Assim sendo, nós como servos de Jesus Cristo, somos ensinados a deixar toda a malícia, e todo o engano, e todo o fingimento, e toda a inveja, e toda a murmuração. (1 Pedro 2.1).
Dessa maneira, quando estudamos a Bíblia Sagrada, somos ensinados como cristãos a buscar, mas também a abandonar muitas coisas, por amor a Jesus Cristo, e da nossa própria alma.
Diante do exposto, o Salmos.32.2-5 diz:
Bem Aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.(dolo, hipocrisia)
Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
Porque de dia, e de noite a tua mão pesava sobre mim; e o meu humor se tornou em sequidão de estio. (selá).
Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu; confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.(selá).
Em consequência disso, sabemos que todos nós somos pecadores, e não devemos julgar a ninguém, portanto somos inescusáveis quando julgamos quem quer que seja, porque ao agir dessa maneira, estamos condenando a nós mesmos, pois podemos cair no erro de julgar a outro, naquilo que nós mesmos estamos fazendo (Romanos 2.1).
Assim sendo, Jesus Cristo condenou os religiosos escribas e fariseus de sua época com um “ai”, chamando-os de hipócritas, comparando-os a sepulcros caiados, que por fora realmente pereciam formosos, mas interiormente estavam cheios de ossos de mortos, e de toda imundícia.
Assim, eles exteriormente pareciam justos aos homens, mas interiormente estavam cheios de hipocrisia e de iniquidade (Mateus 23.27. 28).
Dessa maneira, aprendemos que o verdadeiro cristianismo, a verdadeira conversão, a verdadeira regeneração do ser humano, começa de dentro para fora, e não de fora para dentro, pois conforme Mateus 15.1-9, Jesus novamente censurou os escribas e fariseus religiosos, que transgrediam os mandamentos de Deus pela tradição, e assim invalidavam pela tradição, os mandamentos de Deus, nos quais Jesus os denominou de hipócritas, pois honravam a Deus apenas com os lábios, estando o coração longe de Cristo, ainda em vão adoravam a Deus pois ensinavam doutrinas que são apenas preceitos dos homens.
Considerando isso, você tem procurado examinar na Bíblia Sagrada, acerca do que você está aprendendo, sobre a sua salvação, se são realmente ensinamentos de Deus, ou apenas preceitos de homens, que nada agregam em sua salvação? Visto que neste mundo, predomina o falso evangelho, falsos pregadores, falsos mestres, falsos profetas, falsos ensinamentos e falsas religiões, e assim, somente examinando a Bíblia Sagrada, você pode crer, e seguir o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, para a sua salvação.
Em consequência disso, podemos aqui citar muitos cristãos mentirosos, enganadores, os quais dizem ter uma vida de comunhão com Jesus Cristo, mas vivem no mundo, praticando toda sorte de pecado, ao mesmo tempo, dizem estar andando na luz, mas são mentirosos, porque vivem nas trevas, e não praticam a verdade (1 João.1.6). Dessa forma, conforme Tito 1.6, nós cristãos, principalmente os presbíteros que ensinam a palavra de Deus, devemos viver uma vida irreprensivel, ser marido apenas de uma mulher, ter filhos fieis, que não possam ser acusados de dissolução, e não serem desobedientes, pois conforme Mateus 7.15, devemos ter muita cautela com a nossa vida espiritual, com os falsos profetas, que vêm até nós, vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Portanto cuidado, muito cuidado com esse falso evangelho apenas de aparência, sem fruto de um verdadeiro cristão, leia Gálatas 5. 22.
Em vista disso, como o caco coberto de escórias de prata, apresentando uma falsa aparência, assim são os lábios ardentes, e o coração maligno, que enganam com suas palavras, pois aquele que dissimula, aborrece, ou engana com os seus lábios, quando te suplicar com a sua voz enganadora, não confie nele, porque sete abominações há no seu coração. Provérbios 27.23-26.
Dessa maneira, conforme aprendemos em Isaías 45.9, não devemos contender com o nosso criador, pois não passamos de um caco entre outros cacos de barro!
Assim sendo, Jesus Cristo conhecia a malícia dos homens, pois também eram hipócritas (Mateus 22.18), e assim, nos deixou um grande ensinamento dizendo: que pelo fruto se conhece a árvore, e chamou os fariseus de raça de víboras, os quais não podiam dizer coisas boas, pois eram maus, e falavam o que havia em abundância no seu coração. Assim entendemos que, como uma víbora lança veneno da sua boca e mata, da mesma forma são os fariseus religiosos, dessa maneira, devemos ter muito cuidado com eles, pois interiormente são serpentes, os quais convivem conosco.
Portanto, a questão do mal da hipocrisia no ser humano, é tão terrível que todos nós somos tentados a fazer qualquer coisa para aparecer, e ser visto e aplaudido pelos homens, inclusive na questão de Jejuar também somos tentados a agir como hipócritas, querendo ser visto pelos homens, no que Jesus Cristo disse:
E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que pareça aos homens que jejuam.
Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,
para não parecer aos homens que jejuam, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está em oculto, te recompensará. Mateus 6.16-18.
Portanto, não devemos fazer a obra de Deus para sermos vistos e aplaudidos pelos homens, buscando nossa glória própria, e sim buscando apenas a glória de Deus. Leia: 1 Coríntios 10.31.
Assim sendo, a vida é feita de falsos e verdadeiros momentos, como a alegria dos hipócritas e dos ímpios, que tem pouca duração. Jó 20.5.
Dessa maneira, as pessoas que procuram viver em retidão, ficam assombradas diante dessa realidade, pois em sua inocência, nunca irão concordar e aceitar o hipócrita (Jó 17.8), visto que, quando os hipócritas se reúnem, nada de bom se produz, pois tudo se torna estéril, e o que quase sempre acontece, é que o fogo da destruição acaba consumindo a morada daquele que pratica o suborno (Jó 15.34). Então, uma pessoa que vive de hipocrisia, fingimento, não consegue ter esperança em nada nessa vida, pois assim são todos os seus caminhos, pelo fato deles terem se esquecido de Deus. (Jó 8.13).
Se tratando de todo comportamento dos hipócritas, até nas festas eles ficam zombando, e rangendo os dentes contra os justos, pois um hipócrita é uma pessoa totalmente desequilibrada em seus sentimentos, que zomba, e ao mesmo tempo está pronta para te fazer o mal (Salmos 35.16). Ainda, uma das características de um hipócrita, é amontoar ira em seu coração, pois em sua natureza maligna, ele(a) já é uma pessoa irada, apenas somente pede socorro quando cai em dificuldade, ou quando se encontra impossibilitada de agir, porém, tudo não passa de hipocrisia.
Jó 36.13.
Dessa maneira, nós como cristãos, devemos orar para Deus colocar pessoas sérias e verdadeiras no governo de uma nação, para que um líder hipócrita nunca venha a governar, e assim não haver laços entre o povo, Jó 34.30. Acima de tudo, mesmo em nossas súplicas, a vontade de Deus deve reinar, pois o trabalhar é dEle e não cabe a nós querermos ou exigirmos compreender.
Assim sendo, um dos grandes defeitos do hipócrita, é de ser uma pessoa avarenta, sem esperança, e com isso, corre o risco de ter sua alma arrancada por Deus, caso não se arrependa (Jó 27.8), pois conforme Efésios 5.5, a Bíblia Sagrada destaca alguns tipos de pessoas, das quais não irão ter herança no Reino de Cristo e de Deus, caso não se arrependam, e mudem de atitudes, como os fornicadores, os impuros, os avarentos, os quais são idólatras.
Portanto, como se encontra escrito em Provérbios 11.8, o hipócrita com a sua boca, somente causa mal, ou danifica ao seu próximo, mas em contrapartida, os justos são libertados pelo conhecimento.
Dessa forma, um dos maiores conhecimentos que um ser humano deve adquirir nesta vida, é o conhecimento da palavra de Deus, que liberta o ser humano de todo erro, inclusive da falsidade e da hipocrisia.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de te dizer, que todas as mensagens publicadas por mim neste blog, são escritas com o maior cuidado e temor, em transmitir somente o que a palavra de Deus diz. Se por acaso você não aceitar, não estarás recusando as minhas palavras, nem de qualquer outra pessoa, mas sim dos ensinamentos de Deus através da sua santa palavra.
Portanto, nós que fomos chamados por Deus, para ensinar a sua palavra, devemos ter muito cuidado com a nossa própria salvação, pois na Bíblia Sagrada, assim está escrito:
Quando a vós disserem: Consultai os que tem espíritos familiares, e os adivinhos (os ciganos, cartomantes, espíritas, médiuns, adivinhos, feiticeiros) que chilreiam e murmuram entre dentes; - não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?
À lei, e o testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra (palavra de Deus) nunca verão a alva. Isaías 8.19,20.
Assim sendo, o Apóstolo Tiago ainda disse:
Meus irmãos, muitos de vós não queiram ser mestres, pois haveremos de receber mais duro juízo, Tiago 3.1.
Portanto ensinar a palavra de Deus, é uma das tarefas mais difíceis que existem, já que prestamos conta diretamente a Deus, daquilo que ensinamos.
Por isso Jesus Cristo falou que a parte dos hipócritas será no inferno, e ali haverá choro e ranger de dentes (caso eles não se arrependam e nem se convertam). Mateus 25.51.
Levando isso em consideração, os fariseus, os quais Jesus Cristo os tratava somente de hipócritas, tinham como uma das suas principais perseguições contra Jesus relacionada a guardar o sábado, inclusive porque o Senhor Jesus curava no sábado (Lucas 13.15).
Desse jeito, você deve agir com muita prudência, sabedoria, e entendimento das coisas de Deus, principalmente do evangelho de Jesus Cristo, quando alguém cheio de hipocrisia, for ter com você dizendo que você precisa guardar o dia de sábado, para ser salvo, quando a Bíblia Sagrada te ensina dizendo:
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Guardai-vos dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós que haja eu trabalhado em vão para convosco, Gálatas 4. 9-11.
Portanto, fuja desses hipócritas, e outra das coisas que devemos muito nos atentar, é que existe um evangelho que está sendo pregado, cuidando apenas do exterior das pessoas, enquanto o interior está cheio de rapina e de iniquidade, ainda podemos acrescentar: murmurações, ódios, contendas, falsidades, mentiras, vingança, falta de perdão, traição, e tantas outras coisas mais, como infidelidade a Deus, a esposa, ao próximo etc... Assim, devemos cuidar tanto do exterior, mas na mesma medida devemos cuidar também do nosso interior, para não sermos qualificados por Jesus Cristo como um escriba e fariseu religioso (hipócrita). Mateus 23. 25.
Considerando isso, o globalismo, o comunismo, o socialismo com as suas muitas ramificações ideológicas, proveniente do diabo, trabalham incansavelmente para formar nações hipócritas e dominar todo o mundo com mentiras, maldades e hipocrisias, destruição dos valores morais, da família, e enfim de toda obra de Deus na terra.
Assim sendo, nos últimos dias, que antecedem o arrebatamento da igreja de Jesus Cristo na terra, cresce em todo o mundo, toda obra de maldade, em todos os sentidos, até para se cumprir Isaías 10.6, que já em seus dias, já existia nação hipócrita, que pisavam o povo como permissão de Deus, devido suas perversidades, como a lama das ruas.
Em consequência disso, como as nações da terra estão se enchendo cada vez mais de pessoas hipócritas, que não temem a Deus, dessa forma, irá aumentar cada vez mais os hipócritas no mundo, e como consequência, os juízos de Deus serão derramados cada vez mais sobre as nações da terra, pois já em seus dias, conforme Mateus 23.1-39, Jesus Cristo censurou os escribas e fariseus por oito vezes, chamando-os de hipócritas, e como a nação de Israel era comandada por esses líderes religiosos, que também mataram a Jesus Cristo, fiquei pensando se nesses últimos dias da dispensação da graça, antes do arrebatamento da igreja, não irá aumentar o número dos maiores Hipócritas no mundo, inclusive na área das falsas religiões, e também no aumento do falso cristianismo, com a proliferação em todo mundo de um falso evangelho, de falsos pastores, falsos profetas, falsos pregadores de um modo geral, enganando o povo, principalmente por causa da fama, da posição, da riqueza, e do dinheiro.
Assim sendo, que Deus tenha misericórdia de todos nós para não sermos enganados, vindo a crer no falso como sendo verdadeiro, e assim, haverá apenas um escape: Conhecer profundamente a Bíblia Sagrada.
CONCLUSÃO: Conforme a história, o Apóstolo Bartolomeu (Natanael) teria pregado o evangelho até na Índia, quando teria morrido por esfolamento, na província Russa do Cáucaso, em Daguestão na Europa Oriental, e na Ásia Ocidental, entre o mar negro, e o mar Cáspio.
Portanto, esse evangelho que prega o fim do sofrimento, e a doutrina da prosperidade material, é um evangelho falso, que não merece nenhum crédito à luz da Bíblia Sagrada, onde somos ensinados da seguinte maneira:
Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse.
Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da Glória de Deus.
Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;
mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte. 1 Pedro 4. 12-16.
Dessa forma, quando você ouvir a seguinte mensagem com nome de evangelho: “Pare de sofrer”, “não sofra mais”, “Deus não quer ver o seu povo sofrendo”, caia fora, pois ali está um falso profeta, um falso pastor, um falso pregador, te ensinando mentiras para te iludir, em troca de presentes e ofertas, pois ninguém deve realmente sofrer por ser um malfeitor, agora por amor do evangelho, e de Jesus Cristo, devemos sim sofrer, pois o próprio Jesus ainda disse:
Bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus;
bem aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e mentindo disserem todo o mal contra vós, por minha causa;
exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós, Mateus 5.10-12.
Que o Deus todo poderoso te guarde juntamente com toda a sua família!
Pastor João Augusto Viana Neto.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.