OS CRISTÃOS PARECIDOS COM FILIPE, O APÓSTOLO DE JESUS CRISTO
INTRODUÇÃO: Conforme o evangelho de Marcos 3.18, Filipe foi escolhido por Jesus Cristo, para ser um dos seus doze apóstolos.
Assim sendo, conforme o v.13, Jesus escolheu os doze apóstolos como quis, para que estivessem com ele, e os mandou a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios, vv.14,15.
Dessa maneira, aqui aprendemos uma lição: Jesus Cristo, escolhe quem ele quer para estar com ele, e fazer a sua obra.
Portanto, se Jesus Cristo te escolheu, faça a sua obra com alegria, ainda com muita gratidão, e honre sempre a ele em tudo, para ele também te honrar em tudo, 1 Samuel 2.30.
1°) - ACHADOS POR JESUS CRISTO.
Dado isso, uma das coisas que me deixa maravilhado na Bíblia, é que desde o princípio, é sempre Deus quem acha o homem, e não o contrário, como aconteceu com Adão quando pecou e foi se esconder, como aconteceu com Moisés apascentando as ovelhas do seu sogro; como Jonas que fugia da sua presença, como Davi apascentando as ovelhas de seu pai, como o Apóstolo Paulo perseguindo os cristãos, como Gideão malhando trigo, entre outros.. E então, quando Jesus ia até à Galileia, achou também a Filipe, e disse-lhe: Segue-me (João 1.43).
Portanto, quando Deus me ordenou a escrever essa mensagem, ele me disse que você que está lendo, é para você também saber que foi ele quem te escolheu, e também foi ele quem colocou esse sentimento, e esse zelo pela obra dele em você.
Assim sendo, pela misericórdia de Deus, trabalhei trinta e quatro anos na obra de Deus, como obreiro integrado, vivendo apenas do meu salário, e nunca procurei granjear riquezas materiais, e sim almas para Cristo.
Quando fiquei terrivelmente doente, e fui jubilado pela convenção das Assembleias de Deus, de Santa Catarina, e Sudoeste do Paraná, um tesoureiro geral do último campo que trabalhei um dia me disse: Pastor Viana, você trabalhou a vida inteira na obra de Deus, e nunca adquiriu nem um terreno, e sei que você nem tem dinheiro, pois você sempre esta aqui me pedindo vale, e agora, doente como você se encontra, onde vai morar com a sua família? Assim, imediatamente lhe respondi: Trabalhei fielmente na obra de Deus, e gastei toda a minha vida no trabalho do Senhor Jesus Cristo, e ele sempre foi o meu patrão fiel; se ele quiser que eu vou morar debaixo de uma ponte com a minha família não tem nenhuma importância, mas como o meu patrão, Jesus Cristo é realmente um patrão fiel, hoje não estou morando debaixo de uma ponte, tenho um salário para viver, e ainda estou recuperando minha saúde.
Assim sendo, Jesus me manda te dizer, que foi ele quem te escolheu para trabalhar para ele, e você pode descansar em paz, pois ele é seu patrão fiel, e nunca vai te desamparar, nem te faltar nada, assim diz o Senhor.
2°) - NÃO IMPORTA DE ONDE VOCÊ VEIO, MAS O QUE IMPORTA, É PARA ONDE VOCÊ VAI.
Levando isso em conta, Filipe era de Betsaida, Cidade de André, e de Pedro. (João 1.44).
Betsaida (Casa de pesca no hebraico), era uma povoação sem aparência, que ficava no Nordeste do mar da Galileia, junto de Cafarnaum, uma povoação nada fácil de ser encontrada.
Assim sendo, não era um lugar de destaque que chamava a atenção, mas três pescadores chamaram a atenção de Jesus, os quais foram separados para serem Apóstolos.
Considerando isso, você já parou para pensar na pessoa de Mefibosete, que era aleijado dos dois pés, e foi trazido para se assentar e comer na mesa do rei?
Em vista disso, eu tenho absoluta certeza que estou escrevendo essa mensagem revelada pelo glorioso Espírito Santo, para você que foi chamado pelo rei Jesus Cristo, para realizar a sua obra, mas se encontra em grande provação, e sofrimento.
Assim sendo, Jesus me manda te dizer, para você descansar nele, pois foi ele quem te chamou para fazer a sua obra, e é ele quem cuida de você, e no final dessa jornada, você irá sentar com ele nas bodas do cordeiro, se for fiel até o fim, (Apocalipse 19. 7-9), pois não importa de onde você veio, mas o que realmente importa, é para onde você está indo.
3°)- NATANAEL HONROU SEU CHAMADO, E TAMBÉM HONROU QUEM O CHAMOU.
Em consequência disso, quando Jesus o chamou para segui-lo, imediatamente ele achou Natanael (Bartolomeu), que o conduziu a Jesus, vindo a se tornar um Apóstolo autêntico (João 1.45-51).
Assim sendo, o Apóstolo Filipe se tornou em um Apóstolo preocupado com os outros, que o procuravam para levá-los a Jesus, como aqui foi procurado pelos gregos (João 12.20-22).
Pergunto: As pessoas veem Jesus Cristo em sua vida, e também te procuram para saber a respeito de Jesus Cristo?
Portanto, não existe tarefa no reino de Deus, que não seja mais nobre, por mais insignificante que ela possa ser, pois no reino de Deus, estamos servindo, e honrando ao Senhor Jesus Cristo.
Assim sendo, pastoreei uma igreja em minha trajetória ministerial, onde tinha uma irmã idosa de muita oração, e também tinha muito amor pela casa de Deus.
Desse jeito, em todo culto de santa ceia, ela comprava as mais lindas flores e enfeitava a igreja para o culto de santa ceia.
Assim sendo, em determinado dia, um obreiro assumiu aquela igreja, e tirou a irmã do cargo, e enfeitou a igreja com flores de plástico.
Dessa maneira, a irmã foi triste para a casa e caiu na oração dizendo: Jesus eu enfeitava sua casa com tanto carinho, para os cultos de santa ceia, comprando as melhores flores, e agora veio esse novo obreiro e tirou o meu cargo, fala Senhor ao coração dele para devolver o meu trabalho na sua casa, e assim permaneceu vários dias orando.
Diante do exposto, a partir daquele dia o obreiro não teve mais paz, e nem conseguia mais dormir.
Em vista disso, caiu também em oração, e foi perguntar para Jesus o que estava acontecendo, no que lhe respondeu dizendo, devolva para minha serva a tarefa que concedi a ela.
Assim sendo, imediatamente ele levantou da sua cama, se arrumou, e foi na casa da irmã, quão grande era sua aflição, e ao chegar no portão chamou-a, e lá de dentro estando em oração ela lhe respondeu: Ah, vieste devolver o meu cargo, não é mesmo!
Sendo assim, o obreiro entrou em sua casa e disse: Minha irmã, me perdoe por ter tirado seu cargo, mas vim aqui te devolver. E assim, ela continuou enfeitando a igreja com as mais lindas flores, nos cultos de santa ceia, até o dia em que o Senhor a levou.
Considerando isso, em outra igreja que pastoreei, havia um velho presbítero, que há mais de vinte anos cuidava da porta.
Assim sendo, em um belo dia, um auxiliar me procurou e disse que gostaria de cuidar da porta, no que lhe disse: Irmão não há necessidade de você deixar o trabalho que você desenvolve na igreja, para ir cuidar da porta, pois lá tem um presbítero que cuida da mesma, como muita alegria, a mais de vinte anos, mas mesmo assim ele me disse, deixa assim mesmo eu cuidar.
Dado isso, ele foi cuidar da porta, brigou com as crianças peraltas, e saiu envergonhado da porta.
Sendo assim, o presbítero havia saído triste, a porta ficou sem porteiro, e ele ficou muito doente.
Dessa maneira, um dia fui visitá-lo, orei por ele e disse-lhe que se ele voltasse para a porta, Deus ia curá-lo.
Em vista disso, ele voltou para a porta, foi curado, e até comprei um lindo banco para ele, e outros idosos que o ajudavam na porta. Mas no dia em que saí daquela igreja, veio um novo obreiro, e sem motivos retirou o lindo banco que eu havia comprado, e deixou os velhinhos em pé.
Portanto, te contei dentre muitos, esses testemunhos, porque Deus me disse para você não ser negligente, nem realizar a tarefa que ele lhe deu de qualquer maneira, para que você não venha cair na maldição de (Jeremias 48.10).
Assim sendo, te confesso humildemente, que faz muito tempo que não escrevo uma mensagem, diretamente por revelação de Deus.
Desse jeito, te pergunto se você também age assim, como Filipe no reino de Deus, sempre honrando em tudo ao Senhor Jesus Cristo?
Considerando isso, uma das outras qualidades do Apóstolo Filipe, a qual devemos imitar, é que ele tinha grande desejo de ver o Pai, (João 14.8).
Considerando isso, sua oração, ou seu pedido a Jesus Cristo foi a seguinte:
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Levando isso em conta, te pergunto qual é o seu maior desejo, qual é o seu maior pedido que você faz para Cristo? Filipe não pediu nada dessa vida, pois o seu maior desejo era ver o Pai. Será que existe uma coisa mais importante em nossa vida do que conhecer a Deus?
Assim sendo, o maior desejo de Moisés também era ver a Deus, (Êxodo 3.4-9; 33.18 -23).
Conforme Apocalipse 22.4, se esse também é o nosso maior desejo, um dia também veremos a Deus. O Apóstolo João também escreveu, que assim como ele é, nós o veremos, e seremos semelhantes a ele (1 João 3.2).
Dado isso, ainda em Mateus 5.8, Jesus Cristo disse que bem - aventurados são os limpos de coração, pois eles verão a Deus, e ainda em Hebreus 12.14 está escrito que devemos seguir a paz com todas as pessoas, e a santificação, sem a qual, ninguém verá a Deus.
Considerando tudo isso, em Mateus 13.43 ainda está escrito, que os justos vão resplandecer como o sol, no Reino de seu Pai, por isso, devemos fazer para Deus, tudo com muita alegria, e gratidão, pois o Apóstolo Paulo conclui dizendo acerca do que está preparado para aqueles que verdadeiramente amam ao Senhor Jesus Cristo, com as seguintes palavras:
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam (1 Coríntios 2.9).
Portanto, a promessa que temos, é que assim como Deus é, nós o veremos (1 João 3.1-3), sabendo disso, também devemos cultivar em nós, esse mesmo sentimento do Apóstolo Filipe, de querer ver a Deus, e ser como Ele, conforme está escrito.
CONCLUSÃO: portanto, em tudo que acabamos de aprender pela palavra de Deus, me fez recordar do pensamento de AGOSTINHO DE HIPONA: “Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a humildade que faz dos homens anjos”.
Assim sendo, estudando a bíblia pude entender, que assim como os salvos em Jesus Cristo, além de ver, vão ser ainda parecidos com Deus, entendo que da mesma forma os ímpios, além de ver, vão ser parecidos com Satanás, pois em Daniel 12. 2 está escrito que: muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno; ainda em Mateus 25.46 está escrito que: estes irão para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.
Em consequência disso, continuando com esse assunto, ainda está escrito em Romanos 2.6 -11, o seguinte.
O qual recompensará cada um segundo as suas obras,
a saber; a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção;
mas indignação e ira aos que são contenciosos (gostam de viver em contendas), e desobedientes à verdade (que é Jesus Cristo, João 14.6), e obedientes à iniquidade (pois todo pecado,é iniquidade, 1 João 3.4; 5.17);
tribulação e angústia sobre toda alma do homem que faz o mal, primeiramente o judeu, e também o Grego;
glória porém, e honra e paz a qualquer que faz o bem, primeiramente ao judeu, e também ao Grego;
porque para com Deus, não há acepção de pessoas (Romanos 2.6-11).
Assim sendo, também em Jó 34.11, está escrito:
Porque segundo a obra do homem ,ele lhe paga; e faz que cada um ache segundo o seu caminho.
Assim sendo, para esse estudo bíblico não ficar muito exaustivo, vou citar os demais versículos sobre esses assuntos, como Provérbios 24.12; Jeremias 32.19; Ezequiel 33,20, e ainda 1 Pedro 1.17; Apocalipse 22.12, onde se encontra escrito que Deus o nosso Pai, não faz acepção de pessoas, mas julga segundo a obra de cada um, onde Jesus Cristo conclui dizendo, que o seu galardão (prêmio, recompensa) está com ele para dar a cada um, segundo a sua obra.
Portanto em Jeremias 17.10, ainda está escrito que Deus, o Senhor, esquadrinha o coração do ser humano, provando os nossos pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos, e segundo o fruto das suas ações, quando pensamos erroneamente que a nossa recompensa vem das mãos dos homens, mas na verdade vem das mãos de Deus.
Assim sendo, finalizando esse inefável, inexprimível, encantador, delicioso texto para a nossa alma, maravilhoso para nossa mente, indizível e inenarrável, pela compreensão meramente da mente humana, esse estudo da palavra de Deus, onde desejo ainda escrever apenas alguns versículos que diz:
Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição (e não da mentira da reencarnação) da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição (e não da reencarnação) da condenação, João 5. 28,29.
Tendo esperança em Deus, como estes também esperam, de que há de haver ressurreição (e não reencarnação) dos mortos, dos justos como dos injustos, Atos 24. 15.
Portanto, devemos cuidar da nossa eterna salvação, conduzindo com humildade nossa vida nos caminhos da palavra e da suprema vontade de Deus, para que o Senhor não venha nos dizer, no dia em que partirmos dessa terra:
Eu escutei, e ouvi, (tudo o que vocês falavam) pois não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade. dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha, (Jeremias 8.6).
Que Deus tenha grande misericórdia de nós, e nos guarde em seu caminho santo até o fim da nossa vida aqui na terra.
Pastor João Augusto Viana Neto
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.