OS CRISTÃOS PARECIDOS COM TADEU, O APÓSTOLO DE JESUS CRISTO

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

OS CRISTÃOS PARECIDOS COM TADEU, O APÓSTOLO DE JESUS CRISTO



COMEÇO: Conforme Mateus 10.3, O nome do apóstolo Tadeu é apenas um apelido, sendo portanto seu nome verdadeiro,  Lebeu.


Portanto, já em Marcos 3.18, no relato da eleição dos doze Apóstolos, ele é mencionado apenas por Tadeu.


Assim sendo, em várias versões da Bíblia, o Apóstolo Tadeu  é identificado como Judas, não o iscariotes, como irmão de Jesus, sendo que tradicionalmente falando, é identificado como o autor da epístola de Judas.


Portanto, Tiago, o justo, morto em 62 d. C, ficou conhecido como Tiago de Jerusalém, ou Tiago irmão do Senhor Jesus Cristo.


Assim sendo, esse Tiago, o justo, seria o mesmo que ficou conhecido como o Apóstolo Tiago, o menor, que segundo diversas fontes primitivas, era citado como irmão do Senhor.


Dessa maneira, ele também seria o autor da epístola de Tiago.


1º) - O AMANHÃ SOMENTE PERTENCE A DEUS.


Portanto, o objetivo desse texto, nesse opúsculo tem por finalidade nos ensinar, que não devemos julgar o futuro de ninguém, pois conforme João 7.1-3 Judas Tadeu, ou Judas Lebeu, era um dos irmãos carnais de Jesus Cristo, por parte da sua mãe Maria, e não por parte de José, que conforme o v.5, nenhum de seus irmãos criam nele, no qual vieram a crer depois da ressurreição de Jesus Cristo (veio a se tornar em um de seus servos).


Assim sendo, conforme Judas 1.1, Judas, agora é servo de Jesus Cristo,  e irmão de Tiago; ainda conforme Mateus 13.54,55, quando Jesus Chegou em sua pátria, ensinava na sinagoga deles, deixando o povo maravilhado, chegando a ponto de dizer: Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não está entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois tudo isso? E escandalizavam se nele, v.56.


Portanto, se os próprios irmãos, além de não crerem nele, ainda ficavam escandalizados ao ouvi-lo pregar, e fazer maravilhas, conforme Marcos 6.1-3, o que devemos pensar sobre as pessoas, que não creem, e ainda se escandalizam em Jesus?


Portanto, não devemos julgar o amanhã de ninguém, por mais incrédulo que ele seja, pois conforme se encontra registrado no livro de Atos, iremos ver o que aconteceu com os irmãos de Jesus Cristo após a sua ressurreição dizendo:


Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.


E, entrando subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro, e Tiago, João, e André, Filipe, e Tomé, Bartolomeu, e Mateus, Tiago filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas filho de Tiago.


Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos, Atos
1.12-14.


Assim sendo, os irmãos de Jesus que antes, além de não crerem nele, ainda ficavam escandalizados com os milagres que ele operava, agora, estavam todos no templo com a sua mãe orando,e clamando.


Portanto,  não devemos julgar ninguém, pois no dia de amanhã Deus pode transformar ele(a), e fazer dele(a) um grande vaso de honra, e de poder como fez com o Apóstolo Paulo.


Portanto, Judas não ocupou um cargo proeminente na igreja primitiva, como seu irmão Tiago, o qual chegou a ser um das três colunas ali, e pastor da igreja em Jerusalém, conforme Atos 12.17; 15.13, contudo, ele recebeu do Senhor Jesus Cristo, uma inspiração tão gloriosa através do glorioso Espírito Santo, que veio a escrever essa gloriosa epístola, a epístola de Judas.


Assim sendo, quando estava escrevendo esse texto, Jesus Cristo mandou te dizer: Não se rebaixe, não se diminua, observando os talentos que Jesus Cristo distribuiu aos seus servos, e não fique querendo ser igual a eles, mas seja você mesmo, pois é assim que Jesus Cristo, vai te usar com os talentos que ele te deu, e não sejas negligente com  os talentos que você recebeu, para não vir a cair na maldição de Jeremias 48.10.


Dessa maneira, Deus ainda manda te dizer: Não sejas negligente; não enterre os talentos que ele te deu, mesmo que seja apenas, um, pois ele te deu para ser usado para glória dele, e não para ser enterrado, tire um tempo para desenvolver o talento que ele te deu, pois não ter tempo para Deus, e fazer aquilo que ele te mandou fazer, é viver perdendo tempo, assim diz o Senhor!


2º) - OS PROFUNDOS, E ATUAIS ENSINAMENTOS DA CARTA DE JUDAS.


Portanto, uma das coisas mais importantes em nossa vida, é não dizermos quem somos, ou seja, nos apresentar a nós mesmos, mas deixar Deus nos apresentar, pois não buscamos glórias dos homens.


Assim sendo, Judas, como de fato era irmão do Senhor Jesus Cristo, podia se orgulhar disso, mas quando escreveu a sua carta apenas se identificou com Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago, Judas 1.1.


Diante do exposto, te pergunto: Como você se identifica perante os homens; como você é conhecido pelos homens; como você se identifica, e é conhecido por Deus, e pelos seus anjos?


Levando isso em conta, me veio à lembrança quando uma vez fui convidado para fazer um enterro de um irmão muito pobre, sem nenhuma aparência e formosura física, mas muito humilde, um dos mais consagrados servos de Deus que conheci em minha trajetória ministerial.


Considerando isso, quando me dirigia para o velório, Deus assim falou comigo: Quando você chegar lá no velório, irá encontrar todo povo chorando: Diz para eles que não chorem pelo Márcio, mas chorem por eles mesmos, pois o Márcio, era pouco conhecido na terra, mas muito conhecido no céu.


Portanto, devemos fazer para nós mesmos constantemente essa pergunta: Sou muito conhecido na terra, e desconhecido no céu; ou sou pouco conhecido na terra, mas muito conhecido no céu?


CONCLUSÃO: Isto posto, Judas em sua carta, nos alerta de três males, os quais devemos evitar em nossa vida para sermos bem sucedidos em tudo, ou seja:


1º  -  Andar pelo caminho de Caim: Que simboliza religião humana, sem fé, sem Jesus, sem certeza de  salvação,  onde seu conteúdo é apenas filosofias religiosas humanas.


2º    -    Andar no engano de Balaão: O obreiro que vive fazendo comércio das coisas santas (pecado de Simonia), negociando louvor, pregação, milagres, seus dons, os talentos, cargos eclesiásticos, posição ministerial sem poder, como o bordão de Geazi, fazendo a obra de Deus por torpe ganância, para ganhar muito dinheiro para si mesmo, a ponto de vender igrejas, e os cristãos; e nenhuma alma para Cristo, 1 Timóteo 3.8; 2 Pedro 2.3.


3   -  Andar na contradição de Corá: Ou andar contrário aos mandamentos de Deus, não se envolver em rebelião, contendas, e divisão.


Assim sendo, o caminho de Caim, é o caminho dos religiosos humanistas, sem fé, sem Jesus Cristo, sem o Espírito Santo, sem Deus, sem salvação; ainda o caminho sem sangue para a expiação dos pecados.


Portanto, se tratando de conselhos, não devemos deixar alguém nos seduzir com belas palavras filosóficas destituídas da Bíblia Sagrada, como o canto da serpente, que não traz nenhum efeito para a salvação da nossa alma, como foi o conselho destrutivo de Balaão, o qual hoje significa depender da nossa razão humana, e não dos ensinamentos da palavra de Deus, para nossa salvação.


Dessa maneira, existe um falso evangelho, o evangelho da mistura, do santo com o profano, da prosperidade material, sem nenhuma prosperidade espiritual, do mundanismo onde nada é pecado, contra a santidade de Deus, que na verdade se refere a um verdadeiro mercenarismo financeiro, visando apenas faturar, os quais se manifestam através da luta por cargos eclesiásticos.


Assim sendo, que Deus em sua infinita misericórdia nos guarde, e ainda nos livre dessa terrível apostasia, que está se instalando no meio evangélico visando apenas fama, dinheiro, e glórias mundanas, e nada do céu.


Portanto, a nossa pátria está nos céus, onde também esperamos o salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também, a si mesmo todas as coisas, Filipenses 3.20.21.


Diante do exposto, minha constante oração ao seu favor, e de sua nobre família, é que você nunca venha juntamente com os seus amados, ficar com a sua vista iluminada apenas pelas coisas fúteis e passageiras  deste mundo pecaminoso, onde o verdadeiro amor de Deus não existe, ficando  totalmente cego das riquezas espirituais, e eternas que nos aguardam, pois a verdadeira mensagem do verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, prepara um povo  para ir para morar no céu, e não para ficar rico, e poderoso na terra.


Portanto, não deixe ninguém te enganar!






Pastor JoãoAugusto Viana Neto.



 





Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions