EM QUEM DEVEMOS CONFIAR, CONFORME NOS ENSINA A BÍBLIA SAGRADA.
INTRODUÇÃO: Portanto, a palavra confiança tem a sua etimologia vindo do Latim, que significa “FIDERE” que por sua vez se deriva de “FIDES” - “FÉ”.
Sendo assim, a palavra confiança, ou ter confiança significa depositar a fé, e confiar plenamente com intensidade, e firmeza.
Assim sendo, no hebraico, a palavra confiança no “AT” origina-se do verbo “BATAH” que originalmente, traz o significado de “ESTAR SEGURO” ou “SENTIR-SE SEGURO”.
Dessa maneira, no Grego a palavra confiança significa obedecer sem questionar, e sem conhecer os resultados, que conforme nos ensina a Bíblia Sagrada em Hebreus.11.1 a fé, ou a confiança, é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
1º) - EM QUEM DEVEMOS CONFIAR?
Levando isso em conta, nós que servimos a Deus, e o conhecemos, bem como confiamos nos ensinos da Bíblia Sagrada, a sua santa palavra, não podemos exercer nada em nossa vida, se não estiver de acordo com os ensinos das Escrituras Sagradas.
Diante do exposto, não podemos confiar nas estrelas, nos astros, como no sol, e na lua como ensina a astrologia, ou em qualquer outra coisa da criação pois a palavra de Deus nos ensina o seguinte:
Olha, até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos seus olhos,(de Deus), Jó.25.5.
Assim sendo, como vou confiar em algo que não possui luz própria (vida) e ainda em algo que aos olhos de Deus não é puro?
Portanto, eu prefiro ficar com os mandamentos de Deus os quais diz:
Guardai, pois com diligência a vossa alma, pois semelhança nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, em horebe, falou convosco, do meio do fogo.
Para que não vos corrompais,e vos façais alguma escultura, semelhança de imagem, figura do macho, e da fêmea.
Figura de algum animal que haja na terra, figura de alguma ave alígera que voa pelos céus.
Figura de algum animal que anda de rastros sobre a terra, figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra.
E, não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus,Deuteronômio.4.15-19.
Considerando esse ensinamento de Deus, através da sua palavra, não se deve confiar, nem prostrar, e ainda nem adorar nada do que o criador criou nos céus e na terra, muito menos diante de uma imagem de escultura feita pelas mãos de um homem pecador, pois a Bíblia assim nos ensina:
Tornem-se semelhantes a eles (as imagens de escultura) os que os fazem (fabricantes de ídolos) , e todos os que nele confiam, Salmos.115.8.
2°) - DEVEMOS CONFIAR NOS ANJOS, OU NOS SERVOS DE DEUS?
Assim sendo, todos nós sabemos que existe uma confiança nos anjos da guarda, bem como uma confiança nos servos de Deus.
Levando isso em consideração, como eu creio na Bíblia Sagrada, e sigo aos seus ensinamentos, prefiro seguir o que Deus pensa dizendo:
Eis que nos seus servos não confia, e nos seus anjos encontra loucura,
quanto mais naqueles que habitam em casa de lodo (o ser humano), cujo fundamento está no pó, e são machucados como a traça! Jó. 4. 18,19.
Eis que nos seus santos não confiaria, e nem os céus são puros aos seus olhos, Jó.15.15.
Sendo assim, não podemos confiar nem nos céus, os quais não são puros aos olhos de Deus, nem nos anjos de Deus, muito menos no ser humano, nosso semelhante.
3º) - DEVEMOS CONFIAR NO SER HUMANO, NOSSO SEMELHANTE?
Levando isso em conta, primeiro devemos conhecer o que a Bíblia Sagrada nos ensina sobre o ser humano, nosso semelhante o qual já adiantei, que não devemos confiar.
Assim sendo, em Salmos.78.39 acerca do ser humano está escrito:
Porque se lembrou (Deus) de que eram carne (os seres humanos), um vento que passa,e não volta,(o ser humano),Salmos.78.39.
E quanto o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um bicho, Jó.25.6.
Toda carne é erva, e toda sua beleza, como as flores do campo, {...} na verdade o povo é erva Isaías. 40. 6,7.
Todas as nações são consideradas por ele (Deus) como a gota dum balde, e como o pó miúdo das balanças {...} todas as nações são como nada perante ele; ele considera-as menos do que nada, é como uma coisa vã, Isaías.40.15,17.
E todos vós moradores da terra são reputados em nada,Daniel. 4.35a.
Levando tudo isso em consideração, que aprendemos pela Bíblia Sagrada, Deus compara o ser humano a um verme, e o filho do homem a um bicho, ainda como uma erva, o próprio Abraão comparou a si mesmo como pó e cinza, Gênesis.18.27; assim sendo, Deus comparou as nações como uma gota que cai dum balde, como o pó miúdo das balanças, como uma coisa vã, como menos do que nada, e ainda os moradores da terra são reputados por nosso criador em nada, pergunto:
Devemos colocar a nossa confiança no homem?
Creio, que de maneira nenhuma, pois assim está escrito:
Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem (e em si mesmo), e faz da carne o seu braço, e apartado seu coração do Senhor, Jeremias.17.5.
Dessa maneira, toda Bíblia Sagrada nos dá a explicação de quem verdadeiramente é o ser humano, que conforme comparou Abraão a si mesmo, aquele que põe a sua confiança no homem, está confiando em “pó e cinza”, Gênesis. 18.27.
Isto posto, toda a Bíblia Sagrada se resume apenas em dois mandamentos os quais diz:
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro, e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Desses dois mandamentos dependem toda a lei, e os profetas, Mateus.22.37-40.
Assim sendo, se você conseguir em sua vida, praticar essas duas coisas, já cumpriu toda a lei de Moisés, e todos os mandamentos dos profetas.
4º) - DEVEMOS CONFIAR EM NOSSA ESPOSA?
Conforme nos ensina a Bíblia Sagrada assim diz:
Não creais no amigo, nem confieis no vosso guia,(físico, e espiritual) daquela que repousa no teu seio (sua esposa) guarda as portas da sua boca.
Porque o filho despreza o pai ( o mundo está cheio deles, os quais abandonam seus pais em um asilo depois de velhos), a filha se levanta contra a sua mãe, a nora, contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa, Miqueias.7.5,6.
E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho, e os filhos se levantarão contra os seus pais os matarão, Mateus. 10.22.
NOTA: O que existe de filhos matricidas, e parricidas matando seus próprios pais por causa de drogas, dinheiro, heranças, e tantas coisas mais! O que existem de noras e genros,que não suportam o sogro nem a sogra, cunhados, e irmãos que não se suportam uns aos outros etc?
Assim sendo o Senhor Jesus Cristo nos disse o seguinte:
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra o seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra.
E, assim, os inimigos do homem serão os seus familiares,(ou seja, aqueles que não querem servir a Jesus Cristo , pois não existe comunhão da luz com as trevas),2 Coríntios 6.14. Mateus.10.35,36.
Portanto, já nos dias do profeta Ezequiel os próprios pais comiam os seus filhos, e os filhos os seus pais, literalmente, Ezequiel.5.10.
PERGUNTO: Será que em alguma parte do mundo já chegamos a essa situação? Pois envergonhar, maltratar, devorar e abandonar os pais quando envelhecem, e são pobres , isso acontece em todo o mundo cada dia mais, quando moralmente falando são desprezados, e muitos apenas por serem cristãos.
CONCLUSÃO
Há ! Pastor, mas eu tenho de confiar no meu amigo! Eu te respondo que o único amigo em que devemos confiar, é o Senhor Jesus Cristo, nosso verdadeiro, e fiel amigo, como também não devemos esquecer que o nosso suposto amigo, também tem um amigo. Que Deus nos guarde!
Portanto, não devemos, de acordo com o ensinamento da Bíblia Sagrada, confiar nem na nossa esposa, mas sim devemos guardar a nossa boca, começando da própria esposa, dos nossos filhos, nossos parentes e finalmente com todos, devemos guardar a nossa língua, pois conforme Provérbios.13.3, aquele que muito abre a sua boca (o famoso boca aberta, boca larga) esse tem perturbação, e nem é de ficar admirado, se começarem o adjetivar DE “O PERTURBADO!”
Considerando isso, certo pastor sempre dizia assim: “É melhor perder na paz, do que ganhar na guerra”.
Assim sendo, você já perguntou para si mesmo: Como estou sendo conhecido? Não devemos falar muitas coisas diante, nem com os nossos filhos.
Dessa maneira, certos lares são um começo do inferno ou do céu, por causa das línguas dos membros da família.
Dessa maneira, em relação a nossa esposa devemos amá-la e cuidá-la da melhor maneira que pudermos, pois não iremos encontrar nada melhor nessa terra, do que a nossa esposa, quando se trata de uma mulher de Deus, um verdadeiro tesouro que Deus nos deu, como me deu.
Diante do exposto, Deus não autorizou em sua palavra a confiar em alguém, ou em outra coisa, nem em si mesmo, a não ser somente nele, Salmos.20.7;125.1.
Considerando isso, Deus nos ordenou a amar a Ele sobre tudo que existe, e ao nosso próximo como a nós mesmos.
Dessa maneira, amar de verdade ao nosso próximo como a nós mesmos, e nunca desejar ou fazer qualquer coisa que venha prejudicá-lo, as quais jamais faríamos ou desejaríamos para nós mesmos, isso é amar ao nosso próximo como a nós mesmos.
Você já conheceu aquele líder labioso que diz que vai te ajudar, que te ama, mas somente te explora, te usando apenas, favorecendo a si mesmo, cuidado, muito cuidado com aqueles que somente amam de palavras, mas são uma negação total em suas obras.
Assim sendo, acerca do verdadeiro amor ao nosso próximo, o Apóstolo João nos ensinou o seguinte:
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra, e em verdade,1 João.3.18.
Sendo assim, não podemos confiar em ninguém, nem em nós mesmos, pois somos seres mutáveis, sendo uma coisa de manhã, e outras durante o dia, e muitos amanhecem não sendo mais o mesmo.
Considerando isso, podemos e devemos sempre confiar em Deus, pois Ele não muda, sendo sempre o mesmo ontem, hoje, e eternamente, (Hebreus.13.8).
Pastor João Augusto Viana Neto.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.