OS ALTOS E OS BAIXOS - OS ERROS E OS ACERTOS DA VIDA
EXÓRDIO: Portanto, a ideologia e cultura do mundo, muitas vezes oferecem muitas coisas, para você se auto destruir.
Assim sendo, o grande problema, de grande parte da humanidade, é que a maioria das pessoas somente vão parar para pensar nisso, depois que forem destruídas.
1º) - OS ALTOS DA VIDA
Conforme nos ensina a santa palavra de Deus, nossa vida, aqui nesse mundo, é constituída de pensamentos e de caminhos, por onde andamos.
Nossos pensamentos vão se manifestar em nossa própria vida, nos caminhos que trilhamos, os quais vão se concretizar através das nossas palavras e ações.
Ao meditar nessas coisas, fiquei pensando que existe um caminho melhor para trilharmos, e também um pensamento melhor para a pensarmos, como diz a Bíblia Sagrada:
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o Senhor nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais alto do que os vossos pensamentos, Isaías 55. 6-9.
Diante do exposto, descobri pela Bíblia Sagrada, mesmo vivendo aqui na terra, que todos nós podemos pensar os pensamentos de Deus, que são mais altos do que os nossos pensamentos, e andar nos caminhos de Deus, que são mais altos do que os nossos caminhos.
Andar nesse mundo, pensando com os pensamentos de Deus, e ainda andando nos caminhos de Deus, podemos aprender algumas coisas como:
Lavai-vos, purificai-vos (no sangue de Jesus Cristo, que nos purifica de todo pecado, 1 João. 1.7), tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos, e cessai de fazer o mal.
Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao orfão; tratai das causas das viúvas, Isaías 1.16.17.
E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu companheiro, nem ame o juramento falso; porque todas essas coisas eu aborreço, diz o Senhor, Zacarias.8.17.
Somente aqui, nestes versículos, temos alguns caminhos, pensamentos, pelos quais Deus nos ordena a pensar, e alguns caminhos pelos quais Deus nos ordena andar.
Nenhum de nós, estamos proibidos de pensar com os nossos próprios pensamentos, somente coisas boas, e ainda andar nos nossos caminhos fazendo apenas o bem, mas conforme nos ensina Colossenses 3.1-3, agora que já ressuscitamos com Cristo, e passamos viver uma nova vida com Deus aqui na terra, devemos primeiro buscar e pensar nas coisas que são de cima, e não nas que são aqui da terra.
Existe um grande segredo de ser abençoado na terra, em tudo, naquele(a) que age dessa maneira, pois conforme Jesus Cristo nos ensinou em Mateus.6.33, é a obrigação de todo ser humano buscar em sua vida, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça. Portanto, quando agimos dessa maneira em nossa vida, o Senhor Jesus se encarrega de suprir todas as nossas necessidades, as quais virão como acréscimo no nosso dia a dia.
2º) - OS BAIXOS DA VIDA.
Em consequência disso, todos nós devemos saber, que Deus nos dotou de vontade própria, e livre arbítrio, e por isso, como resultado de nossos atos errados, os mesmos irão produzir somente situações baixas, complicadas, e difíceis em nossa vida, pois o nosso sucesso, ou ainda o nosso fracasso em todas as coisas, vão depender, em primeiro lugar, da nossa dependência, obediência, e em depositarmos nossa confiança em Deus, e finalmente em nossas próprias palavras, e atitudes corretas.
Como diz certo ditado: Aquele que fala, e pratica a verdade, não merece castigo.
Assim sendo, alguns baixos da nossa vida, pode ser evitado por nós mesmos como:
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito a nossa queda Provérbios 16.18.
Portanto, você pode perceber que existem muitas pessoas, que em tudo na vida estão sempre por baixo, pois sua altivez, sua soberba, seu orgulho, querendo ser uma coisa que não são, vivendo uma vida de fantasia, enganando a si mesmos, são algumas atitudes que os mantém sempre por baixo.
Uma das outras situações, que mantêm um ser humano sempre por baixo, como já disse, é viver uma vida de soberba, que gera somente afrontas, e ainda ter em sua vida a ausência de humildade, que faz uma pessoa viver sem sabedoria, e assim não consegue se encaminhar em nada do que faz nessa vida; assim sendo, essa pessoa corre o risco de se tornar uma pessoa perversa, e dessa forma caminhar para a sua própria destruição.
Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.
A sinceridade dos sinceros os encaminhará, mas a perversidade dos desleais os destruirá, Provérbios 11.1,2.
Portanto, vivendo uma vida humilde, em total dependência de Deus, essa vai nos livrar de algumas coisas más, como a contenda dos homens, e suas transgressões, que conduz à ruína.
Antes do homem ser quebrantado por muitos reveses da vida, que em sua maioria ele mesmo causou pela sua falta de humildade, e por ter um coração exaltado, quando ele cair em si mesmo, vai aprender que uma vida de humildade, leva a pessoa a ser honrado em tudo quanto ela fizer, mas uma vida de soberba leva a pessoa a ruína.
Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade, Provérbios.18.12.
Portanto, não podemos enganar a nós mesmos, pensando que a nossa vida aqui nesse mundo, é feita somente de sombras, água fresca fresca, e somente de bonanças, como se ouve nessas falsas mensagens, desses falsos profetas, que pregam um falso evangelho, somente para iludir, e arrancar o dinheiro do povo dizendo: Pare de sofrer, não sofra mais! (Enganadores filhos do diabo!).
Levando isso em conta, devemos ficar em alerta, pois o próprio Senhor Jesus Cristo disse:
Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo, João 16.33.
Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas, Salmos 34.19.
O segredo de ficarmos livres das aflições, dos sofrimentos desta vida, as quais todos nós passamos por elas, não é confiarmos em nós mesmos, que somos menos do que nada (Isaias 40.17), mas confiar inteiramente no Senhor, pois assim está escrito:
Lança (o verbo lançar quer dizer: Atirar com força) o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado, Salmos 5.22.
Sendo assim, o Apóstolo Pedro conclui dizendo:
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós, 1 Pedro 5.7
Pois os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre, Salmos 125.1.
Considerando tudo isso, nós, como cristãos, que servimos e confiamos inteiramente no Senhor Jesus Cristo, devemos agir da seguinte maneira:
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas com ação de graças, Filipenses 4.6.
Por isso, vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que a vestimenta? Mateus 6.25.
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus, Filipenses 4.19.
Dado tudo isso, fiquei meditando sobre a necessidade de viver sempre em oração, levando constantemente nossos problemas para Deus, pois a Bíblia assim nos ensina dizendo:
Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
Perto está o Senhor dos que têm um coração quebrantado, e salva os contritos de espírito Salmo 34.17,18.
Os Apóstolos do Senhor Jesus Cristo, nos deixaram um grande exemplo dizendo:
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus em nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos.
E assim, nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus para que a vida de Jesus se manifeste também em nosso corpo mortal. 2 Coríntios 8,9,10.
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações (significa que devemos vencer as tentações),
sabendo que a prova da vossa fé produz paciência.
Tenha porém a paciência na sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar coisa alguma, Tiago 1.2-4.
Mediante esses ensinamentos gloriosos da palavra de Deus, nos instruindo, mas também nos fortalecendo, nos capacita a enfrentarmos os dias maus na nossa vida, pois o Apóstolo Pedro nos escreveu o seguinte:
Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios;
mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte.
Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus ;e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?
E, se o justo apenas se salva onde aparecerá o ímpio e o pecador?
Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus, encomendem-lhe a sua alma, como ao fiel Criador, fazendo o bem, 1 Pedro 4.15-19.
Nós os cristãos, temos uma proteção tão firme, que nenhum outro ser humano que não serve a Deus, tem nessa terra, ao ponto do profeta Jeremias (20.11) dizer o seguinte:
Mas, o Senhor está comigo como um valente terrível; por isso, tropeçarão os meus perseguidores, e não prevalecerão; ficarão mui confundidos; como não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua, que nunca se esquecerá,
3°) - OS ERROS DA VIDA.
O Senhor e Salvador Jesus Cristo, também nos ensinou acerca do maior erro que um ser humano pode cometer em sua vida dizendo:
Jesus, porém respondendo, disse-lhes: Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus, Mateus 22.29.
Portanto, todos nós, erramos em muitas coisas nessa vida, mas se realmente queremos conhecer o verdadeiro poder de Deus, conhecer verdadeiramente a pessoa de Jesus Cristo, e por fim a vida eterna, precisamos conhecer as Escrituras Sagradas, pois Jesus Cristo assim falou:
Examinei (que não é apenas ler, mas pesquisar minuciosamente) as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam, João 5.39.
Encontramos aqui nesses versículos, o porque Satanás, e seus demônios, usam os seres humanos para não estudarem a Bíblia, pois é ela que ensina a respeito da pessoa de Jesus Cristo, da glória de Deus, e por fim da vida eterna do ser humano.
Quando Filipe achou a Natanael, disse-lhe que havia achado aquele em que Moisés havia dito que havia de vir, João 1.45, pois Moisés realmente havia dito o seguinte, a respeito da vinda de Jesus Cristo:
O Senhor, teu Deus, (falando ao povo de Israel), te despertará um profeta (Jesus Cristo) no meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boa, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar, Deuteronômio 18.15,18.
Posteriormente os Apóstolos do Senhor Jesus Cristo trouxeram à lembrança do povo de Israel, estas palavras, dizendo:
Porque Moisés disse: O Senhor, vosso Deus, levantará dentre vosso irmãos um profeta (Jesus Cristo) semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
Este, é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor, vosso Deus, vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis, (Atos.3.22;7.37.
O próprio Jesus Cristo, posteriormente falou para os Judeus, as seguintes palavras:
Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer, e sobre o que hei de falar.
E sei que o seu mandamento é a vida eterna, Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai o tem dito, João 12.49,50.
Diante do exposto, quando os Judeus resistiam a Jesus Cristo, e as suas palavras, ele disse o seguinte:
Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.
Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou.
Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
Eu, porém, não recebo testemunho de homem, mas digo isso, para que vos salveis. (João 8.28; 5.19,30-34;14.10,24.
Levando tudo isso em conta, que acabamos de ouvir da palavra de Deus, pergunto: Existe missão mais gloriosa que um ser humano venha a realizar nesta terra, do que ensinar sobre a pessoa de Jesus Cristo, sobre a Glória de Deus, e sobre a vida eterna, e por fim ensinar aos seres humanos, o que eles precisam fazer para serem salvos?
Em consequência disso, esse assunto, é dos mais gloriosos que existem na face da terra, a ponto do próprio Deus dizer, que colocou suas palavras na Boca de seu Filho Jesus Cristo, o cobriu com a sombra da sua mão, para plantar os céus, para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo, Isaías 51.16.
4º) - OS ACERTOS DA VIDA.
Portanto, se a Bíblia Sagrada nos ensina sobre o maior erro que um ser humano venha a errar em sua vida, não examinando as escrituras, e assim não conhecendo corretamente a pessoa de Jesus Cristo, a glória de Deus, a vida eterna, e enfim não ter conhecimento da sua própria salvação, que a falta desses conhecimentos irá lhe trazer prejuízos eternos, repito: Existe conhecimento que pode ser adquirido, de forma mais eficaz do que estes?
Em contrapartida, sabemos que nós, como seres humanos, passamos nossa vida aqui na terra buscando dia após dia, conhecer cada vez mais as coisas terrenas, mas infelizmente, são poucos que passam a sua vida procurando conhecer mais a si mesmo, a Jesus Cristo, a vida eterna, e por fim as coisas dos céus.
Dessa maneira, a Bíblia Sagrada nos deixa um grande alerta, mas ao mesmo tempo um grande ensinamento dizendo:
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também, eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esquecestes da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Conheçamos, e prossigamos em conhecer o Senhor; como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra, Oseias 4.6;6.3.
Quando se refere ao povo de Deus, não são poucos os que desviaram do caminho da salvação, e hoje se encontram novamente no cativeiro do pecado, por falta de conhecimento de Deus, mediante a sua palavra.
Assim sendo, por causa dessa triste situação, o profeta Isaías, profetizou o seguinte:
Harpas, e alaúdes, e tambores, e pífaros, e vinhos há nos seus banquetes (somente cantorias, emocionalismo, festas, comilanças, passeios turísticos, luxos, mordomias, gastança desenfreada com os prazeres dessa vida, banquetes etc); e não olham para a obra do Senhor (evangelização, orações, consagrações, jejuns, estudos bíblicos etc), nem consideram as obras de suas mãos, (ou o que Deus fez em suas vida).
Portanto, o meu povo será levado cativo,(caindo novamente em pecado) por falta de entendimento (conhecimento da palavra de Deus); e os seus nobres (líderes) terão fome, e a sua multidão se secará de sede (ou o verdadeiro conhecimento da palavra de Deus), Isaías 5.12,13.
CONCLUSÃO: Conforme Isaías 54.13, o desejo de Deus, é que todos os seus filhos sejam discípulos (aprendizes) do Senhor Jesus Cristo; assim acontecendo, a paz do povo de Deus será abundante. Assim sendo, o grande problema que sempre aconteceu, não querendo generalizar nada, é que muitos líderes somente oferecem para o povo de Deus capim seco, águas rotas, aos invés de pastos verdejantes, e águas tranquilas, e ainda o mais terrível, é que muitos se colocam como donos, empresários da igreja de Deus, controlam tudo, e todos somente para o seu bel prazer, e ainda não reconhecem os que Deus levanta, e os capacita com seus dons para edificar a sua igreja, quando o desejo de Deus em relação ao seu povo sempre foi este:
Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade (no milênio), porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar,
Isaías 11.9.
E não ensinará alguém mais o seu próximo, nem alguém ao seu irmão dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o Senhor; porque perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados, Jeremias 31.34.
Portanto, todos nós sabemos, que o único livro no mundo que nos revela o verdadeiro conhecimento de Deus, de Jesus Cristo, do Espírito Santo, da salvação, do perdão dos pecados, da vida eterna, da ressurreição do ser humano dentre os mortos, e tudo relacionado a nossa salvação, e a nossa vida com Deus, é a Bíblia Sagrada, que a igreja católica, Apostólica Romana, no ano de 1229 na cidade de Tolosa na França, no Concílio Vaticano II teve a sua leitura proibida pelos leigos.
Em consequência disso, com o avanço do protestantismo no mundo, em 1965 a igreja Católica autorizou os fieis católicos a lerem novamente a Bíblia, apenas excluindo o livre exame pelos católicos fieis, quando na realidade, o verdadeiro intérprete da Bíblia Sagrada, é o Espírito Santo, e o ser humano somente irá entendê-la examinando-a com oração.
Pastor João Augusto Viana Neto.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.