OS SERES HUMANOS QUE DÃO TRABALHO A DEUS E AINDA O FAZEM FICAR CANSADO
PREFÁCIO: Portanto, conforme a linguagem figurada da Bíblia Sagrada, Deus faz uso da linguagem humana, como arrepender, dar trabalho, ficar cansado, nunca mudando o verdadeiro sentido das coisas, apenas, com o sentido de revelar a sua soberania, e a sua vontade, aos seres humanos, onde a vontade do criador, é totalmente contrário, aos caminhos, e pensamentos dos humanos, Isaías.55.8.
Assim sendo, por exemplo, em Isaías. 1.14, o profeta usa as expressões aborrecer, pesadas, cansado e sofrer, tudo em relação a pessoa de Deus, direcionadas aos seres humanos dizendo:
As vossas Festas da Lua Nova, e as vossas solenidades, aborrecem a minha alma; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
Desse jeito, esses verbos foram escritos, como respostas de Deus em relação ao seu povo, ou apenas como reprovação do ritualismo externo dos seus serviços oferecidos ao criador, como forma de culto e adoração, sem haver nenhuma essência interior, mas apenas tendo aparência externa de falsa adoração, quando na verdade, a verdadeira adoração, não brota apenas de ritualismos, mas brota do interior do coração do verdadeiro adorador, pois Jesus Cristo já nos ensinou, que o verdadeiro adorador, o adora, não com ritualismo, mas em Espírito e em verdade, João.4.23,24, deixando claro para todos nós, que também existe o falso adorador, os quais creio, que os mesmos hoje são como ervas daninha no meio da lavoura (igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade na terra), I Timóteo, 3,15.
Diante do exposto, o Apóstolo são Paulo, nos deixou o seguinte ensinamento:
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer (carne de porco, como fazem os adventistas), ou pelo beber, (como algumas seitas heréticas proíbem até beber café), ou por causa dos dias de festa (como não poder comer carne, mas apenas peixe na sexta feira santa), ou da lua nova, ou dos sábados, (como os heréticos adventistas do sétimo dia, enganam milhões, ensinando mentiras, de que se alguém não guardar o sábado, não pode ser salvo, anulando o sacrifício de Jesus Cristo no calvário),
que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo, Colossenses.2.16, 17
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos, Gálatas.4.11;
Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comermos, nada temos de mais, e, se não comermos, nada nos falta,1coríntios.8.8;
Um faz diferença entre dia e dia, mas outros julgam iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo, Romanos. 14.5;
Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo, V.17.
E, Ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento?
Não compreendeis que tudo o que de fora, entra no homem não o pode contaminar,
porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é, lançado fora, ficando puras todas as comidas?
E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro, e contaminam o homem, Marcos.7.18-23.
Levando isso em conta, conforme os apologistas e ainda os exegetas, seu discurso ou retórica, acerca dos atos do criador, em relação aos seres humanos, o mesmo muitas vezes usa uma linguagem figurada, quando faz referência por exemplo, que Deus se arrependeu, tratando-se apenas na mudança dos seres humanos, em voltar atrás, e deixar de praticar seus atos malignos, retornando ao caminho correto, com a sua mudança de pensar, e também das suas atitudes.
Assim sendo, o arrependimento de Deus, não trás nenhuma mudança em seu caráter, pois Ele não muda, Malaquias.3.6; Tiago.1.17, mas sim, na personalidade, e no caráter do ser humano, levando o mesmo a mudar os seus pensamentos, e as suas atitudes, em relação à soberania do criador, em relação ao ser humano.
Dessa maneira, um exemplo clássico do arrependimento de Deus, como resultado da mudança de atitudes do ser humano, encontramos Jonas.3.3-10 que diz:
E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor; era, pois, Nínive uma cidade de três dias de caminho.
E começou Jonas a entrar pela cidade, caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias e Nínive será subvertida.
E os homens de Nínive creram em Deus, (mudança de atitudes), e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até ao menor.
Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza.
E, fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei, e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água.
Mas os homens, e os animais estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converteram, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.
Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não fez.
Diante do exposto, o profeta Jeremias esclarece o assunto sobre o arrependimento de Deus dizendo:
Não poderei eu fazer de vós, como fez este oleiro, ó casa de Israel? _ diz o Senhor; eis que como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
No momento, em que eu falar contra uma nação, e contra um reino, para arrancar, e para derribar, e para destruir,
Se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
E, no momento em que eu falar de uma gente, e de um reino, para o edificar, e para o plantar,
Se ele fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do que tinha dito que faria, Jeremias. 18. 6-10.
Considerando, o que acabamos de ler, ainda através do profeta Amós Deus disse o seguinte:
O Senhor Jeová assim me fez ver: Eis que ele formava gafanhotos no princípio do rebento da erva serôdia depois da segada do rei.
E aconteceu que, como eles tinham comido completamente a erva da terra, eu disse: Senhor Jeová perdoa; como se levantará agora Jacó? Pois ele é pequeno.
Então, o Senhor se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Senhor.
Assim me mostrou o Senhor Jeová: Eis que o Senhor Jeová clamava, que queria contender por meio do fogo; e consumir o grande abismo,
e também queria consumir a terra.
Então eu disse: Senhor Jeová, cessa agora; como se levantará Jacó? Pois ele é pequeno.
E o Senhor se arrependeu disso: Nem isso acontecerá, disse o Senhor Jeová, Amós. 3.1-6.
1°) - AS CIDADES DA CAMPINA DO JORDÃO.
Levando tudo isso em conta, sobre o que acabamos de ler, o mesmo não aconteceu com as quatro cidades, (Deuteronômio.29.23) Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, da campina do Jordão, (Gênesis. 13.10,11) que apesar da oração intercessória de Abraão (Gênesis. 18.23-33), Deus teve que destruí-las, por causa de seus muitos pecados, (Ezequiel.16.49), e por não ter encontrado, nem dez justos nas cinco cidades, que dava dois justos para cada cidade, que evitaria Deus de destruir as cidades, por amor aos dez, pois Jesus Cristo disse, que onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome, ali ele está presente no meio deles, Mateus.18.20.
Em consequência disso, se a mulher de Ló, não tivesse olhado para trás, como havia ordenado o Anjo (Gênesis. 19.17), duas cidades haveriam de ser poupadas da destruição, pois daria dois justos para cada cidade, ou seja: Ló, sua Esposa e suas duas filhas. Mas como a desobediente mulher de Ló olhou para trás, e ficou convertida numa estátua de sal, (Gênesis.19.26), somente Ló e suas duas filhas escaparam, dando um total de apenas três pessoas, que somente pôde salvar a pequena cidade de Zoar, Gênesis. 19.18-23.
Conforme, o saudoso pastor Antônio Gilberto: a mulher de Ló se transformou numa estátua de sal, ao olhar para trás, ou o mesmo que num bloco monolítico de sal petrificado, inútil e imprestável para salgar, citando ainda, (Mateus. 5.13).
Dessa maneira, Jesus Cristo, advertiu o seu povo dizendo:
Lembrai-vos da mulher de Ló, nos fazendo entender, que não podemos olhar para trás, de maneira nenhuma.
Sendo assim, fiquei pensando em uma coisa, que a Bíblia nos ensina sobre o sim sim e o não não de Deus, o qual todos nós, devemos buscar a sua direção para todas as coisas em nossa vida, pois quando Deus disse não, é não.
Dessa forma, uma grande lição que temos a aprender, é que quando Deus disse à Moisés e Arão que eles não iam entrar na terra prometida, por não terem crido nEle para o santificar diante dos filhos de Israel, quando o Senhor o havia mandado falar com a rocha para produzir água para o povo, mas Moisés reuniu o povo e depois de chamá-los de rebeldes, feriu a rocha duas vezes. (Números.20.7-13).
2°) - A ORAÇÃO QUE DEUS NÃO RESPONDE.
Portanto, um dos maiores desejos de Moisés, era poder entrar na terra prometida, depois de conduzir o povo de Israel pelo deserto quarenta anos.
Dessa maneira, quando Deus disse, que nem ele, nem Arão haveriam de entrar na terra prometida, por não haverem crido nEle, nem o santificado diante dos filhos de Israel nas águas de Meribá, posteriormente ele orou a Deus, pedindo para entrar na terra prometida, e recebeu de Deus a seguinte resposta
Também eu pedi graça ao Senhor, no mesmo tempo dizendo:
Senhor Jeová, já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza, e a tua forte mão; porque, nenhum deus há nos céus, e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo a tua fortaleza?
Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão, e essa boa montanha, e o Líbano.
Porém o Senhor indignou-se muito contra mim, por causa de vós, e não me ouviu.
Antes, o Senhor me disse: BASTA, NÃO ME FALES MAIS NESTE NEGÓCIO.
Sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos, porque não passarás este Jordão. (Deuteronômio.3. 23-27).
Assim sendo, posteriormente, ele, já consciente da sua situação, disse ao povo de Israel.
Também o Senhor se indignou contra mim, por causa das vossas palavras, e jurou que eu não passaria o Jordão, e que não entraria na boa terra que o Senhor teu Deus te dará por herança.
Porque eu nesta terra morrerei, não passarei o Jordão; porém vós o passareis e possuireis aquela boa terra (Deuteronômio. 2.21,22).
Portanto, todos nós devemos ter muito cuidado, para ouvir o sim, mas também o não de Deus, e não deixá-lo irritado contra nós.
Sendo assim, todos nós devemos aprender que a Bíblia Sagrada, foi escrita em linguagem alegórica, figurativa e literária, mas Deus trata com o seu povo, como lhe convém, à sua maneira.
CONCLUSÃO: Em consequência, de tudo quanto foi dito nessa mensagem, com fundamento na santa, e infalível palavra de Deus, creio piamente, que toda Bíblia Sagrada de gênesis ao apocalipse, foi escrita para o nosso ensino, e que pela paciência e consolação das escrituras sagradas, tenhamos esperança (Romanos. 15.4).
Dessa forma, conforme Isaías.43.24, o ser humano tem o poder de dar trabalho a Deus, com os seus pecados, e ainda deixá-lo cansado com as suas maldades, mas não para por aí não, pois em Gênesis.6.5-7, nós iremos encontrar o verbo arrepender por parte de Deus, em relação aos seres humanos, por duas vezes, devido a malignidade dos seus atos, pensamentos e dureza de seu coração continuamente contra Deus, chegando ao ponto do seu glorioso Espírito Santo, não permanecer mais para sempre com o homem, os quais vieram a serem destruídos nas águas do dilúvio, Gênesis.6.3, os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus, que esperava nos dia de Noé,(como também está acontecendo atualmente), enquanto se preparava a arca, na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água, 1 Pedro.3. 20.
Dessa maneira após o diluvio, Deus formou a nação de Israel, para ser o seu povo particular, e santo na face da terra, mas olha o que eles fizeram:
Porém se obstinaram, e se revoltaram contra ti, e lançaram a tua lei para trás das suas costas, mataram os teus profetas, que protestavam contra eles, para que voltassem para ti; assim fizeram grandes abominações.
Pelo que os entregastes nas mãos dos angustiadores, que os angustiaram; mas no tempo de sua angústia, clamando a ti, desde os céus tu os ouvistes; e, segundo a tua grande misericórdia, lhes deste libertadores que os libertaram da mão dos seus angustiadores.
Porém, em tendo repouso, tornavam a fazer o mal diante de ti; e tu os deixavas na mão dos seus inimigos, para que dominassem sobre eles; e, convertendo-se eles e clamando a ti, tu os ouvistes desde o céus e, segundo a tua misericórdia os livrastes muitas vezes.
E protestantes contra eles, para que se voltassem para a tua lei; porém eles se houveram soberbamente, e não deram ouvidos aos seus mandamentos, mas pecaram contra os teus juízos, pelos quais, o homem que os cumprir viverá; e retiraram os seus ombros, e endureceram a sua cerviz e não ouviram (Neemias. 9. 26-29).
Porque, deveras, protestei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, dizendo: Dai ouvidos à minha voz.
Mas não ouviram, nem inclinaram os ouvidos; antes andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado; pelo que trouxe sobre eles todas as palavras deste conserto que lhes mandei que cumprissem, mas não cumpriram, Jeremias. 11.7,8.
Portanto, tudo que foi escrito até aqui, tem como objetivo, nos levar a obedecer e confiar somente em Deus, e em mais ninguém, inclusive nem em nós mesmos.
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.