O CONSELHO DE DEUS, NOS CÉUS E NA TERRA
PRELIMINAR: Portanto, um conselho pode ser composto por um grupo de líderes, como executivos, professores, ou de ministros, bem como de um grupo de pessoas, cujos membros desse conselho têm poder e autoridade igual.
Assim sendo, uma assembleia, ou reunião de líderes, forma um conselho, para deliberar sobre determinado assunto.
Dessa forma, por metáfora, se refere a determinado lugar, onde o conselho vai se reunir.
O ministério, como conselho de Deus na terra, se reúnem em convenções, a fim de decidirem como o povo de Deus, devem se comportar moralmente e espiritualmente na terra, servindo a Deus.
O conselho de Deus na terra, é composto das seguintes pessoas:
E ele (Jesus Cristo) mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores, e doutores,
querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios.4.11-13.
E a uns, pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de língua,1 Coríntios.12.28.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que é útil, (v.7).
Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação, 1 Coríntios. 14.26.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: Se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
se é ministério seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; e o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria, Romanos.12.6-8.
Nos versículos acima citados, vemos as manifestações, e atividades dos membros, que fazem parte do conselho de Deus na terra, destinados ao seu povo, a igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade, 1 Timóteo. 3.15.
Conforme, Jeremias 23.18, aquele que esteve no conselho do Senhor, viu e ouviu atento a sua palavra.
Uma das provas do verdadeiro profeta de Deus, são aqueles que estiveram em seu conselho, e transmitem a sua palavra para o povo, fazendo-o voltar dos seus maus caminhos e ainda da maldade de suas ações, v.22.
Feliz são aqueles que ouviram os secretos conselhos de Deus, pois somente a estes Deus não limitou sabedoria, Jó.15.8.
Portanto, quando Deus resolveu criar o ser humano, reuniu em conselho, com o filho e o Espírito Santo, chegando à seguinte conclusão:
E disse Deus; Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, Gênesis.1.26a.
1°) - OS CONSELHOS DE DEUS PARA OS SEUS SERVOS.
Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor, permanecerá, Provérbios 19.21.
Assim sendo, o cristão que verdadeiramente teme a Deus, faz constantemente a seguinte oração:
Guia-me com o teu conselho e, depois, me receberás em glória, Salmos 73.24.
Os conselhos de Deus, nunca irão nos deixar triste, mas sim; iremos ficar tão alegres que passaremos a agir da seguinte forma, ao ouvir os seus conselhos:
Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até o meu coração me ensina de noite, Salmos 16.7.
Nós como seres humanos, somos instruídos acerca de muitas coisas, nessa vida, começando pelos nossos pais e continuando pelos nossos professores.
Porém, o único que pode nos instruir, e nos ensinar, acerca do caminho em que devemos andar, é o Senhor nosso Deus, através da sua santa palavra que nos diz:
Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir, e guiar-te-ei com os meus olhos, Salmos 32.8.
Nunca devemos nos esquecer, que o melhor conselheiro que o ser humano tem à sua disposição, é o Senhor Jesus Cristo, Isaías 9.6.
Talvez agora, você me faça a seguinte pergunta: Mas como eu posso me aconselhar com Deus, com Jesus Cristo, com o Espírito Santo? A resposta para sua pergunta, se encontra no Salmos 119.24 que diz:
Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.
Uma das coisas, que todo ser humano precisa saber aqui na terra, é o que se encontra escrito em Jeremias 32.19 que diz:
Grande em conselho, e magnífico em obras, porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens , para dar a cada um segundo os seus caminhos, e segundo o fruto de suas obras.
Você que vai ler essa mensagem, deseja triunfar em tudo na sua vida, não fique contando seus problemas para as pessoas, que em sua maioria, apenas tem curiosidade de ficar como o tatu, apenas cavando a sua vida, por curiosidade, e ficar sabendo, e até mesmo comentando os seus problemas, mas não vai fazer nada para te ajudar. Conte os seus problemas em oração para Jesus Cristo, o conselheiro dos conselheiros, o psicólogo dos psicólogos..
Existe apenas um conselho firme, e durável, que permanece para sempre, é aquele que se encontra escrito em Salmos 33.11 que diz:
O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração.
2º) - CONSELHOS QUE DEVEM SEREM TOTALMENTE RECUSADOS, PARA NOSSO PRÓPRIO BEM.
Conforme atesta a Bíblia Sagrada, onde não existe conselho, os projetos dos homens saem vãos; pois os mesmos projetos são confirmados, através da multidão de conselheiros, Provérbios 15.22, contudo, devemos nesta vida, até mesmo, discernir os bons dos maus conselhos, pois conforme ainda, Provérbios 11. 14 um dos segredos do povo se manterem em pé, e não caírem, é quando existe bons conselheiros, que direcionam o povo em um caminho certo, e assim, através da multidão desses conselheiros, haverá segurança. Por exemplo, até para um general fazer a guerra, primeiro ele vai precisar de conselhos prudentes, pois há vitória, e não derrota na multidão dos conselheiros, Provérbios 24.6. Pois cada pensamento de um sábio, e prudente conselheiro, seu conselho vai se confirmar, pois a guerra somente é feita com conselhos prudentes, seja esta, qualquer tipo de guerra, (Provérbios 20.18). Nesse aspecto, o Senhor Jesus Cristo, deixou para os reis um conselho de antes ir à guerra, primeiro deve assentar com os seus conselheiros, e ouvir os seus conselhos, Lucas 14.31, mas existem alguns tipos de pessoas, das quais, não podemos de forma alguma seguir os seus conselhos, e estas pessoas são os ímpios, aqueles que não tem nenhum temor de Deus, pois a Bíblia Sagrada, nos alerta com as seguintes palavras:
Os pensamentos dos justos são retos, mas o conselho do ímpio engano, Provérbios.12.5.
Algumas coisas, precisamos conhecer para identificarmos os ímpios, os quais possuem olhar altivo (orgulhoso), coração orgulhoso, e até a lavoura (produção) do ímpio é pecado Provérbios.21.4.
Dessa forma, acabamos de aprender, que uma pessoa ímpia tem um olhar, mas também um coração orgulhoso, se identificando mais com satanás, do que com Jesus Cristo que disse: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma, Mateus.11.29.
Uma pessoa ímpia, é exatamente aquela que se recusa a praticar a justiça. Sendo assim, as rapinas (aves que se alimentam de carne) virão a destruí-los, no roubo, no engano, e na impiedade, (Naum.3.1).
Não podemos de maneira nenhuma ouvir o conselho dos ímpios, pois a sua alma deseja sempre o mal, pois o seu próximo não agrada aos seus olhos, (Provérbios. 21.10).
Em consequência disso, o salmista, já nos alertou dizendo, que bem-aventurado, (muito feliz) é aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios. (Salmos.1.1).
Mais tarde, o Apóstolo São Paulo, nos diz que fomos predestinados, depois de sermos salvos por Jesus Cristo, segundo o conselho da sua vontade, (Efésios.1.11).
Todos nós, precisamos pedir a Deus com humildade, que nos dê o espírito de discernimento de espírito, para termos certeza, se aquele que está nos aconselhando, tem realmente um coração sincero conosco, pois Aitofel, o conselheiro de Davi, que aconselhava em seus dias, era visto como a palavra de Deus que alguém consulta, mas no final se revelou que seu conselho era falso, pois o que ele queria mesmo é matar o rei Davi, 2 Samuel. 17.15-23.
Devemos ficar de orelha em pé, quando alguém se aproxima muito da gente, e se faz de grande amigo. Ou ele está interessado em nossa mulher; ou em alguma coisa que temos, ou até mesmo nos fazer mal.
Eu e você precisamos aprender de uma vez por todas, o que Deus nos ensinou através da sua palavra dizendo:
Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza, Provérbios.8.14.
Uma das outras maneiras de você conhecer um ímpio, é através das suas palavras, onde a Bíblia nos dá o seguinte ensinamento dizendo:
A sua boca está cheia de imprecações, de enganos, e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade, (Salmos.10.7).
O Apóstolo Paulo acerca das pessoas que têm esses e outros tipos de comportamento ímpio nos aconselhou com as seguintes palavras:
Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem;
Isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele, que dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador, com o tal nem ainda comais, 1 Coríntios. 5.9,10,11.
Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Porque que o saúda tem parte nas suas más obras, 2 João, 10,11.
Portanto, muito cuidado, com quem você recebe em sua casa, e ainda com quem você recebe para comer em sua mesa, e ainda com quem você saúda, pois se essa pessoa, não serve a Deus, e te diz: Que deus te abençoe! Em nome de qual deus ela está te abençoando?
Na verdade, muitos que se dizem cristãos, também se deixam levar pela cobiça, e bem cedo se esquecem da obra de Deus em suas vidas, e não mais esperam em Deus, e em seus conselhos; esses que passaram a agir dessa maneira, também não estão aptos para te dar nenhum conselho, mas pelo contrário, eles precisam é aconselhar a si mesmos.
Isto posto, o Senhor Jesus Cristo, disse algo muito importante para nós, que as suas ovelhas ouvem a sua voz, e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz, e de maneira nenhuma seguirão os estranhos, antes, fugirão dele, porque não conhecem sua voz, João 10.3-5.
Levando isso em conta, o profeta Isaías profetizou, que aqueles que servem a Deus, os seus ouvidos, ouvem a palavra de Deus por detrás deles dizendo: Este é o caminho, (Jesus Cristo, é o caminho, João 14.6); andai nele, sem vos desviardes nem para a direita, nem para a esquerda, Isaías 30. 21.
PALAVRAS FINAIS. Os que confiam no Senhor, (nos seus conselhos), serão como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem firmes para sempre, Salmos 125.1.
Assim sendo, todos nós, estamos rodeados de muitas fraquezas, pois somos comparados como ovelhas do seu pasto, Salmos 100.3, e nós sabemos, que as ovelhas são um povo fraco e indefesos, mas o nosso Deus é forte, e dessa forma, nós devemos colocar toda a nossa confiança em Deus, pois em seu conselho, ele decidiu apenas nos fazer o bem, e em toda sua criação, pois, toda boa dádiva, e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação, Tiago 1.17, e finalmente Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que era muito bom…Gênesis 1.31A.
DEUS, TEM O MELHOR PARA VOCÊ, E SUA FAMÍLIA!
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.