NO REFÚGIO DE DEUS

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

NO REFÚGIO DE DEUS



APRESENTAÇÃO:  Portanto, alguns sinônimos de refúgio são:


Esconderijo; Amparo; Assistência; Benefício; Defesa; Sustentáculo; Aprisco, Teto, e tantos outros sinônimos, são aplicados a palavra refúgio, as quais encontramos todas essas coisas no nosso bondoso e amoroso Pai celestial.


Assim sendo, em Isaías.64.4 está escrito:


Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nEle espera.


1º) - A GRANDE SEGURANÇA DE BUSCAR REFÚGIO EM DEUS.



Levando tudo isso em conta, o Salmo 46.1,5,7,10,11, nos ensina coisas preciosíssimas, as quais devemos aplicar pela fé em nossa vida dizendo:


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia;


Deus está no meio dela (da nossa casa); não será abalada; Deus  a ajudará ao romper da manhã


O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.


Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.


O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.


Assim sendo, todos nós seres humanos temos muitas necessidades, e ainda queremos conhecer muitas coisas, as quais nos trazem grandes preocupações, e ainda muita curiosidade, porém a mais necessária em nossa vida, é  aquela que se encontra escrito no Salmos.25.4, que diz:


Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas.


Desse jeito, todos nós sabemos, que servimos a um Deus todo poderoso, criador dos céus, e da terra, e que cuida nos mínimos detalhes de toda a sua criação, suprindo todas as suas necessidades, como está escrito:


Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Efésios.3.20.


Sendo assim, tudo que realmente necessitamos, é  pedir mais fé para Deus, a fim de tomarmos posse das suas preciosas promessas.


Diante do exposto, todo ser humano fica cansado e fatigado com  o peso dos seus fardos, Mateus. 11.28-30, e ainda  em muitas outras coisas, inclusive o próprio Jesus Cristo se cansou do caminho, João.4.6.


Em consequência disso, neste mundo, não existe um outro lugar de refúgio que possa proporcionar todo tipo de descanso para o ser humano do que, o que se encontra escrito em Êxodo. 33.14,15  que diz:

Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.


Então, disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui.



Dessa maneira, um dos males do século XXI que provoca grande cansaço, na alma dos seres humanos é a ansiedade



Dessa maneira, te confesso, que fico muito triste, quando vejo os seres humanos, buscando refúgio e descanso na natureza, quando o verdadeiro descanso, principalmente para nossa alma, se encontra na presença do Deus todo  poderoso. 


Isto Posto, aprendemos  à luz da medicina, e da psicologia, alguns fatores que leva uma pessoa viver ansiosa como:


  • Viver com medo do futuro, e do amanhã;

  • Viver constantemente com medo, enxergando  perigo em tudo;

  • Viver sempre irritado e de mal humor;

  • Viver sempre mudando de humor, e sofrendo sempre de insônia;

       Conheci várias pessoas que receberam o adjetivo de fulano (a), mau humor.      

  • Viver dominado por pensamentos obsessivos levando a pessoa a viver em estado de ansiedade, angústia, e depressão, ainda com pensamentos repetitivos que a pessoa não consegue controlar, provocando um descontrole mental e emocional, pois os nossos pensamentos geram em nós atitudes negativas ou positivas, como também o ambiente em que vivemos, pois um dos ramos da psicologia ensina que o ser humano, é produto do seu meio ambiente, e finalmente viver de lembranças das coisas ruins que nos aconteceram no passado.


Em consequência de tudo quanto ouvimos até aqui, apetite desregulado, também provoca ansiedade na pessoa, ainda preocupações excessivas com o futuro e com o amanhã, sendo que Jesus Cristo nos ensinou para não nos inquietar pelo dia de  amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo, pois o amanhã não nos pertence, e basta a cada dia o seu  mal, Mateus.6.34.


Diante do exposto, o ansioso deixa de viver o presente, e assim começa as terríveis enfermidades em sua mente, bem como em seu corpo físico, como constante dor de cabeça, dor no peito como resultado da ansiedade que pode levar  uma pessoa a um enfarto, roer unhas falar aceleradamente, viver constantemente preocupado, e agitado balançando as pernas, passando a ter acesso de atividades físicas, e mental, tensão muscular, enjoo, vômitos, boca seca,  suor frio, calafrios,  cansaço constante, suor excessivo, mãos frias, e suadas de calor, dificuldades para engolir ou comer rapidamente sem mastigar, sensação de engasgo, são sintomas que alguns especialistas apontam numa pessoa ansiosa.


Assim sendo, Eu como pastor, aconselho essas pessoas ansiosas, principalmente as que servem a Jesus Cristo, a orar, ouvir hinos de louvores a Deus, e estudar constantemente a Bíblia Sagrada, pois tenho absoluta certeza que esses são os melhores remédios para curar todo tipo de ansiedades, pois a Bíblia Sagrada assim nos ensina:


Lançando sobre ele (Jesus Cristo) toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro.5.7.


Considerando tudo isso, todos nós devemos nos atentar aos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, o psicólogo dos psicólogos, que já existiu, o qual nos ensinou, Isaías. 9.6 dizendo:


Por isso, vos digo: Não andeis cuidadosos (ansiosos) quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo,  mais do que a vestimenta?


Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?


E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados,(ansiedades) acrescentar um côvado à sua estatura?


E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos, (ansiosos)? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.


E eu vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.


Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que  hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homem de pequena fé?


Não andeis, pois inquietos,(ansiosos) dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?


Porque todas essas coisas, os gentios procuram. Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;


Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.


Não vos inquieteis,pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal, Mateus. 6.25-34.


Em vista disso, aprendemos aqui nesse texto, que não devemos andar cuidadosos (ansiosos) no nosso dia a dia, quanto ao que havemos de comer, beber e vestir, pois é a vida mais do que o mantimento.


Dessa maneira, todo esse ensinamento, tinha apenas o objetivo de ensinar as pessoas a não andarem inquietas (ansiosas) pelo que haveriam de  vestir, comer e beber, pois os gentios (pecadores) é que procuravam, (ou viviam em função de todas essas coisas)


Dessa forma, somos convidados, pelo próprio Jesus Cristo, a olhar para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, e não ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta.


Desse jeito, Jesus conclui seu sermão fazendo uma pergunta para os que estavam lhe ouvindo: Vocês não valem mais do que as aves?


PERGUNTO: Como vocês consideram  a si mesmos? Vocês se valorizam mais do que os passarinhos? Vocês sabem que existem muitas pessoas que dão mais valor aos animais do que aos seres humanos. Nada disso importa. O importante é você valorizar a si mesmo em primeiro lugar perante Deus, como por exemplo: Como eu estou diante de Deus, como Deus me vê?


Continuando, Jesus mandou as pessoas olharem para os lírios do campo, como eles crescem sem trabalhar, sem fiar, para eles não ficarem solícitos, (ansiosos) quanto ao que haveriam de vestir, pois nem mesmo Salomão em toda sua glória, se vestiu como os lírios do campo.


Aqui, pude aprender, que os lírios do campo se vestem melhor do que o rei Salomão vestiu, que hoje existe e amanhã é lançado no forno, pois se Deus assim  veste a erva do campo que hoje existe, mas amanhã é lançada no forno, Jesus dirigiu a seguinte pergunta aos seus ouvintes: Porventura não vos  vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?


Assim sendo, como Jesus Cristo, estava ensinando a multidão somente acerca das necessidades materiais, que cada pessoa necessita para viver nesse mundo, concluiu seu sermão nos ensinado o segredo de termos uma vida próspera em todas as coisas dizendo:


Mas buscai primeiro (não colocando o carro na frente dos bois), o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (não com trabalhos exaustivos).


Não vos inquieteis (ficando ansiosos), pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. 

Basta a cada dia o seu mal.


Dessa maneira, lembrei do ensinamento do rei Salomão o qual disse:


Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, ciência e destreza; contudo a um homem que não trabalho nele, o deixa como porção sua; também, isso é vaidade e grande enfado.


Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, e o dê ao bom perante a sua face. Também isso é vaidade e aflição de espírito, Eclesiastes. 2. 21,26.


Levando tudo isso em conta, uma das pessoas que absorveu todos esses ensinamentos de Jesus Cristo, foi o Apóstolo Paulo, que mais tarde disse:


Não estejais inquietos, (ansiosos) por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças, Filipenses. 4.6).


Considerando isso, o que todos precisamos gravar em nossa mente, e pedir para Deus acrescentar a nossa fé para crermos, é o que ele nos disse em João. 15.5  dizendo:


Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em  mim, e eu nele, este dará muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.


Assim sendo, o grande segredo de termos uma vida vitoriosa em todas as coisas, é estar em Cristo, e Cristo também estar em nós, pois sem ele não podemos fazer nada, e dessa forma, inútil vos será levantar de madrugada,  repousar tarde, comer o pão de dores,  se o Senhor não edificar a nossa casa, em vão trabalham os que a edificam, Salmos. 127.1,2.


Conforme o Salmos 25.14, o segredo do Senhor é para os que o temem; e ele lhes fará saber o seu concerto.


Assim sendo, uma das coisas que todo ser humano almeja é deitar e dormir com segurança, e o segredo disso, se encontra em Salmos. 4.8 que diz:


Em paz também me deitarei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.



CONCLUSÃO: Considerando tudo isso que acabamos de aprender pela Santa e infalível palavra de Deus, o Salmos 91,1,2,9,10 diz: Aquele que habita no esconderijo (refúgio) do altíssimo, à sombra do onipotente descansará.


Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio,  minha fortaleza, e nele confiarei.


Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação.


Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.


Elevo os olhos para os montes (de lutas e dificuldades) onde me virá o socorro.


O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra, Salmos.121.1,2.


No princípio da minha caminhada de fé com Jesus Cristo, eu aprendi um hino que dizia assim:


Para os montes olharei;

De onde vem a salvação!;

Meu socorro vem de Deus;

O Autor da criação.


O Senhor, é quem te guarda;

Guardará de todo mal;

Sua entrada, e saída, desde agora até o final.(refrão)


O Senhor é quem te guarda, sempre a tua destra está!

Nem de dia, e nem de noite, mal algum te atingirá!


O Senhor, é quem te guarda, não te deixará cair, como a Israel guardava, não dormiu nem vai dormir.


Pastor João Viana



Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions