AS DUAS COISAS QUE NÃO EXISTEM NA TERRA, E A ÚNICA COISA QUE TODOS PRATICAM NA TERRA.
APRESENTAÇÃO: Entende-se, que uns dos sinônimos de existir é durar, permanecer.
Dessa forma, todos nós desejamos que algumas coisas durem, até mesmo sendo possível, nossa vida com Deus para sempre, como por exemplo, está escrito na Bíblia Sagrada, que aquele (a) que fizer a vontade do Senhor permanece para sempre, 1 João.2.17.
Em contrapartida, uns dos sinônimos de não existir é ausência, inexistência, falta, privação.
Nesse aspecto, todos nós desejamos que não venha haver muitas coisas em nossa vida, como doenças, privação de liberdade, e muitas outras coisas, sobre as nossas necesidades.
Assim sendo, por exemplo, conforme se encontra escrito em Salmos.34.10 “os que buscam ao Senhor, não tem falta de nada”.
Desse jeito, aqueles que esperam em Deus, e andam em seus caminhos, ainda andam em obediência à sua palavra, têm todas as suas necessidades supridas, pois em concordância ao que se encontra escrito em Hebreus. 13.5, sejam os vossos costumes sem avareza, contentai-vos com o que tendes; porque Ele, (Deus) disse: Não te desampararei, nem te deixarei.
Dessa forma, somente aqui nesse versículo, nós aprendemos duas coisas de suma importância para nossa vida, a qual nunca irá nos acontecer, se buscarmos sempre de coração a presença do nosso bondoso Deus, e colocarmos a nossa inteira confiança nEle, jamais seremos desamparados e abandonados por Ele.
Dessa maneira, ao meditar em tudo isso, nunca como seres humanos, devemos exercitar nossa confiança de forma errada, pois segundo Salomão, um mal que ele viu debaixo do sol, e que é muito frequente entre os homens, um homem a quem Deus deu riquezas, fazenda, e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja, mas Deus não lhe dar poder para daí comer, antes o estranho lho come, também isso é vaidade e má enfermidade (Eclesiastes. 2.1,2).
Portanto, acabamos de aprender, que em tudo nessa vida, nós dependemos de Deus, para sermos bem sucedidos, até mesmo para comer.
Dessa forma, o que todos nós devemos aprender, é fazer todas as coisas em nossa vida somente para glória de Deus, que significa viver para glorificar o seu santo nome, com está escrito:
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus, 1 Coríntios.10.31.
Assim sendo, tudo que lhe escrevo, procuro citar ou escrever os versículos, apenas para te dizer, que se você não concordar com tudo que escrevo, você não está discordando somente com a minha pessoa, mas primeiramente com o próprio Deus.
1º) - NOSSA MANEIRA ERRADA DE EXERCITAR A NOSSA CONFIANÇA.
Assim sendo, ao meditar nessas coisas, aprendemos o seguinte:
Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!
Porque será como a tamargueira no deserto, e não sentirá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável, Jeremias. 17.5,6.
Dessa forma, a tamargueira no deserto, é uma forma de palmeira que aponta para uma pessoa, a qual confia apenas em si mesma; uma pessoa solitária, mas que produz os seus frutos para alimentar os viajantes.
Nesse aspecto, esteja onde estivermos, mas confiando sempre em Deus, somos ordenados por Jesus Cristo, a dar fruto, João. 15.1-5).
Conforme o Salmos. 118. 6-9 assim está escrito:
O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer homem.
O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; pelo que verei cumprido o meu desejo sobre os que me aborrecem.
É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
É melhor confiar no Senhor do que confiar no príncipe.
Dessa maneira, a Bíblia Sagrada em parte alguma, nos manda confiar no homem, muito menos em nós mesmos, mas sim, confiar apenas no Senhor, e amar ao nosso semelhante como a nós mesmos, porque o homem, é mutável, sendo uma coisa pela manhã, e muitas vezes uma bem diferente à tarde, mas Deus é imutável, sempre o mesmo ontem, hoje e eternamente, por essa razão devemos confiar totalmente nele Hebreus. 13.8.
Portanto, no Salmos. 146.3, ainda está escrito:
Não confieis em príncipes, nem em filhos de homens, em quem não há salvação.
Dessa Maneira, aprendemos que uma das coisas que somente Deus, pode fazer para o ser humano, é salva-lo através de Jesus Cristo, onde o mesmo disse:
Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, a não ser por mim, João. 14.6.
E, em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos, Atos. 4.12.
A saber: Se com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus, e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nEle crer não será confundido, Romanos. 10.9-11.
Assim sendo, a nossa confiança, acerca de tudo que vamos fazer nessa vida, deve estar depositada, apenas no Senhor nosso Deus, e nunca devemos estribar em nosso entendimento,Provérbios. 3.5 , pois Jeremias. 9. 23,24 nos deixou o seguinte conselho:
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas.
Mas, o que se gloriar glorie-se nisto: Em me conhecer, e saber que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agradam, diz o Senhor.
Isto posto, grande parte da humanidade confia no seu próprio coração, sendo assim, esta é uma pessoa insensata, Provérbios.28.26), pois conforme Jeremias. 17. 9,10, assim está escrito:
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Eu, o Senhor esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
Diante de tudo isso, Salomão ainda nos ensinou que de tudo nessa vida, a qual devemos guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas, da vida e ainda acrescento, também as saídas da morte, Provérbios. 4.23.
Levando tudo isso em conta, um dos funestos exemplos que contemplamos em grande parte da humanidade, é que muitos acabam caindo, ou destruindo a si mesmo, enquanto a pessoa justa, vai reverdecendo como a erva, Provérbios. 11,28. pois será uma pessoa sempre bendita, abençoada, pelo fato de confiar sempre no Senhor, o Deus todo poderoso, e colocar toda sua esperança e confiança apenas no Deus criador, e Pai amoroso onde a própria pessoa verá o resultado da sua confiança, em sua própria vida, porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica sempre verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga, nem deixa de dar fruto,Jeremias. 17.7,8.
Em vista disso, a Bíblia Sagrada, dispõe de sábios conselhos, para todo tipo de pessoas que vivem na terra, inclusive para os ricos dizendo:
Manda aos ricos deste mundo, que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para dela gozarmos;
que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;
que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna, 1 Timóteo. 6.17-19.
Em vista disso, infelizmente a insensatez de grande parte dos seres humanos, leva os mesmos a viver, e lutar somente pelas coisas desta vida, que apenas tem uma duração muito passageira em relação à eternidade.
Portanto, certamente Jesus Cristo, ao pensar acerca da futilidade e dos bens desta vida expressou o seguinte:
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhes uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância.
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e meus bens;
E direi à minha alma; alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe, e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado,para quem será?
Assim é aquele que para si junta tesouros, e não é rico para com Deus, Lucas.12. 15-21.
Diante do exposto, certa vez ouvi contar uma história de um fazendeiro muito rico, que havia sonhado que o homem mais rico daquela fazenda havia falecido. Assim, acordou daquele sonho bastante assustado, reuniu seus empregados e a sua família e contou-lhes o sonho dizendo: Sonhei que o homem mais rico dessa fazenda havia falecido, e sei que se refere a minha pessoa.
Passado alguns dias, um dos seus funcionários, sendo uns dos mais pobres materialmente falando da sua fazenda, mas muito rico para com Deus, por ser um cristão temente e fiel a Deus, veio a falecer.
Dessa forma, essa parábola que Jesus Cristo nos contou, nos fez entender, que a maioria dos loucos deste mundo, não são aqueles que estão internados em sanatórios, mas são os ricos insensatos que não temem a Deus, pois somente ajuntam tesouros na terra, para a traça e ferrugem tudo corroer, e onde os ladrões minam e roubam (Mateus. 6.19) mas não é rico para com Deus, e ainda não colocam em Deus a sua confiança, v.21.
Considerando tudo isso, lamentavelmente muitos ricos são pessoas ímpias, que não possui nenhum temor de Deus; desse jeito, Deus, através das Bíblia Sagrada, avalia seus bens em relação à pessoa do justo, que às vezes materialmente falando não possui nada dizendo:
Vale mais o pouco que tens o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.
Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém o justo, Salmos. 37.16.17.
Sendo assim, aprendemos um pouco atrás nessa mensagem, a qual Jesus Cristo nos ensinou, que a nossa vida aqui na terra, não consiste nos bens que possuímos; mas agora acabamos de aprender, acerca do verdadeiro valor que existe diante de Deus, daquilo que os seres humanos possuem, entre os que são justos, e os que são ímpios.
Desse jeito, existem dois males que acompanham a maioria dos seres humanos, ou seja: A soberba e a mentira. Acerca dessas duas coisas, assim está escrito:
Bem-aventurado (muito-feliz) o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita nem os soberbos, nem os que se desviam para a mentira, Salmos.40.4.
Levando isso em conta, todos nós que somos cristãos passamos por tantas lutas, ao ponto de muitos que nos assistem nos dizem:
Não tem mais jeito, nos dando a sentença de morte, como aconteceu muitas vezes comigo nos hospitais pelos médicos, mas pela grande misericórdia de Deus, continuamos vivos, pois em momento algum temos colocado a nossa confiança em nós mesmos, mas em Deus que ressuscita os mortos, 2 Coríntios. 1.9.
Assim sendo, como já foi dito nesse texto, existem algumas coisas, que nós como seres humanos, não podemos fazer como saber o dia em que vamos morrer, nem podemos salvar a nossa alma.
Sabendo dessas coisas, muitos ainda agem da seguinte maneira:
Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas (humilhando os outros).
Nenhum deles, de modo algum pode remir a seu irmão (nem a sua própria vida) ou dar a Deus o resgate dele,
(pois a redenção da sua alma, é caríssima e os seus recursos se esgotariam antes);Salmos. 49.6-8.
Desse jeito, quando a Santa palavra de Deus, nos ensina a não gloriarmos em nós mesmos, nem em nossas riquezas, nem em nossa auto-suficiência, apenas está nos alertando dos grandes males que podem nos sobrevir, mas podemos evitar como por exemplo:
Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos! Têm confiança em carros, porque são muitos, e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e, não atentam para o Santo de Israel, e não buscam o Senhor.
Todavia, ele também é sábio, fará vir o mal, e não retirará as suas palavras; ele levantará contra a casa dos malfeitores, e contra a ajuda dos que praticam a iniquidade.
Porque os egípcios são homens, e não Deus; e os seus cavalos, carne e não espírito; e quando o Senhor estender a sua mão, todos cairão por terra, tanto o auxiliar, quanto o ajudado, e todos juntamente serão consumidos, Isaías.31.1-3.
Assim sendo, já no Salmos. 20.7, 8, está escrito:
Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus.
Uns curvam-se e caem, mas nós nos levantamos, e estamos de pé.
Sendo assim, a história registra grandes e poderosos impérios que desaparecerão por alguns motivos, sendo o principal deles, o que se encontra escrito, Jeremias. 48.7,-8 que diz:
Porque, por causa da tua confiança nas tuas obras, e nos teus tesouros, também tu serás tomada; e Quemos sairá para o cativeiro, os seus sacerdotes, e os seus príncipes juntamente.
Porque virá o destruidor sobre cada uma das cidades, e nenhuma escapará, e perecerá o vale, e destruir-se-á a campina, porque o Senhor o disse.
Portanto, conforme afirma a Bíblia Sagrada, certamente que os homens de classe baixa (materialmente pobres) são vaidade, e os homens de ordem elevada (materialmente ricos) são mentira; pesados em balanças eles juntos (os de classe baixa e os de ordem elevadas), são mais leves do que a vaidade, (Salmos.62.9). Finalmente Jó. 14.31, vai nos dizer para não confiarmos na vaidade, (ou no ser humano), enganando-nos a nós mesmos, porque a vaidade, sendo o menos do que o nada (Isaías. 40.17), será a nossa recompensa.
Dessa maneira, uma das coisas das mais importantes em nossa vida, é a gente não presumir nada para o dia de amanhã, pois o amanhã não nos pertence, e não devemos colocar a nossa confiança em mais nada dessa vida, a não ser somente em Deus, pois a pessoa sem entendimento das coisas de Deus, bem como da brevidade da própria vida aqui na terra, fica dizendo:
No meu ninho expirarei, (morrerei na minha cama, como nem ela mesma ; nem niguém mais nesta vida, vai ficar sabendo como e quando vai morrer),e multiplicarei os meus dias como a areia (e de repente amanheceu morta), Jó.28.18.
Dessa forma, todo ser humano no dia da sua prosperidade, tem a tendência de confiar em si mesmo e dizer:
Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais (Salmos 30.6), seguindo o mal exemplo de Doegue, pastor do rei Saul, o qual o rei Davi disse o seguinte ao seu respeito:
Eis aqui o homem, que não pôs a Deus por sua fortaleza; antes, confiou na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade (Salmos. 52.7).
Assim sendo, vão é o socorro do homem (Salmos. 60.11) e devemos sempre buscar auxílio em Deus, pois o Senhor sempre vai estar presente com aquele que tem colocado a sua confiança nEle, e por essa razão, nunca deve temer o que o homem possa fazer de mal para ele, Salmos.118.6; dessa forma todos nós devemos ter gravado em nosso coração, o que o Senhor e Salvador Jesus Cristo nos disse:
Estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos, amém (Mateus. 28.20).
Desse jeito, uma das frases que nunca deve existir na nossa boca, muito menos dentro do nosso coração, é esta:
Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade (Salmos. 10.6).
Diante do exposto, existem muitas pessoas que confiam em si mesmas, são auto-suficientes, e se esquecem que são seres mortais, que a qualquer momento podem desaparecer da terra para sempre.
Dessa maneira, nesse mundo todos nós estamos cercados por muitas coisas más, e ainda de todo tipo de embaraços, bem como de toda forma de pecados, que de tão de perto nos rodeia, (Hebreus. 12.1).
Sendo assim, uma das maneiras de vivermos com sabedoria neste mundo, é temer a Deus, e desviar-se do mal; mas a pessoa sem entendimento, por qualquer coisa fica encolerizada, não mantém o equilíbrio em nada nesta vida, e ainda se acha que está muito seguro (Provérbios. 14.16), quando finalmente ele vai acordar, mas para a sua própria realidade, já sendo tarde demais, pois o caminho que ele (a) trilhou parecia aos seus olhos, e ao seu entendimento, que era um caminho reto, seguro, mas finalmente ele (a) viu que era um caminho de morte (Provérbios. 16.25).
Diante do exposto, as cidades antigas eram muradas, trazendo proteção contra os inimigos, e também cercada por altas torres com vigias, para dar segurança aos seus moradores.
Sendo assim, hoje existem muitas outras formas eletrônicas de segurança; mas a Bíblia Sagrada, nos deixou o ensinamento, que a torre forte é o nome do Senhor, e para ela (o nome do Senhor) corre o justo, e estará seguro, posto em um alto retiro, Provérbios. 18.10.
Isto posto, a fazenda, a empresa, a caderneta de poupança, as posses de uma pessoa rica, é a sua cidade forte, e com um pensamento muito alto na sua imaginação, ou seja, assim pensa ele (ela) que está totalmente seguro, e protegido, quando de repente vem uma tempestade, ou um terremoto, e destroi tudo quanto ele (ela) tem, Provérbios. 18.11.
Finalmente, essa pessoa vai descobrir, e cair em si mesma, na sua própria realidade, revoltada, ou arrependida, que enganou a si mesma.
Levando tudo isso em conta, essa pessoa, com esses tipos de pensamentos, e comportamentos, vai encher a sua própria vida de “AI”, mas nunca das verdadeiras bênçãos do Senhor nosso Deus, que não acrescenta nem um tipo de dor, Provérbios. 10.22.
Sendo assim, alguns desses tipos de “AI” são:
Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem herdade e herdade, até que não haja mais lugar, e fiquem como únicos moradores no meio da terra! Isaías. 5.8;
Ai daqueles que nas suas camas, intentam a iniquidade, e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder de sua mão!
E, cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem, e à sua casa, a uma pessoa, e à sua herança, (como Acabe fez com Nabote, 1 Reis. 21.1-16; e os sem teto,sem terra, fazem com os povos, invadindo suas terras e propriedades), Miqueias.2.1-2.
Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniquidade!
Eis que não vem do Senhor dos Exércitos que os povos trabalhem para o fogo, e os homens se cansem pela vaidade, Habacuque, 2. 12,13.
Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito; que se serve do serviço do seu próximo, sem pagar, e não lhe dá o salário do seu trabalho, Jeremias.22.13.
Ai da cidade ensanguentada! Ela está toda cheia de mentiras e de rapina! Não se aparta dela o roubo, Naum.3.1,(como acontece nos países governados por ditadores sanguinários, e que Deus tenha misericórdia do Brasil).
Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do Senhor! Fazem as suas obras às escuras e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?Isaías.29.15.
Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomaram conselho, mas não de mim! E que se cobriram com uma cobertura, mas não do meu Espírito, para acrescentarem pecado a pecado! Isaías.30.1.
Consoante, a tudo que acabamos de ouvir da palavra de Deus, você vive cheio de dores, de “AIS” como consequência de seus atos, ou cheio das bênçãos de Deus, que não acrescenta dores? Provérbios.10.22, responda para você mesmo!
Condizente, ao que a maioria das pessoas pensam, buscar o socorro, ou a segurança, ou a proteção do governo, do líder, ou do príncipe, os mesmos não vão encontrar a solução dos seus problemas, não sabendo os mesmos, que o nosso Deus, o qual é o juízo de cada pessoa, assim sendo, nosso socorro não vem da parte de nenhum homem, e sim unicamente da parte do Senhor nosso Deus, através da nossa consciência, Provérbios. 29.26, com base em nossos atos, como orava o salmista dizendo:
Elevo os olhos para os montes: De onde me virá o socorro?
O meu socorro vêm do Senhor, que fez o céu e a terra, Salmos.12.1,2.
Portanto, uma das passagens Bíblicas que muito aprecio, e aplico seus ensinos na minha vida é esta que diz:
Avoroçai-vos, ó povos, e sereis quebrantados; dai ouvidos, todos os que sois de longínquas terras; cingi-vos e sereis feitos em pedaços, cingi-vos e sereis feitos em pedaços.
Tomai juntamente conselho, e ele será dissipado; dizei a palavra, e ela não subsistirá, porque Deus está conosco.
Porque assim o Senhor me disse com uma forte mão, e me ensinou que não andasse pelo caminho deste povo, dizendo:
Não chameis conjuração a tudo quanto este povo chama conjuração; e não temais o seu temor, nem tampouco vos assombreis.
Ao Senhor dos Exércitos, a Ele santificai; e seja Ele o vosso temor, e seja Ele o vosso assombro, Isaías. 8.9-13.
Levando tudo isso em conta, e ainda tudo que foi escrito e descrito até aqui, o Salmista diz o seguinte:
Nenhum mal te sucederá, nem praga nenhuma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos, Salmos.91.10.11.
Portanto, o que todos nós devemos tomar completo conhecimento em nossa vida, e muito cuidado, é que todos os nossos projetos humanos, são passageiros, e assim precisamos ter conhecimento da falibilidade dos nosso projetos, como a Bíblia Sagrada nos ensina dizendo:
Eis, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois desvanece.
Em lugar disso, deveis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna.
Aquele, pois que sabe fazer o bem, e o não faz comete pecado. Tiago.4. 13-17.
PALAVRAS FINAIS: Diante de tudo que foi exposto nesta mensagem, as únicas coisas que não existem na terra, foi o que Salomão escreveu dizendo:
Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque, Eclesiastes.7.20;
Dessa maneira, a solução para todo ser humano que habita nessa terra, não somente o povo de Israel no passado é este:
Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares nas mãos do inimigo, para que os que cativarem os levem em cativeiro à terra do inimigo, quer longe ou perto esteja,
e, na terra aonde forem levados em cativeiro, tornarem em si, e se converterem, e na terra de seu cativeiro te suplicarem dizendo: Pecamos, e perversamente agimos, e cometemos iniquidade;
e, se converterem a ti de todo o seu coração, e de toda a sua alma, na terra de seus inimigos que os levaram em cativeiro, e orarem a ti para a banda da terra que deste a seus pais, para esta cidade que elegeste, e para esta casa que edifiquei ao teu nome;
ouve então, nos céus, assento da tua habitação, a sua oração e súplica, e faze-lhes justiça,
e perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti todas as suas prevaricações com que houverem prevaricado contra ti; e faze-lhes misericórdia perante aqueles que os têm cativos, para que deles tenham compaixão, 1 Reis. 8.46-49.
Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração. limpo estou de meu pecado! Provérbios. 20.9.
Porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus, Romanos. 3.23.
Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia, Romanos. 11.32.
Pois que? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto Judeus como Gregos, todos estão debaixo do pecado, Romanos.3.9.
Como está escrito: não há um justo, nem um sequer, (v.10).
Mas a escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes, Gálatas.3.22.
Assim sendo, conforme acabamos de aprender, as duas coisas que não existem na terra, é um ser humano justo, e um ser humano que nunca peque, mas a Santa e infalível palavra de Deus, tem para todos nós um boa notícia dizendo:
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.1 João.1,8-10.
Dessa forma, acabamos de aprender pela Bíblia Sagrada, que a única coisa, que todo ser humano pratica nessa terra, é exatamente o pecado, pois como já foi visto, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, Romanos.3.23, e ainda, conforme se encontra escrito em Romanos. 5.12, através apenas um homem, chamado Adão, o pecado entrou no mundo, e pelo pecado, ainda a morte, por isso que todos pecaram e assim todos morrem.
Dessa maneira, finalmente, a maravilhosa notícia que todo ser humano tem da parte de Deus, é essa:
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também de todo o mundo, (1 João. 2. 1,2), pois Ele, Jesus Cristo, é o cordeiro de Deus, que tira o pecado de todo o mundo João. 1.29.
Pastor.João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.