O DIA EM QUE O SER HUMANO NÃO PERGUNTARÁ MAIS NADA A JESUS CRISTO

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

O DIA EM QUE O SER HUMANO NÃO PERGUNTARÁ MAIS NADA A JESUS CRISTO



PRELIMINAR:  Conforme, 1 Reis.10.1-13; II Crônicas. 9.1 -12  a rainha da terra de sabá (ou rainha do sul), seu reino ocupava a região sul da península arábica, e ainda o leste da áfrica, ocupando terras da Etiópia, atravessando o mar vermelho, e ainda a Somália e do Iêmen.


Acredita-se que ela tenha vivido no século X a C.


Dessa maneira, de acordo Gênesis.10.7, os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá são: Sabá e Dedã.


Idêntico a esse versículo, o salmos 72.1-19 faz referência ao reino de Salomão, prefigurando o reino do Messias, onde diz que  nos dias do rei Salomão haveria paz, ainda ele irá dominar de mar a mar, desde o rio até às extremidades da terra; os que habitavam no deserto haveriam de se inclinar perante ele, os seus inimigos iam lamber pó, os reis de Társis (atual Espanha) e das ilhas iam trazer presentes para ele, os reis de Sabá e Sebá iriam lhes oferecer dons,(v.10) e todos os reis haveriam de se prostarem perante ele, e o serviriam,(v.11). E ainda lhe dariam ouro de Sabá, (como a rainha os deu), (v.12).


Concordante tudo quanto aqui foi escrito, até esse momento, Hadoram  gerou a Sabá, tendo por ancestral  a Joctã, sendo os mesmos descendentes de Sem, (Gênesis. 10. 26-31), nos esclarecendo, que o reino de Sabá era descendente de Sem.



1º) - O TIPO E O ANTÍTIPO DO REI SALOMÃO E DA RAINHA DE SABÁ.


Condizente Com o que já foi visto, no Salmos.72 o rei Salomão foi um tipo do rei Jesus Cristo, e a rainha de Sabá um tipo da sua noiva, a igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade na terra,(1 Timóteo. 3.15).


Assim sendo, a rainha de Sabá ou a rainha do sul, tendo ouvido falar sobre a grande sabedoria do rei Salomão, rei de Israel, viajou ao seu encontro com grandes presentes, de especiarias em tão grande abundância, como nunca tinha vindo, como  a rainha deu ao rei Salomão,(1 Reis. 10.10), ouro, pedras preciosas, e madeiras raras de Sândalo, como nunca tinha sido visto em Judá, e fez  o rei corredor com essa madeira de algumins, para a casa do Senhor, e para a sua casa, como também harpas e alaúdes para os cantores, os quais nunca tinha visto na terra de Israel (2 Crônicas. 9.11).


Dessa forma, a rainha foi ao encontro do rei Salomão com os seus servos (v.12) apenas com o propósito de perguntar tudo quanto havia em seu coração, pois estando na sua terra, não acreditava acerca do que ela ouvia falar sobre as obras, e da sabedoria do rei Salomão.


Desse jeito, quando a rainha chegou ansiosa, depois de uma longa viagem para ver e ouvir o rei, encheu-o de tantas perguntas, no que ele respondeu todas as suas palavras, não deixando nenhuma coisa oculta sem lhe declarar.


Assim sendo, no final daquele diálogo de sabedoria, como ela nunca tinha visto ninguém expressar na terra, o rei Salomão a conduziu pelo palácio, mostrando as comidas mais finas que existiam na sua mesa,  ainda a maneira de assentar dos seus servos, e a forma dos seus criados se comportarem,  as vestes deles, os seus copeiros, e as vestes deles pelas quais subiam à casa do Senhor para cultuar a Deus, ficou como fora de si, ou não havia mais espírito nela, ficando deslumbrada ao ver tanta glória, como nunca tinha visto,(2 Crônicas.9. 2-4)


Em consequência de tudo que a rainha presenciou  no palácio do rei Salomão, ela disse ao rei, que a palavra que ela ouviu na sua terra, mas não acreditou, era verdadeira, pois os seus olhos viram, mas não lhe contaram a grandeza da sua sabedoria, e sobrepujou a fama que ela ouviu a respeito do rei, (vv.5.6)  


Assim sendo, em vista do que tudo ela havia contemplado, a rainha começou adorar e louvar a Deus, com as seguintes palavras:


Bem-aventurados os teus homens, e bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti,  e ouvem a tua sabedoria!


Bendito seja o Senhor, teu Deus, que se agradou de ti para te pôr como rei sobre o seu trono, pelo Senhor teu Deus, porquanto teu Deus, ama a Israel, para o estabelecer perpetuamente; e pôs-te como rei sobre eles, para fazeres juízo e justiça,(vv.7,8).


Levando tudo isso em conta, o rei Salomão deu para a rainha tudo quanto ela lhe pediu, além do que ela trouxera ao rei, e assim ela voltou para sua casa juntamente com os seus servos, levando consigo muito mais riquezas das que havia trazido para o rei Salomão, (v.12).


Desse jeito, está escrito em 1 Reis. 10. 12 que o rei Salomão deu à rainha  de Sabá, tudo que lhe pediu e desejou, além do que lhe deu, segundo a generosidade do rei Salomão.


Em vista disso, quando a rainha foi visitar o rei Salomão, procurou levar para ele de presente as maiores riquezas que possuía em seu reino, mas voltou para o seu reino, juntamente com os seus servos, levando muito mais  riquezas do reino de Salomão.


2º) - AS INCOMPARÁVEIS RIQUEZAS QUE JESUS CRISTO, RESERVOU PARA SUA IGREJA.


Considerando isso, o Apóstolo Paulo disse:


Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam,(1 Coríntios. 2.9).


Uma certa vez, eu vinha de bicicleta de um trabalho do interior debaixo de uma tempestade, cheguei em casa de madrugada, e comecei a chorar perguntando para Deus porque tanto sofrimento para fazer a sua obra? De repente eu vi pela fé, uma pessoa que chegou por detrás de mim, colocou sua mão em meu ombro, e me disse: Faça a minha obra, pois a Cidade que tenho preparado para vocês, as riquezas deste mundo, não servem nem como lixo da minha cidade, e depois de ter uma visão da nova Jerusalém, pedi perdão para Deus.


Dessa forma, como a rainha de Sabá possuía as riquezas que conhecemos neste mundo, não são para se comparar com a glória que em nós há de ser revelado, (Romanos. 8.18), pois acreditava que indo ao encontro de Salomão e levando de presente todas as riquezas do seu reino, iria impressioná-lo, não sabendo ela que o rei Salomão ia presentiá-la com riquezas incomparavelmente maiores e melhores.


Assim sendo, a noiva do cordeiro, a igreja do Deus vivo, fica encantada, e embaraçada com as riquezas desta vida, não sabemos muitos que sobre nós, repousa uma promessa muito maior do que apenas os bens desta vida dizendo:


Portanto, ninguém se glorie nos homens (ou nas suas riquezas); porque tudo é vosso: Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus, (1 Coríntios.3.20-23).



Desse jeito, creio que quando a Bíblia diz: que quando o sétimo selo foi aberto, fez-se silêncio no céu por quase meia hora, (Apocalipse. 8.1), entendo, que assim, quando o rei Salomão mostrou todo o seu palácio e toda a sua grandeza à rainha, e a  mesma ficou sem espírito, extasiada, muda, e não pode mais falar nada, mas somente ficou  adorando a Deus, da mesma forma creio, que vai acontecer com a igreja de Jesus Cristo, o Rei dos Reis e Senhor do Senhores, quando chegar no céu, a mesma não vai ter mais palavras diante de tanta glória que ela irá ver, mas somente adorar, pois Jesus Cristo, no Evangelho de João.16.23a assim disse:


E, naquele dia, nada me perguntareis.


Pastor João Viana.


Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions