A LÂMPADA DE DEUS NA TERRA

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

A LÂMPADA DE DEUS NA TERRA



APRESENTAÇÃO: Conforme podemos entender, existe a lâmpada que produz luz natural na terra, para dissipar as escuridão do mundo natural em que o ser humano vive, como também a lâmpada espiritual, para dissipar as trevas espirituais da mente do ser humano.


Por exemplo: O sábio Salomão escreveu  que os olhos do sábio, estão na sua cabeça (não na sua fronte, se referindo  aos olhos naturais e sim  aos olhos espirituais) mas o louco anda em trevas; logicamente se referindo ao seu entendimento que se encontra cego das coisas de Deus, Eclesiastes.2.14a.


Assim sendo, diante dessa realidade, o Apóstolo Paulo afirmou que satanás, o deus deste século, cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus, (2 Coríntios. 4.4).


Dessa forma, nem eu e nem você, nem tampouco qualquer outro ser humano,  estamos livres da ação de satanás em cegar o nosso entendimento, apagando a luz  ou  a lâmpada de Deus da nossa mente, deixando o nosso entendimento  totalmente cego, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho de Cristo, que é a imagem de Deus. 


Dessa maneira, entendemos que a imagem de Deus resplandece dentro do entendimento do ser humano, através da mensagem do evangelho.


Levando isso em conta, Salomão conclui dizendo que ele entendeu que o mesmo lhes sucede a todos, Eclesiastes.2.14b.


Assim sendo, nenhum de nós estamos livres de andarmos nesse mundo com o entendimento cego, espiritualmente falando, das coisas de  Deus, andando em trevas espirituais.


Diante do exposto, Deus criou o astro sol, para dissipar as trevas naturais do mundo natural, e fazer surgir o dia, mas também criou a lua e as estrelas para iluminar a noite, ou  as trevas naturais da noite.


Dessa forma, se tratando da terra, lugar de habitação do ser humano, Ele deu sabedoria ao homem para criar lâmpadas que emitem luz elétrica, para alumiar as trevas naturais,  a fim de que os seres  humanos não andem na escuridão natural.


Conforme se encontra escrito em Jó.28.3, o homem pôs fim às trevas (naturais) e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na escuridão e na sombra da morte.


Em vista disso, espero conseguir esclarecer o significado de trevas naturais e trevas espirituais; escuridão natural e escuridão espiritual; cegueira natural e cegueira espiritual, pois se tratando de cegueira natural, o ser humano fica impossibilitado de ver o que Deus criou e as demais coisas que o ser humano também deu nova forma, a partir do que Deus criou, no mundo natural, bem como se  tratando de cegueira espiritual, o ser humano fica totalmente impossibilitado de entender as coisas de Deus, que se revela no entendimento do ser humano, não de forma racional, mas de forma espiritual, pela fé, através da palavra de Deus, pois está escrito, que lâmpada  para os nosso pés é a palavra de Deus, e luz para o nosso caminho,(Salmo.119.105)..


Assim sendo, conforme Hebreus.11.1, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem, logicamente, que as coisas espirituais, não se podem ver com os olhos naturais, mas somente com os olhos espirituais do entendimento, pela fé, ao ser  iluminado pela luz do evangelho de Cristo que é a imagem de Deus.


1º) - A LÂMPADA DE DEUS PARA A NAÇÃO DE ISRAEL.


Conforme se encontra escrito em Êxodo.27.20, Deus ordenou aos filhos de Israel, após serem  libertos da escravidão do Egito (símbolo da escravidão do mundo de pecados) que trouxessem azeite puro de oliveira batido,(símbolo do Espírito Santo) para ser usado no candeeiro para fazer arder as lâmpadas continuamente.


Assim sendo, conforme Levítico. 24.2, Arão, o sumo sacerdote, após as lâmpadas serem acessas, deveria  colocá-las em ordem perante o Senhor continuamente, desde a tarde até a manhã (dessa forma, não podia haver escuridão dentro do tabernáculo, que hoje simboliza a vida do cristão) fora do véu do testemunho, na tenda da congregação (que hoje representa a igreja de Cristo); estatuto perpétuo e pelas vossas gerações.


Sobre o castiçal (o qual também hoje  representa a igreja  de Cristo, Apocalipse.1.12,20) puro (a igreja de Cristo deve viver em pureza, e santidade, no corpo, na alma e no espírito, pois sem santidade, ninguém verá o Senhor, Hebreus. 12.14) Porá em ordem as lâmpadas (que simboliza cada cristão, que conforme diz provérbios. 20.27, a alma do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do ventre, porá em ordem as lâmpadas, (hoje os cristãos) perante o Senhor continuamente, (Levítico.14.-1-4).


Diante do exposto, lamentavelmente, nos dias do profeta Samuel a palavra de Deus, (lâmpada para os pés da nação de Israel e luz para o seu caminho) era de muita valia naqueles dias, pela razão de não haver visões de Deus manifesta, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor(onde hoje cada cristão é comparado ao templo de Deus, onde o  Espírito Santo, habita), mas infelizmente a lâmpada de Deus, também está se apagando na vida de muitos cristãos, por escassez da palavra de Deus, de uma vida sem santidade e de oração).


Apesar da situação moral e espiritual de Israel, que se encontrava em grande pecado e em densas trevas, Deus em sua misericórdia se manifestou e chamou o profeta Samuel, e levantou ele como sua lâmpada para continuar iluminando a nação de Israel, (1 Samuel. 3.1-3).


Em vista disso, quando a lâmpada de Israel se apagou completamente, com o suicídio do rei Saul, pois Deus na sua onicisência, já sabia que ele havia de suicidar, ungiu antecipadamente Davi, como rei, como sua lâmpada sobre a nação de Israel (1 Samuel. 16.13), pois logo em seguida na vida do rei Saul, o Espírito do Senhor (a lâmpada de Deus) se retirou da sua vida e o assombrava um espírito mau, da parte do Senhor, (v.14).


Em consequência disso, Davi, já ungido rei de Israel, mas ainda sem ser manifesto, começou a guerrear as guerras do Senhor, e vencer os inimigos de Deus, e do seu povo Israel, e assim Davi, a lâmpada de Deus, foi resplandecendo cada vez mais, levando a nação de Israel  a grandes conquistas e vitórias porque Deus era com ele.


NOTA: Escrevendo essa mensagem que o glorioso Espírito Santo me revelou, devemos como cristãos, manter nossa vida com a lâmpada de Deus sempre acesa, para sermos em tudo mais do que vencedores neste mundo tenebroso.


Em vista disso, o rei Davi foi lutando contra os filisteus,os terríveis inimigos de Israel, (que hoje representam demônios, principados e potestades do mal, contra os tais os cristãos tem de lutar continuamente).


Assim, entre  os filisteus, os mais ferozes inimigos de Israel, numa batalha, (os quais hoje representam demônios)  pelejaram tanto contra o rei Davi que este veio se cansar.


Pois, Isbi-Bonete, o mais terrível dos filhos dos gigantes (que hoje representa  o mais terrível dos demônios) este tinha uma lança que pesava trezentos siclos de cobre, e que também cingia uma espada , ao ver que o rei Davi, se encontrava cansado intentou ferir o rei Davi.


Porém Abisai, filho de Zeruia, um dos valentes de Davi, inclusive mais valente do que o Gigante, o feriu e o matou.


Dessa forma, os mais guerreiros do rei, vendo que Davi estava perdendo suas forças, o retiraram da peleja e lhes disseram: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apague a lâmpada de Israel, (2 Samuel. 21. 15-17).


Considerando isso, quando  pela graça de Deus fui pastor auxiliar, atendendo a igreja da Colônia Santana, trabalhando com o pastor Ezequiel Montanha, que por sinal me separou ao ministério pastoral no ano 2.000, juntamente com o diácono irmão Paulino, creio ser este o seu nome, e o prefeito Salézio Zimmermann, prefeito na época, abrimos o trabalho em São Pedro de Alcântara, e o pastor Ezequiel, comprou um terreno lá, onde foi construída uma igreja.


Assim sendo, quando retornamos na tarde de domingo para a Colônia Santana, senti uma forte dor nas virilhas que veio surgir um enorme caroço e muita febre. Como o cunhado do prefeito era o diretor do hospital regional de São José, na segunda-feira fui levado pelo prefeito e pelo diácono irmão Paulino para o hospital, e fui diagnosticado com um câncer.

Assim, o diretor do hospital me receitou alguns remédios, e voltei para casa muito oprimido, e teria que retornar na sexta feira.


Sendo assim, me prostrei diante de Deus em oração, que creio, numa quinta feira, pela madrugada estando em oração, Deus me mostrou um exército de demônios me perseguindo, quando no fim restou apenas o líder deles, um demônio tão horrível e imensamente grande, vestido de uma armadura que não existe aqui na terra, onde pude ver que armas que também aqui não existe saia de seu enorme corpo, e ele me encarou e me disse: Eu vou te matar, no que calmamente lhe respondi: Amigo, eu sei que você tem poder para me matar, mas existe uma coisa, eu pertenço a Jesus Cristo, e você só vai me matar se Ele permitir.


Considerando isso, acordei cheio do Espírito Santo e em um brado, acordei a minha esposa e lhe disse: Acorda, e vem orar comigo, pois Deus me mostrou quem colocou o câncer em mim e queria me matar!


Assim sendo, amanhecemos em oração, fui ao hospital, comecei a pregar para  o médico, cheio do Espírito Santo, e lembro que lhe disse: Doutor, se irei morrer, porque estou com câncer, não tem nenhum problema pois sirvo a Jesus Cristo, no que ele me respondeu: Calma pastor, vamos te consultar primeiro para ver o seu estado de saúde? Para sua surpresa, e minha surpresa, ele me disse: Você não tem mais nada, pois o câncer desapareceu. Segundo ouvi dizer, em São Pedro de Alcântara existe uma igreja sede.


Dessa forma, pude entender, escrevendo essa mensagem, que o mais poderoso dos demônios que comandava aquela legião, também quis me destruir.




Assim sendo, foi por isso que o rei Davi Posteriormente, cantou um cântico de gratidão a Deus, por ter lhe dado tantos livramentos e disse:


Porque tu Senhor, és a minha candeia (luz);e o Senhor clareia minhas trevas


Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão,(hoje 


potestades de demônios), pelo meu Deus salto um muro, (2 Samuel. 22.29.30).


Dessa forma, com  esse cântico de vitória terminou seu louvor com as seguintes palavras:


O Caminho de Deus (que se chama Jesus Cristo, João. 14.6) é perfeito, e a palavra do Senhor (lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho, Salmo. 119.105), refinada; ele é o escudo (proteção) de todos os que nele confiam, (v.31).


Assim, quando o rei Davi (a lâmpada de Deus em Israel ) faleceu, e seu filho Salomão assumiu o seu lugar, este também se corrompeu e se afastou de Deus, que veio dividir o seu reino, mas  para que Davi o seu servo sempre tivesse uma lâmpada  diante dele em Jerusalém, a Cidade que havia elegido para pôr o seu nome, deixou uma tribo em seu domínio por amor a Davi o seu servo, e por amor de Jerusalém, a Cidade que elegeu de todas as tribos de Israel,(1 Reis. 11.32,35,36).


Diante do exposto Abias neto do rei Salomão, filho de Nebate, começou a reinar sobre Judá, que também veio a pecar não sendo perfeito para com o Senhor, seu Deus, como havia sido o coração de Davi, seu  pai, e assim por amor a Davi, o Senhor lhe deu uma Lâmpada em Jerusalém, levantando seu filho depois dele e confirmando Jerusalém,(1 Reis,15.1-4).


NOTA: Fugindo um pouco do nosso assunto, no deserto do Saara, onde cai apenas uns centímetros de chuva por ano, recentemente choveu tanto, que chegou ao ponto de causar algumas inundações com camelos ficando dentro da água.


Dessa forma, nenhum meteorologista no mundo consegue explicar esse fenômeno, apenas teorias.


Na verdade, citei aqui esse acontecimento, para você saber que a Bíblia Sagrada, é a infalível palavra de Deus, e que tudo que acontece nesse mundo, é apenas o cumprimento da sua palavra, onde a respeito desse fenômeno diz:


Quem abriu para inundação um leito,(como recentemente aconteceu no deserto do saara), e um caminho para os relâmpagos dos trovões (onde nenhum meteorologista do mundo consegue explicar que os trovões possuem um caminho),


para chover sobre uma terra onde não há ninguém,(deserto) e no deserto, em que não há gente, (Jó.38. 25,26).


Atualmente se ouve muitas reportagens dizendo que o deserto está florescendo, apenas para se cumprir o que diz o (v.27)


para, a chuva fartar a terra deserta e assolada, e para fazer crescer os renovos da erva.


Assim, citei aqui  esse acontecimento, saindo fora da mensagem, para você crer mais na palavra de Deus.


Voltando a falar sobre a mensagem em evidência, o rei Jorão filho do rei Acabe, reinou oito anos em Jerusalém e fez o que era mal aos olhos do Senhor.


Porém o Senhor não quis destruir a casa de Davi, em atenção ao concerto que tinha feito com Davi, e porque também tinha dito que lhe daria por todos uma lâmpada a ele e a seus filhos,(2 Crônicas.21.1-7).


NOTA: Dessa forma, aprendemos que muitas nações da terra foram totalmente destruídas, pela ausência da lâmpada de Deus.


Porém o Senhor não quis destruir a Judá por amor de Davi, seu servo, como lhe tinha dito, que lhe daria para sempre uma lâmpada a seus filhos,(2 Reis.9.16-19).


2º) - AS CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DA LÂMPADA DE DEUS EM NOSSA VIDA.


Dessa forma, conforme nos ensina a Bíblia Sagrada, muitas são as consequências negativas que vem sobre uma pessoa, que resolveu viver impiamente, sem a lâmpada de Deus em sua vida, assim está escrito:


Na verdade, a luz dos ímpios se apagará, e a faísca do seu lar não resplandecerá.


A luz se escurecerá nas suas tendas, e sua lâmpada sobre ele se apagará, (Jó.18.5,6).


Assim sendo, os mandamentos contidos na Bíblia Sagrada, não são mandamentos de nenhum homem mortal, mas são comparados a uma lâmpada que ilumina o nosso caminho, conforme está escrito:


Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei (palavra de Deus) uma luz, e as repreensões da correção, o caminho da vida,(Provérbios.6.23).


Lamentavelmente, muitos filhos que amaldiçoam a seus pais morrem prematuramente, apagando sua lâmpada e ficam em trevas, (Provérbios. 20.20).


Em contrapartida, os filhos que honram a seus pais, têm vida longa na terra e tudo quanto fazem, Deus abençoa e são bem sucedidos, (Efésios, 6.1-3).


Infelizmente, uma pessoa ímpia, que resolveu viver na impiedade, somente fazendo maldade para seu próximo, a Bíblia diz o seguinte:


Porque o maligno não terá galardão (premio, recompensa) algum, e também não terá vida longa na terra, pois a lâmpada dos ímpios se apagará, (Provérbios. 24.20).


Finalmente, quando todos os que foram salvos aqui na terra por Jesus Cristo, irão morar com Ele na nova Jerusalém na eternidade, esta cidade santa não vai necessitar de luz do sol nem da lua para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o cordeiro é a sua lâmpada, (Apocalipse.21.23).


CONSIDERAÇÕES FINAIS. Diante de tudo quanto foi exposto pela palavra de Deus, quem foi salvo por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, se tornou em uma lâmpada de Deus no meio da sua família, iluminado-os com o evangelho de salvação, para os arrancar das trevas do pecado e conduzi-los à Salvação eterna na presença de Deus.


Pastor João Viana.


 




Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions