A MANEIRA CORRETA DO VERDADEIRO CRISTÃO PENSAR E SE EXPRESSAR

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0


A MANEIRA CORRETA DO VERDADEIRO CRISTÃO PENSAR E SE EXPRESSAR



INTRODUÇÃO:  Portanto, pensar significa pesar, ou avaliar o peso das nossas palavras, ponderar, meditar e refletir antes no que se vai expressar, sendo porém este, um processo lógico subjetivo; psicológico e mental, de cada ser humano em particular.


Assim sendo, nesse aspecto, conforme o verbo transitivo e intransitivo, a nossa consciência, possui um conteúdo determinando, em dar forma a nossa existência, na nossa maneira de falar, ou na  nossa maneira de viver,  se agimos para o bem ou para o mal, levando nossa mente a formar ideias que irão tomar sentido em nossas palavras, ou em nossas ações.


Desse jeito, já dizia o filósofo Francês René Descartes (1596-1650) “Penso, logo existo”.


Dessa forma, a grande questão consiste em  eu mesmo saber, para quê ou para quem estou  existindo, para o bem ou para o mal?


Desse jeito, um conjunto de ideias que formam na mente do ser humano, vai finalmente se manifestar em palavras ou em ações, sendo o que realmente passou a existir dentro do ser humano, pois diferente do que muitos pensam, passamos a existir primeiro dentro de nós mesmos, como também primeiro começamos a conhecer a nós mesmos, antes de conhecer aos outros ou outras coisas.


Dessa  maneira, existem três coisas fundamentais, que cada ser humano deve se preocupar consigo mesmo.


1 - Conhecer a si mesmo;

2 - Entender, se sua preocupação consigo mesmo consiste em Ter;

3 - Entender, se a sua preocupação consigo mesmo consiste em Ser.


1º) -  NOSSA MENTE, NOSSO MUNDO INTERNO.


Conforme o saudoso pastor Antônio Gilberto “toda ação tem o seu começo no pensamento”; “Aquilo que você pensa determina o que você faz”.


Assim sendo, segundo (2 Coríntios.10.4,5) em Jesus Cristo temos a nossa vitória sobre os nossos pensamentos.


Dessa forma, toda ação do ser humano em palavras ou em  obras, tem porém, uma reação negativa ou positiva, que no fim retorna para nós mesmos.


Dessa maneira, “levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Coríntios. 10.5) significa controlar nossos pensamentos, o que inclui evitar pensamentos inapropriados e focalizar apenas coisas boas e edificantes em nossa mente.


Desse jeito, como afirmou certo pastor: Nós, não podemos evitar que os maus pensamentos sobrevoem sobre nossa cabeça, mas impedi-los de fazer ninhos em nossa mente, cabe a nós mesmos.


Diante do exposto, ser levado cativo, significa viver sem liberdade para pensar o que não convém, e sim prender e encarcerar em sua mente, somente, coisas boas, somente pensamentos que edificam, principalmente nos ensinos da palavra de Deus, e no santo evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois no Salmos.1.2, se encontra escrito que antes tem o justo prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.


Assim, por exemplo: A expressão, “levou cativo o cativeiro” significa que ao sermos libertos e salvos por Jesus Cristo, o mesmo libertou a nossa mente dos pensamentos malignos do diabo.


Levando isso em conta, o domínio próprio, como fruto do Espírito Santo em nossa vida, o controle dos nossos pensamentos, cabe somente a nós mesmos, em não permitir que nossa mente, compulsivamente, vá para onde não deva ir.


Em consequência disso, a mente de muitos seres humanos fica divagando, pois o estado da nossa alma, revela-se em palavras e atitudes.


Por exemplo: Uma pessoa que não tem domínio sobre sua mente, também não consegue dominar sua língua, e por fim suas expressões em palavras e ações.


Assim sendo, a pessoa ao ficar divagando em sua mente, significa que ela ficou pensando, sem ter nenhuma relação com a tarefa que está executando; se movendo livremente sem restrições no seu pensamento, sendo portanto uma subcategoria de sonhar acordado, ou viver de lembranças ou imaginação.


Por exemplo: Uma pessoa que  somente  alimenta em sua mente  pensamentos negativos, também somente vai encarar a sua própria realidade de forma negativa.


Dessa forma, sua própria realidade, talvez não seja tão negativa, tão ruim como ela pensa, mas pelo fato de ele ser totalmente negativa, também tudo em sua volta será visto por essa pessoa de forma negativa, pois a distorção da sua própria realidade, torna tudo totalmente ruim para ele.


Desse jeito, a palavra mente, traz o significado de pensar, lembrar e também existir.


Assim sendo, você pensa e existe, no passado, no presente ou no futuro?


Portanto, a Bíblia Sagrada nos ensina a maneira correta de pensarmos dizendo:


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto,  tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai,(Filipenses.4.8).


Abstende-vos de toda aparência do mal,(1 Tessalonicenses.5.22).


Levando isso em conta, tem muitos cristãos, que acordam cedo e vão direto para o celular ou para a televisão assistir as desgraças que estão acontecendo  no mundo, e depois passam a ter pesadelos, a comentar tudo de ruim que aconteceu, começam a ter insônia, depressão, pensamentos negativos, passam  a enxergar  a vida como uma desgraça, e tudo isso é apenas o resultado de todo o lixo das obras do diabo que ele depositou dentro dele mesmo, bem diferente de um cristão que depositou somente dentro dele coisas boas, começando com a palavra de Deus.


2º) - A MANEIRA CORRETA DE UM VERDADEIRO CRISTÃO SE EXPRESSAR.


Isto posto, expressar é um verbo pronominal de comunicar, através de palavras, comportamentos (gestos, em libras, coreografias), palavras, e atitudes, com clareza, para  transmitir o que se pretende transmitir, ou traduzir sem deixar dúvidas exteriorizando o que existe dentro da pessoa.


Dessa forma, uma das maneiras da pessoa se expressar, é de forma corporal.


Conforme, 2 Reis.4.9 a Sunamita observava que o profeta Eliseu, quando passava por ela e seu marido, se comportava como um homem santo de Deus.


Assim sendo, através do comportamento do profeta, ela o identificava como um santo homem de Deus.


Pergunto: Através do seu modo de vestir, falar, andar e viver, como você está sendo identificado?



Na verdade, todos nós que somos cristãos, estamos sendo observados, por uma grande nuvem de testemunhas, tanto, nos céus, como na terra, (Hebreus. 12.1), como anjos, demônios, nossa família, e nossos parentes; nossos irmãos em Cristo, e os demais seres humanos de um modo geral.


Assim sendo, quem  mais identifica quem realmente somos é a nossa esposa.


Dessa forma, você já ouviu aquela história que uma esposa apanhou toda sua roupa e disse para o pastor que ia morar dentro da igreja, que ao ser perguntada pelo mesmo: Respondeu: Porque aqui o meu marido é um santarrão, enquanto lá dentro de casa é um diabão.


Assim sendo, diante dessa terrível realidade, a Bíblia Sagrada no ensina o seguinte:


Porta-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando dirás a mim?

Andarei em  minha casa com  um coração sincero.


Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará, (Salmos.101.2,3).



Desse jeito, a grande pergunta que devemos fazer para nós mesmos é esta: Como estou sendo visto, por anjos de Deus, demônios, seres humanos, começando pela minha esposa?


Sendo assim, Jó foi visto  por Deus, que veio a comentar para satanás, como um homem sincero, reto, e temente a Deus, desviando-se do mal.(Jó.1.8).


Pergunto: Se Deus, fosse comentar a nosso respeito para satanás, o que Ele iria falar a nosso respeito?


Por exemplo: O Apóstolo Paulo ensinou os irmãos de Roma o seguinte:


Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça,(Romanos.14.21).


Desse jeito, um grande líder perdeu totalmente sua credibilidade com o povo, quando os viram tomando cerveja, outro ao andar somente de sunga na praia na congregação do gadareno,  outro jogando loteria e jogo de azar, outro fumava tanto palheiro, que os irmãos o apelidaram de "irmão chaminé", outro era tão guloso e por causa da sua gula, tinha uma barriga enorme que ficou apelidado pelos irmãos de o "irmão melancia", e ainda vários ficaram apelidados como "cemitério de galinhas" devido ser muito ventrudos, e tanto outros adjetivos são aplicados ao irmãos devido, sua falta de cuidados consigo mesmo.


Dessa forma, a Bíblia nos ensina a ter cuidado com nós mesmos, (1 Timóteo.4.16a).



Mudando de assunto, a Bíblia Sagrada nos ensina que as mulheres de Jerusalém, estavam tão moralmente corrompidas, as quais andavam se exaltando, de pescoço erguido, tinham olhares maliciosos (imprudentes), e quando andavam, iam como dançando (rebolando) e cascavelando (que significa dar afeição de cascavel, andar semelhante ao som de cascavel, ou semelhante uma cobra, seduzindo) com os pés, (Isaías. 3.16).


Assim sendo, determinado pastor tinha na igreja onde ele pastoreava uma mulher solteira de boa aparência, que andava dentro da igreja cascavelando e provocando ciúmes nas mulheres dos obreiros carnais que viviam cobiçando-a de cima do púlpito.


Desse jeito, em um belo dia, de tanto as irmãs pedirem o pastor para corrigi-la, ele a chamou, falou das suas qualidades, e depois corrigiu o seu comportamento, ressaltando que um dia, estava com a sua esposa no centro da cidade, e a viram passar cascavelando com uma roupa sensual,  e os homens ímpios iam assobiando atrás dela, inclusive muitos crentes carnais, ficavam cobiçando quando ela ficava desfilando no corredor da igreja, no que ela respondeu: A única pessoa que nunca vi me cobiçar foi o pastor, e também já percebi os ímpios assobiando quando eu ando nas ruas.


Portanto, os conselhos de Deus, através da sua santa palavra para todos nós são estes:


Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,


remindo o tempo, porquanto os dias são maus.


Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade de Deus.


E não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,


Falando entre vós (não da vida alheia) com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,


Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,(Efésios. 5. 15-20).


Conclusão: Assim sendo, a Bíblia Sagrada, também nos ensina sobre a maneira correta de nos expressar dizendo;


Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe (que contraria a moral, a decência, palavras indecorosas, de baixo calão, sujas), mas somente a que for boa para promover a edificação, para que dê graças (e não desgraças) aos que ouvem.


Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda sorte de malícia seja tirada de entre vós.


Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo,(Efésios. 4.29-32).


Pastor João Viana.










Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions