OS VERDADEIROS VASOS DE DEUS
INTRODUÇÃO: Assim, antes de discorrer sobre esse importante assunto que irá trazer grande edificação para nossa vida, física, material, social e espiritual, primeiro preciso dizer que em relação a tudo quanto existe, também precisamos entender o que é falso não verdadeiro; e o que é apenas uma imitação que conduz o ser humano a viver apenas uma ilusão.
Assim sendo, existem os verdadeiros adoradores, os quais adoram a Deus em espírito e em verdade, (João. 4 .24) em detrimento (prejuízo) também existem aqueles que dizem que adoram a Deus, (prestam um culto) de uma forma falsa, como por exemplo, uma falsa adoração (ou falso culto) do corpo ou (um falso culto) da alma (sentimentos) com o chavão: “Eu senti!”.
1º) - O SIGNIFICADO DE UM VERDADEIRO ADORADOR DE DEUS.
Dessa maneira, para entendermos esse assunto, primeiro precisamos entender a formação do ser humano e as funções de cada uma parte do nosso ser.
Levando isso em conta, conforme os ensinamentos da Bíblia Sagrada, somos constituídos de espírito, alma e corpo, (1 Tessalonicenses. 5.23).
1º - Espírito: Assim, suas verdadeiras funções são: Consciência, sabedoria, entendimento, discernimento, razão e lembranças;
2º - Alma: Sentimentos, emoções e recordações, saudades, ódio ou alegria, meditação ou contemplação;
3°) - Corpo. Cinco sentidos como: Visão, olfato, paladar, tato e audição.
Portanto, o verdadeiro adorador (adora, cultua a Deus), através dos atributos do seu espírito, como razão ou consciência do que está fazendo, que a palavra de Deus, denomina como (culto racional, Romanos.12.1).
Dessa forma, o profeta (Jeremias. 18.1-5), ensina que cada cristão é um vaso de barro usado nas mãos de Deus, onde o ser humano é comparado a um vaso nas mãos do oleiro - Deus.
Posteriormente, o Apóstolo Paulo vai confirmar dizendo que temos um tesouro em vaso de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós, (2 Coríntios. 4.7).
2º) - OS VÁRIOS TIPOS DE VASOS QUE EXISTEM.
Considerando isso, a Bíblia Sagrada nos ensina o seguinte:
Ora, numa grande casa (creio que se refere a igreja de Jesus Cristo) não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros porém , para desonra.
De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra, (2 Timóteo. 2.20,21).
Sendo assim, consideramos neste texto que a grande casa se refere à igreja do Senhor Jesus Cristo, onde existem vasos de todo tipo, que conforme já foi visto Deus usa vasos de barro em suas mãos para fazer a sua obra na terra.
Porém, conforme acabamos de aprender, nessa grande casa que simboliza a igreja existem vasos de honra, mas também vasos de desonra, não selecionando nem um tipo de vaso, pois a condição desse vaso se encontra no tipo em que ele está sendo usado. Desse jeito, o Apóstolo Paulo conclui dizendo o seguinte:
De sorte que, se alguém purificar destas coisas (sendo portanto uma atitude pessoal na vida da pessoa e não uma ação de Deus), será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra, (v.21).
Portanto, Deus escolheu usar na terra, seres humanos e não anjos, vasos que foram constituídos fisicamente de barro, (Gênesis.2.7;3.19) a fim de que os tesouros de Deus os quais o próprio Deus colocou dentro dele, a excelência do mesmo, não seja do homem mas sim do próprio Deus.
Dessa maneira, nós como seres humanos que fomos feitos em vasos de Deus, devemos ter sempre a consciência que os dons espirituais e não naturais, os talentos de Deus, o fruto do Espírito Santo a capacidade de realizar a obra de Deus na terra, a glória e o poder de Deus em nossa vida que são comparados a tesouros de Deus, nada dessas riquezas provém da nossa própria pessoa, esforço, capacidade e mérito humanos, mas do próprio criador.
Dessa forma, somos apenas um vaso de barro, usado nas mãos de Deus, para prover na terra, sua honra e sua gloria e nada mais, (1Coríntios. 10.31).
CONCLUSÃO: Em consequência de tudo que acabamos de aprender através da palavra de Deus, não existem vidas ou vasos vazios?
Assim sendo, todo ser humano que existe vai se encontrar em seu dia a dia sempre cheio de alguma coisa, sejam coisas boas ou má coisas; pensamentos ou atitudes que honram ou desonram a Deus, seu próximo começando com a sua própria esposa e seus filhos, pois Jesus Cristo nos ensinou que tudo aquilo que o nosso coração (vaso) está cheio fala a nossa boca, (Marcos. 7.20.23).
Assim, te aconselho a ler esses versículos citados acima, pois em nossas palavras existe poder para amaldiçoar ou abençoar.
Dessa forma, compreendemos que existem pessoas que somente abrem suas bocas para amaldiçoar tudo quanto possuem, começando pelo próprio salário.
Em contrapartida, existem aqueles que somente abrem sua boca, para abençoar e agradecer a Deus.
Considerando isso, ouvir dizer que um Judeu ortodoxo, agradece a Deus, até por uma linda flor do campo.
Ainda ouvir contar uma história, onde existiam duas mulheres muito amigas.
Uma apenas somente via defeitos em todas as pessoas e gostava apenas de criticar, não conseguindo ver nada de bom em ninguém.
A outra somente conseguia ver coisas boas.
Em um certo dia, as duas iam caminhando pela rua e vinha ao seu encontro um homem maltrapilho, desdentado, sujo, ranhento , até exalando mau cheiro.
A amiga que sabia apenas criticar disse:
Me diz agora minha amiga, se naquele indivíduo existe alguma coisa boa?
A amiga calou-se um pouquinho e depois disse:
Ele assobia muito bem!
Dessa forma, cada um de nós, por mais ruim que seja, sempre vai ter algo de bom em sua vida, pois foi criado, segundo a imagem e semelhança de um Deus bondoso e Pai amoroso, que tudo quanto fez viu que era muito bom, (Gênesis.1.31).
Desejo sinceramente concluir essa mensagem te dizendo:
Pare de enxergar somente defeitos nas pessoas e comece a enxergar apenas suas virtudes; pare de proferir palavras de maldições contar o seu semelhante e a sua família, mesmo que seja por brincadeiras e você vai começar a ver a benção de Deus invadir e transformar o seu lar como um jardim florido e belo, (provérbios. 10.22).
Que Deus te abençoe grandemente com essa mensagem que Ele me deu para compartilhar com você, juntamente com a sua digna família, pois Ele também foi quem te deu sua nobre esposa e filhos, para serem grandemente abençoadas e em todas as coisas enriquecidas na terra.
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.