ALTAR SEM ELEMENTOS DE FERRO
APRESENTAÇÃO: Após as águas do dilúvio se abaixarem de sobre a terra, Noé, sua esposa, seus filhos e suas noras saíram da arca, e Noé Edificou um altar ao Senhor e ofereceu sobre o altar holocaustos de todo animal limpo e aves limpas, e o Senhor sentiu o suave cheiro do altar, (Gênesis.8.18-20).
Posteriormente, Deus ordenou a Moisés o seguinte:
Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
E, se me fizeres um altar de pedra, não o farás de pedra lavrada; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
Não subirás também por degrau no meu altar, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles, (Êxodo. 20. 24-26).
E ali edificarás um altar ao Senhor, teu Deus, um altar de pedras ; não alças ferro sobre elas.
De pedras inteira edificarás o altar do Senhor, teu Deus; e sobre ele oferecerás holocaustos ao Senhor, teu Deus, Deuteronômio. 27. 5,6).
Então, Josué edificou um altar ao Senhor, Deus de Israel, no monte Ebal,
Como Moisés, servo do Senhor, ordenou aos filhos de Israel, conforme o que está escrito no livro da lei de Moisés, a saber, um altar de pedras inteira sobre o qual se não moverá ferro; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor e sacrificaram sacrifícios pacíficos, (Josué. 8.30.31).
Assim, dessa forma, conforme os versículos acima, o altar que o povo de Israel teria que construir para Deus, não podia ser feito com pedras lavradas com o buril para não profaná-lo; mas teria que ser feito de terra e pedra inteira sobre o qual se não devia se mover ferro onde também, ninguém deveria subir no seu altar através de escada para que a nudez do que ia oferecer sacrifícios a Deus não fosse descoberta diante do povo.
Assim sendo, o altar servia apenas para oferecer sacrifícios a Deus, com as seguintes características:
1 - Um altar de terra. O coração humano como boa terra, (Mateus.13.8);
2 - Um altar de pedras inteira sobre o qual se não moverá ferro;
Assim, cada cristão é uma pedra viva no altar de Deus, como casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo, (1 Pedro. 2.5).
A pedra devia ser usada inteira na construção do altar.
Tudo, ou nada para Deus.
3 - Um altar onde não se podia subir nele mostrando a própria nudez.
Dessa forma, nenhuma obra carnal podia se manifestar nesse altar para chamar a atenção do povo.
Assim, suas obras, beleza e talentos carnais não devem atrair o povo de Deus e sim os dons, talentos e o fruto do Espírito Santo.
O que existe de tanto altar que só exalam carnalidade produzindo o mal cheiro do pecado e morte espiritual.
4 - Finalmente no altar não podia existir nenhuma obra de ferro para não profaná-lo.
Desse jeito, o ferro na Bíblia Sagrada, conforme (Jó.40.18; Salmos. 107. 10) Representa força humana.
Assim sendo, tudo que for humano (ferro) não pode existir no altar de Deus, e a carne oferecida como sacrifício santo e agradável ao criador no altar deve ser sacrificada com Jejum, oração e santificação para Deus aspirar o suave cheiro do altar.
Levando tudo isso em conta não devia existir nada de humano no sacrifício que era apresentado sobre o altar a Deus.
Assim toda carne que era oferecida a Deus sobre o altar, era primeiramente sacrificada e depois queimada, para se tornar em um cheiro suave nas narinas de Deus.
Dessa forma, nós os cristãos fomos salvos do mundo de pecados, para agora, apresentar o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional, (Romanos.12.1).
Assim sendo, antes de aceitarmos a Jesus Cristo como nosso único salvador e também entregar a nossa vida a Ele, nosso corpo era usado como instrumento do pecado para pecar cada vez mais.
Portanto a instrução que agora recebemos de Deus em relação ao nosso corpo é esta:
Sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado.
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus nosso Senhor.
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade, mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vosso membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça, mas debaixo da graça? De Modo nenhum! (Romanos. 6.6,11-14).
Em consequência disso, agora nosso corpo além de ser um altar de sacrifícios oferecidos a Deus, é ainda o tempo onde habita o Glorioso Espírito Santo, (1 Coríntios. 3.16) de onde exala o bom perfume de Cristo, que produz vida e não o pecado que produz morte,(2 Coríntios. 2.15.16).
Por exemplo, os ímpios antediluvianos produziram tanto cheiro de morte por causa de seus muitos pecados, que a humanidade toda foi destruída pelas águas do dilúvio.
Da mesma forma aconteceu em Sodoma e Gomorra.
Portanto, a instrução de Deus para todos nós que o servimos é esta:
Se, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
e andai em amor, com também Cristo vos amou a se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave, (Efésios. 5.1,2).
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conforme acabamos de aprender pela Bíblia Sagrada, hoje na dispensação da graça, os cristãos são usados como pedras vivas no altar de Deus, para oferecer sacrifícios a Deus, vivo, santo e agradável que é o nosso culto feito com raciocínio.
Pergunto: Como você tem utilizado seu corpo? Para glorificar e honrar também a Deus, através de seu corpo, exalando o bom perfume, o cheiro suave de Cristo, para salvação dos pecadores através de suas palavras e ações ou tem exalado o mal cheiro do pecado para a perdição de todos aqueles que te rodeiam?
Responda para você mesmo.
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.