DOUTRINA BÍBLICA - O JUÍZO FINAL
INTRODUÇÃO: Adequado ao que se encontra escrito em (Daniel. 7.9,10) que diz:
Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça, como limpa lã; o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente.
Um rio de fogo manava e saía de diante dEle; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dEle; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.
Dessa forma, encontramos aqui descrito pelo profeta Daniel, uma descrição do juízo final, que finalmente o Apóstolo João irá descrever com as seguintes palavras:
E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros.
E abriu-se outro livro, que é o da vida.
E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo suas obras.
E deu o mar aos mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo,(Apocalipse. 20. 11-15).
Portanto, analisando o texto de Daniel e do Apóstolo João no apocalipse que se refere ao Juízo, encontramos no texto de Daniel, milhares e milhares que serviam aquele que estava assentado no trono e milhões e milhões que se encontravam apenas diante do trono.
Dessa forma, em contrapartida no texto escrito pelo Apóstolo João os mortos grandes e pequenos se encontravam diante do trono.
Dessa maneira, na descrição do profeta Daniel está escrito apenas que abriram-se os livros, enquanto na descrição do Apóstolo João está escrito que abriram-se os livros e o livro da vida.
Conforme a descrição feita pelo Apóstolo João os mortos foram julgados pelas coisas que se encontravam escritas nos livros segundo as suas obras, inclusive os que foram devolvidos pela morte e pelo inferno foram julgados segundo as suas obras.
Assim sendo, o texto de João encerra dizendo que aquele que não foi achado com seu nome escrito no livro da vida, esse foi lançado no lago de fogo.
1º) - O DESTINO ETERNO DAS PESSOAS QUE TIVERAM SEUS NOMES ESCRITO NO LIVRO DA VIDA.
Consequentemente, a Bíblia Sagrada nos ensina o seguinte acerca daqueles que em vida tiveram e não tiveram seu nome escrito no livro da vida dizendo:
Sejam riscados (os que praticam iniquidade) do livro da vida e não sejam inscritos com os justos, (Salmo.69.28);
E naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve desde que houve nação,(Mateus. 24.21) até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro,(Daniel. 12.1).
Vejam vocês que conforme estes versículos, somente vai haver livramento para aquele que for achado escrito no livro.
Dessa forma, ainda se encontra escrito em (Lucas.10.20) o seguinte:
Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estar o vosso nome escrito nos céus.
Finalmente o Senhor disse para Moisés o seguinte:
Assim, tornou Moisés ao Senhor e disse:
Ora, este povo pecou pecado grande, fazendo para si deuses de ouro.
Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não risca-me te peço do teu livro que tens escrito.
Então, disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro, (Êxodo. 32. 31-33).
Portanto nesses versículos citados acima, ficou claro para nós que devemos nos alegrar não por ter muita fama e muito dinheiro, mas por ter nosso nome escrito nos céus, e finalmente Deus deixou bem claro para todos nós que Ele somente risca o nosso nome do livro que Ele escreveu, aquele que pecar contra Ele.
2°) - SALVAÇÃO NO JUÍZO FINAL.
Dessa forma, como já aprendemos, somente terá salvação aquela pessoa que teve em vida o seu nome escrito no livro da vida, e no juízo final haverá também pessoas que terão seu nome escrito no livro da vida, e por esta causa não serão lançados no lago de fogo (Apocalipse. 20.15) que será a segunda morte, (v.14) não extinção eterna, mas separação eterna de Deus.
Dessa maneira os mortos fisicamente falando, que terão seu nome escrito no livro da vida, e também o livro da vida será aberto no juízo final, se referem aos que aceitaram a Jesus Cristo no milênio e ali também se apresentarão como salvos e não como perdidos ou como aqueles que já foram condenados, por não crerem no unigênito filho de Deus, (João.3.18).
Dessa forma, esses que vão estar no juízo final, os quais tiveram seus nomes escrito no livro da vida, mas não irão fazer parte dos que foram mortos e condenados fisicamente e espiritualmente por causa de seus pecados e ainda por não crerem em Jesus Cristo, pois os que morreram fisicamente no milênio vão também estar no juízo final, mas antes tiveram seus nomes escrito no livro da vida antes de morrer fisicamente, assim, estarão espiritualmente vivos, pois as obras que eles fizeram aqui na terra no milênio servindo a Jesus Cristo, lhes dará apenas galardão (prêmios, recompensas ) pelo fato de eles já terem sido salvos, ou passaram da morte para a vida eterna, antes de morrer fisicamente, (João. 5.24).
Desse jeito, dura realidade eterna, será o destino daquele que passou por essa vida, mas não creu em Jesus Cristo e não o aceitou como seu salvador, arrependendo de seus pecados, mas viveram somente para pecar e ainda morreu pecando, por isso Jesus Cristo disse:
E, se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeita a mim e não recebe as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que eu tenho pregado, essa o há de julgar no último dia, (João. 12. 47.48).
Desse jeito, as palavras que Jesus Cristo ensinou enquanto se encontrava aqui na terra, vai ser usada também no juízo final para julgar no último dia os ímpios que não creram nEle.
Portanto, a Bíblia Sagrada nos ensina que todos os cristãos irão apresentar perante o tribunal de Cristo, para que suas obras sejam julgadas e avaliadas,(1 Coríntios. 3.10-15).
Dessa forma, o tribunal de Cristo será o dia da pesagem das nossas obras na justa balança de Deus, pois em (1 Samuel. 2.3) está escrito:
Não multipliqueis palavras de altíssimas altivez, nem saiam coisas árduas da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por Ele são as obras pesadas em balança.
Assim sendo, o Senhor Jesus Cristo ainda disse o seguinte:
Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado, (Mateus. 12. 36,37).
Desse jeito, no tribunal de Cristo o Senhor não vai julgar somente as obras dos cristãos, mas também os motivos e meios pelas coisas que fizeram e falaram, (1 João. 3.15).
Dessa maneira nossas ações, mesmo sendo boas, mas foram feitas com motivação errada; feitas de forma egoístas, indignas, injustas e até antibíblicas serão severamente julgadas.
Assim sendo, por exemplo, nas sete cartas que Jesus Cristo enviou às igrejas do apocalipse declarou dizendo: Eu sei tuas obras.
Por consequência, ainda que não somos salvos pelas nossas obras, mas pela graça de Deus mediante a nossa fé e isto não vem de nós é dom de Deus, não vem das nossas obras para que não venhamos nos gloriar na presença de Deus, (Efésios. 2.8,9).
Contudo, no tribunal dos galardões (prêmios, recompensas), a obra de cada Cristão vai se manifestar, na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a ora de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte (ou no Reino de Deus na terra) permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, esse tal sofrerá detrimento (em suas obras e não em sua salvação), mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (1 Coríntios. 3. 13-15).
Por isso, no livro do (apocalipse. 20.11-15) por duas vezes, (vv.12,13) está escrito que os mortos fisicamente e espiritualmente falando e não os vivos espiritualmente falando, mas apenas os mortos fisicamente e espiritualmente falando, serão julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Conforme o versículo (13) até o mar, a morte e o inferno deram os mortos que neles havia e os mortos foram julgados segundo as suas obras.
Assim sendo, em relação aos ímpios que não tiveram seu nome escrito no livro da vida, depois de terem sido julgados segundo as suas obras, foram lançados no lago de fogo que será a segunda morte, não a extinção eterna dos ímpios, mas separação eterna de Deus.
Em vista de tudo isso, fiquei alguns dias orando a Deus, para entender porque as obras do ímpios, foram julgadas no juízo final?
Desse modo, ao interrogar a Deus em oração para entender essas coisas, já que os ímpios, se encontravam condenados, antes de serem levados ao juízo final, então qual era o verdadeiro significado de suas obras estarem sendo julgadas no juízo final se dali eles seriam lançados no lago de fogo?
Assim sendo, me veio a seguinte resposta estando em oração: Deus é fiel e justo; As obras dos ímpios estavam sendo julgadas para eles saberem porque foram condenados e agora iam passar a eternidade no lago de fogo ou seja, porque rejeitaram a Jesus Cristo e viveram praticando iniquidade, (Mateus. 7.23).
Desse modo, pude entender que todos os que irão passar a eternidade no lago de fogo, irão somente para aquele lugar de sofrimento eterno, apenas pela sua própria culpa ou pelas suas próprias obras abomináveis e pecaminosas que praticaram durante sua vida na terra, e não por vontade do criador, que na verdade fez de tudo para salvá-los e eles fizeram de tudo para rejeitá-lo.
Isto posto, pude entender ainda pela Bíblia Sagrada, a razão de tanta maldade que opera no mundo, causando mortes, destruição e por fim condenação eterna do ser humano, apenas por duas razões, ou seja: O resultado da pessoa crer em Jesus Cristo para salvação e o resultado da pessoa não crer.
Assim sendo, entendo ainda que o único motivo para alguém ser condenado eternamente, reside no fato dessa pessoa aceitar ou no fato dessa pessoa rejeitar a Deus o criador e ao salvador Jesus Cristo, como por exemplo está escrito:
O qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
Assim sendo, até aqui nós vimos a rejeição total do ser humano contra Deus e não de forma alguma a rejeição de Deus contra o ser humano.
E então (consequência do ser humano rejeitar a Deus), será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.
A esse cuja vinda é segundo a eficácia (efeito) de Satanás (e não de Deus), com todo poder, e sinais, e prodígios de mentira (ou do próprio Satanás, João. 8.44) e não da (verdade que é o próprio Jesus Cristo, João. 14.6),
e com todo engano da injustiça (e não com toda verdade da justiça, que é o próprio Cristo,(1 Coríntios. 1.20) para os que perecem (e não para os que são salvos), porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
E, por isso (por terem rejeitado o amor da verdade para se salvarem), Deus lhes enviará a operação do erro, (Já que não quiseram crer na verdade que é Jesus Cristo para serem salvos, João. 14.6); antes tiveram prazer na iniquidade, (2 tessalonicense, 2.4,8,9,10,11,12).
Desse jeito, acabamos de aprender nesse texto que toda essa situação negativa de condenação do ser humano e essa causa maligna de sofrimento eterno veio aos seres humanos, somente como consequência de haverem eles rejeitado a Deus, a Jesus Cristo, a justiça eterna e a verdade, mas tiveram cada vez mais prazer na iniquidade, como acontece atualmente com milhões de pessoas que buscam o seu prazer em pecar e pecar cada vez mais, inventando novas maneiras de praticar maldades, abominações e pecados.
Assim sendo entendemos pela genealogia de Adão no capítulo 5 de Gênesis, que desde a criação de Adão e Eva até o dilúvio passaram-se 1656 anos e somente Noé e sua família, 8 pessoas foram salvas no dilúvio.
Dessa forma, as únicas maneiras que levaram milhões e milhões de seres humanos a serem destruídos pelas águas do dilúvio, foram o que se encontra escrito em (Gênesis. 6.5-7) que diz:
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicará sobre a terra que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem ará o animal, até o réptil e até à ave dos céus, porque me arrependo de os haver feito.
Consequentemente, aqui aprendemos que tudo que acontece com o ser humano é apenas a consequência, o resultado ou a colheita daquilo que ele mesmo semeou contra à sua própria vida, e nada mais.
Dessa forma os que tinham seu nome escrito no livro da vida que já haviam sido salvos no milênio, suas obras realizadas em Jesus Cristo, deram a eles apenas (galardão, prêmios, recompensas pelo seu trabalho prestado a favor de Jesus Cristo aqui na terra), que por sinal a única coisa desta terra que segue o salvo em Jesus Cristo é suas obras realizada em seu nome, a favor do seu Reino, conforme se encontra escrito em (Apocalipse.14.13) que diz:
E ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve; Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no senhor.(na grande tribulação) Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras o sigam.
Desse modo, leia ainda com muita atenção o que Jesus Cristo ensinou a respeito da nossa obra realizada para ele no seu Reino aqui na terra, ( 1 Coríntios. 15.58; Hebreus. 6.10).
Dessa forma, acabamos de aprender, que em relação ao que foi salvo por Jesus Cristo, suas obras o acompanham após a morte, ou seja suas boas obras realizadas em Cristo as quais vão lhe dar recompensa ou galardão e não salvação, pois já foram salvos pela fé, se encontra com o próprio Cristo.
Assim sendo, acerca disso Jesus Cristo ainda escreveu o seguinte:
E eis que cedo venho, e o meu galardão,(prêmio, recompensa) está comigo para dar a cada um segundo a sua obra,( Apocalipse. 22.12).
Por isso, esse assunto sobre Jesus Cristo nos recompensar pelo nosso trabalho prestado a Ele em sua obra aqui na terra, é de uma seriedade tão grande, que o próprio senhor Jesus Cristo disse:
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.
Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.
Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
E qualquer que tenha dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão, (Mateus. 10.39-42).
Assim sendo, enquanto o salvo em Jesus Cristo, vai receber recompensa até por um copo de água que ele deu aos discípulos (seguidores) de Jesus Cristo aqui na terra, lamentavelmente os ímpios também terão suas obras de impiedade julgadas, e toda sorte de pecados que eles praticaram durante sua vida na terra, e como resultado final as suas obras que foram julgadas no juízo final, servirá apenas para todos eles saberem porque foram condenados, e porque agora estão indo para sua morada eterna ou o lago de fogo onde ficarão eternamente separados de Deus, que será a segunda morte, pois conforme ensinou o profeta (Daniel.12.2).
E muitos (e não poucos) dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno.
Desse jeito, leia ainda com atenção, (Lucas. 16.19-31) com muita atenção a parábola de Lázaro e o rico para vocês compreenderem porque o rico incrédulo se encontra no inferno após morrer.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Sinceramente espero e oro a Deus para que o Glorioso Espírito Santo da verdade, vos leve a ler esta mensagem e também a entender a responsabilidade que temos em salvar nossa alma da condenação eterna, crendo em Jesus Cristo, ou não crendo onde nós venhamos a nos perder eternamente rejeitando seu sacrifício vicário realizado na cruz do calvário para nos salvar, ou crendo para ser salvos.
Assim sendo, entendo perfeitamente pela palavra de Deus, que o ser humano paga muito caro para pecar e por fim sua recompensa é ir morar eternamente no lago de fogo, com Satanás, seus anjos, os ímpios a morte e o inferno que será sua eterna morada.
Por exemplo: Para você usar as melhores drogas que destroi sua reputação, sua moral, sua vida fisica e por fim a sua alma te conduzindo para a condenação eterna, você paga muito caro; bem como outros vícios e outras maneiras de pecar com luxo, como adulterar ou prostituir em boates de luxo, tomar as bebidas alcoólicas mais caras que existem, frequentar os lugares mais caros e mais luxuosos que existem, para prostituir ou adulterar com as prostitutas mais belas e mais caras que existem, as quais estão a serviço do pecado, e dessa forma existem no mundo governado por Satanás, o deus deste século, (2 Coríntios. 4.4) muitas outras coisas mais caras, pecaminosas e luxuosas, bem como muitas outras formas de pecar que te levam a praticar os maiores pecados e abominações que existem te conduzindo finalmente à condenação eterna.
Assim Sendo, no final da sua vida de pecados e abominações, se você não se arrepender de todos os seus pecados e abominações praticados em vida e pedir perdão a Jesus Cristo, com certeza você irá para o inferno e finalmente para o fogo eterno no juízo final que será sua eterna morada sem Deus, onde você irá lembrar eternamente do alto e caro preço que você pagou na terra para pecar e fazer a vontade da sua carne pecaminosa, do próprio Satanás, dos demônios para viver uma vida de abominações que lhe custou muito caro.
Certo pastor que foi arrebatado ao inferno, viu milhões de pecadores sofrendo e sendo açoitados pelos demônios que lhes diziam:
Lá na terra, fizemos tudo o que vocês queriam; agora aqui no inferno vocês vão fazer tudo o queremos eternamente.
NOTA: No inferno que é uma ante sala do lago de fogo que arde com enxofre não tem mais livre arbítrio e vontade própria.
Por exemplo: O rico estando no inferno, clamou por uma gota de água para refrescar a sua língua, porque se encontrava atormentado na chama, e ninguém o atendeu, (Lucas. 16.24).
Assim sendo, o lago de fogo ardente e enxofre, será a casa eterna de sete tipos de monstros, sendo eles. Satanás, A Besta, O Falso Profeta, Os Demônios, Os Ímpios, a Morte e o Inferno.
Dessa forma, em contrapartida nós que arrependemos dos nossos pecados, pedimos perdão a Jesus Cristo que morreu na cruz do calvário para nos salvar, e finalmente o aceitamos como nosso único Senhor e salvador, pois ainda não precisamos pagar nada para ir morar no céu eternamente com Ele, pois Ele já pagou nossa dívida de pecados para com Deus na cruz, morrendo em nosso lugar, nós que agora nos encontramos em Cristo, desfrutamos de uma segurança eterna.
Assim, através do calvário, nós entramos pela fé no vivo e novo caminho que nos conduz ao céu, e dessa forma, agora tudo quanto precisamos fazer é continuar crendo em Jesus Cristo para sermos salvos, caso contrário quem não crer, será eternamente condenado.
Desse jeito, para irmos morar no céu, pela graça de Deus iremos morar sem pagar nada.
Repito; tudo que precisamos fazer é crer no sacrifício de Jesus realizado na cruz do calvário para nos salvar.
Porém, para alguém ir morar eternamente no lago de fogo e enxofre distante do criador, precisa somente viver pecando é praticando todas as abominações ou pagando mais caro para pecar cada vez mais, pois as portas que conduzem ao inferno eterno são muitas, mas Jesus Cristo é única porta de salvação.
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.