FUNDAMENTOS DA TEOLOGIA.
INTRODUÇÃO: A palavra Teologia é constituída de dois termos Gregos:”Theos (Deus) e Logos (palavra)”.
Assim, a palavra Teologia significa “Discurso sobre Deus”.
Porém existe uma grande diferença entre Gregos e Judeus na aplicação deste termo.
Dessa forma, os “Gregos” aplicavam esse termo se referindo aos falsos deuses da mitologia, que na verdade se referia aos anjos caídos ou demônios, tendo Platão, filósofo Grego, o primeiro a fazer uso da palavra Teologia.
No caso dos Judeus, esta palavra se referia ao único Deus verdadeiro, criador de tudo quanto existe que foi revelado à humanidade, através da Bíblia Sagrada.
1 - HERMENÊUTICA. A palavra Hermenêutica é uma palavra de origem Grega, também relacionada ao suposto deus Hermes que significa a arte de interpretar e explicar um texto.
Assim, no século XVII a palavra também foi usada para interpretar textos sacros.
Porém, no sentido de interpretar a Bíblia Sagrada, a hermenêutica Bíblica abrange a relação dialética de extrair o verdadeiro significado do texto Bíblico, examinando o texto e o contexto corretamente, para não virar um pretexto de suas próprias opiniões, injetadas no texto, construindo ao invés de uma hermenêutica correta você corre o risco de construir uma “EIXEGESE” ou uma introdução e distorção do texto com suas próprias ideias, ou seus achismos.
2 - EXEGESE OU EIXEGESE.
Sendo assim, a “EXEGESE” é o processo de ir até o texto, a fim de extrair e determinar o verdadeiro sentido do mesmo.
Em contrapartida, a EIXEGESE” consiste em uma falsa interpretação do texto, injetando no mesmo as próprias ideias das pessoas, suas opiniões pessoais, seus achismo, usando o texto com o intuito de enganar através de seu próprios pensamentos ou ideias, criando novas ideologias como é o caso do comunismo satânico, espiritualismo e tantas outras falsas religiões, levando os pecadores a crerem em uma mentira como é o caso de uma poderosa igreja que engana o mundo inteiro.
Leia por gentileza, (Isaías. 44. 1 - 20) e você vai descobrir o engano dessa falsa igreja, conduzindo milhões para o fogo eterno.
3 - TEMAS PRINCIPAIS DOS LIVROS DA BÍBLIA SAGRADA.
Conheça toda a Bíblia Sagrada, a santa palavra do Deus vivo, como ela deve ser conhecida.
1 - Gênesis - “PRINCÍPIO”, (Gênesis. 1.1). Este livro tem como objetivo principal a criação de Deus, dentro do fator tempo com princípio, fim e limite de tudo quanto Deus criou, (Deuteronômio. 29.29).
2 - ÊXODO - “REDENÇÃO” , (Êxodo. 3.7; 8. 12,13). Este livro aborda o livramento da nação de Israel da escravidão e das opressões dos Egípcios e a sua separação para Deus, símbolo da nossa escravidão do mundo, do pecado e dos vícios.
3 - LEVÍTICO -”SANTIDADE”, (Levítico, 19.2). Este livro aponta para o povo de Israel que vivia debaixo da lei de Moisés, a qual era a única condição para eles se aproximarem de Deus, pelo sacrifício de animais que derramavam seu sangue para encobrir seus pecados, apontando para o sacrifício eterno e perfeito de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que deu a sua vida para nos salvar eternamente na cruz do calvário em sacrifício santo e vicário.
4 - NÚMEROS - “PEREGRINAÇÃO”. (Números. 10. 29). Portanto, este é o livro do crente peregrino do velho testamento e descreve a peregrinação do povo de Israel no deserto, apontando para o cristão que também vive neste mundo deserto de Deus, peregrinando em direção à pátria celestial, pois aqui somos também forasteiros e peregrinos, pois a nossa pátria está nos céu de onde aguardamos nosso amado Senhor e salvador Jesus Cristo. (Filipenses. 3.20, 21).
5 - DEUTERONÔMIO - “OBEDIÊNCIA”. (Deuteronômio. 10. 12-13). Assim, este livro passa em revista o povo de Deus, que se encontravam peregrinando no deserto, adicionando motivos para eles obedecerem a Deus e aos seus mandamentos, pois estavam indo em direção a uma terra gloriosa que emana leite e mel, nos ensinando que devemos, amar a Deus sobre todas as coisas e também ser obedientes aos seus mandamentos, pois também estamos viajando para um céu, uma morada eterna que Deus preparou para nós.
6 - JOSUÉ - “CONQUISTA E POSSESSÃO”. (Josué. 1. 2,3). Aprendemos neste livro que o povo de Israel, atravessou o rio Jordão, para conquistar a terra de Canaã, a terra prometida como sua herança terrena eterna. Isto nos ensina, que a igreja de Jesus Cristo, possui uma herança eterna e celestial e não terrena. Assim devemos nos esforçar para alcançar esta herança de nosso Pai celestial.
7 - JUÍZES - “anarquia”. (Juízes. 21.25). Assim, o livro de Juízes nos ensina que o povo de Israel fracassou em sete apostasias, caíram sete vezes em cativeiros e receberam sete livramentos de Deus, por causa de seus arrependimentos. Dessa forma, aprendemos com a história do povo de Israel nos dias dos juízes, que como disse o salmista, o justo pode cair sete vezes mas o Senhor o tornará a levantar. Desse jeito, se você fracassou, também caiu na caminhada e deu uma volta pelo deserto do mundo sem Deus e descobriu que lá nada pode satisfazer a sua alma, volta novamente a andar com Deus na terra, pois ele nunca vai te desamparar, te abandonar, na verdade é nós que sempre abandonamos Ele.
8 - RUTE - “ REDENTOR” . (Rute. 4.12). A história de Rute aponta para Jesus Cristo, o redentor da nossa vida.
9 - 1 SAMUEL - “REINO” . (1 Samuel. 10.25). Através do profeta Samuel, teve origem no reino da nação de Israel, apontando para Jesus Cristo, o que nasceu da virgem Maria por obra e graça do Espírito Santo e edificou a sua igreja, ou seja; seu Reino na terra.
10 - 2 SAMUEL - “REINO” . ( 1 Samuel. 16.1). Assim Deus escolheu o salmista Davi para ser Rei em Israel, apontando para Jesus Cristo, o Rei das nações que vai reinar na terra mil anos.
11. 1 REIS - “REALEZA” . (1 Reis. 2.12). “REALEZA” . (1 Reis.2.12). Portanto, a partir do Rei Davi, vários reis se levantaram em Israel apontando para Jesus Cristo o Rei dos Reis que virá reinar juntamente com o seu povo, sobre todas as nações da terra.
12 - 2 REIS - “REALEZA” . (1 Reis. 11.13). Assim, a nação de Israel foi levada para o cativeiro Assírio e o Reino de Judá para o Reino da Babilônia devido a sua desobediência, mas Deus não abandonou o seu povo. A grande lição para nós é que todo pecado e desobediência, traz também suas consequências, pois somente podemos colher aquilo que nós mesmos semeamos,( Gálatas. 6.7,8). Porém Deus o nosso Pai celestial é tão misericordioso, que sempre está pronto a nos perdoar e nos sustentar com a sua graça e sua misericórdia, pois através da sua graça, Deus nos dá o que nós não merecemos, o perdão dos nossos pecados e a salvação eterna. Assim também através da sua misericórdia que não tem fim, Deus não nos dá o que todos nós merecemos, a condenação e o inferno eterno.
13 - 1 CRÔNICAS - “ELEIÇÃO” . (1 Crônicas. 17. 7,8; 28. 5). Assim, esses dois livros foram escritos para nos revelar o reinado do Rei Davi que foi marcado por vitórias até o fim. A lição que nós precisamos aprender é que em Jesus Cristo, nós somos mais do que vencedores. Como certo Pastor disse: Sem Jesus, somos zero à esquerda; mas unidos a ele que é o número 1 somos mais do que vencedores, pois somos dez.
Assim, aprendi, que sem Jesus Cristo, nós somos cada vez menos em nossa vida em todos os sentidos em em tudo quanto vamos fazer, mas com Jesus Cristo, nós somos cada vez mais em todos os sentidos da nossa vida.
14 - 2 CRÔNICAS - “TEOCRACIA”. (2 Crônicas. 15.2). Assim, durante esse período, desde a elevação ao trono de Israel do Rei Salomão, até que a nação foi levada para o cativeiro da Babilônia por causa de seus pecados, Deus reinou poderosamente sobre a nação de Israel e eles somente tiveram vitórias. A grande lição, para mim e para você, significa colocar Deus na frente de todas as coisas em nossa vida, vivendo e fazendo todas as coisas somente para glória dEle. Este é o segredo de triunfarmos em tudo, e ainda honrar Ele em tudo, para que também em tudo Ele venha também nos honrar, ( 1 Samuel.2.30;1 Coríntios.10.31).
15 - ESDRAS - “RESTAURAÇÃO”. (Esdras. 1.5). Assim, Deus é um Pai tão amoroso, que se seus filhos errarem Ele os corrige, como foi o caso que Deus os levou para o cativeiro da Babilônia, mas depois os resgatou trazendo eles de volta para Jerusalém. Assim, fica para mim e para você essa grande lição. Se errarmos Deus, como um Pai amoroso vai nos corrigir porque Ele nos ama, mas nunca vai nos abandonar, quando arrependermos de nossos pecados e cairmos em nós mesmos, como fez o filho pródigo, ( Lucas. 15. 11 -32).
16 - NEEMIAS - “RESTAURAÇÃO” . (Neemias. 2.5). Assim, o livro fala da volta do povo de Deus do cativeiro e da reconstrução da cidade de Jerusalém, apontando para a construção e restauração da nossa vida espiritual, quando saímos do cativeiro do pecado que o mundo nos oferece.
17 - ESTER - “PROVIDÊNCIA”. (Ester. 4.14). Este livro aponta a providencia divina, quando Ester, sendo uma cativa Judaica, foi feita Rainha da Pérsia e através dela Deus salvou o seu povo Judeu de um grande genócio, planejado por Hamã. Da mesma forma, Deus nos guarda pelo seu grande amor e sua providência e nos dá grandes livramentos durante a nossa caminhada na terra.
18 - JÓ - “PROVAÇÃO” . (Jó.1.9). O livro nos ensina, que Deus provou para Satanás, que Jó não temia a ele em vão, apesar das grandes provações que passou. A lição que todos nós devemos aprender é que Jesus Cristo disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos, dias bons ou maus da nossa vida, (Mateus. 28.20).
19 - SALMOS - “CULTO” . ( Salmo. 29.2). Assim, o livro de Salmos é o livro de oração e de louvor em todos os momentos da nossa vida. Portanto, quando aplicamos em nossa vida essas coisas, vivemos sempre, com os pés na terra, mas com a cabeça nos céus, desfrutando das grandes bênçãos e vitórias que Deus tem para nos dar.
20 - PROVÉRBIOS - “SABEDORIA” . (Provérbios. 9.10). Portanto, ao estudar o livro de Provérbios, vamos descobrir nele o maior livro que ensina ética ao mundo, ou seja, tanto divina como humana, nos ensinando a relacionar corretamente com Deus o criador e com o ser humano, nosso semelhante.
21 - ECLESIASTES - “VAIDADE” . (Eclesiastes. 2.11). Dessa maneira, o livro nos ensina que nada do que adquirimos aqui na terra é permanente , e sim tudo é passageiro. O livro conclui dizendo que o dever do ser humano, e não sua obrigação, pois Deus não obriga nada a ninguém, pois Ele nos deu o livre arbítrio e a vontade própria é temer a Ele e guardar os seus mandamentos, (Eclesiastes. 12. 13,14).
22 - CANTARES DE SALOMÃO - “AMADO” . (Cantares. 6.3). O livro relata o amor do esposo para com a esposa, apontando para o amor da igreja para com Jesus Cristo.
23 - ISAÍAS - “SALVAÇÃO” . ( Isaías. 53. 5) . Este livro nos ensina o quanto o Senhor Jesus Cristo sofreu e por fim, deu a sua vida na cruz do calvário para nos salvar, como prova do grande amor de Deus por nós, ( João. 3. 16-18).
24 - JEREMIAS - “AVISOS” . (Jeremias. 7.28). Dessa forma, a Bíblia Sagrada nos ensina que o avisado vê o mal e se esconde, mas o simples vai passando e sofre a pena. Como o povo de Judá não se deu por avisado, foram levados como escravos para o cativeiro de Babilônia.
Assim, todos nós devemos olhar, vigiar e orar para não cairmos em tentação, (Marcos. 13.33).
25 - LAMENTAÇÕES - “DESTRUIÇÕES”. (Lamentações. 2.11). Assim, o livro nos ensina, que Deus usou os Caldeus, para castigar e disciplinar o seu povo rebelde. A grande lição que aqui aprendemos é que ainda hoje, Deus corrige e castiga a todo filho que Ele ama, (Hebreus.12. 3-11; Apocalipse.3.19).
26 - EZEQUIEL - “VISÕES” . (Ezequiel.1.1). O livro nos ensina, que ainda hoje o Deus todo poderoso fala com o homem mortal em sonhos e visões, para revelar o seu amor a e a sua glória, mas também para livrar o ser humano do mal.
27 - DANIEL - “SEGREDOS REVELADOS” . (Daniel. 2.22). Dessa forma, a Bíblia Sagrada nos ensina que Deus revela os seus segredos para aqueles que o temem e guarda os seus mandamentos, e ainda não faz coisa alguma na terra, sem primeiro revelar aos seus servos os profetas, (Amós.3.7).
28 - OSEIAS - “ADULTÉRIO ESPIRITUAL” . (Oseias. 4. 12). Este livro usa a figura de uma esposa infiel e de um esposo fiel para se referir ao Reino do norte, a nação de Israel que havia abandonado a Deus e voltado para os ídolos. A lição que todos nós devemos aprender é que Deus é Espírito e os que adoram a Ele o adoram em espírito e em verdade, (João 4.24). Dessa forma, não existe nenhuma relação do verdadeiro culto a Deus com os ídolos, (Salmo. 115. 1-18).
29 - JOEL - “DIA DO SENHOR” . (Joel. 2. 1). Conforme ensina a Bíblia Sagrada, o dia do Senhor será dia de terríveis juízos que serão derramados nas nações pecadoras. Portanto, estamos vivendo no dia da salvação, por isso devemos nos esforçar o máximo para sermos salvos da condenação eterna.
30 - AMÓS - “RESPONSABILIDADE NACIONAL” . (Amós. 3.13,14). Dessa forma, enquanto vivermos num corpo físico aqui nesta terra devemos nos sujeitar às autoridades estabelecidas e viver em obediência às leis, como também devemos viver em obediência às leis do céu, ou seja a palavra de Deus, para sermos bem sucedidos em tudo nesta vida, (Romanos. 13. 1 - 7).
31 - OBADIAS - “MALDIÇÃO DA COVARDIA”. A mensagem deste livro, nos ensina que não devemos nos alegrar com a derrota de nosso irmão e até mesmo daqueles que se fazem nosso inimigo, pois Deus não se agrada dessas coisas. O verdadeiro amor para com o nosso próximo consiste em não desejar nenhum mal para ele, os quais também não desejamos para nós, (1 Coríntios. 13. 1-8).
32 - JONAS - “FALTA DE MISERICÓRDIA” . (Jonas. 4. 9-11) . Assim, o livro nos ensina a lição que se quisermos que Deus tenha misericórdia de nós, devemos também ter misericórdia de nosso próximo por pior que ele seja, e nossa preocupação deve ser com a salvação das pessoas e nem com pé de abóboras que nos da sombra e conforto, (Mateus. 5. 7; Tiago.2.13).
33 - MIQUEIAS - “AUTORIDADE VERDADEIRA E FALSA” .(Miqueias. 4.5). Neste livro aprendemos que Deus, não tem o culpado por inocente. Por esta razão, devemos sempre fazer o bem a todos, pois no tempo certo, ceifaremos o que semeamos, (Gálatas.6. 9, 10).
34 - NAUM - “JUSTIFICAÇÃO DA VINGANÇA”. (Naum. 3. 4-6). Assim, ao ler este livro você vai recordar o que o Apóstolo Paulo ensinou dizendo que a vingança pertence a Deus e não devemos dar lugar à ira, pagando o mal com o mal pois a recompensa vem do Senhor, (Romanos. 12,17,19).
35 - HABACUQUE - “PROBLEMAS DA FÉ” . ( Habacuque. 1.4). Assim sendo ainda se encontra escrito no livro de ( Hebreus. 11. 6 ) que sem fé é impossível agradar a Deus, como Habacuque escreveu que o livro o justo viverá pela fé. Assim quando a Bíblia se refere a nós como justos, não está falando dos nossos méritos que não temos nenhum para apresentar a Deus, mas está se referindo ao sacrifício de Jesus Cristo realizado na cruz do calvário que nos perdoou, e nos absolveu da condenação eterna e nos justificou perante Deus através de seu sangue vertido na cruz.
36 - SOFONIAS - “SEVERIDADE E BONDADE DE DEUS” . (Sofonias. 1. 14, 15; 3. 17). Aprendemos neste livro que as correções e castigos de Deus por causa de nossos pecados, são acompanhados pelas suas misericórdias que não tem fim. (Lamentações. 3. 22-24).
37 - AGEU - “EDIFICAÇÃO” . (Ageu. I. 8). Dessa forma, aprendemos com este livro que edificamos muitas coisas em nossa vida, menos a nossa própria vida para Deus. Desse jeito, somos ensinados pela Bíblia Sagrada a ter cuidado de nós mesmos, (1 Timóteo. 4.16).
38 - ZACARIAS - “ZELO” . (Zacarias. 8.2). Aprendemos com este livro que devemos cuidar com zelo, principalmente das coisas do Senhor. A grande verdade, é que tudo que você fez com zelo e com amor para a obra de Deus, mesmo que não teve reconhecimento humano, você está debaixo da promessa de Deus (Hebreus. 6.10).
39 - MALAQUIAS - “CORRUPÇÃO DO POVO DE DEUS” . (Malaquias. 1.7). Dessa forma, aprendemos com este livro que por mais que sejam as falhas do povo de Deus, sempre haverá um correção da parte do próprio Deus, usando alguém para endireitar o que está torto em nossa vida.
40 - MATEUS - “JESUS CRISTO: REI”. Assim, Ele veio ao mundo para salvar os Judeus, seu povo. Mas como eles não o receberam, todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que creem no seu nome, (João. 1. 11 -13).
41 - MARCOS - “JESUS CRISTO: SERVO”. Assim, está escrito que Ele veio ao mundo para servir e não ser servido, e dar a sua vida em resgate de muitos, (Mateus. 20.28). Dessa forma, aprendemos com essa atitude de Jesus Cristo, que aquele que não sabe servir, também não sabe viver.
42 - LUCAS - “O REMIDOR”. Dessa forma, a grande importância deste evangelho é que Lucas trata a genealogia de Jesus Cristo desde Adão, o Pai da raça humana, nos ensinando acerca do parentesco de Jesus Cristo com a raça humana que veio ao mundo para salvar os pecadores imperfeitos, desde os publicanos até os criminosos, que foram crucificados com ele, (Lucas. 23. 39-43).
43 - JOÃO - “JESUS CRISTO:FILHO DE DEUS” . Assim, é muito feliz, quem reconhece Jesus Cristo como verdadeiro filho unigênito de Deus que veio ao mundo para salvar a humanidade, (Mateus. 1. 21,23).
44 - ATOS - “O NASCIMENTO DA IGREJA DE JESUS CRISTO” . Assim, ao cumprir o dia de pentecoste a igreja de Jesus Cristo nasceu neste mundo e ficou cheia do Espírito Santo e assim vai continuar até o seu arrebatamento da terra para o céu, (1 aos Tessalonicenses. 4.13- 18).
45 - ROMANOS - “O DOM DA JUSTIÇA DIVINA”. Portanto, a leitura deste livro nos ensina que pela lei de Moisés, nenhuma carne será declarada justa perante Deus, pois a nossa justificação é operada em nós pela nossa fé e não pelas obras da lei, (Romanos.5.1).
46 - I CORÍNTIOS - “A IGREJA: CORPO DE CRISTO”. Ao ler esta carta do Apóstolo Paulo à igreja de Corinto, aprendemos que a igreja é o corpo de Cristo, cada cristão é um membro em particular deste corpo, e Jesus Cristo é a cabeça deste corpo,(1 Coríntios.12.12-31).
47 - II CORÍNTIOS - “CONSOLO E REPREENSÃO”. Esta carta, nos mostra o quanto o Apóstolo Paulo sofreu por causa do evangelho de Jesus Cristo, mas encontrou grande consolação do glorioso Espírito Santo, (2 Coríntios.1.3-11).
48 - GÁLATAS - “CRISTO, O LIBERTADOR”. A grande importância deste livro é que o legalismo e o ritualismo da lei de Moisés não salva ninguém, mas sim a salvação é pela graça de Deus, mediante a nossa fé, sem as obras da lei, (Gálatas.3. 1 -11).
49 - EFÉSIOS - “CRISTO E A SUA IGREJA”. Dessa forma, esta aponta e explica nossa chamada para salvação, nossa posição no Reino de Deus, nossa condição e o destino eterno dos cristãos. Portanto, enquanto vivemos neste corpo de carne, Deus nos deu o livre arbítrio, para fazermos nossa própria escolha. Após a morte física começa o nosso destino eterno, como o resultado da escolha que fizemos aqui na terra, (Efésios. 2.1-10).
50 - FILIPENSES - “CRISTO O SEGREDO DO GOZO E PROVEITO DO CRISTÃO” . Esta carta nos ensina, que a maior recompensa de um Cristão, não se encontra nas coisas desta vida, nem nas pessoas que servimos e sim na grande alegria que desfrutamos, e da gloriosa presença de Deus em nossa vida, ( Filipenses.4. 10-13).
51- COLOSSENSES - “CRISTÃOS COMPLETOS EM JESUS CRISTO”. Esta carta nos ensina que o ser humano será sempre uma pessoa incompleta sem a presença de Jesus Cristo em sua vida. Por essa razão devemos cuidar da nossa genuína fé, para que nenhuma ideologia venha nos enganar e nos perverter, (Colossenses. 2.4-9).
52 - 1 TESALONICENSES - “A SEGUNDA VINDA DE CRISTO”. Esta carta fala da esperança do cristão que é o seu arrebatamento para o céu por Jesus Cristo, Portanto, devemos como cristãos viver atentos a essa grande realidade que vai acontecer no mundo inteiro a qualquer momento. (1 Tessalonicenses. 5. 13 -18).
53 - 2 TESSALONICENSES - A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO PARA REINAR MIL ANOS NA TERRA. Assim, nesta carta somos exortados a não deixar nos enganar pelo espírito do anticristo e cair em apostasia da nossa fé caindo em heresia, (2 Tessalonicenses. 2. 1-12; Apocalipse. 20. 1-6).
54 - 1 TIMÓTEO - “O EVANGELHO A IGREJA E O MINISTÉRIO”. Esta carta pastoral, nos ensina a praticar o verdadeiro evangelho sem fanatismo religioso e ainda nos ensina a nos aguardar da apostasia (desvio da verdadeira fé) que viria sobre a igreja de Jesus Cristo, nos últimos dias da dispensação da graça que estamos vivendo, (1 Timóteo. 4. 1 - 8).
55 - 2 TIMÓTEO - “RESPONSABILIDADE MINISTERIAL DOS PASTORES” . Assim, encontramos nesta carta, três responsabilidades que um ministro do evangelho necessita ter. 1 - devoção suprema ao senhor Deus, ao povo de Deus e a obra que está realizando; 2 - Fidelidade constante a seu serviço, aos bens da igreja e ao seu trabalho; 3 - Lealdade absoluta à Palavra de Deus, como a verdade eterna, (2 Timóteo. 3.1-5; 4.1-5).
56 - TITO - “DOUTRINA E VIDA” . Esta carta nos ensina a pôr em boa ordem as coisas de Deus, e ainda nos ensina como um presbítero deve se comportar em relação ao povo de Deus, (Tito.1.5).
57 - FILEMOM - “CRISTIANISMO E A RELAÇÃO SOCIAL”. Essa carta nos ensina, que a igreja existe não para condenar o vil pecador, mas sim amá-lo e restaurá-lo em sua vida social e espiritual, (Filemom. 1 1 -25).
58 - HEBREUS - “SUPERIORIDADE DO CRISTIANISMO EM RELAÇÃO AO JUDAÍSMO” . Na verdade, o cristianismo é superior a todas as religiões existentes no mundo, pois nos ensina como ir para o céu, (Hebreus. 10.19 -25).
59 - TIAGO - “SIGNIFICADO DA FÉ JUSTIFICADA PELAS OBRAS” . Aprendemos aqui, que ninguém realiza nenhuma obra para ser justificado e salvo perante Deus; mas quem já foi salvo, e teve seus pecados perdoados por Jesus Cristo, realiza obras de uma pessoa salva que conhece e vive na verdade e não de um pecador que não conhece a verdade e vive no erro. ( Tiago. 2.14 - 26).
60 - 1 PEDRO - “OS SOFRIMENTOS E O TRIUNFO DO POVO CRISTÃO”. Sobre este assunto, o Apóstolo Pedro escreveu que o único motivo pelo qual devemos sofrer é pelo evangelho, (1 Pedro.4. 11-19).
61 - 2 PEDRO - “ADMOESTAÇÃO CONTRA A APOSTASIA” . Assim, essa carta vai nos ensinar que nos últimos dias da dispensação da graça, antes do arrebatamento da igreja, o mundo vai encher de falsos profetas, falsos doutores, ensinando mentiras, usando a Bíblia, muitos heréticos que vão negar o Senhor Jesus Cristo, conduzindo o povo e eles mesmos para a perdição eterna.
Assim, muitos e não poucos que não conhecem a Deus, nem a Bíblia Sagrada vão seguir suas mentiras e seus enganos, chegando ao ponto de blasfemar e escarnecer das coisas de Deus, como já aconteceu atualmente, a grande zombaria que os filhos do Diabo fizeram com a santa ceia de Jesus Cristo nas olimpíadas que veio do meio do inferno em Paris na França.
Em relação aos falsos pastores e comerciantes do evangelho de Jesus Cristo, “afundadores de falsas igrejas”, eles que são avarentos, fazem negócio do rebanho de Cristo, vendendo seus votos para políticos diabólicos e outros tipos de negócios, usando palavras fingidas de bajulação principalmente com aqueles falsos e mundanos cristãos que dão um alto dízimo, sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita, ( 2 Pedro. 2. 1-3).
62 - 1 JOÃO - “COMUNHÃO COM DEUS” . Esta epístola não foi escrita para uma determinada igreja, mas é universal, nos ensinando como andar na verdadeira luz, no verdadeiro amor, e possuir a verdadeira vida e ainda nos ensina sobre o efeito universal do sangue precioso de Cristo para nos purificar de todo pecado,(João. 1. 1-10).
62 - 2 JOÃO. Esta carta nos ensina que não devemos receber e muito menos hospedar em nossa casa uma pessoa herética que vai nos conduzir ao erro, nos ensinando um falso evangelho, (2 João.1. 1 -13).
64 - 3 JOÃO - “COOPERADORES E ESTORVADORES DA OBRA DE DEUS. (3 João. 1 . 1 - 14). Nesta carta, temos três pessoas para examinarmos seus procedimentos em relação a obra de Deus, 1 - Gaio; 2 - Diótrefes; 3 - Demétrio.
65 - JUDAS. “APOSTASIA”. Lamentavelmente, este é um dos sinais dos últimos tempos que são caracterizados pelo desvio da verdadeira fé cristã de muitos cristãos que estão vivendo em grande perigo da sua salvação, correndo o risco de cair na perdição eterna.
(Judas.; 1. 1-25).
66 - APOCALIPSE - “CRISTO GLORIFICADO É REVELADO” Assim, o livro nos relata o fim de todas as coisas, o reino milenar de Jesus Cristo na terra, o juízo final e a criação de um novo céu e uma nova terra, onde não mais haverá mar. (Apocalipse. 20. 11.15;21.1).
CONSIDERAÇÕES FINAIS. Portanto, para uma melhor visão panorâmica, e um melhor entendimento da Bíblia Sagrada, ainda que bem resumido dos livros da Santa palavra de Deus, faz-se necessário ler o texto e os versículos citados para ter um esclarecimento completo, pois esse texto é apenas uma pequena introdução dos fundamentos da teologia bíblica.
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.