EXAMINANDO TUDO QUANTO EXISTE DENTRO DE NÓS MESMOS

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

EXAMINADO TUDO QUANTO EXISTE DENTRO DE NÓS MESMOS E NÃO DOS OUTROS



INTRODUÇÃO: Assim, todos nós seres humanos, sem fazer qualquer distinção de pessoas, somos naturalmente propensos a examinar e até mesmo a aprender acerca de tudo quanto acontece ao nosso redor; mas em contrapartida temos grande dificuldades de examinar e até corrigir o que existe de errado dentro de nós mesmos.


Outra característica que temos é que queremos sempre consertar tudo que foi estragado ao nosso redor e nunca nos importamos em consertar tudo que foi ou  se encontra estragado dentro de nós mesmo.


1º -  EXAMINADO A NÓS MESMOS.


Portanto, o verbo 'examinar' trás o sentido de pesquisar, de analisar e de observar minuciosamente.


Assim, aprendemos que examinar se refere a uma virtude gloriosa que aquele indivíduo (a) que vive constantemente examinado cuidadosamente a si mesmo, ou  as palavras que saem da sua boca, seus pensamentos, seus sentimentos, suas atitudes e suas maneiras de proceder em todos os aspectos da vida, é uma pessoa sábia e prudente.


Assim, por exemplo: O primeiro ensinamento que recebemos da Bíblia Sagrada, em respeito a participar da santa ceia do Senhor, (pão e vinho, símbolo do corpo e do sangue do Senhor Jesus Cristo) nos traz o ensino de que cada um deve examinar a si mesmo e não ser examinado por outrem, pois cada um de nós haverá de dar conta de si mesmo a Deus, (Romanos. 14.12).


Dessa forma, aprendi no decorrer da minha vida que tudo de bom ou de mal que fazemos na nossa jornada existencial seja em palavras, pensamentos, sentimentos e ações, no final tudo retorna para nós mesmos, pois existem duas leis que funcionam com todas as pessoas, a lei do retorno e da colheita.


Portanto, tudo que falamos e fazemos seja bom ou mal, no final retorna para nós mesmos,(Gálatas. 6.7,8).


Dessa maneira, por exemplo: A bíblia nos ensina o seguinte:


De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados, (Lamentações. 3.39).


Assim, como estamos aprendendo, existem pessoas que somente vivem queixando e reclamando de tudo que tem; em contrapartida existem aquelas que somente vivem agradecendo a Deus por tudo que lhe acontece, (1 Tessalonicenses. 5.18).


Porém a maior parte dos problemas que nos afligem, são causados por nós mesmos.


Como por exemplo: Se encher de dívidas, sabendo que não tem condição de pagar; se enche de vícios, ficando com a saúde debilitada; se envolver em   questões alheias e passar a viver com os problemas dos outros; falar demais, e viver perturbado, frequentar lugares onde não se deve ir, pois ali somente existe coisas malignas; como ser também amigo de pessoas malignas, falastronas, velhacas, infiel à esposa, aos filhos aos semelhantes de um modo geral, beberronas, iradas, ingratas, preguiçosas, descuidadas, quando no final, essa pessoa acaba participando dos atos malignos das outras pessoas, e tantas outras coisas malignas em que passam a existir em sua vida.


Assim, podemos citar um exemplo: Me digas com quem tu andas e direi quem tu és. Se convive com uma pessoa irada, murmuradora da vida dos outros, beberronas, adúlteras, velhacas etc... com o passar do tempo, você vai ficando parecida com essas pessoas que você convive.


Agostinho de Hipona dizia: “O pecado vai fazendo você ficar mais parecido com o Diabo;  a santidade mais parecido com os anjos de Deus”.


Assim, tudo que for mal, você deve evitar para  viver bem e feliz na terra, praticando o que nos ensina a palavra de Deus em (Hebreus.13.5), que diz:


Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque Ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.


2º) - OS DOIS TIPOS DE SERES HUMANOS QUE EXISTEM NA TERRA.


Dessa maneira, ao ficar pensando nesse aspecto da vida humana, cheguei a conclusão de que somos um receptor, mas também um transmissor; um depósito de coisas boas ou coisas más.


Meditando a respeito desse aspecto da vida, vamos ler por gentileza (Romanos. 1.29-31) que diz:


Estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;


sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes a pai e à mãe;


néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis,  sem misericórdia,


Portanto, até aqui podemos descobrir a quantidade de coisas más que muitos seres humanos estão cheios ou cultivam dentro de si mesmos, as quais se revelam em seus pensamentos malignos, palavras e atitudes danosas, (perniciosas, destruidoras), que os indivíduos que não conhecem e não servem a Deus estão cada vez mais cheios.


Por exemplo: Quando Deus chamou a Abrão para peregrinar na terra que ele haveria de dar como herança a sua descendência disse o seguinte para Abrão:


Saibas, decerto, que peregrina será atua semente em terra que não é sua; e servi-los-ão quatrocentos anos.


Mas, também eu julgarei a gente à qual servirão,  e depois sairão com grande fazenda.


E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.


E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não ainda está CHEIA, (Gênesis.15. 13-16).


Posteriormente, Jesus censurou os Escribas e Fariseus religiosos da sua época, os quais haviam enchido a medida de seus pais, (Mateus.23.34).

 

Mais tarde, o Apóstolo Paulo escreveu aos tessalonicenses  o que os Judeus fizeram a Jesus Cristo dizendo:


Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido, e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens.


E nos impedem de pregar aos  gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim, (1 Tessalonicenses. 2.15,16).


Dessa forma, enquanto a medida dos pecados dos amorreus não se ENCHEU e TRANSBORDOU Deus não os destruiu da terra de Canaã.


Da mesma forma os líderes religiosos de Israel, estavam ENCHENDO a medida de pecados de seus pais.


Assim, esses mesmos Judeus que mataram a Jesus Cristo e ainda impediam os Apóstolos de proclamarem a sua salvação, continuavam ENCHENDO a medida dos pecados de seus pais, até que veio a TRANSBORDAR com a destruição no ano 70 pelos Romanos da nação de Israel.


Atualmente, os pecados de grande parte da humanidade,  estão quase TRANSBORDANDO DE TÃO CHEIOS QUE ESTÃO e por isso brevemente virá o juízo de Deus sobre todas as nações da terra, conforme  se encontra descrito no livro do apocalipse.


Dessa forma, podemos aprender ainda que não existe nenhum ser humano vazio, mas sim; todos sem distinção estão cheios das virtudes de Deus ou cheios das obras do Diabo, as quais se manifestam na vida do ser humano, através das obras da carne como: 


Porque as obras da carne são  manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,


invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem  tais coisas não herdarão o reino de Deus, (Gálatas.5.19-21).


Porquanto a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.


porquanto a inclinação  da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita  a lei de Deus, nem em verdade, o pode ser.


Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus, (Romanos. 8.6-8).


Desse jeito, nós os cristãos que fomos salvos e lavados de todos os nossos pecados pelo precioso sangue de Jesus Cristo, temos a obrigação de andar em Espírito e não cumprir com as concupiscências da carne, (Gálatas. 5.16).



3º) - O RETRATO DO VERDADEIRO CARÁTER DE GRANDE PARTE DOS SERES HUMANOS, NESSES ÚLTIMOS DIAS DA DISPENSAÇÃO DA GRAÇA.



Portanto, ao meditar neste assunto lembrei a censura que Jesus Cristo, fez contra o verdadeiro caráter dos líderes religiosos de Israel dizendo:


Ai de vós escribas e Fariseus hipócritas 

pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade.


Fariseu cego! Limpa primeiro o interior  do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.


Ai de vós Escribas e Fariseus hipócritas!


Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão CHEIOS de ossos de mortos e de toda imundícia.


Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais CHEIOS de hipocrisia e de iniquidade, (Mateus. 23.26-28).


Assim aprendemos aqui através desse texto, que a limpeza em nossa vida deve começar por dentro, pois todos nós indistintamente somos levados a limpar nossa própria vida e tudo que usamos apenas por fora, mas quando se trata do nosso interior, muitas vezes não limpamos aquilo que está sujo ou que sujamos, que se encontra imundo e podre em nosso caráter, principalmente grande parte dos cristãos, cuidam da sua suposta vida de santidade apenas no exterior, na aparência, para parecer justos aos homens, apresentando apenas diante do seu semelhante um cristianismo apenas de aparência, uma árvore que produz apenas folhas mas nenhum fruto, (28).


Conforme, já disse, o retrato de grande parte inclusive dos cristãos apenas de aparência, que podemos denominar de árvores que somente produzem folhas,  terão o seguinte retrato de seu caráter  nos últimos dias da dispensação da graça, como veremos:


Sabe, porém isto: Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;


porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,


sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,


traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus,


tendo a aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te,(1 Timóteo. 3.1-5).


Em consequência disso, acabamos de aprender que nos últimos dias da dispensação da graça, antes do arrebatamento da igreja de Jesus Cristo da terra, irá surgir em todo mundo um cristianismo de cristão de apenas aparência sem ter interiormente o fruto do Espírito Santo, como: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança,(Gálatas. 5.22), ou seja: Cristãos com as características dos crentes mornos da igreja de Laodicéia,(Apocalipse. 3.14-22).


Dessa forma, observem com atenção os  textos citados que Jesus Cristo por exemplo, falou da situação interior e também exterior, de muitos religiosos falsos, de apenas aparências, cristãos árvores folhas (sem fruto), mostrando aquilo que estavam CHEIOS em seu interior, que vai se revelar em suas palavras e atitudes, conforme Jesus Cristo nos ensinou em sua palavra dizendo:


E reuniram-se em volta dele os Fariseus e alguns do Escribas que tinham vindo de Jerusalém.


E vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.


porque os Fariseus e todos os Judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar a mão muitas vezes;


e, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros,  e os vasos de metal, e as camas.


E ele, respondendo disse-lhes: Bem profetizou Isaias acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.


Em vão porém me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.


E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem.


Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,


Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.


Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem,(Marcos. 7. 1-4,6,7,20-23).


4º) O SEGUNDO TIPO DE SER HUMANO QUE EXISTE NA TERRA.


Portanto, como a palavra de Deus nos ensina, existem poucos seres humanos que cuidam mais do seu interior do que do seu exterior.


Dessa forma, como Jesus nos ensinou é do nosso  interior que manifesta o que realmente existe no nosso exterior, revelando nosso verdadeiro caráter através das nossas palavras e ações.


Desse jeito, todos nós sem exceção, devemos cultivar as virtudes que existem dentro de nós.


Na verdade, o mundo permanece da mesma forma que Deus criou, mas o que aumenta em todo mundo cada  dia mais, é a maldade do ser humano em todos os sentidos.


Assim sendo, que Deus em sua infinita misericórdia nos ajude a sermos cada dia melhor, para Deus, nós mesmos, nossa família e nosso semelhante de um modo geral, pois a ordem de nosso Deus a nosso respeito é esta:


Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.


E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,


Falando entre vós com Salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,(Efésios. 5.17-19). 


Assim, lendo esses versículos fiquei pensando, que aquela pessoa que se encontra cheia de ira; cheia de revolta em seu coração; cheia de ódio e de vingança contra o seu próximo, somente vive xingando, blasfemando, murmurando da vida alheia, maquinando somente maldade e armando ciladas contra seu semelhante, e somente vive praticando o mal, pois se encontra cheio de maldade, totalmente o contrário de uma pessoa que vive cheia de amor, cheia de bondade, cheia de boas obras, cheia de graça e não cheia de desgraça, cheia de bons pensamentos e não cheias de maus pensamentos, cheias de esperança e não cheias de amargura, cheias de paz e não cheias de perturbação etc..


CONCLUSÃO: Ao meditar em todas essas coisas, devemos perguntar sempre para nós mesmos: Em qual grupo de pessoas eu faço parte na sociedade e do que realmente estou cheio?


Pastor João Viana.





Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions