DOUTRINA BÍBLICA. A VERDADEIRA SEGURANÇA DO SER HUMANO.
APRESENTAÇÃO: Portanto, antes de comentar à luz das Escrituras Sagradas sobre esse tão importante assunto, primeiro preciso dizer, que todos os seres humanos possuem dupla existência, ou seja: Quando nascemos neste mundo, possuímos uma existência física com começo de dias e fim de dias que encerra na nossa morte.
Dessa forma, quando viemos a este mundo, nascemos também com o atributo da vontade própria e do livre arbítrio.
Assim sendo, a vontade própria nos capacita a exercer nosso livre arbítrio ou a escolher o que queremos fazer.
Desse jeito, quando morremos fisicamente falando, inicia-se o nosso destino eterno, apenas como resultado da escolha que fizemos em vida exercendo o nosso livre arbítrio, pois nossa segunda existência ou nosso destino, que por sinal é eterno, tem o começo após a nossa morte física.
Dessa forma, o destino de cada ser humano tem início após a sua morte que não terá mais fim.
Sendo assim, o destino de cada ser humano, irá determinar onde iremos passar a eternidade, pois ele será apenas o resultado da escolha que fizemos em vida, de servir ou não servir a Deus; de viver em santidade ou viver pecando cada vez mais etc, pois após a morte começa o nosso destino eterno.
Por isso, cada ser humano precisa tomar conhecimento que nessa vida física, somos dotados de escolhas próprias e livre arbítrio.
Em contrapartida, com a morte encerramos nossa condição de fazer escolhas, pelo fato de já termos feito a nossa escolha em vida através do nosso livre arbítrio.
Assim, o resultado da nossa escolha feita em vida, irá se manifestar como resultado no nosso destino eterno.
Por consequência, ninguém vai passar a eternidade no lago de fogo, (Apocalipse. 20.15) dizendo: Estou aqui por causa de Deus, mas sim por causa da minha própria escolha.
1°) - A MAIOR AQUISIÇÃO QUE UM SER HUMANO PODE FAZER.
Dessa maneira, a maioria dos seres humanos entendem que a maior aquisição que alguém venha a ter em sua vida é a posse cada vez mais de bens materiais, quando na verdade a maior aquisição que um ser humano pode ter em sua vida, é a posse de bens espirituais, ou a vida eterna com Deus, pois o verdadeiro tesouro do ser humano, pode ser acumulado dentro de seu próprio coração, bem como o coração do ser humano pode ser o maior depósito de lixo que existe neste mundo e de tudo que não presta.
Por isso, a segurança nos proporciona uma certeza.
Contudo, existe a segurança física e passageira, mas também a segurança espiritual e eterna.
Na verdade, a segurança física, é a mais cobiçada pelos seres humanos, criando vários sistemas para estarem protegidos e seguros.
Consequentemente, nada disso está errado, mas todos nós devemos nos preocupar mais com a nossa segurança espiritual que é eterna do que com a nossa segurança física que é passageira.
1º) - SEGURANÇA FÍSICA E ESPIRITUAL.
Conforme entendemos, desde que as nações foram formadas após o dilúvio, (Gênesis. 10.31,32) os povos foram também criando seus sistemas de segurança física e ainda continuam criando novos sistemas de proteção, sendo esta uma das maiores preocupações da humanidade que é viver com segurança, o que não é errado.
Porém, como já disse, todos nós possuímos uma dupla existência, ou seja: física e espiritual.
Dessa maneira, a santa palavra de Deus nos ensina o que não devemos atentar, (pensar) dizendo:
Não atentando (pensando) nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas, (2 Coríntios. 4.18).
Ainda, recebemos a seguinte orientação:
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai, (atentai) nas coisas que são de cima e não nas que são da terra;
porque já estais mortos,(para o mundo e para o pecado) e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus,(Colossenses.3.1-3).
Assim sendo, quando se refere a nossa segurança física e temporária, bem como a nossa segurança espiritual e eterna, a Bíblia nos aponta um lugar onde podemos ter essa segurança por completo dizendo:
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
pelo novo e vivo caminho que ele (Jesus Cristo) nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, (Hebreus.10.19.20).
Dessa forma, analisem agora comigo: Antes de Jesus Cristo ir para a cruz por causa dos nossos pecados, não existia esse novo e vivo caminho que vai nos conduzir ao céu.
Assim sendo, pense agora comigo, se existe aqui na terra um lugar mais seguro do que esse vivo e novo caminho que está nos conduzindo ao seu final que é o céu?
Desse jeito, passarei a relatar agora, uma experiência que tive com Deus, quando saí do hospital.
Estando em oração, Satanás e os demônios me atacaram de tal maneira, que clamei a Jesus Cristo dizendo: Senhor, não tenho mais força para lutar contra Satanás e seus demônios.
Naquele momento me veio uma grande autoridade da parte de Deus e uma voz me disse: Esconda atrás do calvário nesse vivo e novo caminho que preparei para o meu povo andar, pois nesse caminho somente pode entrar quem passou pela cruz e foi lavado em meu sangue.
Nesse momento, senti a vitória completa e a glória de Deus e entendi que toda sorte de demônios, enfermidades, maldades, morte e pecados, somente podem ir até a cruz de Jesus Cristo e ali tem que parar.
Agora, quanto a nós, já passamos da morte para a vida (João. 5.24), também já passamos pela cruz, fomos lavados no sangue de Jesus e entramos nesse vivo e novo caminho que vai terminar no céu, onde nenhum mal pode entrar.
Assim sendo, faço agora a seguinte pergunta: Existe na terra um lugar mais seguro do que este para o ser humano?
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Sendo assim, a obra do Senhor Jesus Cristo realizada na cruz para nos salvar, teve como objetivo também nos trazer segurança física e eterna, pois em João. 10.29 Jesus Cristo afirmou que aquilo que o Pai lhe deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
Portanto sendo Deus, soberano e onipotente, ninguém pode arrebatar da sua mão aqueles que lhe pertencem, pois não existe ninguém mais poderoso do que ele.
A respeito desta grande realidade, o Apóstolo São Paulo diz o seguinte:
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Portanto, em Romanos 8.1 diz que agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo os desejos pecaminosos da sua natureza carnal, mas segundo o espírito.
Dessa maneira, aqui faz referência a nossa segurança eterna.
Assim sendo, estando em Jesus Cristo, desfrutamos de completa segurança, ou seja: Física e eterna, pois para este não haverá mais condenação.
Finalmente, a maior garantia da nossa segurança eterna, é o selo do Espírito Santo da promessa, com o qual fomos selados para o dia da nossa salvação como penhor da nossa herança, (Efésios 1 13,14).
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.