A SANTIFICAÇÃO DO SER HUMANO, REQUISITO NECESSÁRIO PARA VER A DEUS.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0



A SANTIFICAÇÃO DO SER HUMANO, REQUISITO NECESSÁRIO PARA VER  A DEUS.



EXÓRDIO.  Por consequência, quando lemos 1 Coríntios 1 1-3, 26-31 iremos nos deparar com as palavras santificados e santificação, nos levando a entender que foi Jesus Cristo que fez tudo isso por nós pecadores.


Portanto as palavras santificados, Santo e santos tem o significado básico de serem separados para determinado propósito.


Na verdade, em sua oração sacerdotal Jesus Cristo disse que por nós ele se santifica, para que nós sejamos também santificados na verdade (João. 17. 18-19).


Dessa forma, ele orou dizendo para Deus nos santificar na verdade, pois a tua palavra é a verdade (v.17).


Assim sendo, Jesus Cristo, a palavra que é a própria verdade foi enviada por Deus para santificar o mundo. E por eles me santifico, (ou me separo), Ele se separou para a cruz para nos salvar, apartando-se do Pai, colocando-se a parte para realizar a completa vontade de Deus, para nos trazer  salvação quando disse, eis que estou aqui ó Deus para fazer a tua vontade, (Hebreus. 10.4).


Portanto, a palavra santificado significa basicamente separado.



Desse jeito, o Filho veio ao mundo revelar o Pai e nós os santificados somos enviados ao mundo para revelar o filho.


Dessa forma, a palavra santo significa ser separado daquilo que não é santo, tendo em sua raiz o termo santificação.


Assim sendo, acerca dessa maneira de viver para Deus, a Bíblia nos ensina seguinte:

Mas como é santo (separado do pecado) aquele que vos chamou, sede vós também santos (separados do pecado) em toda a vossa maneira de viver.


Porquanto escrito está: Sede santos (separados do pecado), porque eu sou santo (separado do pecado), (1 Pedro. 1.15,16).


Consequentemente, a única forma de todo ser humano ver a Deus, depende de duas coisas que cada um deve praticar em sua vida, conforme se encontra escrito em (Hebreus. 12. 14) que diz:


Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.


Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 


Portanto, não sejais seus companheiros, (Efésios. 5.6,7).


Sendo assim, todos nós devemos observar, aquele que diz ser nosso irmão em Cristo, mas vive  brigando  e praticando tudo que a Bíblia condena e não vivendo em paz com todos e ainda em santificação (separados do pecado), não devemos tê-los como nossos  companheiros.



1º) - AS COISAS QUE OS SANTOS DE DEUS NÃO PARTICIPAM.



E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido,


Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração,


os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez cometerem toda impureza.


Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus,


que quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano,

 e vos renoveis no espírito do vosso sentido,


e  vos revistais do novo homem, que segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.


Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.


Irai-vos e não pequeis; não ponham o sol sobre  a vossa ira.


Não deis lugar ao diabo.


Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.


Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê  graça aos que ouvem.


E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.


Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós.


Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo, (Efésios. 4. 17-32).



Conforme (Hebreus. 7.26), ser santo significa ser separado daquilo que não é santo, como Jesus Cristo foi separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus.


Portanto, ser santo significa ser separado daquilo que não é santo.


Dessa forma, santos  e santificados  se referem aos separados  do sistema pecaminoso do mundo, para servir a Deus, ou seja, os cristãos, conforme se encontra escrito em (1 Coríntios. 1.2 ) que diz:


À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados (separados) em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.



2º) - COMO POSSO SER SANTO, SANTIFICADO E SEPARADO PARA DEUS?


À vista disso, a única resposta que  pode ser  aceita para esta pergunta, se encontra na Bíblia Sagrada que diz:


Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.


Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.


Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.


E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre, (1 João. 2.15-17)


Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus, (Tiago.4.4).



Portanto, uma coisa deve ficar esclarecida para todos nós.


Amar o mundo e as coisas que há no mundo significa que o amor de Deus não está nessa pessoa, e ainda ter amizade com o mundo significa inimizade contra Deus, ou ser seu inimigo.


Pergunto: O cristão que vive uma vida sem santidade e santificação, que automaticamente, não tem o amor de Deus em sua vida, e ainda se tornou seu inimigo , tem salvação?


Responda para você mesmo.


A nossa vida de santificação, no espírito, alma e corpo, é a vontade de Deus e não dos homens, (1 tessalonicenses. 4.3,4,7;5;23).


Assim, você consegue entender o que significa viver uma vida irrepreensível no espírito, alma e corpo, aguardando a vinda de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, (1 Tessalonicenses.5.23)?


Sendo assim, não fomos chamados por Deus para um dia depois de morto, nos tornar santo, como ensina a igreja católica apostólica romana, mas fomos chamados por Deus para sermos salvos em vida e ainda para sermos santos em vida, se referindo a posição que devemos ter perante Deus e não à experiência e prática que alguém venha ter depois de morto.


Dessa maneira, depois de morto, a Bíblia mostra em qual estado iremos ficar dizendo:


Porque os vivos sabem que hão de morrer,  mas os mortos não sabem coisa alguma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento, (Eclesiastes. 9.5).


Dessa forma, aprendemos pela Bíblia Sagrada, que não é certo alguém se tornar santo depois de morto, mas alguém ser santo ou separado do mundo e do pecado para Deus em vida, sendo esta a posição do verdadeiro cristão perante Deus.


Desse jeito, em se tratando de santificação posicional a Bíblia Sagrada nos ensina o seguinte:


Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?


Não vos enganeis, nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.(1 Coríntios. 6. 9-12).



Dessa maneira o Apóstolo São Paulo, estava mostrando a posição do cidadão da cidade de Corinto quando ele não servia a Deus, mas ao mesmo tempo também mostrou a posição daquele que servia a Deus dizendo:


Tais fostes alguns de vós; mas vos lavastes, mas fostes santificados , mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo, e no Espírito do nosso Deus, (v.11). 


Assim, quando o Apóstolo diz: Eles haviam sido santificados, apenas estava dizendo: Eles foram separados para Deus, ou feitos santos, separados da vida de pecados que levavam.


3º) - O VERDADEIRO SENTIDO DE UMA VIDA DE SANTIDADE.



Por consequência, em vista disso, a Santa e infalível palavra de Deus, nos ensina que o nosso criador é um Deus de separação dizendo:


Não vos prendais a um jugo desigual com os infieis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça?


E que comunhão tem a luz com as trevas?


E que concórdia há entre Cristo e Belial?


Ou que parte tem o fiel com o infiel?


E que consenso  tem o templo de Deus com os ídolos?


Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão meu povo.


Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei;


e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo poderoso, (2 Coríntios. 6.14-18).


Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento; Que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.


Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.


Porque é bastante que, no tempo passado da vida, fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias;

e acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós, (1 Pedro.4.1-4).



Em vista disso, ao nos chamar de santificados  Deus estava demonstrando o resultado da sua graça salvadora em nossa vida, pois ao sermos lavados no  sangue de Jesus Cristo, ainda fomos redimidos e perdoados de nossos pecados, como também fomos feito justiça de Deus, através de Jesus Cristo, pois havendo sido justificados nos tornamos separados e aceitáveis por Deus como sua propriedade ou separados como possessão de Deus, (1 Coríntios. 1. 2) .


Dessa forma, uma vida de santidade ao Senhor, começa na mente de cada ser humano, como se encontrava na testa do sumo sacerdote Arão, para ele levar a iniquidade das coisas santas que os filhos de Israel santificassem em todas as ofertas de suas coisas santas;  estaria continuamente em sua testa, para que os filhos de Israel tivessem aceitação pelo Senhor, (Êxodo. 28.36-38).


Do mesmo jeito, no Novo Testamento, cada cristão é um sacerdote de Deus,(1 Pedro. 2.5,9) que também precisa viver em santidade para se apresentar perante o Senhor e ser aceito.


A respeito desse aspecto o Apóstolo São Paulo escreveu o segunite: 


Quanto ao mais, irmãos tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é  de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai, (Filipenses. 4.8).


Portanto, a condição para todos nós sermos aceitos perante o Senhor, é nos encontrarmos em santidade começando na nossa mente.


Dessa forma, fomos santificados pela oferta do corpo de Cristo para sempre, ou uma vez por todas, (Hebreus. 10.10).


Dessa maneira, quando Deus nos chama para a salvação, também nos redime e ainda nos torna justos em Cristo, nos justificando através do seu sangue e ainda nos separa para si mesmo, sem haver necessidade de ser feito outra vez porque já somos dele.


Assim, essa realidade é confirmada no (v.14) onde diz que apenas com uma única oferta (o sangue de Cristo), aperfeiçoou  para sempre quantos estão sendo santificados.


Desse jeito, aos olhos de Deus, através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, você já foi separado para o criador.


Assim sendo, fomos redimidos, fomos purificados, e fomos separados (santos) para sermos propriedade exclusiva de Deus.


4º) - O LADO EXPERIMENTAL DA NOSSA SANTIFICAÇÃO.


Assim,  nesse aspecto o lado experimental da nossa santificação se realiza em nossa vida, quando abandonamos as práticas pecaminosas da nossa velha vida, e começamos a praticar as novas obras de santidade como por exemplo:


Aquele que furtava não furte  mais {...}, não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe,{...}, e não entristeçais o Espírito Santo de Deus,{...},


toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós.


Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos;


nem torpezas,nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes, ações de graças.


Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios,mas como sábios.


Mortificai, pois, os vosso membros que estão sobre a terra: A prostituição, a impureza, o apetite desordenado,  a vil concupiscência e a avareza, que é a idolatria,


pelas quais vem  a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.


Porque bem sabeis isto: Que nenhum fornicador, ou impuro,ou avarento,  o qual idólatra, tem herança no Reino de Cristo, (milênio) e de Deus (novos céus e nova terra),(Efésios.4.28-31;5. 3,4; Colossenses. 3.5,6; Efésios. 5.6). 



5º) - UMA VIDA DE SANTIDADE, LIVRA O SER HUMANO DE VIVER NO PECADO E AINDA PECANDO.



Portanto, como já aprendemos em outros textos, o maior significado de pecado, (hamartia do grego), é errar o alvo que Deus estabeleceu para o ser humano, que é viver em  (santidade).


Dessa forma, como por exemplo, (Romanos. 6. 14-18 ) diz:


Porque o pecado não terá domìmio  sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.


Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça?De Modo Nenhum!


Não sabeis vós que  a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para morte, ou da obediência para a justiça?


Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.


E,libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.


Consequentemente, a Bíblia Sagrada nos traz alguns ensinamentos sobre as consequências de viver pecando, praticando o pecado e finalmente de quem realmente pertencemos dizendo:


Qualquer que pratica o pecado também pratica iniquidade, porque o pecado é iniquidade.


Bem sabeis que Ele (Jesus Cristo) se manifestou para tirar os nossos pecados ;e nele não há pecado.


Qualquer que permanece nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu.


Quem pratica o pecado é o diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. 


Para isto, o filho de Deus se manifestou: Para desfazer a obra do diabo.


Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.(1 João. 3.4-9).


Deste modo, a vida de santidade e  santificação do cristão se manifesta no crescimento do conhecimento e da graça de Deus, (2 Pedro.3.18), pois esta se trata de uma santidade progressiva, onde Jesus Cristo está sendo formado em nós pelo glorioso Espírito Santo, quando nascemos de novo na família de Deus.


Dessa maneira, o Apóstolo São Paulo nos dá a seguinte explicação:


E todos nós, com o rosto desvendado contemplando como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados (ou vamos sendo mudados) de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.


Por isso, existe um trabalho do Espírito Santo a favor dos salvos e de Jesus Cristo pelo qual vamos nos tornando progressivamente semelhantes ao nosso Senhor Jesus Cristo em nossa vida diária, vivendo em santidade e em santificação progressiva até que Jesus Cristo seja formado em  nós, (Gálatas. 4.19).


Dessa forma,  a experiência pessoal de cada cristão é de estarmos santificados a cada dia e separados (santos) para Ele, na medida que crescemos em graça, conhecimento e sabedoria e ainda sermos controlados pelo Espírito Santo.


Desse modo. todo cristão vive numa luta constante entre o espírito e a carne, caminhando em direção à nossa santificação final, pois ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas quando Ele (Jesus Cristo) se manifestar, assim como Ele é, o veremos e seremos semelhantes (santos) como Ele, (1 João. 3.2).


Assim sendo, seremos semelhantes a Cristo, porque viveremos sem pecado num corpo glorificado, pois iremos atingir a maturidade espiritual, quando vamos assumir a posição que nos pertence, quando ainda, seremos trasladados dessa esfera de morte e  pecados para uma esfera de vida eterna e santidade, quando nossa experiência será de acordo com a nossa nova posição, vivendo em um novo lugar diante da glória de Deus para sempre na eternidade.


Em vista disso, Judas no (v.24) nos diz que Cristo é poderoso para nos guardar de tropeçar e nos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória.


Dessa forma, o Apóstolo estava pela fé, vendo a exultação final dos cristãos antecipando nossa santificação final, quando viveremos eternamente na presença de Deus, de acordo com a nossa santificação progressiva atual.


Assim, nesta vida presente, o cristão é santificado pelo Espírito Santo, pela palavra de Deus, pela oração, e pelo nome do Senhor Jesus Cristo,  (João. 17.17;1 Coríntios.6.11).


Portanto, agora como cristãos estamos separados do mundo e do pecado, porque fomos santificados em Cristo Jesus, que se tornou da parte de Deus para nós em santificação, ( Corintios. 1 2,30).


CONCLUSÃO: Quando olhamos para (Hebreus. 13.12), vamos finalmente entender que o sangue de Jesus Cristo foi derramado fora das portas de Jerusalém para nossa santificação, pois é ele que purifica o pecador de todos os seus pecados, e assim seu sangue se tornou a base onde se apoia a nossa purificação e santificação.


Portanto, a cruz foi o lugar que possibilitou a nossa santificação através da morte de Cristo.


Dessa forma, o apóstolo São Paulo em Gálatas. 6.14) apenas se glorificava na cruz de Cristo, pois entendia que havia sido separado por Deus do mundo de pecados pela cruz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Desse jeito, somos santificados pela nossa fé em Cristo pois o Apóstolo São Paulo afirma que Deus enviou seu filho ao mundo para abrir os nossos olhos e nos converter das trevas para a luz e ainda da potestade de Satanás para Deus; a fim de que recebamos a remissão dos nossos pecados e ainda a herança entre os que são santificados pela fé em Jesus Cristo, (Atos. 26.18).


Dessa maneira, nossa fé, é que nos relaciona com Jesus Cristo, pois é nEle que o cristão é separado para Deus.


Finalmente, podemos entender que em Jesus Cristo fomos feitos santos e justos e assim separados para Deus, possamos viver numa nova dimensão de vida, fazendo todas as coisas visando apenas sua glória, (1 Coríntios. 10.31), tendo uma vida santificada ou separada para Deus, pois a nossa esperança final como cristãos é vê-lo como Ele é, e ainda ser semelhante a Ele para sempre.


Pastor João Viana

Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions