DOUTRINA BÍBLICA DA REGENERAÇÃO

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0

 

DOUTRINA BÍBLICA DA REGENERAÇÃO



EXÓRDIO: Portanto, ao se referir a regeneração total do ser humano, a Bíblia Sagrada fala de um novo nascimento, da água (palavra de Deus) e do Espírito Santo.


Dessa forma, cada ser humano que existe,  precisa passar pelo novo nascimento, ou pela regeneração, para ver e entrar no reino de Deus, (João 3.1-8), diz:


E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos Judeus.


Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.


Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.


Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode  tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?


Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não  nascer da água e do Espirito não pode entrar no Reino de Deus.


O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.


Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo.


O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.


Dessa forma, a obra que Jesus Cristo, realiza dentro de cada ser humano, abrange todo nosso ser, provocando em nós, uma regeneração e uma renovação  completa nos dando uma nova existência.


A esse respeito, encontramos escrito o seguinte em ( Hebreus. 7. 24-27):


Mas Este, (Jesus Cristo) porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpetuo.


Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.


Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus,


Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pelo povo;


 porque, fez isso fez Ele, uma vez, oferecendo-se  a si mesmo.


Finalmente o Apóstolo São Paulo apresenta uma diferença no procedimento entre aqueles que foram regenerados, nasceram de novo, e foram feitos filhos de Deus, e aqueles que ainda não foram regenerados, não nasceram de novo, e ainda são criaturas e não filhos de Deus, (Marcos. 16.15), dizendo:


E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido,


Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração,


os quais, havendo perdido todo o sentido, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza.


Mas vós (os que já nasceram de novo e foram regenerados) não aprenderam assim a Cristo.


Se é que o tendes ouvido e nEle fostes ensinados, como está a verdade em Jesus,


que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano,


e vos renováveis do espírito do vosso sentido, 

 e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado (nova criação) em verdadeira justiça e santidade.


pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com seu próximo; porque somos membros uns dos outros.


Irai-vos e não pequeis; não ponham o sol sobre a vossa ira.


Não deis lugar ao Diabo.


Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com  o que tiver necessidade.


Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.


E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.


Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós.


Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo, (Efésios. 4.17-32).






Dessa forma, o Apóstolo Paulo ainda disse que se alguém estar servindo a Jesus Cristo, sendo uma nova criação de Deus, se tornou, e todas as coisas velhas que existiram em sua vida já se passaram e tudo se fez novo, pois tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, através de Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, o qual significa que Deus, estava em Jesus Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação, (2 Coríntios. 5. 17-19).


1°) - O ÚNICO MEIO DISPONÍVEL POR DEUS PARA O SER HUMANO SER SALVO.


Dessa forma, conforme se encontra escrito na Bíblia Sagrada,


Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.


Mas, quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, nosso salvador, para com os homens.


Não Pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,


que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso salvador,


para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna,(Tito. 3.2-7).


Portanto em ( Efésios. 2.1) encontramos o Apóstolo Paulo dizendo que Jesus Cristo nos deu vida, estando nós mortos em ofensas e pecados.


Assim, as palavras “dar vida” ou “vivificar” conforme é usada nesse texto, tem o mesmo significado de “nascer de novo” ou “regeneração”


Dessa forma a palavra regeneração” é uma palavra latina e significa “renascer” “nascer de novo” “gerar outra vez” ou  “novo nascimento”. Quem nasce fisicamente neste mundo, já nasce morto em delitos e pecados, (Efésios. 2.1) .


Davi disse que foi formado em iniquidade e em pecado lhe concebeu a sua mãe, (Salmo. 51.5). 


Por isso, cada ser humano na terra, se quiser ter a vida eterna com Jesus Cristo, precisa nascer outra vez ou de novo, de um novo Pai, e pertencer a uma nova família e se tornar um filho de Deus.


Desse jeito, Jesus Cristo deixou este assunto muito esclarecido para todos nós quando disse:


Veio para o que era seu (os Judeus), e os seus (Judeus) não o receberam.


Mas a todos (Eu e Você) quantos  o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome,


Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus, (João. 1. 11-13).


Portanto, nossa salvação eterna, não teve origem no sangue, ou no homem ou na mulher, dessa forma, não sendo assim de linhagem humana, pois não veio pela vontade da carne, ou porque o homem tenha buscada a Deus, quando ele se encontrava perdido, mas do próprio Deus.


Portanto, não veio também pela vontade de nenhum ser humano, como se ele tivesse gerado a sua própria salvação.


Desta maneira, o ser humano, morto espiritualmente em delitos e pecados, não tinha nenhum desejo ou fome de salvação, pelo contrário estava satisfeito consigo mesmo acomodado em sua morte espiritual.


Dessa forma, o plano de salvação não teve origem humana, nem mesmo aconteceu na mente do ser humano mais sábio deste mundo, mas foi elaborado por Deus, antes da fundação do mundo, a fim de que Deus pudesse manifestar sua graça salvadora a todo ser humano, (Efésios. 1.4) diz:


Como nos elegeu nEle (em Jesus Cristo) antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.


Desse jeito, quando Jesus Cristo disse que devemos nascer da água (palavra de Deus) e do Espírito Santo, (João. 3. 3-5), Ele estava nos ensinando que deveríamos ser gerados através da vida do próprio Deus, sendo portanto investido e revestido da natureza divina,  que nos capacita a não mais vivermos praticando o pecado.


Nesse sentido, o novo nascimento não gera em nós um novo corpo e sim uma nova vida pelo Espírito Santo, através da palavra de Deus enxertada em nós.


O Senhor Jesus Cristo disse que veio ao mundo para nos trazer vida  e vida com abundância, ( João.10.10).


Portanto, se você desejar ter mais da vida de Deus em sua própria vida, examine cada vez mais a Bíblia Sagrada e assim, você terá mais da vida de Deus em sua vida.


A esse respeito o Apóstolo Paulo escreveu o seguinte:


Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e  a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim, ( Gálatas. 2.20).


Portanto, quando lemos ( 1 Pedro. 1. 23), encontramos ali escrito o meio usado pelo glorioso Espírito Santo, veio a efetuar o novo nascimento em nossa vida dizendo: “Pois fostes regenerados, não de semente incorruptível, mediante a palavra, a qual vive é e permanente”.

 

Dessa forma, o Apóstolo Pedro relata neste ponto, como a palavra de Deus é usada pelo Espírito Santo para gerar em nós o novo nascimento. 


Assim, fomos nascidos de Deus - Deus foi o autor do nosso novo nascimento.


Assim sendo, fomos nascidos também do Espírito Santo, que foi o agente do nosso novo nascimento mediante  a santa palavra de Deus


Desse jeito, para entendermos a atuação da palavra de Deus em nós, devemos lembrar que o Senhor Jesus Cristo nos ensinou que a palavra que Ele nos disse, é espírito e vida.


Assim, está escrito:


O espírito (do ser humano) é o que vivifica,(através da palavra de Deus e do Espírito Santo),  a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida, (João. 6.63).


Consequentemente, devemos sempre lembrar que a palavra de Deus é sempre uma coisa viva e eficaz, ainda mais penetrante do que espada de dois gumes e é apta para dividir alma e espírito, juntas e medulas e ainda é apta para discernir todo o propósito do no coração humano, (Hebreus. 4. 12).


Portanto, a palavra de Deus é viva, porque ela procede de um Deus vivo e verdadeiro, e por isso possui o poder de transmitir vida àqueles que são regenerados pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo que são os agentes vindo da parte do criador, para transformar completamente o ser humano, através da pregação e do ensinamento da palavra de Deus, quando é realizada pois estamos oferecendo para os pecadores uma “verdade viva”.


CONCLUSÃO: Conforme  a ficção científica, existe um universo paralelo, ou uma realidade alternativa em separação, até um novo e completo universo, formando um multiverso.


Assim, a ideia de outra dimensão  tornou-se sinônimo da expressão  universo paralelo.


Ao analisar essas ideias pela Bíblia Sagrada em ( Hebreus. 11.3) está escrito que pela fé e não pela razão, entendemos que os mundos, séculos, eras, foram criados e não evoluídos, através da palavra de Deus.


Portanto, ao analisar  pela Bíblia Sagrada, a eternidade do Deus criador e a eternidade do Querubim Ungido, que se revoltou contra Deus, juntamente com seus anjos, e depois veio a se transformar em Satanás, e seus anjos em demônios, podemos entender que a partir de tudo isso que aconteceu, também surgiu na eternidade outro universo paralelo de Satanás em oposição ao universo criado por Deus denominado de inferno.


Dessa forma, o inferno foi criado pelo próprio Deus, como universo paralelo, ou a morada eterna de Satanás e seus anjos, (Mateus.25.41).


Porém, a partir daqui da própria terra, vivemos também em um universo paralelo, entre os salvos em Jesus Cristo os perdidos, vivendo em pecado fazendo a vontade de Satanás.


Dessa Forma, como a missão de Satanás é destruir toda obra que Deus criou, agora ele está criando na terra um universo virtual, que será comandado pela inteligência artificial.




Desse jeito, quem nasceu de novo, e se tornou em um filho de Deus, agora pertence ao reino de Deus; em contrapartida, quem não nasceu de novo, além de nem poder ver o Reino de Deus, vai permanecer para sempre do lado de fora dele em um universo paralelo na eternidade. Pense nisso.



Pastor João Viana

Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions