AS MEDIDAS DE DEUS E O PESO DOS HOMENS

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0


AS MEDIDAS DE DEUS E O PESO DOS HOMENS.



INTRODUÇÃO: Conforme se encontra escrito em (Lucas.6.37.38), com a mesma medida que medirmos a nosso semelhante, também seremos medidos por eles.


Assim, nos ensina a Bíblia Sagrada que além dos seres humanos serem medidos pelos seus semelhantes, também são pesados  em balança por Deus.


Dessa forma, os homens de classe baixa são vaidade, mas os de classe elevada são mentiras.


Finalmente quando eles juntos são pesados em balança, são mais leves do que a vaidade,(Salmo.62.9).


Portanto, entendemos, conforme ensina a Bíblia Sagrada, que os seres humanos são vaidade, mentira e quando são pesados juntos em balança são mais leves do que a vaidade.


Conforme ensina o Apóstolo Paulo: Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso,(Romanos.3.4).


Ainda, segundo ensina o sábio Salomão,


Vaidade de vaidades! - diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidades,(Eclesiastes.1.2), ou que seja, tudo quanto existe tem apenas um valor temporário e logo evapora ou passa como um sopro de ar, como um vento que passa e não volta mais,(Salmo.78.39).


Assim, tudo tem vida curta e passa rapidamente; nada dura para sempre debaixo do sol.


Finalmente, vaidade também pode ser entendida, sobre tudo aquilo que perdeu a sua finalidade e foi condenado ao fracasso,(Gênesis.3.17-19).


Porque mil anos aos olhos do criador são como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite,(Salmo.90.4).


Assim, tudo quanto passou, perdeu sua finalidade de existir, se tornou em uma vaidade.


1º) - O DEUS QUE CONTA O REINO DOS HOMENS E AINDA OS PESA NA BALANÇA, COLOCANDO UM FIM NO MESMO.



Quando o rei belsazar monarca do reino da Babilônia deu um grande banquete de bebedeira, orgias e adoração aos ídolos e convidou mil nobres de seu reino, mulheres e concubinas, para participarem daquela festa idólatra, imoral com muitas orgias e ainda profanação das coisas santas e sagradas, e ainda adoração a toda sorte de ídolos, veio sobre ele e ainda em todo seu reino, da parte do criador uma mensagem de juízo, de condenação e destruição, primeiro para si mesmo e depois para todo seu reino.



2º) - O PRIMEIRO MOTIVO DA DESTRUIÇÃO DO REINO DA BABILÔNIA.


Portanto, a partir de agora, passaremos a conhecer o verdadeiro motivo, que veio acontecer a destruição total daquele reino.


Havendo Belsazar provado o vinho, mandou  trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas.


Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e as concubinas.


Beberam vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de cobre, de  ferro, de madeira e de pedra,(Daniel.5.2-4).


Assim, todos nós precisamos entender que hoje na dispensação da graça, todo cristão é uma casa de Deus na terra, onde Jesus Cristo habita,(Hebreus.3.6).


Portanto os tesouros, talentos e dons de Deus que existem dentro de cada um de nós, que somos apenas um vaso de barro, não provém de nós mesmos, mas do Deus todo poderoso,(2 Coríntios.4.7).


Assim, devemos ter o cuidado de fazer todas as coisas em nossa vida, somente visando glorificar a Deus, pois agora  pertencemos e vivemos somente para ele que nos comprou com o seu precioso sangue.


Assim sendo, dessa forma  não devemos profanar nada em nossa vida, mas viver em completa santidade para Deus  e para glória do seu nome,(1 Coríntios.10.31).



3º) - O RESULTADO DAS ORGIAS, DA BEBEDEIRA,DA PROFANAÇÃO DAS COISAS SANTAS E DA ADORAÇÃO TE TODA SORTE DE ÍDOLOS.



Assim, antes de fazer qualquer comentário sobre este assunto, o maior ensinamento que recebemos na nossa vida é que tudo que fizermos, finalmente fazemos para nós mesmos e não para os outros.


Este entendimento provém da Bíblia Sagrada que diz:


Não  erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.


Portanto, até aqui aprendemos, que todo ser humano tem apenas duas maneiras de andar na terra, ou seja: pelo Espírito Santo com Deus pela fé semeando as coisas do criador, e não andando pela vista das coisas,(2 Coríntios.5.7), ou ainda nos seus próprios desejos carnais e pecaminosos, semeando toda sorte de pecados e abominações.


Porque o que semeia na sua carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito ceifará a vida eterna,(Gálatas.6.7,8).


Assim, o rei Belsazar e seus súditos colheram apenas o que semearam na sua própria carne, no seu reino, de corrupção, que finalmente veio à destruição total.


Em relação à nação Brasileira, aqueles que profanaram a Jesus Cristo e as coisas santas na orgia canal e bebedeira idólatra do carnaval, apenas estão colhendo cada vez mais as abominações que semearam, pois ninguém faz mal para Deus ou para seu semelhante, mas  no fim para si mesmo, quando na hora da colheita tudo volta para ele..


Pois em Deus, não existe injustiça; mas os seres humanos apenas colhem para si mesmos o que eles semearam.


Em contrapartida, o povo santo de Deus, separados do mundo de pecado, estão cada vez mais protegidos e abençoados, pois todo ser humano, repito: somente pode colher o que ele mesmo semeou na sua própria carne ou no Espírito Santo.


Em (Mateus.13.3), está escrito: Eis que saiu o semeador a semear.


A grande pergunta que devemos fazer para nós mesmos é esta: O que estou semeando em palavras e ações, pois todos nós somos um semeador.


4º) - O JUÍZO DE DEUS SOBRE O REI, SEU REINO E TODOS OS PECADORES E PROFANOS DO IMPÉRIO DA BABILÔNIA.


Assim, antes de comentar sobre esse assunto devo lembrar-lhes que o povo de Deus,a nação de Israel,após setenta anos de cativeiro e correção, por causa de sua desobediência a Deus e seus mandamentos, foram levados sãos e salvos de volta para Jerusalém.


Assim, Deus corrige, açoita e castiga para restaurar seu povo à sua santidade,(Provérbios.3.12;Hebreus.12.5-11;Apocalipse.3.19).


Apenas um lembrete: Em Jesus Cristo, temos liberdade total para servir a Deus em santidade; em contrapartida, vivendo distante de Jesus Cristo e da sua igreja, bem como ainda da comunhão com o povo de Deus, seremos escravos de toda sorte de pecados imposto por Satanás e seus demônios.


Portanto, cabe a cada um de nós fazer a sua própria escolha.


Assim, depois da festa da orgia, da bebedeira, da adoração a toda sorte de ídolos e ainda da profanação das coisas santas de Deus, veio sobre aquela festa diabólica e sobre aquele reino satânico a seguinte mensagem:


Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do castiçal, na estucada parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.


Então se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram,e os seus joelhos bateram um no outro,(Daniel.5.5-6).


Agora,notem vocês comigo: Todo juízo de Deus, veio primeiro ao rei que havia promovido toda aquela festa profana e ainda  desafiado o próprio Deus, profanando suas coisas santas, pois foi somente ele que viu todas essas coisas.


Aqui, fica um alerta para todos nós: Toda pessoa é responsável pelo bem ou pelo mal que pratica e no final vai também colher os seus resultados.


A Bíblia ensina  em (Eclesiastes.7.8.A)   que melhor é o fim das coisas do que o início  delas.


Porém existe um detalhe:O final das coisas em nossa vida vai depender do que semeamos durante a nossa existência, pois somente vamos colher o que semeamos.


Aqui neste episódio, temos uma grande lição a aprender.


As dez nações profanas que já existiam, quando Abraão peregrinou na terra de canaã, permaneceu lá praticando toda sorte de pecados e abominações contra Deus e seu semelhante,durante mais 400 anos porque a medida da injustiça dos amorreus ainda não estava cheia,(Gênesis.15.13-16,18-21).


Sabendo dessas coisas,aprendemos pela Bíblia Sagrada, que Deus tem uma medida para todas as obras dos homens; depois vem com a sua  balança para avaliar o ser humano. 


Se, portanto, for achado em falta virá sobre ele o juízo de Deus  e a destruição de suas obras, se forem reprovados,(2 Coríntios.13.5).


O certo é que todos nós estamos sendo avaliados por Deus em nossas obras todos os dias, e ainda sendo pesados em sua balança,nas nossas palavras; nossos pensamentos e nossos sentimentos.


Nunca,nós todos,devemos esquecer que Deus nos ordena a viver uma vida irrepreensível, no espírito, alma e corpo, purificando-nos não somente das obras pecaminosas da carne, mas também do espírito,(2 Coríntios.7.1; 1 Tessalonicenses.5.23)


Assim, aprendemos ainda, que se Deus o criador de todas as coisas mede com seu punho as águas; toma a medida dos céus a palmos; e ainda recolhe com uma medida o pó da terra; considerando as nações da terra como uma gota que cai dum balde; e ainda as nações como o pó miúdo das balanças, não vai também medir os seres humanos e ainda pesar suas ações em balanças?(Isaías.40.12,15)?


Foi exatamente o que aconteceu com  o rei Belsazar e seu reino, conforme iremos ver em seguida.


Assim, após o rei ver aqui a parte da mão que estava escrevendo na caiadura do palácio, mudou seu semblante e ainda os seus pensamentos ficaram turbados; os seus lombos se relaxaram e ainda seus joelhos batiam um no outro. 


Em seguida ordenou com a força que tinha, que todos os sábios da Babilônia fossem introduzidos em sua presença, prometendo aos mesmos grandes recompensas para quem lesse a escritura e lhe declarasse sua interpretação,(Daniel 5.6-7).


Porém nenhum dos sábios pagãos do reino da Babilônia, puderam dar a interpretação das escrituras na parede e aí mandaram chamar a Daniel, pois Deus revela os seus segredos, somente para os seus.


Após oferecer grandes recompensas para Daniel que veio a recusar todas elas, deu-lhe a interpretação daquela escritura MENE, TEQUEL E PARSIM.


Contou Deus o teu reino  o acabou;pesado foste na balança e foste achado em falta;dividido foi o teu reino e deu-se aos Medos e Persas.


Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus.


E Dario, o Medo, ocupou o reino, na idade de sessenta e dois anos (Daniel.5.24-28,30,31).


Ainda hoje Deus acaba com ministérios,ministros infieis que desonram o seu nome e  a sua igreja, nações e reinos da terra.


Que o Deus todo poderoso tenha misericórdia de nós, pois em toda a Bíblia Sagrada encontramos escrito apenas uma única vez que diz: Eu honro aqueles que me honram,(1 Samuel,2.30).



CONCLUSÃO: Eu, pastor João Augusto Viana neto, aplico primeiramente esta mensagem que o glorioso Espírito Santo de Deus me deu, estando em oração pela madrugada primeiramente a mim mesmo, para que enquanto eu viver, nunca venha desonrar o santo nome de Deus; e ainda, nenhuma palavra torpe ou atitude má venha sair da minha boca e das minhas ações, mas me esforço cada vez mais procurando viver uma vida, somente em santidade para glória de Deus.


Desde já, conto com vossas sinceras orações a meu favor e ainda da minha nobre família, pois a Bíblia Sagrada ainda nos ensina que o Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam,(Salmo.118.7).


Portanto humildemente vos peço: Ajude-me também a mim e a minha nobre família com vossas orações.



Pastor João Viana.











Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions