O SIM SIM E O NÃO NÃO DE DEUS; O SIM SIM E O NÃO NÃO DOS HOMENS.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0


O SIM SIM E O NÃO NÃO DE DEUS; O SIM SIM E O NÃO NÃO DOS HOMENS.


PROLEGÔMENO: Adequado, ao que se encontra escrito nas escrituras sagradas, tanto em relação a Deus e aos seres humanos, existe o “Sim” “Sim”, e o  “Não” “Não”, como aprovação e reprovação; como aceitação ou  como recusa de Deus e dos homens.

Portanto, como se encontra escrito em (2 Coríntios.1.20) todas as promessas que há em Deus, tem nele o “Sim” e por ele o “Amém” para glória de Deus por nós.

Assim, a palavra “Amém” é uma “interjeição” trazendo confirmação ao que Deus expressa em sua palavra, ou”assim seja”.

Desse feito, aprendi aqui que “Todas” as promessas de Deus destinadas à humanidade, se manifestam através dos homens, quando estes resolvem ser canais das “bênçãos de Deus na terra”.


1º) - ABRAÃO O PRIMEIRO CANAL DAS BÊNÇÃOS DE DEUS NA TERRA, APÓS O DILÚVIO.


Concernente à  este assunto, a Bíblia Sagrada, ensina que as “bênçãos do Senhor” é que enriquece e “ele” não acrescenta dores,(Provérbios.10.22)

Desse modo, quando Deus chamou a “Abrão” para peregrinar com ele, fez-lhe “promessas”,(Gênesis.12.1-3).

Agora, o que mais me chamou a atenção aqui neste texto, foi o que Deus disse que haveria de abençoá-lo e ele seria uma “bênção em tudo”.

Desse jeito, nenhum ser humano pode ser uma bênção nas mãos de Deus, ou um distribuidor de bênçãos, se primeiro não for abençoado por Deus, pois como iremos dar aquilo que não temos?

Assim, cabe tão somente a você dizer “Sim” eu quero ser um canal das “bênçãos” de Deus na terra ou “Não”, pois Deus nos deu o livre arbítrio que nos capacita fazer nossas próprias escolhas.

Por exemplo: José, quando foi colocado na prisão do Egito por causa de uma calúnia da mulher de Potifar, o carcereiro mor colocou nas mãos de José tudo que estava na mão dele, pois reconheceu que o Senhor Deus estava com José, pois “tudo quanto ele fazia o Senhor Prosperava”,(Gênesis.39.21-23), porém antes de tudo isto acontecer José assentou em seu coração não pecar contra Deus,(Gênesis.39.9).

Da  mesma forma, o (Salmo.1.1-3), diz assim:

Bem–aventurado (muito feliz) o varão (homem) que “Não” anda segundo o conselho dos ímpios, “Nem” se detém no caminho dos pecadores, “Nem” se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Pois, será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas “Não” caem, e “Tudo” quanto fizer prosperará.

Assim, para sermos bem sucedidos em “Tudo” nesta vida, precisamos atentar para o “Sim”  e o “Não” de Deus, expresso através da sua palavra.


2º) - O RESULTADOS DOS SERES HUMANOS QUE ACEITAM O “SIM” DE DEUS EM SUAS VIDAS.


Adequado ao que se encontra escrito, em (Mateus.5.37), a maneira correta do “homem falar” é “Sim”, “Sim”;”Não”,”Não”, pois o que passa disto é de procedência maligna.

Dessa forma, aprendemos que a boca do ser humano pode pronunciar palavras de “bênçãos” como também palavras de “maldições”.

Condizente a este assunto, (Tiago.3.10.) diz:

De uma mesma boca procede “bênção” e “maldição”. Meus irmãos não convém que isto se faça assim.

Na verdade, os seres humanos necessitam para viver bem de pelo menos “três coisas“; “da graça do senhor”;  da “misericórdia do Senhor” e ainda ter as obras de suas mãos “confirmadas por ele“ pois através da sua “graça”, “Deus dá” aos seres humanos aquilo que eles não merecem, “o perdão de seus pecados e a salvação eterna”.

Assim sendo, através de suas “misericórdias” que são a causa de não sermos consumidos, porque suas misericórdias não têm fim. 

Novas são cada manhã; grande é a sua fidelidade “(Lamentações.3.22,23)”, “Deus não nos dá” o que todos nós merecemos receber por causa de nossos pecados; “a condenação  eterna e o lago que arde com fogo e enxofre”,(Salmo.90.17; Apocalipse.21.8), e se Deus não confirmar as obras das nossas mãos, nosso trabalho será “Inútil”, pois o (Salmo.127,1-2) diz assim:

Se o Senhor não edificar a casa,  em “Vão” trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em “Vão” vigia a sentinela.

“Inútil” vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.

Agora, passarei a citar apenas dois versículos sobre o “Sim“ de Deus para você e sua família.

Jesus porém ouvindo disse-lhes: Não necessitam de médicos os são, mas, “Sim” os doentes,(Mateus.9.12);

E Jesus respondendo disse-lhes: Não necessitam de médicos os que estão sãos mas “Sim” os que estão enfermos.

Eu não vim chamar os justos, mas “Sim” os pecadores, ao arrependimento,(Lucas.5.31,32).

Portanto, por mais que você tenha pecado em sua vida, somente precisa se arrepender de todos seus pecados e aceitar a Jesus Cristo como seu salvador que está pronto a te curar de “Todas” suas enfermidades físicas e espirituais e ainda te perdoar de “Todos” os seus pecados.


3º) - O SIM, SIM, E O NÃO, NÃO DE DEUS.


Desse jeito, aprendemos até aqui que o “Sim”, “Sim” e o “Não”,”Não” deve regular todas as palavras que sai da boca dos seres humanos, como sai da boca de Deus.

Neste aspecto, encontramos um texto na Bíblia que vai retratar “os “Nãos”, mas também os “Sins” de Deus” dizendo:

“Não erreis”: Deus “Não” se deixa escarnecer; porque “tudo” o que o homem semear, isso também ceifará,(Gálatas.6.7).

Porém, existe um “Não” é um “Sim” pronunciado por Jesus Cristo para todos os seres humanos dizendo:

Porque “Não” temos um sumo sacerdote que “Não” possa compadecer das nossas fraquezas; mas “Sim”, um que como nós,  em tudo foi tentado, mas “Sem” pecado,(Hebreus.4.15).

Agora, tudo quando Deus nos disser “Não”, devemos ficar calados e obedecer, pois desobedecendo a Ele, trás castigos para nós, irreparáveis, como aconteceu com Adão e Eva que não obedeceu o “Não” de Deus.

Veja agora o que eles sofreram:

E “Ordenou” (e não pediu) o Senhor Deus ao homem dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela “Não” comerás;porque, no dia que dela comeres, certamente morrerás,(Gênesis.2.16,17).

Agora, vejam comigo as consequências de desobedecer ao “Não” de Deus que sobreveio a Adão e Eva e a todos os seres humanos.

E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te “Ordenei”,(e “Não” pedi) que ”Não” comesses?(Gênesis.3.11)

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: “Não” comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

Espinhos e cardos também te produzirão; e comerás a erva do campo.

No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que se tornes à terra, porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás,(Gênesis,3.17-19).


Creio que este  texto é mais do que suficiente, para compreendermos as consequências negativas que veio sobre Adão e Eva e continuam vindo a todos os seres humanos, por causa da desobediência deles, que desobedecerem o “Não” de Deus.

Aprendi ainda  aqui, que existem os pedidos que Deus faz aos seres humanos, mas também existe aquilo que Deus “ordena” e “Não” pede.

Caso suas ordens sejam desobedecidas ou alguém venha  fazer descaso da mesma, as consequências são terríveis, assim está escrito:

Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo,(Hebreus.10.31).


Portanto, quando Deus diz “Não”, e até mesmo não responde nossas orações é porque Ele tem algo muito melhor para nós.

Clamo a ti, mas tu “Não” me respondes; estou em pé,mas para mim não atentas,(Jó 30.20).

Aí, você vai entender que Deus se calou para como você, somente no final para te fazer o bem.

O Profeta Jeremias entendeu isto pois disse:

Porque assim diz o Senhor: Porque sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor: pensamentos de paz e “Não” de mal, para vos dar o fim que esperais,(Jeremias. 29.10 somente a primeira frase e v.11).

Por isso, finalmente a Bíblia Sagrada vai nos ensinar a viver com sabedoria perante Deus, fazendo “Todas” as coisas, como comer e até beber deve visar em nossa vida, apenas a glória de Deus,(1 Coríntios. 10 31).

Assim conclui o salmista dizendo: “Não” a nós, Senhor, “Não” a nós, mas ao teu nome dá glória por amor da tua benignidade e da tua verdade,(Salmo.115.1).


4º) - O SIM, SIM E O NÃO, NÃO DOS HOMENS.


Conforme o Apóstolo Tiago, uma das coisas que levam os seres humanos a cair em condenação é esta:

Mas, sobretudo, meus irmãos, “Não” jureis nem pelo céu “Nem” pela terra, “Nem” façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja “Sim”, “Sim”, “Não”, “Não”, pára que “Não” caiais em condenação,(Tiago.5.12).

Ninguém busque o proveito próprio; antes cada ”Um”, o que é de outrem,(1 Coríntios.10.24)

Dessa forma, até para um casamento funcionar muito bem, deve haver também um “Sim” e também um “Não”, entre marido e esposa;

Sobre este assunto a Bíblia ensina o seguinte:

O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

A mulher “Não” tem poder sobre o seu próprio corpo, mas, tem-no o marido; e também da mesma maneira, o marido “Não” tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

“Não” vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo,  por algum tempo, para vos aplicardes à oração;e, depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos “Não” tente pela vossa incontinência,(1 Coríntios.7.3-5)

CONCLUSÃO: Desse jeito, ao dizermos “Sim” para Deus, iremos imediatamente entrar em acordo com Ele e também iremos a partir deste momento, também a começar a andar com “Ele” na terra, como os heróis da fé também andaram com “Ele” no passado,(Hebreus.11.1-40), pois é impossível alguém andar junto com alguém, sem primeiro entrar em acordo com ele,(Amós.3.3).

Assim, somente “Você”  e mais ninguém, tem a responsabilidade de responder ao convite de Deus e dizer-lhe “Sim”.

Pois dizer “Sim” para Deus, significa entregar todo o seu caminho para “Ele”, deixando “Ele” dirigir “Todas” as coisas em sua vida, conforme ensina o (Salmo.37.1-5).


Pastor João Viana.

Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions