INTRODUÇÃO: Consentâneo, ao que se encontra escrito em (Gênesis.3.16-19), a entrada do “pecado” no mundo multiplicou grandemente a dor da mulher ao dar a luz a filhos; trouxe ainda “maldição” sobre toda a terra, por causa do “pecado” do homem; seu alimento seria retirado da terra com dores todos os dias da sua vida, e finalmente a própria terra passaria a produzir “espinhos e cardos”.
Assim sendo, aprendemos aqui, que a multiplicação da dor que a mulher haveria de sentir ao dar luz a filhos; ainda toda sorte de maldição que atingiu a terra, vindo a produzir espinhos e cardos, bem como todo tipo de sofrimento que o ser humano passou a sentir todos os dias da sua vida, como por exemplo plantar e retirar seu alimento da terra, teve apenas uma consequência: “A entrada do pecado no mundo”,(Gênesis.3.14-19)
Pelo que por um homem entrou o “pecado” no mundo, e pelo “pecado”, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos “pecaram”,(Romanos,5.12).
O que deve ficar claro para todos nós é que o ser humano não foi o autor do “pecado” e sim a vítima, sendo portanto “Satanás o autor".
Dessa forma, “pecado” do Grego “Harmatáno”; do Hebraico “HHATÁ”; do Latim “Peccatum” trazendo um significado espiritual e moral “ao não cumprimento dos desígnios de Deus e à violação de sua vontade expressa em sua santa palavra”
Portanto, “Pecado é rebelião contra Deus e sua vontade” que além de produzir toda sorte de “maldição existente” ainda produz a morte física e espiritual e vivendo sem Jesus Cristo a morte eterna que significa separação eterna de Deus.
Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não ouvir.
Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e vosso Deus,e os vossos “pecados” encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça,(Isaías.59.1,2).
E disse: “Esconderei o meu rosto deles” e “verei qual será o seu fim”; porque são geração de perversidade, filhos em quem não há lealdade,(Deuteronômio.32.20).
Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto (a aliança) e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos;
e dá o paga em sua façe qualquer dos que o aborrecem,fazendo-o perecer; não será remisso para quem o aborrece;em sua façe lho pagará,(Deuteronômio.7.9,10).
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; pois “tudo” o que o homem semear, isso também ceifará,(Gálatas.6.7).
Assim,através destas passagens Bíblicas podemos compreender, que o “pecado” é algo tão terrível que chega a fazer separação entre os seres humanos e seu “criador”, chegando ao ponto de encobrir “o próprio rosto de Deus, para que ele não venha os ouvir”.
Porque todos “pecaram” e destituídos estão da glória de Deus,(Romanos.3.23);
Porque o salário (a recompensa) do “pecado” é a morte,(física, espiritual e separação eterna de Deus); mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor,(Romanos.6.23);
Eis que em “iniquidade” fui formado, e em “pecado” me concebeu minha mãe,(Salmo.51.5).
Portanto, conforme os versículos que foram citados acima,o “pecado” na vida dos “seres humanos”,os deixam “destituídos da glória de Deus”; sua recompensa para todos os seres humanos é a “morte em todos os seus sentidos”, mas em contrapartida, o “dom gratuito” de Deus, destinado a toda a humanidade é a vida eterna através de Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador que morreu pregado numa cruz para salvar a humanidade pecadora do inferno e da condenação eterna, pois ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo,(João.1.29), pois todos nós já fomos formados em iniquidade e em “pecado” nos concebeu a nossa mãe,(Salmo.51.5)
Em vista disso, “a origem da imperfeição humana”, como do sofrimento que atinge a criação de um modo geral e ainda toda sorte existente de maldição na natureza, inclusive os vários tipos de “morte”,entrou no mundo por causa da entrada do “pecado” através de um homem,(Romanos.5.12).
Pelo que,como por “um homem” entrou o “pecado” no mundo, e pelo “pecado”, a morte, assim também a morte passou a todos os homens,por isso que todos “pecaram”,(Romanos.5.12).
O que deve ficar claro para todos nós é que o ser humano não foi o autor do “pecado” e sim vítima, sendo portanto “Satanás o autor”.
Porque a criação ficou sujeita à vaidade,não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, (o pecado).
Na esperança de que também a mesma criatura seja libertada da servidão (do pecado, da corrupção), para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda criação geme e está juntamente com dores de parto até agora,(por causa do pecado),(Romanos.8.20-22).
Assim, o “pecado original” que entrou no mundo foi cometido por “Adão e Eva” que veio separar a humanidade de Deus, (Isaías.1.18-20,59.1,2).
Porém, Deus nos deixou um escape dizendo:
Vinde, então, e argui-me,diz o Senhor;ainda que os vossos “pecados” sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra.
Mas, se recusares e fordes rebeldes, sereis devorados à espada, porque a boca do Senhor disse.
Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não ouvir.
Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e vosso Deus,e os vossos “pecados” encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça,(Isaías.59.1,2).
Talvez agora você me pergunte:Como então posso ficar livre dos meus muitos pecados e ser salvo:
A Bíblia Sagrada assim responde:
Leia por gentileza estes versículos que vou citar como resposta de Deus para sua vida para o texto não ficar muito extenso.
Primeira Epístola Universal do Apóstolo João.(1 João. 1,5-10;2.1-5).
Assim te convido a ler todos esses textos que os mesmos, vão te deixar totalmente esclarecido acerca da sua salvação eterna.
1º) - A MANEIRA CORRETA DE ANDAR COM DEUS NA TERRA,CONFORME ENSINA A BÍBLIA SAGRADA.
Dessa forma, comentando a respeito deste assunto, a Bíblia Sagrada nos ensina assim dizendo:
Porque andamos por fé e não por vista,(2 Coríntios,5,7).
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem,(Hebreus.11.1).
Um dia Deus falou comigo assim:
”Construa sua fé dentro de você,através aquilo que você crer e não por aquilo que você ver”.
Portanto, entendo que no mundo se prega dois tipos de cristianismo; um falso com base naquilo que você ver e outro verdadeiro naquilo que você não vê, mas ouve e crê,(Romanos.10.9,10) diz:
A saber:Se, com a tua boca,confessares ao Senhor Jesus Cristo e, em teu coração, “creres” que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo.
Visto que com o coração se “crê” para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Por exemplo: Abraão peregrinou na terra prometida sem ver e fazer escolha própria;porém Ló seu sobrinho peregrinou na terra da promessa apenas pela vista, pois ao ver as campinas verdejantes de sodoma e gomorra sem consultar a vontade de Deus,fez suas escolhas,(Gênesis.13.7-12)
A Bíblia diz em (Eclesiastes.7.8a) que melhor é o “fim” das coisas do que o início delas…
Em seguida ainda diz: E disse: “Esconderei o meu rosto deles” e “verei qual será o seu fim”; porque são geração de perversidade, filhos em quem não há lealdade,(Deuteronômio.32.20).
Assim aprendemos através da Bíblia Sagrada, que o “melhor” no “fim” da vida dos seres humanos, nem sempre ficou reservado para todos, por causa de seus “pecados”.
Ainda Deus esclarece através da sua santa palavra, que o verdadeiro sábio é “aquele que atenta para o seu fim”, (Deuteronômio.32,29)
Assim, aprendemos que para Deus, a pessoa que é bem aconselhada e ainda tem bom entendimento é aquele que atende os conselhos e ainda atenta para “o seu fim,”(vv.28,29);
Pois, aqui na terra, não existe outro ensinamento, ou outra pessoa que possa fazer o ser humano “andar direito” a não ser somente o nosso Deus,que outrora fez o povo de Israel “andar direito” e hoje “também faz” a todo aquele que teme ao seu nome e obedece a sua palavra,(Levítico.26.13) .
Dessa maneira, aconteceu com o povo de Israel, quando retornavam à sua terra, do cativeiro de Babilônia, se humilharam perante Deus e depois pediram a Ele “caminho direito” para eles, para seus filhos e para toda sua fazenda,(Esdras 8.21).
Portanto Assim, Deus se revelou ao seu povo dizendo:
Eu sou o Senhor, vosso Deus,que vos tirei da terra dos egípcios,(hoje do mundo de “pecado”), para que não fosse seus escravos; e quebrei o timão de vosso jugo “e vos fiz andar direitos”.
Assim, ao meditar sobre esta realidade, aprendemos ainda o que o Senhor Jesus Cristo fazendo uma “metáfora” disse:
Eu sou a videira, vós, as varas, quem está em mim,(individualmente falando) e eu nele, esse dá muito fruto,”porque sem mim nada podeis fazer”,(João.15.5).
Dessa forma, somente, só se pode “andar direito neste mundo”, com a presença de Jesus Cristo, guiando sua vida.
Portanto, apenas confirmando o que o Senhor Jesus Cristo disse, o Apóstolo Paulo assim escreveu:
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade,(Filipenses.2.13)
E ainda conclui disendo:
Ora, aquele que é poderoso para fazer “tudo” muito mais abundante além daquilo que pedimos ou pensamos,segundo o poder que em nós opera,(Efésios.3.20).
Pois o Senhor Jesus Cristo disse que “tudo” é possível ao que crê,(Marcos.9.23) .
Assim temos como exemplo a pessoa de Abraão que foi “justificado” por “crer” e ainda andar com Deus na terra,pela “fé”,( e não pela vista) tendo posteriormente o privilégio de ser chamado “amigo de Deus”(Gênesis.15.6;Tiago.2.23)
De,como “Abraão que resolveu andar com Deus pela fé”, na terra, teve um final de vida longa e ainda abençoado por Deus em tudo,(Gênesis.24.1);
Já Ló que resolveu andar na terra, apenas pela sua vista,terminou sua vida dentro de uma caverna, se embriagando com vinho e cometendo incesto com suas duas filhas,(Gênesis.19.30-38), porque Deus destruiu tudo quanto ele veio a possuir na cidade do “pecado” com fogo e enxofre, pelo fato de nunca ter se preocupado em andar com Deus na terra pela fé,mas somente pelo que via,(Gênesis.13.10,11), 19.v.24).
Algo bastante didático aprendemos aqui na atitude de Ló: “Viu e escolheu para si”;ao invés “de não ver e deixar Deus escolher para ele, como fez à Abraão”
- O QUE SIGNIFICA O SER HUMANO ANDAR CONTRÁRIO A DEUS?
Consonante ao que se encontra escrito na “Bíblia Sagrada”, Alguns motivos,ou comportamentos levam os seres humanos a “andarem na contramão "da"vontade de Deus na terra”, trazendo para si mesmo terriveis consequencias más.
Assim a “palavra de Deus” escrita em ( Levítico. 26), nos apontam alguns motivos dizendo:
Não fareis para vós “ídolos”, nem vos levantareis “imagens de escultura” nem “estátua”, nem poreis “figura de pedra na vossa terra, para inclinar-vos a ela”;porque eu sou o Senhor, vosso Deus, (v.1)
Assim,ao praticar essas coisas o ser humano se encontra “andando contrário à pessoa de Deus e aos seus mandamentos”.
2)- AS GRANDES CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS DE ANDAR CONTRÁRIO A VONTADE DE DEUS.
Consequentemente,a partir do (v.14) desse texto de (levítico.26), vamos passar ainda a conhecer mais “procedimentos humanos contrários à pessoa de Deus”, os quais levam os “seres humanos” a “andar na contramão de Deus” e da sua vontade como:
1- Não dando ouvidos a Ele;
2 -Não agindo conforme os seus mandamentos;
3- Rejeitando os seus estatutos;
4 -Se enfadando dos seus juízos;
5 - Não cumprindo todos os seus mandamentos;
6 -Invalidando o seu concerto (aliança),(vv.14.15).
3) - A LISTA DAS CONSEQUÊNCIAS DE ANDARMOS CONTRÁRIOS A VONTADE DE DEUS.
1 - Então Eu também vos farei isto: Antes de continuar comentando o versículo (v.16) a seguir, devo esclarecer que os “meteorologistas” atuais, e ainda os “cientistas” atribuem às catástrofes e tragédias que atingem a terra e aos seres humanos, causando grande destruição, provém apenas de “causas da natureza”, como tendo sua origem pelas dinâmicas “internas” e “externas” da terra,mas nunca em Deus.
Apenas,vou citar um exemplo Bíblico sobre a origem das catástrofes naturais que assolam a terra, conforme ensina a Bíblia Sagrada:
Procurai o que faz o Sete-estrelo Órion e torna a sombra da noite em manhã, e escurece o dia como a noite,”o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; Senhor é o seu nome.(Amós.5.8)
Aqui temos a origem dos “tusinâmes”.
Ainda, conforme ensina ,a “Bíblia Sagrada” toda sorte de violências, inimigos e maldades que assolam os seres humanos na terra, vem como permissão de Deus por causa de nossos “pecados”, sendo portanto totalmente diferente do ensino da ciência dizendo:
2- Então Eu (Deus) também vos farei isto:
2.1- Porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma;e semeareis debalde (em vão) a vossa sementeira e os vossos inimigos a comerão,(v.16).
Assim,esta palavra veio a se cumprir entre o povo de Deus,conforme se encontra registrado em (Juízes.6.1-10) que diz:
Porém os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor e o Senhor os deu na mão dos midianitas por sete anos.
E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas,as covas que estão nos montes e nas cavernas, e as fortificações.
Porque sucedia que, semeando Israel, subiam os midianitas e os amalequitas; e também os do Oriente contra ele subiram.
E punham-se contra ele em campo, e destruiam a novidade da terra, até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
Porque subiam com seus gados e tendas; vinham como gafanhotos,em tanta multidão, que não se podiam contar nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir.
Assim, Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor, por causa dos midianitas, enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir e vos tirei da casa da servidão ;
e vos livrei da mão dos egípcios e da mão de todos quanto vos oprimiam; e os expeli de diante de vós e a vós dei a sua terra;
E vos disse: Eu sou o Senhor, vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz.
Ainda conforme Salomão escreveu, Deus é quem fecha os céus para não chover e “ainda dar ordens aos gafanhotos da terra para destruir” e ainda “envia peste sobre seu povo”,(2 Crônicas.7.13).
Assim sendo, continua relatando os versículos (17) a seguir, que toda sorte de “maldições” que afligem aos seres humanos, têm apenas “três razões”: “Nossos pecados”, “ao recusarmos ser restaurados por Deus” e finalmente continuar “andando em contrário ao Senhor”,(vv.17-27).
Dessa forma, andar contrário a Deus, significa os seres humanos andar desviados de Deus em seus próprios caminho pecaminosos,(Isaías.53.6)
2º) - O QUE SIGNIFICA DEUS ANDAR CONTRÁRIO AO SER HUMANO?
Assim,para todos nós entendermos este assunto, precisamos saber que já fomos formados em iniquidade e em “pecado” nos concebeu a nossa mãe,(Salmo. 51.5).
Portanto, “todos nós” viemos a esse mundo “caminhando e pensando contrário a Deus”.
Assim diz o profeta Isaías:
Buscais ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho e o homem maligno,os seus pensamentos e se converta ao Senhor,que se compadecerá dele;torne-se para o nosso Deus, porque é grandioso em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos,nem os vossos caminhos, os meus caminhos diz o Senhor.
Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os nossos pensamentos,(Isaías.55.6-9).
Assim, cabe aqui a todos nós fazer a seguinte pergunta:
Por qual motivo toda a humanidade passou a “pensar e a andar contrária a Deus”?
A resposta a esta pergunta, é por causa de nossos pecados que também levou Deus “a andar contrário aos seres humanos”,
Assim, pelos seus muitos pecados, os seres humanos andam e pensam contrário a Deus, “mas Deus também pensa e anda em contrário aos seres humanos”.
Agora, te convido a meditar comigo nos (vv.24-33) para você tomar conhecimento dos grandes males que sucedem aos seres humanos, quando “Deus passa a andar contrário a nós”.
Eu também convosco “andarei contrariamente” e Eu,mesmo Eu “vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados”
Porque trarei sobre vós a espada, que executará a vingança do concerto(aliança);e ajuntados estareis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues nas mãos do inimigo.
Quando Eu vos quebrantar o sustento de pão, então, dez mulheres cozerão o vosso pão num forno e tornar-vos-ão o vosso pão por peso; e comereis,mas não vos fartareis.
“E se com isto me não ouvirdes, mas ainda andardes contrariamente comigo”,
“também eu convosco andarei contrariamente em furor”;e vos castigarei sete vezes mais por causa dos vossos “pecados”.
Porque comereis a carne dos vossos filhos e a carne de vossas filhas comereis.
E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens do sol, e lançarei o vosso cadáver sobre o cadáver dos vossos deuses;a minha alma se enfadará de vós.
E porei as vossas cidades por deserto e assolarei os vossos santuário e não cherarei o vosso cheiro suave.
E assolarei a terra, e se espantarão disso os vossos inimigos que nela morarem.
E vos espalharei entre as nações e desembainhar a espada atrás de vós; e vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas.
Apenas, vou citar aqui,uma das práticas mais horrendas que os seres humanos passaram a praticar,conforme diz o texto, quando Deus passou a “andar contrário ao ser humano” os tais chegaram ao ponto de praticar o “canibalismo”, comendo seus próprios filhos, por causa da grande fome que sobreveio sobre eles.
Para o texto não ficar muito extenso, leia por gentileza,(Levítico.26.29; Deuteronômio.28.53-57; Jeremias.19.8,9; Lamentações.4.10; 2 Reis.6.24-33;Ezequiel.5.10).
Assim, através do povo de Israel,(povo de Deus) teve início a prática do “canibalismo”, onde seus pais comiam seus filhos e seus filhos seus pais, por causa da grande fome que sobreveio a eles como consequência dos seus “terríveis pecados”, como também veio posteriormente a diversos povos e diversas “tribos indígenas” espalhadas pelo mundo.
Portanto,todas as abominações sobrevieram ao povo de Israel (povo de Deus) e aos demais povos por causa da fome como consequência de seus grande pecados, que hoje o “globalismo” que prepara o mundo para o governo do “anticristo” quer apresentar toda sorte de “pecados ao mundo” como “cultura dos povos”, quando na verdade se trata de uma “contracultura, contra Deus e sua palavra”.
CONCLUSÃO: Deste modo,aprendemos através da santa palavra de Deus que as tragédias e maldições que ocorrem no mundo, assolando seres humanos, animais e bens materiais e toda sorte de enfermidades que destroem o ser humano, não provém das desordens provocadas pela natureza, mas acontece, como julgamento e correção de Deus aos seres humanos por causa de seus “grandes pecados”.
Lamentavelmente, como daqui para frente, grande parte da humanidade, vai continuar a sentir mais prazer em praticar cada dia mais o “pecado”inventando novas maneiras de “pecar”,como consequência, “virá sobre toda a humanidade” como aconteceu nos dias de Noé,(Lucas.17.26)os juízos de Deus,como enchentes terremotos, maremotos, toda sorte de pragas, toda sorte de doenças, fome,loucuras, violência, incredulidades, rebeliões e tragédia de toda sorte, que vai aumentar cada vez mais sobre toda a humanidade.
Além de todas estas maldições, grande parte da humanidade vai sentir cada vez mais ódio contra Jesus Cristo,sua palavra ,seu povo,pois como já disse, irão inventar cada vez mais novas formas de “pecar”,ainda vão sentir mais prazer em praticar toda sorte de “maldades e violências e abominações”, até que se cumprir o que se encontra escrito em (2 Tessalonicenses.2.11,12) que diz:
E,por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira,para que sejam julgados todos os que não creram a verdade;”antes,tiveram prazer na iniquidade”.
Assim, vai se consumar os grandes juízos de Deus dos “sete selos”, das “sete trombetas”, ainda “das sete taças dos juízos de Deus”, os quais serão derramadas sobre as nações pecaminosas da terra no período “de ⅗ da grande tribulação”conforme se encontra escrito no livro do Apocalipse.
Portanto, ainda há tempo de você escapar de toda essa destruição que se encontra vindo sobre todo o mundo, por amor a sua própria vida, arrependendo de todos os seus pecados e aceitando a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, pois debaixo dos céus não há salvação em nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos,(Atos.4.12).
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.