O CRISTÃO, O CRENTE; E OS SANTOS, À LUZ DA BÍBLIA SAGRADA.
INTRODUÇÃO: Conforme, aprendemos pelas escrituras sagradas, ser cristão significa ser seguidor ou discípulos de Jesus Cristo, amando-o e guardando os seus mandamentos,(João.14.23); em contrapartida, o termo crente vem do verbo crer que corresponde a um indivíduo que crer em algo.
Por exemplo: A crença na existência do criador, não se limita apenas aos seres humanos, mas também aos seres espirituais, como diz:
Tu credes que há um só Deus? Fazes bem.
Também os demônios creem e estremecem,(Tiago.2.19).
Agora se tratando de ser santo, as escrituras sagradas continuam nos ensinando que existem pelo menos quatro tipos de pessoas habitando a terra, as quais são:
Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda,(Apocalipse.22.11).
Dessa forma, precisamos cada um de nós analisar a nós mesmos, para saber a qual grupo de pessoas pertencemos.
Portanto, a Bíblia Sagrada nos ensina que santo não é uma imagem de escultura sem vida, posta em um altar ou pendurada em uma parede, mas aquele ser humano que faz a vontade de Deus.
Neste aspecto, o apóstolo (são Pedro.1.15,16) nos escreve o seguinte:
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda vossa maneira de viver, Porquanto, está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Assim, ainda como ensina a Bíblia Sagrada, quando uma pessoa, dirige orações a uma imagem de escultura, que tem boca mas não falam; têm olhos, mas não veem; têm pés, mas não andam; tem mãos mas não apalpam, nem som algum sai da sua garganta, além de se tornar semelhantes a elas, aqueles que os fazem e nelas confiam, estão sacrificando e fazendo orações, não apenas aos ídolos, mas aos demônios e não a Deus.
Assim, o Apóstolo Paulo não deseja que os irmãos ofereçam sacrifícios aos demônios, que se encontram agindo através das imagens de escultura e enganando os povos,(Confere por gentileza, (Salmo.115.5-8; 1 Coríntios.10.20,21; Apocalipse.12.9)
1º) - A ÚNICA CONDIÇÃO BÍBLICA PARA O SER HUMANO VER A DEUS.
Portanto,a respeito deste tão sério assunto, a Bíblia Sagrada nos apresenta apenas, duas condições para o ser humano, após sua morte física encontrar com seu criador e viver para sempre, na sua presença, dizendo:
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem,(Hebreus,12.14,15).
Como, já disse em outra mensagem, Deus para nos salvar do inferno e da condenação eterna, nos enviou seu filho Jesus Cristo para morrer por nós na cruz do calvário e assim levou sobre si todos os nossos pecados, nos justificando perante Deus o criador, manifestando à humanidade pecadora sua graça salvadora,trazendo salvação a todos os seres humanos, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si mesmo, um povo seu, especial, zeloso, e de boas obras,(Tito.2.11-14).
Talvez, agora,você que vai ler esta mensagem me diga: Mas fulano (a) não quer ter paz comigo; mas a Bíblia ordena você ter paz com ele (a).
A ordem de Deus,é seguir a paz com todos; inclusive, amai, a vossos inimigos, falar bem daquele que falam mal de você; fazer bem aqueles que vos odeiam; e ainda orar pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos,(Mateus.5.44-45).
Isto significa viver em santificação, ou viver separado do mundo,do pecado,somente para Deus, que significa ser santo, praticando o bem para seu próximo e nunca pagando o mal com o mal,mas sim com o bem.
Contudo, para ficar mais esclarecido para todos nós que vamos ler esta mensagem,Deus é santo e requer que seu povo também seja santo! Ele não peca e é perfeito, e Jesus Cristo demonstrou sua santidade quando veio à terra e também exige do seu povo,que sejamos perfeitos como vosso Pai que se encontra nos céus é perfeito,(Mateus.5.48)
Assim,nós também,como santos verdadeiros, devemos seguir os seus passos.
Dessa forma, cada dia da nossa vida, devemos dedicar cada vez mais nossa existência terrena à Deus,vivendo em oração, estudando a Bíblia e aprendendo cada vez mais sobre a sua vontade para com a nossa vida na terra, expressa pelos seus mandamentos.
Lembremos, sempre, que todos nós estamos caminhando em direção à perfeição.
O Apóstolo São Paulo, deixou isto bem claro dizendo:
Não que já tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que também fui preso por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus,(Filipenses.3,12-14).
Assim, aprendemos com esta passagem que existe neste mundo, apenas duas maneiras de pensar e viver, ou seja:
A primeira maneira é pensar e viver de lembranças.
Dessa forma,quando lembramos das coisas boas e dos momentos maravilhosos que vivemos em nossa vida, renovamos momentos alegres e felizes que tivemos.
Outra forma de pensar e viver, é viver no presente do futuro.
Talvez, agora, você me pergunte: O que significa isto?
Viver, no presente do futuro, é viver de esperança; pois ninguém neste mundo, consegue projetar nada de ruim para o seu futuro, e assim, não consegue sofrer de tristezas, angústias, depressão e tantos outros males que afetam a nossa alma
Portanto, é natural, uma pessoa, se encontrar sorrindo sozinha, olhando um álbum de fotos e recordando momentos felizes vividos.
Contudo, seja momentos felizes, ou tristes vividos no passado da nossa vida,nada existe mais a não ser nos nossos pensamentos e na nossa alma;quando a ordem que Deus nos deu através da sua palavra é esquecer das coisas que para trás ficam e prosseguir avante para o alvo maior da nossa vida, que é a nossa salvação eterna.
Dessa maneira, aprendemos dia após dia, o verdadeiro significado de ser santo, ou viver afastado do mundo, do pecado, vivendo na terra, fazendo a vontade do criador.
Na verdade, Deus deixou duas dádivas para a salvação eterna da humanidade; sua graça salvadora que dar a todos nós, mediante o arrependimento dos nossos pecados, o céu e a vida eterna, que não merecemos; mas também não nos dar, o que todos nós merecemos por causa dos nossos pecados, o inferno e a condenação eterna, estendendo sobre nós a sua misericórdia que são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim, novas são a cada manhã; grande é a tua fidelidade,(Lamentações.3.22,23).
Assim, cada manhã quando nós acordamos, as misericórdias do Senhor, já foram renovadas à nosso favor.
Ainda, conforme se encontra escrito em (Mateus.9.12,13) Jesus Cristo disse que quem necessita de médicos não são os sãos mas sim os doentes.
Continuando, ele deixou bem claro,o que ele quer de todos nós, misericórdia e não sacrifício.
Porque,ele não veio chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.
Ao concluir esse seríssimo assunto, tiago nos deixa o seguinte alerta:
Porque o juízo de Deus, será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo,(Tiago.2.13).
Ouvir um relato, onde determinado pastor, nunca teve misericórdia de ninguém; agora se encontrando em situação muito difícil, reclamou para o presidente de uma convenção, dizendo: Mas ninguém quer ter misericórdia de mim? Imediatamente recebeu a seguinte resposta: Mas o companheiro nunca teve misericórdia de ninguém; como agora você quer que tenham misericórdia de você ?
Ao relatar este triste episódio,lembrei-me do que se encontra escrito em (Gálatas.6.7,8) onde se encontra dito,que tudo que o homem semear, isto também ceifará.
Assim, todos nós, devemos fazer uma análise introspectiva para realmente sabermos o que estamos semeando no decorrer da nossa vida, pois Jesus Cristo, nos ensinou que as pessoas bem aventuradas, (felizes) são aqueles que vivem semeando misericórdia, para também alcançarem misericórdia,(Mateus.5.7)
Nesse aspecto, colocamos o Senhor nosso Deus como a nossa porção e esperamos sempre nele,(v.23).
2º) - O VERDADEIRO SENTIDO DE SER SANTO E SANTIFICADO.
Ainda, conforme se encontra escrito na Bíblia Sagrada, em João. 17.17-19) antes de Jesus Cristo, morrer pregado numa cruz para nos salvar,fez a seguinte oração a Deus:
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
Em por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
Nesse aspecto, o Apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios, mencionou mais dois elementos de santificação na vida do cristão Santo dizendo:
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: Nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em o nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus,(1 Coríntios.6.9-11).
Nesses textos que acabamos de ler, encontramos três agentes que Deus colocou à nossa disposição para nossa santificação.
A verdade, que é o próprio Jesus, (João.14.6); o nome do Senhor Jesus Cristo, e finalmente o Espírito Santo do nosso Deus.
Portanto, nós os santos do Senhor que temos esta promessa de vida eterna,purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus,(1 Coríntios. 7.1).
Ainda, conforme se encontra escrito em (Salmos.22.3),ali vamos encontrar a descrição do caráter de Deus dizendo:
Porém tu és santo, o que habita entre os louvores de Israel.
Às vezes, todos nós como seres humanos ficamos reclamando pelas grandes provas que sobrevêm a nós; mas tudo tem uma razão de ser, e como dizia certo pastor: Em tudo que nos acontece, existe uma lição para a gente aprender.
Assim, vejamos o que se encontra escrito no livro de Hebreus,12.5-11).
E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies, quando por ele, fores repreendido;
Porque o Senhor corrige o que ama e qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos, participantes são então bastardos e não filhos.
Além, do que tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós o reverenciava-mos, não nos sujeitamos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
Porque aqueles na verdade, por um pouco de tempo nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este; para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto parcífico de justiça, nos exercitados por ela.
Dessa forma,acabamos de aprender pela palavra de Deus que toda correção, repreensão que vem sobre nossa vida, tem apenas um objetivo, nos tornar participantes da santidade do criador.
Continua a Bíblia Sagrada a nos ensinar, que Deus escolheu o seu povo e o elegeu nele mesmo, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,(Efésias.1.4).
Portanto, entre o seu povo santo, não deve haver nem menção de imoralidade sexual como também, nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos, (Efésios. 5.3).
Assim, a ordem de Deus para o seu povo que foi separado dos demais povos, desde o antigo testamento é esta:
Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês,(Levítico.20.7).
Assim, o Apóstolo são Paulo se dirigia aos irmãos com as seguintes palavras:
A igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos,com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso,(1 Coríntios.1.2).
PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda Acaia,(2 Coríntios.1.1).
Aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em colossos,(colossenses.1.2a).
Assim, vocês serão santos para mim, (Deus), porque eu o Senhor, sou santo e os separei dentre os povos para serdes meus,(Levítico.20.26).
Conclusão: Te confesso, humildemente que existe muito falso evangelho sendo anunciado nas igrejas, que ensinam e buscam outros interesses e pouco, muito pouco o evangelho verdadeiro,de uma vida santa e separada do mundo pecaminoso para Deus, o qual está sendo ensinado.
Assim, devemos analisar a nós mesmos para não viver enganados com falsos discursos, sendo apenas ouvintes da palavra de Deus e não cumpridores, pois a ordem do glorioso Espírito Santo ao seu povo é esta: Examinai tudo. Retende o bem; abstende-vos de toda aparência do mal. E o mesmo Deus e paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito,alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo,(1 Tessalonicenses.5.23;Tiago.1.22).
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.