A VARA DE DEUS E A VARA DOS PAIS.
INTRODUÇÃO: Conforme (Jó.21.9),uma das finalidades da vara de Deus, é exercer correção sobre os seres humanos, pois Deus corrige ao que ama e açoita a qualquer que recebe por filho,(Hebreus.12.6).
Na verdade, Deus não apenas corrige seus filhos, mas também, além de corrigir ele castiga,Apocalipse. 3.19).
portanto, em (Provérbios.3. 11.12) assim se encontra escrito:
Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão; porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.
1°) - A VARA DE DEUS PARA AS NAÇÕES.
Assim sendo, aprendemos com o (Salmo 2) que Deus ama as nações da terra, aplicando sobre as mesmas sua vara de correção dizendo:
Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçará como a um vaso de oleiro,(Salmos.2.9).
Deste modo, Jesus Cristo disse que aquele que vencer e guardar até o fim as suas obras, vai lhe conferir poder sobre as nações da terra, e com vara de ferro, as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.(Apocalipse.2.26,27).
Assim, ainda conforme o (v.10 do Salmo 2), após terem sido quebrados como o vaso do oleiro, os reis da terra e as nações vão se tornar prudentes e deixarem se instruir.
Dessa forma, as nações e os povos da terra, vão continuar imaginando coisas vãs; os reis e os príncipes,(autoridades) se levantando em rebeldia contra Deus, contra Jesus Cristo e contra seu povo na terra, e juntos somente projetando maldades, que irá prevalecer até Deus colocar um basta.
Assim, outro objetivo da vara de Deus é consolar seu povo,(Salmo.23.4);
Contudo ,se alguém não tiver juízo para obedecer a Deus, esta pessoa, necessita de vara nas costas para correção e não de bênçãos,(Provérbios.10.13).
Os seres humanos, estão suscetíveis a receberem duas coisas:
Vara nas costas pelo seus palavreados ou proteção pelas suas próprias palavras,(Provérbios.14.3).
A este respeito o Apóstolo São Pedro, nos deixou o seguinte conselho:
Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a(1 Pedro.3.10,11).
Continua o sábio Salomão nos ensinando que a insensatez (loucura), está ligada, até no coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela,(Provérbios.22.15).
Isto acontece, porque em iniquidade fomos formados e em pecado nos concedeu a nossa mãe,(Salmo.51.5).
Portanto, todos nós sem exceção, necessitamos de correção desde a nossa infância.
O mandamento de Deus, para todos nós, é não evitar, disciplinar nossos filhos, pois castigando eles com a vara não morrerá,(Provérbios.23.13).
Infelizmente vivemos dentro de uma sociedade universal, que cada dia mais, aumenta a rebelião dos filhos contra os pais e demais autoridades constituídas, somente porque os seres humanos deixaram de ser corrigidos, desde sua infância.
Neste caso, precisamos admitir que vivemos numa sociedade sem correção.
Portanto, todos nós temos a compreensão de que ser corrigido não é fácil para ninguém, contudo é essencial, se queremos andar no caminho certo.
Por vezes, podemos sentir que quem nos corrige, seja Deus, nosso país, ou demais autoridades que se encontram acima de nós, está nos prejudicando.
Mas a Bíblia nos ensina que a correção faz parte daquele que verdadeiramente nos ama!
Assim, nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza.
Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados,(Hebreus.12.11).
Nós, os seres humanos, nunca devemos desprezar as instruções da Bíblia Sagrada, pois:
Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado, para toda boa obra,(1 Timóteo.3.16,17).
Encontramos escrito em (Hebreus.12,7) o seguinte:
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Assim sendo, todos nós, devemos agir com sabedoria, para o nosso próprio bem, pois:
Quem recusa a disciplina, faz pouco caso de si, mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento,(Provérbios.15.32).
O ser humano, somente pode indicar ao seu semelhante, dois caminhos, ou seja: O caminho da vida ou da morte; do bem ou do mal; do certo ou do errado; da virtude ou da desgraça; do céu ou do inferno; de Deus ou de Satanás e assim sucessivamente.
Quem acolhe a disciplina, mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros,(Provérbios. 10. 17).
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina, (Provérbios.1.7).
O insensato, faz pouco caso da disciplina de seu pai, mas quem acolhe a repreensão revela prudência,(Provérbios.15.5).
Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los como meus filhos amados,(1 Coríntios.4
.14).
Voltando a comentar sobre a correção de nossos filhos, a Bíblia nos ensina que os pais podem preservar seu filhos ou livrá-los da sepultura dizendo:
Castigue-a, você mesmo com a vara, e assim a livrará da sepultura,(Provérbios.23.14).
O que todos os genitores precisam saber, é que os professores e os pastores, são colocados por Deus para instruir nossos filhos; agora no que diz respeito a educar, é função que Deus o criador, conferiu apenas aos pais.
Observando, nesse aspecto, vamos ver que existem duas coisas que foram feitas para os animais e apenas uma para o ser humano tolo.
O chicote é para o cavalo; o freio para o jumento; a vara, para as costas do tolo,(Provérbios.26.3)
Vocês já conseguiram perceber que existem pessoas que passam a vida inteira debaixo da vara?
Somente vivem apanhando, como cavalo de bandido; e dançando mais do que azeitona na boca de banguelo, nunca se aprumam na vida?
Assim, infelizmente, vimos no nosso dia a dia, muitas crianças, somente causando vergonha para sua mãe, pois:
A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha sua mãe,(Provérbios.29.15).
2°) - A VARA PARA AS NAÇÕES.
Sabemos, que a vara das meras palavras, não são suficientes para corrigir os seres humanos que vivem escravizados pelo pecado, principalmente pelos vícios; mesmo que entendam não reagirá bem,(Provérbios.29.19).
Assim, os tais precisam mesmo e serem libertos, pois somente Jesus Cristo os pode libertá-los,(João.8.31,32).
A respeito do jugo que oprime os povos, assim está escrito:
Pois tu destruíste o jugo que os oprimia, a canga que estava sobre os seus ombros e a vara do castigo de seu opressor, como nos dias da derrota de Midiã,(Isaías. 9.4)
Vemos que o Senhor Deus, usou a nação dos Assírios como vara do seu furor em cujo mão se encontrava o bastão da sua ira!(Isaías.10.5).
Assim, Deus como Pai soberano, abençoa os povos mas também os corrige!
Por isso o soberano, o Senhor dos exércitos, diz: Povo meu que vive em Sião, não tenha medo dos Assírios quando eles os espancam com uma vara e ergue contra você um bastão como fez o Egito.(Isaías.10.24).
Aprendemos aqui, que a correção de Deus, abrange todas as nações, mas não exclui o seu povo.
Agora, a vara dos ímpios que também precisam ser corrigidos e o cetro dos governantes, Deus as quebra para eles não usarem, pois não estão em condições de corrigir ninguém,(Isaías.14.29).
Conforme, já vimos, Deus usa a vara para castigar e cada pancada que o Senhor desferir com uma vara será dada ao som de tamborins e harpas, enquanto a estiver combatendo com os golpes do seu braço,( Isaías.30.32).
Jeremias viu a aflição que Deus derramou sobre o seu povo, que foi trazida pela vara da sua ira,(Lamentações.3.1).
Assim, como existe um tempo e um dia determinado por Deus para todas as coisas, também, a condenação dos povos que vivem no pecado, também irá se irromper, quando a vara da ira de Deus haverá de brotar e a arrogância florescer!(Ezequiel.7.10).
Dessa forma, como o justo vai florescer como a palmeira, plantados na casa do Senhor, florescendo nos átrios do nosso Deus, e crescerá como o cedro no líbano, dando frutos na velhice, sendo viçosos e florescentes, para anunciarem que o Senhor é reto; e ele é a sua rocha, onde não existe injustiça,(Salmo.92.12-15).
Da mesma forma os ímpios vão florescendo na terra a cada dia, só que aumentando em maldade, arrogância e despertando a ira de Deus.
Portanto, a violência, cometida pelos ímpios, se transformou na forma de uma vara para castigar a maldade; ninguém do povo será deixado, ninguém daquela multidão, como também nenhuma riqueza, nada que tenha algum valor,(Ezequiel.7.11).
Porém, o seu povo, será contados por Deus, enquanto estiverem passando, debaixo da vara da sua correção os quais serão trazidos para o vínculo da sua aliança, Ezequiel. 20.37).
Assim, devemos conservar a aliança que Deus fez conosco pelo sangue do seu filho Jesus Cristo.
Pois, não devemos enganar a nós mesmos, pois Deus com a sua vara, castiga o nosso pecado e a nossa iniquidade com açoites,(Salmo.89.32).
Quando o Senhor Jesus Cristo foi levado para ser crucificado pelos nossos pecados, os pecadores sem saber, colocaram uma vara em sua mão e se ajoelharam diante dele em zombaria,(Mateus.27.29).
Somente, não sabiam eles que aquela vara, seria usada posteriormente para os açoitar, como ocorreu nos anos seguintes na destruição de Jerusalém pelos romanos.
CONCLUSÃO: Na hora da crucificação, os pecadores, ao invés de colocarem nas mãos do Senhor Jesus um cetro de misericórdia, colocaram em suas mãos uma vara, que será substituída por uma vara de ferro para reger as nações,(Apocalipse.2.26,27).
Assim, aprendi com esta mensagem que a vara da correção de Deus, vai continuar sendo executada em todas as nações da terra, até no final do milênio, quando finalmente as nações da terra, unidas a satanás, vão se reunir para combater contra Jesus Cristo e a cidade amada, mas desceu fogo do céu e os devorou,(Apocalipse.20.7-9)..
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.