O SEGREDO PARA SER FORTE.
INTRODUÇÃO: Conforme afirmou certo pensador, um homem forte reconhece seus próprios defeitos e fraquezas.
Uma coisa é eu confiar em minha própria força física, intelectual e emocional e material; outra coisa é exatamente confiar em Deus e na força do seu poder.
Conforme,(Isaías.9.6) um dos nomes de Jesus Cristo é “DEUS FORTE”.
Na verdade, precisamos de força para tudo nesta vida, até mesmo para adquirir riquezas.
Porém tudo que necessitamos é descobrir de onde vem esta força humana que nos capacita a adquirir todas as coisas.
Portanto, segundo (Deuteronômio.8.17,18), esta força que existe em nós, vem do seguinte lugar que diz:
“E não digas no teu coração: A minha força e a fortaleza do meu braço me adquiriram este poder.
Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus que ele é o que te dá força para adquirires poder, para confirmar o seu concerto, que jurou a teus pais, como se vê neste dia”.
Aprendemos aqui, que Deus o criador é origem, a fonte de onde emana toda nossa força e poder.
Assim, antes de qualquer ser humano conversar com qualquer outra pessoa, primeiro ele conversa consigo mesmo ou com o seu próprio coração, estabelecendo os seus planos, conforme a orientação que recebe do seu criador, operando dentro dele mesmo, usando dessa maneira o seu livre arbítrio e em continuação, fazendo suas próprias escolhas entre o bem e o mal.
1º) - A ORAÇÃO MAIS SÁBIA DA BÍBLIA SAGRADA.
Conforme se encontra escrito em (1 Crônicas.29.10-16) assim diz:
“Pelo que Davi louvou ao Senhor perante os olhos de toda a congregação e disse:
Bendito és tu Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade a eternidade.
Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe.
E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo.
Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos e louvamos o nome da sua glória.
Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhante coisas?
Porque tudo vem de ti e da tua mão te damos.
Porque somos estranhos diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há outra esperança.
Senhor, Deus nosso, toda esta abundância que preparamos, para te edificar uma casa ao teu nome, vem da tua mão e é toda tua”.
2º) - EXEGESE DO TEXTO.
1º) - Louvar a Deus diante do povo, é um dos meios que usamos para confessar nossa fé, o que muitos não fazem escondendo-se diante do povo, quem realmente são.
Leia por bondade e para o bem da sua própria alma,(Mateus.10.32,33).
2 - Davi reconheceu em sua oração que nós não temos nada; mas que tudo quanto existe nos céus e na terra pertencem a Deus e ele se exalta com chefe.
Conheci uma pessoa que colocou a Deus como seu sócio e seu chefe, devolvendo parte da sua prosperidade para Deus.
3 - Davi ainda reconheceu que riquezas, glória, domínio sobre todas as coisas, força e poder vem das mãos de Deus e assim é ele que engrandece e dá força a tudo.
Assim,(Jeremias.9.23,24) nos traz um ensinamento de ouro sobre esse assunto, o qual nenhum de nós deve desprezar para o nosso próprio bem, leia.
4 - Continuando em sua oração, Davi dava graças e louvava a Deus por tudo,(1 Tessalonicenses.5.18).
5 - Ainda reconheceu que ele e seu povo não era nada e por isso, pela suas próprias forças, recursos e capacidades não tinham condição de dar nada para Deus, pois tudo que possuíam vinha dele mesmo e da sua própria mão eles lhes davam, ou apenas devolviam.
Fico bastante incomodado quando alguém devolve um valor alto de dízimos e ofertas para o reino de Deus e fica tocando trombeta para serem vistos, elogiados e exaltados pelos homens como se fossem donos de alguma coisa, quando na verdade não possuem nem a própria vida.
Ninguém neste mundo nunca pagou e nem vai pagar dízimos ou nenhuma oferta para Deus, pois tudo quanto existe já lhe pertence,(Salmo.24.1).
Como explicar então que estou pagando alguma coisa para o próprio dono?
Assim, em (Atos.17.24-27) está escrito que tudo quanto existe foi Deus quem fez e não é servido por mãos humanas como se necessitasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas.
Dessa forma, todos nós, começando de mim mesmo devemos tomar bastante cuidado com a nossa avareza, para que (Efésios. 5 5,6) não venha se cumprir em nossa vida nos trazendo destruição eterna, por gentileza leia.
6- Davi finalmente reconhece que somos estranhos diante do criador, peregrinos, nossos dias são como a sombra sobre a terra e assim não existe outra esperança.
Assim, como já disse em outras mensagens, apenas existe uma maneira correta de pensar e viver, ou seja: Com esperança no futuro e nas promessas do criador.
Além disto, realmente não existe outra esperança, pois tudo é passageiro, tudo quanto existe termina.
Somente aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre,(1 João.2.17).
Assim, Davi termina sua oração dizendo a Deus, que tudo quanto eles juntaram para edificar a casa de Deus veio da sua mão e é toda do próprio Deus.
Lembrei agora do homem insensato que juntou grandes colheitas em seu celeiro e se tornou muito rico materialmente, mas continuou espiritualmente pobre por não ter ajuntado nada para Deus e para sua alma,(Lucas.12.13-21).
Com esta parábola Jesus nos mandou acautelar e nos guardar da avareza porque a vida de qualquer pessoa, não consiste na abundância de bens que possui.
CONCLUSÃO: Força e poder, não se resume no físico, mas também na moral, no caráter, construindo uma boa fama e um bom nome.
Quantos e não poucos, passaram a vida adquirindo muito poder inclusive na área política e econômica e em outras áreas, mas não construiu em sua vida nenhum poder moral e agora é conhecido com os piores adjetivos.
Ouvir falar de um ser humano que ficou muito conhecido como Zé galinha.
Ele ganhou este adjetivo, porque especializou em roubar galinha durante a noite e convidar o próprio dono para comer uma galinha caipira com ele.
Pergunto: Você é forte em que ou em quem? Responda para você mesmo; com qual adjetivo você é conhecido?.
Pastor. João Viana
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.