GRAÇA E MISERICÓRDIA.
INTRODUÇÃO: Conforme se encontra escrito em (Hebreus.4.16), Deus o criador, colocou à disposição de todo ser humano, os que habitam na terra um trono chamado “TRONO DE GRAÇA” a fim de todo ser humano poder alcançar “MISERICÓRDIA” e achar “GRAÇA” , a fim de serem ajudados em tempo oportuno.
Assim, a Bíblia esclarece que Deus, o nosso Pai celestial, somente deseja nos ajudar; enquanto Satanás e seus demônios, usando as pessoas malignas somente querem nos arruinar.
Ainda, conforme se encontra escrito em (Números.6.24-26),vamos descobrir que Deus, o todo poderoso, pretende fazer pelo menos seis coisas para o seu povo, as quais são:
1 - Nos abençoar;
2 - Nos guardar;
3 - Fazer resplandecer o seu rosto sobre nós;
4 - Ter “MISERICÓRDIA” de nós;
5 - Levantar o seu rosto sobre nós;
6 - E finalmente nós dar a paz.
1º) - O ÚNICO MEIO APRESENTADO POR DEUS, PARA SALVAR A HUMANIDADE.
Portanto, à respeito deste tão importante assunto, o Apóstolo Paulo escreve aos (Efésios.2.4,5) dizendo:
Mas Deus, que é riquíssimo em “MISERICÓRDIA”, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela “GRAÇA” sois salvos).
Assim, através da “GRAÇA” de Deus que nos salvou, recebemos do criador, mais quatro coisas, como: Aperfeiçoamento; Confirmação: Fortificação e Fortalecimento,(1 Pedro.5.10).
Assim, Deus mediante sua “GRAÇA”, tem nos chamado para a sua eterna glória.
Dessa forma, o objetivo principal do nosso Pai celestial, consiste em derramar sua “GRAÇA” a todos os seres humanos, e ainda trazer salvação, nos ensinando a renunciar à impiedade e às concupiscências mundanas, nos capacitando a viver no presente século cheios de pecados e maldades, uma vida sóbria, justa e piamente,(Tito.2.11-12).
Assim, é a “GRAÇA” de Deus, que nos capacita a fazer sua vontade e viver na terra da maneira que agrada ao nosso criador.
Portanto, aprendemos que além de Deus ter nos salvado do mundo de pecado pela sua Eterna “GRAÇA”, ainda nos chamou para exercermos uma santa vocação; não conforme nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito de “GRAÇA” que nos foi outorgado em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos,(2 Timóteo.1.9).
Porque pela “GRAÇA” sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus, não vem das obras para que ninguém se glorie,(Efésios.2.8,9).
Infelizmente, existem muitas crenças, ou ideologias religiosas que ensinam que os seres humanos serão salvos pelas boas obras, quando a Bíblia ensina que a salvação não vem por meio das obras para que ninguém venha se gloriar na presença de Deus, por ter realizado maiores obras na terra.
Assim, o pecado que dominava nossa mente, bem como nossos desejos carnais pecaminosos, não terá mais domínio sobre nós, por não estarmos mais debaixo da lei do pecado, mas debaixo da “GRAÇA” salvadora de Deus,(Romanos.6.14).
Na verdade, todo ser humano que habita na terra pecou e por isso estão destituídos da glória de Deus; agora sendo declarados justos perante Deus, somente pela sua “GRAÇA” que se realizou na cruz do calvário, pela redenção que há em Jesus Cristo,(Romanos.3.23,24).
Agora, não pecamos mais, por estarmos debaixo da lei de Moisés, mas debaixo da “GRAÇA” de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,(Romanos.6.15).
Assim, é a “GRAÇA” do nosso bondoso Deus, que nos capacita a não viver no pecado e sim para Deus em santidade.
Portanto, a “GRAÇA” de Deus, é o que basta para todo ser humano, pois o poder de Deus, se aperfeiçoa na fraqueza humana.
Assim, aprendemos de boa vontade a nos gloriar nas nossas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo,(1 Coríntios.12.9).
Dessa forma, as obras dos seres humanos, somente podem ser confirmadas na presença de Deus, se permanecermos debaixo da sua “GRAÇA”; caso contrário, serão consideradas como trapo de imundícia,(Salmo.90.17;Isaías.64.6).
Se existe algo, que o ser humano deve almejar diariamente em sua vida, é esperar inteiramente na “GRAÇA” de Deus que nos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,(1 Pedro.1.13).
Assim, em nossa vida, existe uma ofensa que em primeiro lugar é dirigida contra Deus, através de nossos pecados, mas ao mesmo tempo, não é assim, o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, (Adão), morreram muitos, muito mais a “GRAÇA” de Deus e o dom pela “GRAÇA”, que é de um só homem Jesus Cristo, abundou sobre muitos, (Romanos. 5.15).
Porque assim, como o pecado reinou na morte, também a “GRAÇA” reinasse, pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor operasse em nossas vidas,(Romanos.5.21).
Na verdade, nós que somos cristãos e fomos alcançados pela “GRAÇA” de Deus, em nada mais temos a nossa vida por preciosa; o que realmente nos importa, é cumprir com alegria a nossa carreira e o ministério que recebemos do Senhor Jesus Cristo, para dar testemunho do evangelho da “GRAÇA” de Deus,(Atos.20.24).
A vida do ser humano na terra, é feita de crescimento físico, emocional, intelectual etc.
Porém o nosso maior crescimento, deve ser na “GRAÇA” e no “CONHECIMENTO” se nosso Senhor e salvador Jesus Cristo,(2 Pedro.3.18).
2°) - A NATUREZA DE DEUS.
Conforme, aprendemos pela Bíblia Sagrada, Deus é Espírito e o nosso relacionamento com ele deve ser através do nosso espírito e através da verdade que é Jesus Cristo,(João.4.24;14.6).
Assim, Deus em sua natureza, ou em seus atributos é eterno, santo, criador, imutável, misericordioso, amoroso etc.
Portanto, em sua relação com os seres humanos ele é “MISERICORDIOSO” e piedoso, longânimo e abundante em bondade e verdade, guardando “MISERICÓRDIA” para milhares, perdoando iniquidade, transgressão e pecado,(Êxodo. 34.5,7).
Assim, Deus, visita a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que o aborrecem.
E faço “MISERICÓRDIA” em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos,(Êxodo,20.5.6).
Na verdade, em todas as dispensações da história humana, Deus sempre fez aliança (pactos, acordos) com os seres humanos, apenas com o objetivo de abençoá-los e preservá-los.
Agora, na dispensação da ‘GRAÇA”, fez uma aliança com a humanidade, pelo sangue de Jesus Cristo seu filho.
Portanto, sei que o Senhor vosso Deus, ele é Deus, o Deus fiel que guarda a aliança e a “MISERICÓRDIA” por mil gerações com aqueles que o amam e guardam seus mandamentos,(Deuteronômio.7.9).
Uma das grandes descobertas que o salmista fez, foi descobrir que todos os caminhos do Senhor São “MISERICÓRDIA” e verdade, para aqueles que guardam seu concerto e seu testemunho,(Salmo.25.10).
Todas as pessoas que realmente conhecem a Deus, vão descobrir que ele é um Deus, cheio de compaixão e gracioso, longânimo e abundante em “MISERICÓRDIA” e verdade,(Salmo.86.15).
Assim, aprendemos pela Bíblia Sagrada, que duas coisas sempre vão adiante de Deus para agraciar o ser humano:
Justiça e juízo são a base do trono de Deus; “MISERICÓRDIA” e “VERDADE” vão adiante dele,(Salmo.89.14).
Dessa forma, continuamos aprendendo pelas escrituras que o Senhor é um Deus grande em “MISERICÓRDIA”; ainda é bom para com todos, manifestando aos seres humanos sua clemência e compaixão, sendo ainda um Deus tardio em irar-se e finalmente todas as suas obras que ele realiza a favor do ser humano é cheia de “MISERICÓRDIA”,
(Salmo.145.8,9).
Assim, continuamos aprendendo pelas santas escrituras que não somos consumidos por causa das “MISERICÓRDIAS” do Senhor, porque suas compaixões não falham.
Eles são novos todas as manhãs; Grande é a tua fidelidade,(Lamentações. 3.22-23).
Sabendo disso, vou sempre acreditar, que em cada manhã quando acordamos, as “MISERICÓRDIAS” de Deus, já foram renovadas a nosso favor.
Continua, a Bíblia Sagrada a nos revelar, algumas atitudes de Deus para com o ser humano pecador dizendo que não existe no universo ninguém como o nosso Deus, que perdoa as transgressões e a iniquidade do seu povo.
E ainda não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na “MISERICÓRDIA” .
Assim, ele voltará a ter compaixão do seu povo e subjugar todas as nossas iniquidades, lançando todos os nossos pecados nas profundezas do mar,(Miquéias.7.18-19).
Portanto, uma das riquezas que Deus possui é a “MISERICÓRDIA”, por causa do seu grande amor com que nos amou, mesmo estando nós mortos em delitos nos fez vivos, juntamente com Cristo,(pela “GRAÇA” sois salvos)... Efésias. 2.4-5).
Assim, existe, apenas uma pessoa no universo que penetrou nos céus, na condição de grande sumo sacerdote, Jesus Cristo o filho de Deus, que aprova a nossa confissão, a qual devemos retê-la firmemente, pois não temos um sumo-sacerdote, que não possa se compadecer das nossas fraquezas; mas, alguém, que como nós mesmos foi em tudo tentado mas sem pecado.
Portanto, vamos, continuamente, chegando com confiança ao trono da ”GRAÇA” de Deus, para alcançarmos “MISERICÓRDIA” e “GRAÇA” ,a fim de nos ajudar em tempo de necessidade,(Hebreus.4.14,16).
Dessa forma, somos recomendados, como cristãos, a sermos “MISERICORDIOSOS”, como vosso Pai celestial, também é “MISERICORDIOSO”,(Lucas.6.36).
De uma coisa, tenho absoluta certeza: Não podemos transformar a vida de ninguém para melhor nem mesmo a nossa, pois esta é tarefa do glorioso Espírito Santo.
Agora, uma coisa, eu e você podemos fazer, ou seja, ter “MISERICÓRDIA” do nosso próximo, assim como Deus teve e tem “MISERICÓRDIA” de nós a cada dia.
Assim, todos nós, que servimos ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, estamos em condição de oferecer três coisas ao próximo:
“MISERICÓRDIA”,”CONSOLAÇÃO”, E “CONFORTO”,(2 Coríntios.13.1-4).
Às Vezes, você como cristão, fica dizendo que não tem nada para dar, quando na verdade, somente aqui nesses versículos encontramos três coisas.
Como por exemplo, nesses dias tenebrosos, encontramos muitas pessoas em grande estado de aflição na nossa caminhada.
Portanto a ordem que recebemos da parte de Deus, é mostrar bondade para nosso semelhante, mesmo que ele tenha abandonado o temor do Deus todo poderoso,(Jó. 6.14).
Assim, como Cristão, devemos imitar o nosso Pai celestial, que é bondoso para com os bons e os maus,(Mateus.5.45).
Todos nós, queremos alcançar “GRAÇA” diante de Deus e dos homens.
Porém, o segredo, para alcançarmos essas dádivas, vai depender de vivermos praticando a “MISERICÓRDIA” e a “VERDADE” para alcançarmos “GRAÇA” diante de Deus e dos homens,(Provérbios.3.3-4).
Portanto, a “GRAÇA” nos faz ser aceitos por Deus e pelos homens.
Eu, particularmente, aprendi, que todo mal ou bem que praticamos, primeiro praticamos para nós mesmos, pois o “MISERICORDIOSO” faz bem para sua própria alma, mas o cruel, aflige sua própria carne, (Provérbios.11.17).
Assim, Deus mostrou para todo ser humano, o que realmente é bom e ainda o que ele exige de todos nós; ou seja:
Amar a justiça, amar a “MISERICÓRDIA” e andar humildemente com o nosso Deus, (Miquéias.6.8).
No que diz respeito, ao nosso irmão em Cristo, devemos executar a verdadeira justiça; mostrar “MISERICÓRDIA” e compaixão, a cada um dos nossos irmãos…
Continua nos ensinando o nosso bondoso Deus, como devemos agir:
Não oprimir a viúva; nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre.
Que nenhum de nós, planeje em nosso coração, o mal contra nosso irmão, pois seis coisas deixa Deus aborrecido conosco e a sétima coisa, faz Deus nos abominar, ou seja: semear contendas entre irmãos,(Provérbios.6.16-19;Zacarias.7.8-10).
Assim, Jesus Cristo, deixou bem claro para todos nós dizendo:
Bem-aventurado (muito feliz), aquele que semear “MISERICÓRDIA”, pois alcançarão ”MISERICÓRDIA”,(Mateus.5.7)
Dessa forma, todos nós, começando, pela minha própria pessoa, devemos fazer uma análise introspectiva e perguntar para nós mesmos: O que estou semeando?
Assim, semear “MISERICÓRDIA”, corresponde a termos certas atitudes em nossa vida como:
Não julgar, para também não ser julgado; não condenar para não ser condenado, não falar mal do próximo, para alguém também, alguém não falar mal de você, não caluniar, para também para não ser caluniado, não maldizer aos outros para também não maldizer de você, perdoar, para também primeiro ser perdoado por Deus, não medir a vida de ninguém, pois com a mesma medida, você será medido,(Mateus.7.1-2).
Assim, a receita para todos nós recebermos dos homens aquilo que desejamos, consiste nas seguintes palavras do Senhor Jesus Cristo:
Portanto, o que quer que os homens vos façam com vocês; façam também com eles, pois esta é lei e os profetas,(Mateus.7.12).
Jesus Cristo, quando estava na terra, descobriu que os escribas e fariseus, praticavam um cristianismo morto e não ativo dizendo:
Ai de vós, Escribas e Fariseus hipócritas! Pois daí o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezai o mais importante da lei, a justiça, a “MISERICÓRDIA” e a fé. Estas coisas vocês devem fazer, sem deixar de fazer as outras coisas,(Mateus.23.23).
Assim, o julgamento de Deus, virá sobre todo ser humano que não exercitou na sua vida “MISERICÓRDIA” por, ser a única coisa que triunfa sobre o julgamento,(Tiago.2.19).
Portanto, uma das coisas mais importantes desta vida, que todos nós devemos nos esforçar para praticar é que a sabedoria, que vem da parte de Deus, é primeiramente pura, pacífica, gentil disposta a ceder, cheia de “MISERICÓRDIA”, ainda de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia,(Tiago.3.17).
Finalmente, todos vocês sejam de uma mesma mente, tendo compaixão uns pelos outros; amem como irmãos, sejam afetuosos, sejam corteses; não devolvendo o mal com o mal; nem injúria por injúria, mas pelo contrário bendizendo, sabendo que foste chamados a isso, para que possas herdar uma bênção,(1 Pedro.3.8-9).
CONCLUSÃO: Aprendi, nesses poucos anos de fé, estudando a santa palavra de Deus, que a “GRAÇA”, como favor de Deus que foi dado a todos os seres humanos, sem merecermos, nos beneficia com o perdão de nossos pecados e a vida eterna pelo sacrifício realizado na cruz do calvário por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Assim, essas dádivas que nunca merecemos receber, como resultado do grande amor de Deus por nós pecadores, nos perdoou, nos reconciliou com Deus, nos dando o perdão de nossos pecados e a vida eterna.
Assim, através da morte de Jesus Cristo no calvário, nosso sumo-sacerdote, nos foi dado ainda, acesso ao trono da “GRAÇA” de Deus, para alcançarmos “MISERICÓRDIA” em tempo oportuno.
Dessa forma, Deus nos livrou para sempre daquilo que merecemos, ou seja: Do inferno e da condenação eterna perdoando os nossos pecados.
Concluindo, Deus através da sua “GRAÇA” deu o que os seres humanos não mereciam, ou seja: O perdão de seus pecados, o céu e a vida eterna; como também através da sua “MISERICÓRDIA” não nos deu o que realmente merecíamos: O inferno e a condenação eterna.
Portanto, sejamos eternamente agradecidos pela sua infinita “GRAÇA” e “MISERICÓRDIA”
Pastor. João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.