PACIÊNCIA.
INTRODUÇÃO: Conforme ensinou o Senhor Jesus Cristo, no exercício da nossa paciência, ganharei a vossa alma,(Lucas.21.19).
Assim aprendemos também, que a salvação da nossa alma vai depender também da prática da nossa paciência.
Portanto, uma das coisas que somente traz alegria para nossa vida é a esperança, que também contribui para sermos pacientes nas tribulações, perseverando em oração,(Romanos.12.12).
Por exemplo, todos nós estamos servindo a Deus pela fé e também aguardando nossa salvação eterna a qual não vemos, com paciência.
Dessa forma, existe apenas um segredo para alcançarmos esta salvação eterna quando diz:
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos,(Romanos.8.25).
1º) - A MAIOR NECESSIDADE DO SER HUMANO.
Portanto, ao meditar sobre este assunto, descobrir, que depois de termos feito a vontade de Deus, precisamos ainda ter paciência, para finalmente alcançarmos a promessa da salvação eterna,(Hebreus.10.38).
Assim, em algumas traduções da Bíblia, se usa também a palavra perseverança em substituição a palavra paciência.
Neste caso, a vida eterna, também é alcançada, através da nossa perseverança em fazer o bem,(Romanos.2.7).
Assim, todos nós, sem exceção, devemos ter muito cuidado com o que a nossa mente produz, que se manifesta em forma de palavras e ações.
Atualmente, vivemos na era da velocidade, do imediato e da falta de paciência; ninguém quer esperar por mais nada nesta vida.
Uma das coisas mais difíceis que todo ser humano enfrenta é vencer a si mesmo; inclusive vencer o mal com o bem; a impaciência com a paciência, que na língua moderna é chamada de Stress.
Assim, a fé de todo ser humano é provada, através da sua paciência,(Tiago.1.3).
Quando a Bíblia Sagrada nos ensina a olhar firmemente para Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé, isto se torna realidade, quando descansamos no Senhor e esperamos nele.
Mas se ficarmos indignados, olhando aquele que prospera em seu mal caminho, ou por causa do homem que somente executa maldades contra seu próximo, esquecemos por um instante que na verdade somente podemos colher o que semeamos, por não não temos a paciência devida para esperar o final das coisas, pois conforme (Eclesiastes.7.8a), o melhor ou o pior se encontra no final da nossa caminhada, acontece apenas como resultado do que viemos semeando durante nossa caminhada terrena,(Salmo.37.7;Gálatas.6.7,8).
A orientação que recebemos do glorioso Espírito Santo, para nossas vidas é esta:
Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor,(Salmo.40.1)
Aprendi aqui, que ninguém espera com paciência no Senhor reclamando, murmurando ou maldizendo, mas orando.
Jesus Cristo, quando estava na terra, disse para Satanás, que nem somente de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus, (Mateus.4.4).
Assim, a Bíblia Sagrada nos ensina, que tudo (velho testamento) que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras Sagradas, tenhamos esperança,(Romanos.15.4).
2º) - AS LEMBRANÇAS QUE TODO CRISTÃO DEVE TER.
Neste aspecto, sabemos que todos nós temos em nossa vida lembranças de coisas ruins e boas e momentos ruins e bons que nos aconteceram.
Contudo a ordem de Deus para todos nós é esquecer das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo da nossa soberana vocação, que é nossa vida eterna conquistada na cruz do calvário por Jesus Cristo,(Filipenses.3.12-14).
Porém, o apóstolo Paulo, lembrava sem cessar da obra de fé realizada pelos irmãos tessalonicenses, do trabalho de caridade que eles realizavam e ainda da paciência que exercitavam na esperança de nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,(1 Tessalonicenses.1.3).
Assim, a mensagem do apóstolo para eles era que o criador viesse a encaminhar seus corações, na caridade de Deus e na paciência de Jesus Cristo,(2 Tessalonicenses.3.5).
Porém, a Bíblia Sagrada, além de nos fazer lembrar de algumas coisas que aconteceram em nossa vida, contudo nos ordena a fugir de algumas coisas, mas também seguir outras como por exemplo:
Fugir do desejo de querer ficar rico, que conduz os seres humanos a muitas tentações, em laços, e ainda em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os seres humanos na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmo com muitas dores.
Assim, somos ensinados a fugir dessas coisas, mas seguir a piedade, a fé, a caridade, a paciência e a mansidão,(1 Timóteo.6.9-11).
Assim, todos nós sabendo destas coisas, devemos pôr nisto, toda a nossa diligência, acrescentando à nossa fé a virtude; e a virtude a ciência; e a ciência a temperança; e a temperança a paciência; e a paciência a piedade; e piedade, a fraternidade; a fraternidade, o amor,(2 Pedro.1.5-7).
portanto, aprendemos aqui, que como cristão, temos muito que aprender e crescer.
Na verdade, nós que servimos ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, devemos andar de forma diferente aos que não servem a Deus, ou seja:
Com toda humildade e mansidão, ainda com longanimidade, suportando uns aos outros em amor,(Efésios.4.2).
Ainda, outra maneira que a Bíblia nos ensina a viver é sempre fazendo o bem, pois no tempo certo iremos colher se não viermos a desfalecer,(Gálatas.6.9).
CONCLUSÃO: Além da nossa eterna salvação que alcançamos no exercício da nossa paciência, assim alcançamos muitas outras coisas boas nesta vida, através da paciência, como também destruímos muitas coisas boas pela nossa precipitação.
Assim, fazer todas as coisas com paciência, é o segredo para sermos bem sucedidos em tudo quanto realizamos.
Pastor. João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.