EVANGELHO QUE BUSCA, NÃO O QUE AS OVELHAS POSSUEM, MAS AS PRÓPRIAS OVELHAS.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0




EVANGELHO QUE BUSCA NÃO O QUE AS OVELHAS POSSUEM, MAS AS PRÓPRIAS OVELHAS.



INTRODUÇÃO: Conforme,  ensina a Bíblia  Sagrada, Deus deu o dom de Pastor aos homens,(Efésios.4.8) com o  objetivo de aperfeiçoar os  santos,(v.11); conhecer  o estado de suas ovelhas e por  o seu coração sobre o gado,(provérbios.27.23) e não por o seu coração no dinheiro, na fama e glória pessoal.


Assim, o pastor foi escolhido por Deus para cuidar e buscar as ovelhas desgarradas e não se apropriar daquilo que as ovelhas possuem por torpe ganância,(1 Pedro,5.2); pois os pastores vão dar conta a Deus das ovelhas, as quais não lhes pertencem, mas ao grande pastor das ovelhas, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,(Hebreus.13.7,17,20).


Conforme (Jeremias.3.15), os pastores que realmente foram levantados por Deus, para apascentar suas ovelhas, foram levantados segundo o próprio coração de Deus, os quais  apascentam a igreja de Deus e não se apropriam da igreja, como se ela fosse sua, com  ciência  e inteligência de Deus, mas não com ganância.


No mais  as ovelhas, os cristãos têm que imitar  a fé dos pastores ainda atentar pela sua maneira de viver,(Hebreus.13.7).


Portanto, o Apóstolo Paulo era imitador de Jesus Cristo,(1 Coríntios.11) mas os cristãos devem imitar seus pastores, observando sua maneira de viver,(Hebreus.13.7).


Assim, como os cristãos devem ser uma carta dos pastores que os apascentam, lida por todos,(2 Coríntios.3.2), muito mais os pastores que vão receber mais duro juízo,(Tiago.3.1) têm a responsabilidade de ser a carta lida  pelos cristãos, escrita por Jesus Cristo e ministrada pelos seus ministros através do Espírito Santo, (v.3).


Pergunto: Portanto, eu e você como pastor, estamos dando qual tipo  de exemplo para as ovelhas de Cristo; que tipo de carta escrita, somos para os cristãos, que estão lendo a nossa vida, nossa maneira de andar e proceder? Somos padrão, (exemplo) dos fieis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza,(1 Timóteo.4.12, ou somos maus exemplos?


Realmente, como pastores, como mestres, que somos condutores do povo de Deus, podemos nos encaixar em (Tito.7,8) que diz:


Em tudo te dá exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível

, para que o adversário  se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.


Conforme se encontra escrito em (1 Pedro.2.21), Jesus Cristo nos deu o exemplo para seguirmos  suas pesadas.


Pergunto: Eu e você, como pastor, mestres, guias do povo de Deus, estamos seguindo as pisadas de quem e qual tipo de pisadas?



1º)- O MODELO BÍBLICO DO VERDADEIRO E DO FALSO PASTOR.



Conforme, se encontra escrito em (Ezequiel,  34), os falsos pastores apascentam a si mesmos,(v.2); não apascentam as ovelhas,(v.2); somente comem a gordura das mesmas; vestindo roupas caras e luxuosas; comendo o melhor das ovelhas, mas não as apascentam,(v.3).


Como disse o Apóstolo Paulo: Os tais estão interessados apenas naquilo que as ovelhas possuem e não nas próprias ovelhas.(2 Coríntios.12.14).


Os falsos pastores não fortalecem as fracas; não curam as doentes; as que estão quebradas não tornam as ligar novamente; a perdida não busca, mas dominam sobre elas com rigor e dureza,(v.4).


Assim, se espalham, por não haver pastor, e ficam para pastos de todas as feras do campo,  porquanto saíram do lugar santo, se  espalharam, e  ainda ficaram esquecidas na cidade,(Eclesiastes.8.10;(v.5).


Assim, o falso pastor,   nem se importa, com  a ovelha fraca, doente e desgarrada  do rebanho, pois a mesma não possui condições financeiras para lhes dar o melhor, por serem materialmente pobres.


Portanto, tenham muito cuidado e observem o verdadeiro ´pastor, que ocupa o seu tempo em cuidar e ensinar as ovelhas, apascentando-as com  amor e não se embaraçam com os negócios desta vida, mas   se esforça no seu ministério pastoral, fazendo de tudo para agradar aquele (Jesus Cristo) que o alistou para a obra,(2. timóteo,2.4).


Assim, conforme o ensino do Senhor e salvador Jesus Cristo, o verdadeiro pastor de ovelhas que foi chamado por Jesus Cristo, para cuidar do seu rebanho,  procede assim: Se tiver cem ovelhas aos seus cuidados e perdendo uma delas, deixa no deserto as noventa e nove e vai a procura da perdida até que a encontra,(Lucas.15.4).


Qual tem sido o nosso tipo de procedimento como pastor; qual tem sido nossa preocupação; nosso sentimento é realmente  o de pastor de ovelhas, que se preocupa em cuidar do rebanho que nos foi confiado, ou o de empresário, que usa a palavra de Deus, o nome de Jesus Cristo e suas ovelhas para ganhar bastante dinheiro, adquirir bastante patrimônios materiais, bastante glórias mundanas e ficar cheio de riquezas e não cheios do poder de Deus?


O falso pastor, procura seus próprios interesses e não os das  ovelhas e de Jesus Cristo,(Filipenses.2.21).


Na verdade, o falso pastor ao invés de cuidar das ovelhas, cuida do seu próprio ventre,(Romanos.16.18).


No livro de Sofonias encontramos a seguinte profecia:


Uivai vós, moradores de Mactes, porque todo o povo de Canaã está arruinado; todos  os carregados de dinheiro são destruídos.


E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei Jerusalém com lanternas e castigarei os homens que estão assentados sobre as suas fezes, que dizem no seu coração: O Senhor não faz bem nem mal,(Sofonias.1.11,12)


Um dia, após ler estes versículos, fui orar  e perguntei para Deus, o que significa os homens se encontrarem assentados sobre as suas fezes? Imediatamente tive a resposta: O que os seres humanos têm dentro de suas barrigas?


Agora, o mais repugnante de tudo é saber que falsos pastores que se enriqueceram à custa do rebanho de Deus, de forma desonesta, com notas fiscais adulteradas, com  exorbitantes salários, vivendo no luxo e adquirindo riquezas materiais, às custas dos dízimos e ofertas das pobres ovelhas, agora se encontram cheios de dinheiro  e não do poder de Deus, como Pedro e João ao subir no templo para orar,(Atos.3.1-11).


Não sabem os mesmos que na verdade não passam de seres humanos mortais que vivem assentados nas próprias fezes.


Assim as ovelhas do Senhor Jesus Cristo, se espalharam, por não haver pastor,  e ficaram para pastos de todas as feras (demônios) do campo, porquanto  se espalharam,(V.5).


O que existe em muitas igrejas, cristãos pobres e humildes espalhados pelo mundo, enquanto ricos e ímpios abomináveis em muitas igrejas, são bajulados, ocupando posição de destaque, por causa dos seus altos dízimos e ofertas, e ainda, da sua posição social elevada.


Assim, os únicos  responsáveis das ovelhas de Deus viverem espalhadas pelos montes e pelos altos outeiros; sim, as ovelhas de Deus andam   espalhadas e escandalizadas pelo mundo  de pecados, por toda face da terra, sem haver  quem as procure, nem quem as busque,(6) começa com os falsos pastores, falsos mestres e falsos obreiros.


Vou dizer algumas coisas aqui nesta mensagem e adianto que eu sou o único responsável diante de Deus.


Jesus Cristo, não colocou outra instituição, ou formas de governo civil  na terra para exercer  a função de luz do mundo e ser o sal da terra, a não ser a igreja,(Mateus.5.13-16).


Assim, os únicos  culpados perante Deus, do mundo escurecer cada vez mais espiritualmente falando, no satanismo e apodrecer cada vez mais no pecado moralmente falando é somente, culpa  dos falsos cristãos, das falsas igrejas, do falso evangelho que pregam, e ainda dos falsos pastores, mestres, e educadores, ainda dos falsos cristãos, que não aplicam o  sal que preserva as nações, contra a degradação moral dos pecadores, para preservar o mundo da podridão moral, nem  acende a luz do evangelho para iluminar os perdidos.


Logicamente que não me refiro aos verdadeiros pastores, ensinadores e mestres da palavra de Deus. 



2º) - O JUÍZO DE DEUS SOBRE OS FALSOS PASTORES.



Conforme, (v.7) a palavra do Senhor é dirigida diretamente aos falsos pastores e não às ovelhas.


Afirma ainda (1 Pedro.4.17,18) que já é tempo de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?


E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?


Assim, Deus protesta aos falsos pastores que não cuidaram das ovelhas, mas as mesmas vieram a servir de pasto de todas as feras (demônios) do campo, por não haver verdadeiro pastores, pelo fato, daqueles que se intitulam pastores, se apascentam a si mesmos, mas não apascentam as ovelhas de Deus,(8).


Conforme, atesta o (Salmo.78.72),  o verdadeiro pastor, apascenta as ovelhas, segundo a integridade do seu coração, (e não do seu bolso) e guia as ovelhas, segundo a perícia de suas mãos.


Vou dizer aqui agora, algo muito sério que o glorioso Espírito Santo me inspira a escrever.


Quando o Senhor  Jesus Cristo, estava realizando seu ministério aqui na face da terra, disse o seguinte:


Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; não aconteça que  as pisem, e ,voltando-se, vos despedacem,(Mateus.7.6).



Assim quando o filho pródigo, pegou parte da sua herança e saiu da casa do seu pai, hoje simbolizando o desviado que sai da igreja, e foi para o mundo de pecados, gastar as herança que recebeu de seu pai com as meretrizes, quando ficou  sem nada, foi contratado por um  fazendeiro para apascentar porcos,(Lucas.15.15).


Portanto, a Bíblia Sagrada se refere aos cães e aos porcos, não aos animais, mas às pessoas ímpias, depravadas e imorais, que se afastaram da presença de Deus.


A Bíblia Sagrada nos instrui a nos guardar, a nós mesmos, dos cães e dos falsos obreiros,(Filipenses.3.2); Ainda, conforme (Apocalipse.22.15),  a Bíblia diz que ficará do  lado de fora do céu, os cães, os feiticeiros,  os que se prostituem, os homicidas, os  idólatras  e qualquer  que ama e pratica  a mentira.


Pergunto: Será que existem igrejas evangélicas composta de cães, porcos, participando das coisas santas, sendo apascentadas por falsos pastores e falsos mestres, desviados da palavra de Deus e da verdadeira fé, como o filho pródigo que foi apascentar porcos?


Na verdade, quem são os porcos? Segundo Jesus Cristo ensinou, que não devemos lançar as pérolas aos porcos,(Mateus.7.6)?


Mas fica ainda a pergunta: Que significam as pérolas?


As pérolas significam pureza, que não devem ser lançadas aos porcos para não pisarem na mesma.


Exemplo:  o evangelho de Jesus Cristo é comparado a uma pérola,(Mateus.13.45,46),que não deve ser dada ou lançada aos cães e porcos.


O Apóstolo Pedro escreveu acerca dos falsos pastores, mestres e ensinadores de um falso evangelho dizendo:


Estes, são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais, a escuridão das trevas eternamente se reserva.


Porque, falando coisas muito arrogantes de vaidade, engordam com as concupiscências,(desejos pecaminosos) da carne e com dissoluções aqueles que estavam se afastando dos que andam em erro.


Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque, de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.


Porquanto, se depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e salvador Jesus Cristo, forem novamente envolvidos nelas e vencidos, tornou-se o último estado pior do que o primeiro.


Porque melhor lhe fora não conhecerem o caminho da justiça, do que conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes foi dado.


Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O' Cão voltou ao seu próprio vômito; e a porca lavada, ao espojadouro de lama,(2 Pedro.2.17-22).


Assim, até aqui, aprendemos pela santa palavra de Deus,     que os cães, simbolizam os falsos mestres, os falsos pastores e os falsos crentes, bem como os desviados dos caminhos do Senhor Jesus Cristo; da mesma forma os porcos que pisam nas coisas santas de Deus, simboliza também os falsos pastores, os falsos mestres, os falsos cristãos, e ainda todos os desviados.


Ainda aprendemos que aqueles que vivem praticando toda sorte de depravação moral, são  comparados a cães e ficarão do lado de fora do reino de Deus,(Apocalipse.22.15).



3º) - FALSOS PASTORES COMPARADOS A CÃES GULOSOS.




Conforme ainda,(Isaias.56.10-12) todos os atalaias (mensageiros) da nação de Israel em determinado tempo de total apostasia, foram comparados a cegos; aqueles que nada sabem; a cães mudos que não podem ladrar, estão adormecidos, estão deitados e amam o tosquenejar.


Estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho; cada um para sua ganância; cada um por sua parte.


Vinde,dizem eles, traremos vinho e beberemos bebida;  e o dia de amanhã será como este é ainda maior e mais famoso. 


Conforme, determinado pastor ensinou numa escola bíblica:


Noé saiu da arca, plantou uma vinha, se embriagou com o vinho e ficou nú dentro da tenda.


Muitos pastores, mestres, obreiros e cristãos de um modo  geral, estão embriagados, com  o dinheiro, a fama, a posição eclesiástica, o mundanismo etc,e agora se encontram nús, espiritualmente falando, dentro da igreja e do santo ministério a tenda de Deus, dando escândalos.


O Apóstolo Paulo,nos deixou a seguinte instrução:


Eis, aqui estou pronto para, pela terceira vez, ir ter convosco,  e não vos serei pesado, pois não busco o que é vosso, mas, sim,a vós;porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.


Eu, de muito boa vontade,gastarei e me deixarei  gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado,(2 Coríntios.12.14.15).


Assim, fica uma pergunta para todos nós, começando pela minha própria pessoa que também pela grande misericórdia de Deus, sou também um pastor.


Onde nos encaixamos nesta mensagem bíblica?


Nossa preocupação realmente é com a situação espiritual e moral das ovelhas, ou com  a situação financeira da igreja?


Estamos gastando nossa vida em prol de que?


Quando os pastores em atividade ministerial, são mudados de campo, sua preocupação é com o número das ovelhas que ele vai apascentar para Jesus Cristo, ou com a entrada financeira, com  a boa casa que vai morar, com o alto salário que vai receber, com o carro que vai andar, ou com a obra que vai realizar?


Portanto, cada um de nós deve se auto examinar e responder para si mesmo.


Tudo quanto escrevi até aqui com base na santa palavra de Deus, não direcionei a ninguém,  mas à minha própria pessoa que recebo como alerta de Deus, pois conforme (Romanos.14.12) cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.


A grande verdade, é que também para se cumprir a palavra de Deus, antes da volta de Jesus Cristo para arrebatar sua igreja, virá uma grande apostasia, a manifestação do homem do pecado, o filho da perdição, a falta de fé e amor, escândalos e a multiplicação da iniquidade,e homens amantes de si mesmo e não de Deus e da sua igreja,(Mateus.24.12; 2 Tessalonicenses.2.1-3; 2 Timóteo.3.2).


Mas aquele, (individualmente falando) que perseverará até o fim será salvo,24.13).


Pastor João Viana.

Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions