A FÉ, A LEI DE MOISÉS E A GRAÇA DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO - I.
INTRODUÇÃO: Conforme a cronologia Bíblica que estuda a ordem da ocorrência dos fatos, em primeiro lugar, após o dilúvio, surgiu na terra, a dispensação do governo humano na torre de Babel,(Gênesis,11,1-9).
Assim, conforme explica a teologia Bíblica, uma dispensação é um período de tempo em que o homem é provado com respeito à sua obediência a alguma revelação específica da vontade divina.
O homem foi colocado pelo criador em um ambiente perfeito, sujeito a uma lei simples, mas também foi advertido das consequências de sua desobediência.
Assim, as dispensações da história da raça humana, foram divididas em sete dispensações.
Inocência, Consciência, Governo Humano, Patriarcal, Lei, Graça e o Milênio.
Após o dilúvio, teve início na terra a dispensação do governo humano, mas também a fé por um homem, assim como aconteceu com Noé antes do dilúvio.
1º) - O INÍCIO DA FÉ, APÓS O DILÚVIO.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se Veem,(Hebreus.11.1)
Conforme a cronologia Bíblica, duas dispensações aconteceram na terra antes do dilúvio, ou seja, a dispensação da inocência e a consciência.
O espaço de tempo que ocorreram essas dispensações, desde a criação do ser humano até o dilúvio, foi de 1656 anos.
Ainda, nesse espaço de tempo, não encontramos a palavra fé, nem a palavra lei, mas apenas uma vez a palavra graça, onde diz que Noé alcançou graça aos olhos do Senhor,(Gênesis.6.8).
Porém a fé se manifestou também na vida de Noé pois a Bíblia diz:
Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da fé,(Hebreus,11.7).
Conforme,(Gênesis.15.6) Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado como justiça.
Assim, conforme (Gênesis,15.1-5) se interpreta ser Abraão o pai da fé por ter crido em Deus, porém Noé antes do dilúvio, se tornou herdeiro da fé, por ter crido também nas coisas que ainda não se viam.
Assim sendo, a fé está fundamentada naquilo que não pode ser visto.
Portanto, o povo de Deus, anda com ele na terra e o obedece por fé e não por vista,(2 Coríntios.5.7).
Assim sendo, antes do dilúvio temos Noé o herdeiro da fé ao ser divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, mas após o dilúvio temos Abraão o pai da fé, que também foi avisado por Deus, o que haveria de acontecer com a sua descendência no futuro.
Repito: conforme, (2 Coríntios.5.7), nós os cristãos, andamos com Deus na terra por fé, e também somos avisados pelo criador, tudo que vai acontecer no futuro da humanidade; ainda que nada vemos mas cremos,(Amós.3.7).
2º) - A DIFERENÇA EM CRER,TER CIÊNCIA E TER FÉ.
Crer é aceitar algo como verdadeiro que ainda não se viu; Aqui se usa a lógica e a razão.
Fé, é algo que não pode ser provado, nem explicado, pela lógica e pela razão.
Exemplo: A religião é baseada na fé e não na lógica nem na razão.
Por exemplo, o Apóstolo Paulo, nos deixou um grande exemplo de fé, ao dizer:
E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Eu cri, por isso falei; nós cremos também, por isso falamos.
Sabendo que o que ressuscitou ao Senhor Jesus nos ressuscitará também pelo Senhor Jesus; e nos apresentará convosco,(II Coríntios.4.13.14).
Assim, em se tratando da ciência esta é baseada na lógica e na razão, em vez da fé.
Aqueles que confiam na ciência, confiam nas evidências tangíveis e nas leis da natureza, para entender o mundo ao seu redor.
A fé no Deus invisível que não se vê, mas apenas crer; traz paz e conforto na alma em momentos de sofrimento.
A ciência com evidências tangíveis e reais, somente podem ser explicadas pela razão e lógica humana, mas nunca pela fé, nem mesmo trazer conforto ou paz para a alma humana.
Assim, a questão de crer, envolve lógica e razão; enquanto a fé é algo que não pode ser explicado pela lógica e pela razão.
Agora, em se tratando de ter fé e crer ao mesmo tempo existe uma diferença abismal.
Posso crer com a razão e a lógica sem ter fé; mas não posso explicar minha fé pela razão e a lógica.
A fé é necessária para ter uma vida de paz, tranquilidade e esperança;
A razão e a lógica, apenas opera dentro da nossa mente nos fazendo crer e entender as coisas tangíveis e lógicas, mas nunca crê naquilo que não se vê.
A fé verdadeira é crer que se vai alcançar aquilo que é invisível aos olhos, mas também existe a fé natural no visível que se luta por aquilo que deseja alcançar.
CONCLUSÃO: Assim, crer, envolve nossa lógica, razão e aceitação de algo como sendo verdadeiro; contudo ter fé, é algo que não pode ser explicado pela lógica e pela razão.
Pastor João Viana.
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.