O VERDADEIRO CUMPRIMENTO DA LEI DE MOISÉS.
INTRODUÇÃO: Conforme todos nós temos ciência, vivemos dentro do fator tempo.
Assim, todas as coisas que existem aqui nesta terra, estão limitadas dentro de um começo e um fim.
Portanto, segundo ensina a Bíblia Sagrada, apenas o ser humano após a morte física, entra dentro do fator eternidade, para desfrutar de vida eterna ou condenação eterna,(João.5.24-29 diz assim:
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Na verdade, na verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao filho ter a vida em si mesmo.
E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o filho do homem.
Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.
1º) - O FIM DE TODAS AS COISAS.
Assim, ao pensar sobre essa realidade da existência terrena, de tudo quanto Deus criou, também ele estabeleceu um fim para todas as coisas.
Assim, em relação à lei de Moisés, Deus também estabeleceu um fim para a mesma dizendo:
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê,(Romanos.10.4)
Dessa forma, conforme se encontra escrito em (Mateus.5.17), Jesus Cristo veio ao mundo não para destruir a lei de Moisés e aos ensinos dos profetas, mas cumprir.
Portanto, a Bíblia Sagrada nos ensina o seguinte sobre a lei de Moisés:
Porque qualquer que guardar toda lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos,(Tiago.2.10).
Este mandamento que acabamos de ler, escrito por Tiago, apenas vem confirmar o que Jesus Cristo disse, que não veio ao mundo ab-rogar
( fazer cessar a existência da lei ou cair em desuso), mas cumprir; dando fim, não a existência da lei; mas, fim ao cumprimento da lei de Moisés(v.17; Romanos.10.4)).
Assim, o Apóstolo Paulo nos ensina o seguinte:
Separados estais de Cristo, vós os que vos os justificais pela lei; da graça tendes caído,(Gálatas.5.4).
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escrita no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé,(Gálatas.3.10-11).
2º) - LEI DE MOISÉS PARA SER GUARDADA E A FÉ EM JESUS CRISTO PARA CRER E SER JUSTIFICADO.
Assim quando Jesus Cristo enviou os Apóstolos para evangelizar e ensinar as nações deu-lhes a seguinte ordem:
Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura e não ensinar a lei de Moisés, a toda criatura(Marcos.16.15).
Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo, Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação, dos séculos. Amém,(Mateus,28.19.20).
Assim, aqui nesses três versículos Jesus Cristo, não ordenou aos discípulos a irem por todo o mundo, pregar e ensinar sobre a lei de Moisés, muito menos ensinar as criaturas de Deus a guardar os mandamentos da lei, nem, batizar em nome de Moisés,
(1 Coríntios.10.2) mas sim, ensinar a guardar os seus mandamentos e batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
NOTA: Quem foi batizado em nome de Moisés, foram apenas os Judeus, nem mesmo os adventistas que ensinam a guardar a lei de Moisés, incluindo a guarda do sábado, batizaram em nome de Moisés.
Somente por isso, vocês podem observar que a Igreja Adventista do sétimo dia, é uma seita falsa, que ensina um outro evangelho, fundamentado na lei de Moisés e não na graça salvadora de Jesus Cristo, levando seus adeptos à maldição e não a salvação eterna.
Repito, conforme os ensinos do Senhor Jesus Cristo e dos Apóstolos, este evangelho ensinado pelos adventistas, conforme diz a Bíblia, está conduzindo as criaturas de Deus, não à salvação eterna, mas sim à maldição.
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo,(João.1.17).
Assim, fica a pergunta: Estamos servindo a Deus, agora na dispensação da graça, debaixo da lei de Moisés, ou debaixo da graça salvadora e da verdade de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo?
Assim, o próprio Jesus Cristo disse aos Judeus:
Não vos deu Moisés a lei? E nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?(João.7.29).
Conforme Jesus Cristo afirmou, nem mesmo os Judeus, observavam a lei de Moisés.
Afirmo, que nem mesmo, nenhum adventista herético guardou a lei de Moisés até os dias de hoje e nunca vão guardar, pois apenas um cumpriu a lei, ou seja, nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
Assim esta seita, como as testemunhas de Jeová e ainda os Mórmons estão pregando um outro evangelho o qual o Apóstolo São Paulo o denomina de anátema, maldição, (Gálatas.1.8)
Assim, aprendemos que Jesus Cristo foi o único que cumpriu a lei, por ter nascido sob a lei com o objetivo de remir aos que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos,(Gálatas.4.4,5).
Portanto, para fazermos uma exegese correta do texto bíblico, precisamos primeiro aprender, que após o dilúvio, Deus estabeleceu três ordens sacerdotais na terra, para o povo servir a Deus.
Antes da lei de Moisés, os patriarcas serviram a Deus debaixo da ordem sacerdotal de Melquisedeque,(Hebreus.7.11c).
A ordem sacerdotal de Arão, ou a lei de Moisés, foi estabelecida na terra, exclusivamente para o povo de Israel, os Judeus, servirem a Deus.
Assim, a lei de Moisés e sua nova ordem sacerdotal de Arão, foi exclusiva para os Judeus, que veio, surgiu 430 anos após a ordem sacerdotal de Melquisedeque,(Gálatas.3.17).
Agora, na dispensação da graça, que teve início no calvário, quando Jesus Cristo na cruz bradou: está consumado,(João.19.30) naquele momento terminou a dispensação da lei com a morte de Jesus Cristo na cruz, também o sacerdócio de Arão, e teve início o sacerdócio eterno,(Hebreus.7.17) de pecados ao nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, o sumo sacerdote da confissão do povo de Deus, da nova aliança e o início da dispensação da graça salvadora de Jesus Cristo e não da dispensação da lei de Moisés que já tinha sido abolida,(Hebreus.3.1).
Portanto, a igreja, o povo que serve a Deus agora na dispensação da graça, o servem debaixo do sumo sacerdócio de Jesus Cristo, mas não debaixo do sacerdócio de Melquisedeque, muito menos do sacerdócio de Arão.
Portanto, nós, o povo de Deus que serve ao criador na dispensação da graça, e confessa seus pecados ao sumo sacerdote que se chama nosso senhor e salvador Jesus Cristo, o sumo sacerdote da nossa confissão e não a Melquisedeque ou menos a Arão, o sacerdote da lei ou da nação de Israel,(Tito.2.11-15;Hebreus.3.1).
Agora na dispensação da graça, servimos a Deus aqui na terra, debaixo do sacerdócio de Jesus Cristo, pela fé e não pela lei de Moisés.
Assim, existe uma grande diferença em crer para ser justificado perante Deus, ou guardar a lei de Moisés para também ser justificado perante Deus.
Neste aspecto assim escreveu o Apóstolo São Paulo.
Se referindo a Abraão que serviu e andou com Deus na terra pela fé antes da lei de Moisés ser promulgada, assim escreveu:
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso Pai (dos judeus) segundo a carne?
Porque se Abraão foi justificado pelas obras, tem que se gloriar, mas não diante de Deus.
Pois que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus e isso lhe foi imputado como justiça.
Ora, aquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
Mas aquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé (e não a lei de Moisés), lhe é imputada como justiça,(Romanos.4.1-5).
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé,( no sacrifício de Jesus Cristo) sem as obras da lei,(de Moisés),,(Romanos.3.28).
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei,(de Moisés), mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo (e não na lei de Moisés), para sermos justificados pela fé em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada,(Gálatas.2.16).
CONCLUSÃO. Assim, aprendemos pela Bíblia Sagrada, que o amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor,(Romanos.13.10).
Porque a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo,(Gálatas.5.14).
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas,(Mateus.22.37-40).
Assim, segundo meu entendimento, todos os mandamentos da lei de Moisés e os ensinamentos dos profetas, se resumem apenas nestes dois mandamentos, amarás ao Senhor teu Deus de todo o seu coração e ao seu próximo como a si mesmo.
Pastor. João Viana.
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