O SUICÍDIO DO CRISTÃO.

Pr. João Viana
By - Pr. João Viana
0



INTRODUÇÃO: Como eu costumo fazer em orar e consultar à Deus, antes de começar a escrever acerca de qualquer assunto, com total fundamento na Bíblia Sagrada, observando o que está dito no texto, contexto, fazendo uma exegese, bem como uma hermenêutica correta, mais uma vez, fui inspirado pelo glorioso Espírito Santo a escrever sobre esse assunto tão difícil.

Porém vos prometo em nome do Senhor Jesus Cristo, que nada aqui falarei, além daquilo que a Bíblia diz, pois somente eu irei prestar contas a Deus por cada palavra dita, que de acordo (1 Cor.14.10), dentre as muitas espécies de vozes, que existem no mundo, (palavras, assuntos) nada existe sem um significado.

Porém devemos admitir que existem, muitos entendimentos e ensinamentos das coisas de uma forma totalmente errada.

Que Deus em sua infinita graça, tenha misericórdia de nós e nos inspire, dando-nos sabedoria, para falarmos somente aquilo que sua santa palavra diz, porque nenhuma mentira prove da verdade, (1 Jo.2.21) e no demais tudo quanto sua palavra diz é verdade, pois se existe uma coisa que Deus não pode fazer, de acordo (Tit.1.2) é mentir.


1º) – O QUE A BIBLIA SAGRADA TEM A NÓS ENSINAR SOBRE O CORPO FÍSICO DO CRISTÃO?


Conforme, (1 Cor. 15.40), há corpos celestes e corpos terrestres.

V.44, fala de corpo natural (formado de carne, sangue e osso) e corpo espiritual, se há corpo natural, há também corpo espiritual.

A Bíblia Sagrada fala do nosso corpo, como sendo nossa casa terrestre dizendo:

Sabemos, que se a nossa casa terrestre deste tabernáculo (corpo de carne) se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa, não feita por mãos, eterna, nos céus, (2 Cor.5.1).

Entende-se, portanto, que sendo o ser humano composto de espírito, alma e corpo, conforme está escrito em (1 Tess. 5.23), portanto, sendo um ser tricotômico, em sua formação, seu corpo físico, representa a “casa’ ou “tabernáculo”, no qual, a alma e o espírito habitam temporariamente na terra durante sua vida natural.

Mas, por incrível que pareça, não se resume apenas nisto, pois a Bíblia ainda ensina, que quando aceitamos a Jesus Cristo, como Senhor e salvados de nossas vidas, ele passa a morar dentro de nós e assim, nosso corpo, se torna ainda em casa de Cristo na terra.

É exatamente o que diz, (Hb.3.6a): 

Cristo, porém, como filho, em sua própria casa; a qual somos nós.

Na verdade, a Bíblia vai continuar nos ensinando, que nosso corpo, não apenas abriga dentro dele nossa alma e espirito, bem como o Senhor Jesus, mas ainda o próprio Deus Pai e Deus Espirito Santo, vejamos:

Jesus respondeu e disse-lhe:

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

Passamos a descobrir, pela Bíblia Sagrada, que mais uma pessoa, veio morar dentro de nós além de Jesus, ou seja: o próprio Deus. Pai.

Contudo finalmente ainda não para por aí, pois conforme, (1 Cor. 6.19), o corpo é o templo do Espirito Santo, o qual não é mais nosso.

Fiquei pensando no v.13, quando disse que o corpo do cristão pertence ao Senhor.

Vejam os queridos leitores, que até agora estamos apenas falando, sobre a função de nosso corpo.

Finalmente nosso corpo ainda é composto, por sangue, que a Bíblia irá denominar de “vida da carne”, (Lev.17.11).

Portanto o corpo do ser humano, como criatura de Deus, que ainda não nasceu de novo é composto de espirito, alma, corpo e sangue, que é a vida da carne.

Quanto ao ser humano regenerado que nasceu de novo, é composto de espírito, alma, corpo, sangue, ou vida da carne, Pai, Filho e Espírito Santo.

Aprendemos pela Bíblia Sagrada, que o corpo do cristão não mais pertence a ele, pois foi comprado, pelo sangue de Cristo.

Vejam vocês, juntamente comigo:

O sangue de Cristo, era a vida de Cristo na carne.

Este sangue foi vertido na cruz por nós.

Agora Paulo diz o seguinte:

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, não no espírito, ou na alma, vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim, (Gl.2.20).

Paulo deixa claro que a vida (o sangue) que ele tinha na carne morreu.

Agora a vida (o sangue) que vive em sua carne é a vida de Cristo.

Por essa razão, o sangue (vida) de Cristo, operou em nós uma aliança eterna, (Hb.13.20).

Por essa razão, quem não possui o sangue (a vida) de Cristo, não tem vida em si mesmo, muito menos a vida eterna, permanecerá morto espiritualmente falando, pois não ressuscitará no último dia, não permanecerá em Cristo e nem viverá. (Jo.6.53-58).

Agora, conforme (Lv.17.14), o sangue é a vida de toda carne, pois está relacionado à vida natural do corpo de carne e não a vida espiritual.

Portanto, os corpos dos animais são compostos de vida da carne, (o sangue) e alma vivente (sede das emoções).

Porém os animais quando morrem, cessam de viver, pois por não possuírem espíritos, não possuem vida espiritual, ou eterna.

Pelo fato do ser humano ter sido criado, conforme a imagem e semelhança de Deus, além de ser um ser natural, ainda é um ser espiritual, composto de alma e espírito, trazendo consigo, os atributos da divindade.

Por essa razão após a morte do corpo físico, ressuscitará num corpo espiritual, incorruptível, para abrigar em si mesmo por toda a eternidade, seu espirito e sua alma, as quais possuem existência eterna.

Quanto aquele (a), que não aceitou a Jesus Cristo, como seu salvador e morreu perdido, como seu espirito e sua alma nunca morrerão, também ressuscitarão, para vergonha e horror eterno, (Dn.12.2).

Em (Jo.5.28, 29), Jesus disse:

“Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão sua voz.

E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação”. Ainda (Mt. 25.46), está escrito:

E, irão estes para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna.

Agora em relação ao corpo do cristão ou dos pecadores não regenerados, Jesus disse algo, bastante preocupante e até mesmo assustador;

“Ouvistes que foi dito aos antigos: não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno”.


Vocês, por gentileza, puderam observar aqui comigo, que nesse texto Jesus apenas se referiu aos pecados que podemos praticar, através dos sentidos do corpo, ou seja, através dos olhos, mãos, que finalmente irão contaminar todo nosso corpo, conduzindo-o finalmente ao inferno?

Outro texto que ainda me chama bastante a atenção, se referindo aos escândalos, provocados através dos membros do corpo, como mão, pé e olho, os quais contribuem para todo o corpo ir para o inferno?

Ali está escrito, que agora o pecador, resumido na condição corporal e não espiritual de um bicho, será lançado no fogo que nunca se apaga, e assim irá atormentá-lo para sempre, (veja com cuidado, Mc.9.42-50).

Vocês puderam observar, como nosso corpo é importante, e o cuidado que todos nós devemos ter com o mesmo?

Com todo o respeito, que lhe devo, o que mais me chamou a atenção, é que não é necessário, nem você chegar a praticar o ato de adultério com uma mulher, mas somente cobiça-la em seu coração, já adulterou com ela. 


2º) – MAIS ALGUNS PECADOS QUE SÃO PRATICADOS ATRAVÉS DO CORPO.


Algo, que me chamou muito ainda a atenção, estando catalogados à lista das obras da carne (praticadas através do corpo físico), as quais impedem os seres humanos de herdarem o reino de Deus, são relacionadas em (Gl.5.19-21), vejamos:

As mesmas que são reprovadas por Deus, têm início com prostituição e termina com glutonaria.

Pergunto, apenas para saber:

Será que uma pessoa, por exemplo, ao acabar morrendo fisicamente falando, de tanto prostituir, comer, ou até mesmo beber, como também se encontra relacionado aqui, não está praticando um tipo de suicídio, isto sem falar das pessoas que destroem seu corpo com drogas e demais outros vícios?

Fica essa pergunta para reflexão. A Bíblia Sagrada ainda, vai nos ensinar que existem algumas outras práticas, as quais eliminam o amor e a presença de Deus em nossa vida, (1 Jo.2.15-16), nos colocando literalmente como inimigos de Deus, (Tg.4.4).

Novamente faço a seguinte pergunta:

Não tendo aqui, uma prática literal de suicídio do corpo, nesse caso, não se constituísse numa prática espiritual, levando a pessoa a se tornar em inimiga de Deus já que existem dois tipos de morte, ou seja: separação do espirito e da alma do corpo, quando esse morre fisicamente e separação eterna e espiritual de Deus, quando se morre fisicamente, estando já morto espiritualmente, em delitos e pecados, (veja, Ef.2.1,5)?

Vocês conseguiram entender comigo que na verdade, existem dois tipos de mortes ou seja: física e espiritual.

Apenas para deixar esse assunto bem esclarecido, a morte do corpo físico, ocorre, quando o espírito humano se retira dele, (veja, Tg.2.26).

Agora se tratando da morte espiritual, essa acontece, quando a pessoa morre fisicamente, já estando morta espiritualmente em delitos e pecados, ocorrerá a morte eterna, que nada mais é do que a separação e não extinção eterna de Deus.

Ainda para esclarecer melhor, durante a nossa vida terrena, vivendo dentro de uma casa, denominado em tabernáculo ou corpo de carne, temos o livre arbítrio, ou seja, a capacidade de fazer nossa escolha, em servir ou não a Deus nessa vida.

Porém, ao morrermos fisicamente falando, tem início o nosso destino eterno, aonde iremos passar toda nossa eternidade, mediante a escolha que voluntariamente e livremente fizemos, durante nossa vida terrena.

Logicamente, se escolhermos viver aqui nesse mundo, em prazer e práticas pecaminosas, praticando todo tipo de pecados, através do nosso corpo, temos plena confiança que morremos em pecados, rejeitamos em  negar a nós mesmos, nos arrependendo e aceitando a Jesus Cristo, como nosso único e suficiente salvador, que deu a sua vida morrendo, por nossos pecados na cruz do calvário e agora, por causa unicamente da nossa escolha feita durante a nossa vida aqui na terra em continuar até morrer, vivendo no pecado, teremos que passar a eternidade no destino eterno, que nós mesmos escolhemos antes, o qual será o lago que arde com fogo e enxofre, e também será a segunda morte,(veja, apoc.20.6) pois é exatamente isso que a Bíblia ensina.

Leia ainda por gentileza, com bastante atenção, (Ap.20.11-15).

Admito que esse assunto, é bastante tenebroso, pois se refere ao juízo final, acerca do qual, todos nós procuramos evitar ter conhecimento, acerca do mesmo, contudo os assuntos relacionados ao trono de Deus, são tão importantes, que o livro do apocalipse chega a fazer menção cerca de cinquenta vezes a respeito do seu trono.

Aqui se refere ao trono do juízo final, onde Deus se encontra assentado nele, para julgar todos os “mortos”, espiritualmente falando, que morreram no pecado, desde a criação do homem, (Ap.20.12).

Chama-nos bastante a atenção, que ali não se encontrava nenhum “vivo” espiritualmente falando, mas sim os “mortos”.

Portanto, fica de uma vez por todas esclarecido, que ali será um julgamento de “mortos” e não de “vivos”.

Ainda está dito, que livros sobre as obras que cada pessoa, as quais viveram aqui na terra, praticaram serão abertos e cada um individualmente dos “mortos” espirituais, serão julgados segundo s suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros, (v.12).

Aqui fica ainda bastante esclarecido, de que após a morte física vivendo em pecado, a pessoa entra na eternidade, “morto” espiritualmente, ou seja: separado de Deus.

Conforme, (Hb.9.27), esse “morto” espiritual, será conduzido posteriormente a esse tribunal de juízo.

Você, analisa comigo, que toda criação aqui mencionada, terá de prestar contas das suas obras perante Deus, bem como o próprio mar, a morte e o inferno, (v.13).

Após entregarem os “mortos” espirituais que eles mantinham consigo, esses “mortos” foram julgados um por um conforme suas obras.

Depois de serem todos julgados, a própria morte e o inferno, receberão suas sentenças eterna, sendo lançados, para dentro do lago de fogo.

Nesse momento, ambos provarão a segunda “morte” ou seja: a separação eterna de Deus, a qual será o lago de fogo, (v.15). V

Vejam vocês, que acabei fazendo uma descoberta terrível ou seja:

A segunda “morte”, ou separação eterna de Deus, será o lago de fogo.

Finaliza dizendo que se alguém não foi achado escrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo, (v.15).

O que mais uma vez, me chamou a atenção é que esse julgamento, será de “mortos” espirituais e não de “vivos”. Como Deus, é Deus de “vivos” e não de “mortos”, creio e entendo que ali não vai haver nenhum cristão.


4º) – DOIS TIPOS DE MORTE.


Jesus Cristo, fez menção de algo bastante importante dizendo:

“Não temas os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”, (Mt.10.28).

“E digo-vos amigos meus: não temais os que matam o corpo e depois nada têm mais o que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei, (Lc.12.4.5) ”.

Pois bem, sabemos que uma da missão de satanás nesse mundo é matar, (Jo.10.10).

Portanto sabemos que quando ele consegue, fazer uma pessoa viver em pecado contra Deus, consegue também matar essa pessoa de uma forma espiritual, mantendo essa pessoa, viva fisicamente, enquanto vive na carne, mas morta espiritualmente, ou seja: vivendo no Corpo de carne, mas morta no espírito, (Ef.2.1,5).

Agora, se satanás conseguir manter essa pessoa, vivendo toda vida praticando o pecado na carne, ao morrer fisicamente, sem se converter a Cristo e se arrepender, o mesmo irá conseguir ter a posse eterna dessa pessoa, através da segunda morte, ou seja: a separação eterna de Deus, no lago de fogo, juntamente com ele.

Porém aprendemos pela Bíblia, que Deus pode matar o corpo e ainda lançar a alma no inferno.

A ele devemos temer.

Conseguiram entender que satanás não poderá fazer nada a você, se vieres a morrer fisicamente salvo com Cristo?

Aqui ele pode muitas coisas, porém quem partir salvo, adentrou em uma segurança eterna, pense nisso.


5º) – A SITUAÇAÕ DO SUICIDIO DE SAUL.


Todos, sabemos, conforme está escrito em (1 Cron.10.4), que Saul se lançou sobre sua própria espada e se matou, ou suicidou-se.

Aqui fica totalmente esclarecido que ele se matou fisicamente falando.

Agora está ainda escrito no (v.14), que Deus o matou e entregou seu reino a Davi.

Pergunto:

Aqui no caso quando diz que Deus também o matou, está se referindo a morte espiritual, ou seja: separação eterna de Deus?

Sabemos que de acordo a Bíblia Sagrada, como aqui aprendemos, que nosso corpo não mais pertence a nós e sim a Deus,

o qual foi comprado pelo preciso sangue de Cristo e transformado, podemos assim dizer, em templo do Espirito Santo, ou casa de Deus na terra.

Saul, porém, o destruiu, o matou.

Quantos também estão matando o corpo com tantas coisas.

A Bíblia inda vai nos ensinar a seguinte:

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós, (No vosso corpo).

Se alguém destruir, (seja através do suicídio, ou outro meio) o santuário (corpo físico), que agora pertence a Deus, Deus o destruirá; porque o santuário (corpo físico) o qual pertence a Deus, que sois vós é santo, (1 Cor.3.16.17).

Ainda, em (11 Cor. 6.16), está escrito:

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos?

Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse:

Nele habitarei, e entre eles andarei; eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Quando aqui afirma dizendo: vós (os crentes) sois o templo do Deus vivente, no antigo testamento, em (Ex.29.45), está escrito: E habitarei entre os filhos de Israel e serei seu Deus.

Devido a redenção realizada por Jesus Cristo, na cruz do calvário, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, agora, moram dentro do coração de cada crente, conforme vimos em segundo a Coríntios, (2.Cor. 3.16).

Ainda em (Lv.26.12), está escrito:

E andarei entre vós, e Eu vos serei por Deus, e vós sereis o meu povo.

Agora no novo testamento, o glorioso Espirito Santo vive constantemente em nosso coração e vida, (Jo.14.17).

Falando a respeito de um novo pacto assim está escrito:

E farei com eles uma aliança de paz, aliança perpétua será.

E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário entre eles para sempre.

Sabemos que agora na presente dispensação da graça o cristão como já foi visto é o verdadeiro santuário de Deus, (Ez.37.26).

Fazendo uma exegese correta do texto, entendo claramente, que de acordo a Bíblia Sagrada, quem destruiu o tempo de Deus de forma física se matando, Deus vai também destruí-lo, de forma espiritual.

É o que aconteceu com Saul que se matou fisicamente, mas também Deus o matou espiritualmente, como esclarece aqui em (1 Cor. 3.17), dizendo: você destruiu o corpo que não mais te pertence, e sim a Deus, o mesmo também te destruirá.

Reconheço ser palavras pesadíssimas, mas não são minhas.


CONCLUSSÃO: Que Deus nos ajude, a temê-lo de todo nosso coração e chegar ao céu. Rogo humildemente as suas humildes orações, pois não foi nada fácil para mim escrever essa mensagem, contudo não posso ser covarde em te alertar.

Na verdade, esse alerta serve em primeiro lugar para mim mesmo, pois aqui argumentei apenas a palavra de Deus, nada mais.


Um Abraço,

Pr. João Viana!







Postar um comentário

0Comentários

Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com

Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.

Postar um comentário (0)
Privacy Policy Cookie Policy Terms and Conditions