INTRODUÇÃO: Onisciência tem o significado de saber todas as coisas.
Neste caso Jesus Cristo sendo o mesmo ontem, hoje eternamente, (Hb.13.8), sabe de todas as coisas.
Conforme está escrito em (Sl.139.4), Deus tudo conhece.
Agora em relação a nós humanos, adquirir conhecimento das coisas de Deus, isto somente será possível através da revelação do Espírito Santo, quando nascemos de novo e passamos a ter a mente de Cristo (1 Cor. 2.10-16).
Portanto, existem três prefixos no universo que somente pertencem a divindade, ou seja:
A onisciência, onipotência e onipresença.
A trindade sabe de todas as coisas, passado, presente e futuro.
Na verdade, é impossível acontecer, qualquer coisa no universo, dentro da eternidade futura, sem o conhecimento de Deus.
O que existe na verdade, é que o que vai acontecer no futuro será apenas o cumprimento daquilo que foi determinado por Deus, até mesmo antes da fundação do mundo.
Outra grande verdade, é que Deus chama as coisas que não são como se já fossem, (Rm.4.17).
Um grande exemplo disso, encontramos na pessoa de Abraão, quando Deus lhe fez a promessa que ele seria pai de muitas nações.
Sendo ele já velho, não possuindo filhos, achou que um nascido de sua casa seria seu herdeiro, aí Deus lhe disse:
Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de ti será gerado, este será o teu herdeiro, (Gn.15.1-4).
Paulo posteriormente deu esse testemunho dizendo:
“O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de DEUS POR INCREDULIDADE, MAS FOI FORTIFICADO NA FÉ, DANDO GLORIA A DEUS; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Pelo que isso lhe foi também, imputado como justiça, (Rom.4.18-22)”.
O que me chamou bastante a atenção nesse texto, é que se Abraão olhasse para sua condição física e a de Sara, biologicamente falando, não tinha mais condição de gerar um filho.
Porém ele não olhou para a condição física deles já amortecidos, não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, pelo contrário, ficou mais fortificado na fé dando glorias a Deus, pois estava certíssimo, que Deus era poroso para fazer o que ele tinha prometido.
Entendo claramente que a palavra presciência significando “pré-conhecimento”, vindo a afirmar tudo o que Deus quer e vai fazer na vida do ser humano no futuro, observando, porém, uma condição:
Se ele vier a crer e não duvidar por incredulidade, pois está escrito que aquele (a) que duvida, não recebe nada de Deus, (Tg.1.6,7). Fica, portanto, claro que se Deus não fez, não foi por que a sua presciência falhou, pois ele não falha, mas sim por causa da minha incredulidade.
Prova disso, está escrito em (Hb.11.6), que nós temos a capacidade de por causa da nossa incredulidade, desagradar a Deus.
Por isso que devemos ter o máximo de cuidado, antes de nos aproximar de Deus, primeiramente crendo que ele existe, e faz o que prometeu, pois para ele não existe impossível, nem nada demasiadamente grande que ele não possa fazer.
Pelo contrário, ele faz tudo muito mais abundantemente além do que pedimos ou imaginamos, segundo seu poder que opera em nós, (Ef.3.20).
Tudo quanto precisamos é crer e não duvidar.
Abraão creu no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça, (Gn.15.6).
1º) – A PRÉ – SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.
Conforme a Bíblia Sagrada, (Jo.1.29), quando João Batista estava batizando no rio Jordão, Jesus Cristo antes de iniciar seu ministério terreno, veio ao seu encontro para ser batizado e ele (João Batista), o apresentou como “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
Posteriormente o evangelista João afirmou que Ele (Jesus Cristo) é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, MAS TAMBÉM DE TODO MUNDO, (1Jo.2.2).
Esse argumento falacioso e enganoso, de que Jesus Cristo é apenas o salvador da minha igreja e fora dela não existe mais salvação, como de forma enganosa e abominável ensinam muitas igrejas, incluindo o papa, padres e Bispos, são totalmente herético lógico que não todos.
Assim aprendemos que Jesus Cristo é o cordeiro de Deus que tira todo pecado da humanidade e no demais foi ele que disse que aonde estiverem dois ou três reunidos em seu nome, ali ele estará presente, (Mt.18.20).
Tudo quanto o ser humano necessita é crer e ser batizado, conforme está escrito, (Ver Jo.3.15-18 com Mr.16.15,16).
Por qual razão, Deus preparou a salvação da humanidade antes mesmo dela ter sido criada?
Está escrito em (Ef.1.4), que Deus nos elegeu em Cristo para a salvação antes da fundação do mundo.
Ainda está escrito em (1 Pe. 1.20) que Jesus Cristo, foi conhecido como cordeiro imaculado e incontaminado desde a fundação do mundo.
Conclui (Ap.13.8) dizendo que o cordeiro (Jesus Cristo), foi morto desde a fundação do mundo.
Por qual razão, a Bíblia declara-nos toda essa situação?
Mostrando-nos claramente, que Deus em sua onisciência, já sabia que ele criaria o ser humano e depois ele ia pecar.
Contudo ele haveria de redimi-lo na cruz, através de seu filho Jesus Cristo.
Todas essas coisas foram ordenadas antes da fundação do universo, provando com isso que Deus já sabe antecipadamente, tudo o que vai acontecer na eternidade futura.
CONCLUSÃO: Deus na sua onisciência e preeminência, sabe de todas as coisas.
Porém, como criou o ser humano com o atributo do livre arbítrio, deixa ele fazer sua própria escolha, mas lhe mostrar as consequências.
Você, pode escolher ir para esquerda ou para a direita, para frente, ou para trás, para cima ou para baixo, para o céu ou para o inferno.
Depois não há mais opção.
Resultado:
Descobrimos, finalmente que a vida é feita de escolhas.
O ser humano adquiriu sua maldade, depois que comeu do fruto da árvore proibida por Deus.
Por incrível que pareça a arvore proibida por Deus produzia o fruto do conhecimento do bem e do mal.
No final de tudo, o conhecimento da ciência do bem adquirido pelo homem, não proveio de Deus.
Como o conhecimento da ciência do bem e do mal, adquirido pelo homem, não foi dado a ele por Deus e sim por satanás, resultará em seu próprio mal.
A CRUZ DE JESUS CRISTO, (1 Cor. 2.2) nos dá o seguinte ensinamento:
A coisa mais importante, que devemos tomar conhecimento nessa vida, é procurar saber sobre Jesus Cristo, e este crucificado.
– A CRUZ FOI O MEMORIAL DE DEUS LEVANTADO ENTRE A TERRA E O CÉU.
Existe um memorial de Deus, levantado entre a terra e o céu; se chama a cruz de Jesus Cristo.
Quando Satanás, levou a Jesus Cristo a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a gloria deles, disse-lhes: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua gloria, porque a mim me foi entregue e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares tudo será teu, (Lc.4. 6,7). Jesus rejeitou toda a oferta de Satanás, pela cruz, para me salvar e te salvar.
– EXISTE UM LUGAR QUE SATANÁS, OS DEMÔNIOS, AS ENFERMIDADES, A MORTE E TODA SORTE DE MALDADE EXISTENTE, NÃO PEDEM ULTRAPASSAR.
Esse lugar, não é outro, senão a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Chegam a li e tem que parar!
Agora o pecador, chega ali arrependido, tem seus pecados perdoados, suas enfermidades curadas e passam libertos e salvos para o outro lado da cruz.
– O CAMINHO ALÉM DA CRUZ.
Este caminho, recebe o nome de vivo e novo, (Hb.10.19.20)
Todas as bênçãos dos céus, são derramadas na terra por esse caminho. Os salvos que foram por Cristo, através da cruz, entraram por este caminho; todos eles são alvos das eternas bênçãos de Deus. Ninguém que passou pela cruz, pode entrar nesse vivo e novo caminho, mas você já passou pela cruz aceitando na Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador e se encontra está nesse caminho, caminhando para o céu.
CONCLUSÃO: Esse caminho que começou do outro lado da cruz vai te conduzir ao céu de gloria.
Pr João Viana
Entre em contato com o Pastor João Viana através do e-mail: vianapastorjoao@gmail.com
Estou diariamente lendo as mensagens deixadas por vocês e orando por cada um.